Qual é o lugar certo para os alimentos durarem mais na geladeira?

Qual é o lugar certo para os alimentos durarem mais na geladeira? 6
Saiba como armazenar os alimentos de forma correta na geladeira para evitar perdas e contaminação.

Saber como armazenar e guardar os alimentos pode ser um conhecimento importante não apenas para evitar a perda antecipada dos mesmos, mas também para evitar problemas de contaminação por microorganismos. Exatamente por isso uma geladeira conta com compartimentos específicos com funções específicas para essa finalidade. Alguns refrigeradores mais modernos também oferecem recursos novos e tecnológicos que podem tornar essa tarefa ainda mais fácil e simples.

Algumas dicas básicas e primordiais para que o armazenamento seja eficiente e os alimentos sejam conservados de forma correta são a de usar recipientes e frascos adequados, evitar deixar panelas dentro do eletrodoméstico e manter tudo sempre limpo e higienizado. Mas, além disso, também existem pequenas regras que tornam o armazenamento mais correto e seguro.

É importante ter algum tipo auxílio sempre a mãos. Assim, clientes da Samsung, por exemplo, podem acessar com frequência o programa de pós-venda da empresa, o Samsung Care. Lá é possível descobrir ainda outras dicas para aproveitar ao máximo a capacidade dos produtos como os refrigeradores, com ajuda de tutoriais e vídeos didáticos e interessantes. Com a união desses conhecimentos com uma tecnologia capaz de facilitar o processo, as coisas se tornam mais fáceis e seguras.

Cada coisa tem seu lugar na geladeira

Dentro da geladeira, existe uma variação de temperatura a depender do local e, por isso, é preciso saber onde colocar cada tipo de alimento já que alguns precisam de uma temperatura mais baixa do que outros. Os que podem estragar facilmente devem ser colocados mais perto do congelador, e é sempre bom não grudar um no outro para permitir que haja circulação de ar entre eles.

Qual é o lugar certo para os alimentos durarem mais na geladeira? 7

Quanto mais baixa for a temperatura, mais fácil será manter as características nutricionais dos alimentos e conservá-los por mais tempo. Ou seja, para o freezer, é sempre bom reservar os alimentos que são crus ou que já estão preparados mas que serão armazenados por mais tempo. Já na geladeira/refrigerador, que a temperatura é mais alta do que no freezer, o ideal é manter os alimentos que serão utilizados em pouco tempo.

Uma refeição já preparada pode ficar na geladeira por até dois dias, mas no congelador esse tempo aumenta para até três meses. Nas prateleiras superiores da geladeira, são indicados alimentos como leite e derivados (iogurtes, queijos, etc) e carnes, embaladas no saco plástico. As refeições já prontas devem ser primeiro guardadas em vasilhas com tampa e conservadas na prateleira do meio. Já nas prateleira de baixo e na gaveta, ficam as frutas, legumes e verduras, sempre embalados em saco plástico.

geladeira
Uma dica importante é não lavar as frutas e verduras antes de colocar na geladeira, uma vez que a água as deixará mais úmidas e com chances de contaminação ainda maiores. Também é importante não deixar ar dentro das embalagens plásticas e não colocar alimentos quentes diretamente no freezer.

Novidades que ajudam

Algumas tecnologias ajudam a manter os alimentos frescos e conservados por mais tempo, mesmo com todos esses cuidados. Alguns refrigeradores como o Bottom Freezer Barosa da Samsung, por exemplo, contam com o sistema de Smart Sensor (ou sensor inteligente, em tradução livre), que é capaz de monitorar a temperatura ambiente e o nível de umidade no refrigerador, controlando assim as temperaturas ideais. Já o sistema All Around Cooling, também presente nesse modelo, é capaz de soprar ar frios de diversas saídas localizadas no interior do eletrodoméstico e mantém todos os cantos refrigerados.

Qual é o lugar certo para os alimentos durarem mais na geladeira? 8

Uma tecnologia que também vem se destacando está presente no Refrigerador RT5000K Twin Cooling Plus. O recurso Twin Cooling Plus mantém 70% de umidade dentro do refrigerador, comparado com 30% nos refrigeradores comuns, melhorando ainda mais as condições para manter o frescor dos alimentos em seu armazenamento e evitando ressecamento.

Alimentos e geladeira conservados

Com essas dicas, é possível manter seus alimentos mais saudáveis e conservados para o consumo diários, além de preservar também a higienização da sua geladeira. Como estes aparelhos são desenvolvidos pensando no armazenamento de diversos tipos de refeições diferentes, é bom sempre se manter informado sobre quais posições são ideais para cada tipo de alimento.

E vocês, leitores? Curtiram nossas dicas? Quais outros truques vocês usam para organizar suas geladeiras? Comentem abaixo!

Receba Notícias por E-mail:

Share via