Qual tablet comprar na Black Friday 2020

Montagem com tablets da Apple e da Samsung para comprar na Black Friday 2020
Nossa lista de tablets traz sugestões de modelos para você comprar na Black Friday 2020, seja para estudo, trabalho ou navegação básica de internet

A Black Friday 2020 está chegando (neste ano, ocorre em 27 de novembro). Se você pensa em aproveitar essa sexta-feira de ofertas para comprar um tablet, essa lista pode te ajudar nessa missão.

Nela, você vai poder explorar modelos de diversos níveis da Apple e da Samsung, para as mais variadas finalidades, desde trabalho até navegação básica de internet, passando por estudo e, claro, lazer.

Você também vai aprender um pouco mais sobre como escolher o modelo de tablet que é ideal para o que você precisa, quer e/ou pode pagar. Veja abaixo:

Como escolher um tablet na Black Friday 2020

Montagem com tablets da Apple e da Samsung para comprar na Black Friday 2020
Na hora pesquisar tablets, é bom ponderar alguns aspectos dos aparelhos

Na hora de escolher um modelo de tablet para comprar, você questionar alguns aspectos dos aparelhos. Isso é importante porque vai fazer toda a diferença na sua expectativa após adquirir o dispositivo. Veja abaixo:

Qual a importância dos sistemas operacionais?

Saber se um PC vem com Windows e um celular vem com Android é importante, né? O mesmo vale para os tablets. Existem modelos que vêm equipados com Android (é o caso dos tablets da Samsung, Multilaser e Positivo, por exemplo), enquanto os da Apple trazem o iPadOS (a versão mais recente é o iPadOS 14).

É importante saber disso porque esses sistemas podem funcionar de maneira bem articulada – ou não – aos seus outros dispositivos (celular e smart TV, por exemplo). Se você já tem um iPhone, comprar um iPad traria uma experiência mais fluida para você, principalmente em recursos nativos da Apple (apps, iCloud, AirDrop etc). Agora, se o seu celular for Android, ter um tablet que também tenha esse sistema operacional pode ser mais vantajoso para você.

Quais são os tipos de telas que existem para tablets?

A tela é, talvez, a característica que possa chamar mais a sua atenção na hora de pesquisar modelos de tablets. E isso é justo, afinal é nela que a sua experiência de uso vai estar concentrada, por mais que você use acessórios periféricos, como teclados e canetas Stylus.

Existem tipos e resoluções diferentes, que variam de acordo com o modelo e a fabricante. No caso dos tablets da Samsung que aparecem nessa lista, por exemplo, você vai notar que alguns trazem telas sAMOLED (abreviação da fabricante para “super AMOLED”). O AMOLED significa AMOLED “Active-Matrix Organic Light-Emitting Diode” e é uma tecnologia que permite que a tela do dispositivo seja mais fina e leve, ao passo que a imagem é mais nítida nela. A tela sAMOLED, desenvolvido pela Samsung, é mais fina, leve e nítida ainda, porque a fabricante consegui eliminar uma camada de vidro e de ar na composição.

Já os tablets da Apple trazem tela com tecnologia Retina e Liquid Retina. Tecnicamente falando, não existe uma definição específica para “tela Retina” além de “tela da Apple”, mas essa tecnologia desenvolvida pela empresa oferece um nível alto de qualidade e nitidez, suavizando as bordas irregulares dos pixels da tela. Já a tecnologia Liquid Retina, lançada em 2018, trouxe o primeiro LCD de tela inteira num iPhone (no caso, o iPhone XR). Segundo a Apple, é a tela LCD mais precisa em cores, que suporta uma taxa alta de brilho e contraste e exibe uma gama ampla de cores para vídeos e fotos HDR.

Ainda falando sobre telas da Apple, existem outras duas tecnologias que é bom você conhecer: ProMotion e True Tone. Ambas estão presentes nas telas Retina e Liquid Retina. De acordo com a Apple, a tecnologia ProMotion proporciona ajuste automático da taxa de atualização da tela que acompanha o movimento do conteúdo. Já o True Tone mantém as cores precisas, independentemente da iluminação ambiente, explicou a empresa. Todos os iPads desta lista contam com essas duas tecnologias.

Outra característica importante nas telas dos tablets (de qualquer marca) é a taxa de atualização, também chamada de refresh rate. Hoje em dia, elas vão de 60Hz a 120Hz e significam, na prática, a “fluidez” das rolagens e transições nas telas. A 7ª e 8ª geração do iPad e o Galaxy Tab S7, por exemplo, oferecem taxa de 120Hz, enquanto o Galaxy Tab S5e oferece uma taxa de 60Hz.

Por fim, é bom ficar atento às resoluções das telas. Por exemplo, o Galaxy Tab A com tela de 8 polegadas, que é um tablet básico, traz resolução WXGA 1280×800. Já a tela do Galaxy Tab S7, que é um modelo topo de linha, além de ser maior (tem 11 polegadas) oferece a resolução WQXGA 2560×1600. Traduzindo: a segunda comporta o dobro de pixels da primeira, mesmo sendo apenas três polegadas maiores.

O que é conectividade no tablet?

Resumidamente, são os tipos de conexão que o tablet suporta. Nisso entra Bluetooth, Wi-Fi, 3G, 4G e 5G. Existem modelos que suportam apenas Bluetooth e redes Wi-Fi e existem modelos que, além dessas, suportam 3G e 4G e até 5G.

Além de saber se o tablet tem suporte a Wi-Fi, é bom saber até qual padrão de Wi-Fi ele suporta. O Wi-Fi 6, que é o mais avançado atualmente, suporta velocidades altas de conexão e oferece um ambiente de rede mais estável para vários dispositivos ao mesmo tempo.

Entre os tablets da Samsung, o Galaxy Tab S7 e S7+ são os únicos que tem suporte a esse padrão de Wi-Fi. Os outros oferecem suporte até o Wi-Fi 5, exceto o Galaxy Tab A de 8 polegadas, que oferece até o Wi-Fi 4. Já no portfólio da Apple, o iPad Air e o iPad Pro (ambos da 4ª geração) trazem suporte ao Wi-Fi 6. Os outros suportam até o Wi-Fi 5.

O suporte a dados móveis é acrescido no valor do tablet, por isso é válido você ponderar se quer (ou precisa) disso. A vantagem é que você pode usar a internet no aparelho igual você usa no seu celular. Só que além de pagar mais caro num tablet que tenha suporte a esse tipo de conexão, você vai precisar contratar o plano da operadora. São custos a mais que você precisa avaliar se valem a pena ou não para você. Nesta lista, todos os modelos possuem versões que suportam Wi-Fi e 4G. O Galaxy Tab S7+ é o único que tem suporte ao 5G.

O que é Stylus?

Um tablet ter suporte a Stylus significa ser compatível com aquelas canetas desenvolvidas especialmente para tablets. No caso dos modelos da Samsung, é a S Pen. Já os iPads contam com a Apple Pencil. Essas canetas possuem capacidades e sensibilidades distintas e são acessórios legais principalmente para quem quer rabiscar anotações e fazer desenhos no tablet. Com elas, o dispositivo vira uma tela de pintura, bloco de anotações e sketchbook. Tudo ao mesmo tempo.

Qual é o melhor processador?

Nos tablets da Apple, o mais avançado (e recente) é o A14 Bionic, primeiro chip de cinco nanômetros (nm) do mundo, que vem no iPad Air 4ª geração. Este SoC traz 11,8 bilhões de transistores numa CPU Hexa Core, um motor neural com oito núcleos (o que aprimora capacidades de inteligência artificial) e uma GPU com quatro núcleos (o que aumenta o processamento gráfico). Já entre os tablets com Android desta lista, o melhor processador é o Snapdragon 865+, da Qualcomm. Em comparação ao antecessor Snapdragon 865, este traz um aumento de 10% no desempenho de CPU e GPU. Você encontra ele no Galaxy Tab S7 e S7+.

Também chamado de SoC (sigla em inglês para “System on Chip”, que significa “Sistema no Chip” em tradução livre), o processador é como se fosse o “cérebro” do tablet. Os modelos básicos trazem processadores com capacidade mais limitada, enquanto os intermediários e topos de linha vêm equipados com processadores mais poderosos. Inclusive, é justamente o processador que te dá uma pista sobre se o tablet em questão é considerado básico, intermediário ou topo de linha.

O que muda entre os processadores desses três níveis é que quanto mais poderoso ele for, mais tarefas pesadas e complexas o tablet aguenta desempenhar sem travar. Aliás, a performance dos mais avançados chega a ultrapassar a de alguns modelos de notebooks e PCs.

Qual a importância da memória RAM e do armazenamento?

Esses são os dois tipos de memórias que o tablet vai oferecer. A memória RAM é uma grande aliada do processador no que diz respeito à performance do aparelho. É graças a ela que aplicativos e abas de navegadores funcionam sem travar. Inclusive, 4GB é o mínimo de RAM necessária para você ter uma boa experiência de navegação básica num tablet com Android. Já nos iPads, o mínimo é 3GB. Já os melhores tablets oferecem 6GB de memória RAM (é o caso do iPad Pro 4ª geração e do Galaxy Tab S7, por exemplo).

O armazenamento interno é importante porque é onde você vai guardar suas fotos, vídeos e demais tipos de arquivos. Você também pode usar serviços de nuvem como aliados do armazenamento, como o Drive do Google e o iCloud, da Apple. Mas hoje em dia, armazenamento interno de 64GB é considerado pouco. Tenha isso em mente na hora de pesquisar modelos de tablets. Além disso, é bom ficar atento a quais modelos oferecem a possibilidade de você expandir o armazenamento por meio de um cartão de memória MicroSD. No caso desta lista, nenhum iPad oferece essa opção. E todos da Samsung oferecem (o que muda é o limite, que varia entre 512GB e 1TB).

Qual é o tablet mais resistente?

Imagem do Galaxy Tab Active3
Galaxy Tab Active3, da Samsung, tem foco na resistência

Existem modelos de tablets cuja característica principal é a resistência. Um exemplo de tablet assim é o Galaxy Tab Active3, da Samsung, lançado no final de setembro deste ano. O modelo, que é mais voltado para uso no trabalho, traz design robusto com resistência a água, poeira e quedas de até um metro e meio (com a Capa Protetora), além de trazer uma bateria substituível de 5.050mAh que dura até 11 horas e tem suporte a carregamento rápido de 15W. Sua resistência conta com certificação IP68 e MIL-STD-810H (de nível militar).

Outras vantagens do modelo são as definições aprimoradas de sensibilidade ao toque (para fazer com que a tela reconheça seu toque mesmo se você estiver usando luvas) e a caneta S Pen. Segundo a fabricante, o tablet resiste a condições adversas e é fiável.

O tablet vem com uma tela de 8 polegadas, processador Exynos 9810, 4GB de memória RAM, 64GB ou 128GB de armazenamento interno (expansível até 1TB via cartão MicroSD) e suporte ao padrão Wi-Fi 6. Este modelo, porém, ainda não está disponível no Brasil.

Tablets básicos

Um tablet básico é ideal para quem tem um orçamento mais limitado, mas precisa de um aparelho confiável para executar as tarefas básicas do dia-a-dia. São modelos relativamente baratos, ideais para quem quer comprar seu primeiro tablet, ou tem um modelo obsoleto que já está pedindo uma troca.

O aparelhos possuem uma relação custo-benefício muito interessante para quem precisa de um tablet para estudos, navegar na internet, editar textos ou salvar imagens, vídeos e documentos em PDF.

Se esse é o seu caso, então nesta Black Friday 2020 considere a linha Galaxy Tab A de tablets básicos, que traz modelos com Wi-Fi e 4G, telas de até 10,4 polegadas, S Pen e preços sugeridos de R$794 a R$1.999. Confira abaixo mais detalhes sobre cada modelo desta linha:

Galaxy Tab A 8″ (Wi-Fi e 4G)

Imagem do Galaxy Tab A 8, como sugestão para Black Friday 2020
Galaxy Tab A 8″ é o modelo mais simples desta linha

Tamanho da tela: 8″ | Processador: Qualcomm Snapdragon 429 Quad Core 2GHz | Armazenamento: 32GB (expansível até 512GB) | Memória RAM: 2GB | Câmera traseira: 8MP | Câmera frontal: 2MP | Bateria: 5.100mAh | Stylus: Não

O Galaxy Tab A com tela de 8 polegadas traz 2GB de memória RAM e 32GB de armazenamento interno (expansível até 512GB via cartão MicroSD), com processador Snapdragon 429, da Qualcomm, que é Quad Core de 2GHz, design fino e compacto. O tablet traz câmera traseira de 8MP (e frontal de 2MP), alto-falantes duplos, display com proporção 16:10, bateria de 5.100mAh e Samsung Kids Home, que é uma tela inicial para crianças com apps nativos e personagens que funcionam dentro de um mundo virtual infantil.

Você encontra o Galaxy Tab A 8″ Wi-Fi em lojas como a Magazine Luíza por R$794,11. Já o Galaxy Tab A 8″ 4G tem preço sugerido pela Samsung de R$1.149.

Galaxy Tab A S Pen

Imagem do Galaxy Tab A S Pen, como sugestão para Black Friday 2020
Diferencial do Galaxy Tab A S Pen é já vir com a caneta Stylus da Samsung

Tamanho da tela: 8″ | Processador: Exynos 7 Octa Core 1,8GHz | Armazenamento: 32GB (expansível até 512GB) | Memória RAM: 3GB | Câmera traseira: 8MP | Câmera frontal: 5MP | Bateria: 4.200mAh | Stylus: Sim

Como o nome já entrega, o diferencial deste modelo é trazer a S Pen embutida e um conjunto gráfico mais robusto para suportar os recursos dela. A caneta pesa 2,8 gramas, não precisa ser recarregada e traz uma ponta de 0,7mm com elastômero e um botão que adiciona mais funcionalidades. O tablet também traz uma tela de 8 polegadas, processador Exynos 7 Octa Core de 1,8GHz, 3GB de memória RAM, 32GB de armazenamento interno (expansível até 512GB via cartão MicroSD), bateria de 4.200mAh e câmeras de 8MP (traseira) e 5MP (frontal).

Você encontra o Galaxy Tab A S Pen em lojas como a Magazine Luíza por R$1.425.

Galaxy Tab A7 (Wi-Fi e 4G)

Imagem do Galaxy Tab A7, como sugestão para a Black Friday 2020
Galaxy Tab A7 é o maior modelo desta linha de tablets

Tamanho da tela: 10,4″ | Processador: Qualcomm Snapdragon 662 Octa Core 2GHz | Armazenamento: 64GB (expansível até 1TB) | Memória RAM: 3GB | Câmera traseira: 8MP | Câmera frontal: 5MP | Bateria: 7.040mAh | Stylus: Não

Este é o maior modelo da linha Galaxy Tab A, trazendo uma tela de 10,4 polegadas e design fino com acabamento em metal. O aparelho vem equipado com um processador Snapdragon 662, da Qualcomm, que é Octa Core de 2GHz, 3GB de memória RAM, 64GB de armazenamento interno (expansível até 1TB via cartão MicroSD), câmera traseira de 8MP (e frontal de 5MP) e bateria de 7.040mAh com suporte a carregamento rápido de 15W. Além disso, o tablet possui quatro alto-falantes (com tecnologia Dolby Atmos), Samsung Kids Home e Samsung Knox, sistema em várias camadas que protege seus dados contra malwares e ataques mal-intencionados, segundo a empresa.

Você encontra o Galaxy Tab A7 Wi-Fi em lojas como as Americanas por R$1.619,10. Já o Galaxy Tab A7 4G tem preço sugerido pela Samsung de R$1.999.

Tablets intermediários

Esses são modelos com foco em produtividade. Além das tarefas cotidianas, eles lidam bem com cargas de trabalho maiores e mais complexas, com vários aplicativos rodando ao mesmo tempo. Os tablets desse “nível” também contam com uma capacidade maior de processamento, o que atende a profissionais e estudantes de diversas áreas, como engenharia e design, por exemplo. Aliás, esses dispositivos também aguentam produção de conteúdo audiovisual (desde que não seja um projeto muito mirabolante).

Veja abaixo tablets intermediários para você dar uma olhada nesta Black Friday 2020. Os modelos são ideais para quem precisa de uma performance mais consistente.

iPad (7ª e 8ª geração)

Imagem de dois iPads, como sugestão para Black Friday 2020
Principal diferença entre 7ª e 8ª geração de iPads é o processador

Tamanho da tela: 10,2″ Retina | Processador: A10 Fusion (7ª geração) ou A12 Bionic (8ª geração) | Armazenamento: até 128GB | Memória RAM: 3GB | Câmera traseira: 8MP | Câmera frontal: 1,2MP | Bateria: 8.827mAh | Stylus: Apple Pencil (1ª geração)

No caso dos tablets da Apple, um detalhe que você precisa ficar atento na hora de pesquisar modelos são as gerações, porque o nome em si do aparelho não muda. A boa notícia é que no próprio site da empresa você encontra uma página na qual você consegue comparar os modelos, para ver o que muda nas especificações.

O que muda entre o iPad de 7ª geração, lançado em 2019, e o iPad de 8ª geração, lançado em 2020, é o processador. O primeiro traz o chip A10 Fusion, enquanto o segundo vem equipado com o chip A12 Bionic que tem Neural Engine. Segundo a Apple, o processador A12 Bionic tem capacidade aprimorada para editar vídeos em 4K, rodar jogos com gráficos avançados e apps de realidade aumentada.

Os dois modelos vem com tela de 10,2 polegadas com tecnologia Retina (que exibe imagens detalhadas com cores vibrantes, segundo a fabricante), bateria que dura até 10 horas, câmera traseira de 8MP e frontal de 1,2MP, memória RAM de 3GB e armazenamento interno de até 128GB. Além disso, os iPads são compatíveis com Smart Keyboard, que é um teclado que você pode conectar ao tablet, e com o Apple Pencil de 1ª geração. Ambos os modelos são capazes de rodar o iPadOS 14, sistema operacional para tablets mais recente da Apple.

Você encontra o iPad de 7ª geração Wi-Fi em lojas como a Amazon por R$3.555 e o 4G na Magazine Luíza por R$3.609,91. Já o iPad de 8ª geração Wi-Fi você acha em lojas como a Magazine Luíza por R$3.799,05 e o 4G na loja da Apple por R$5.599. mas fique de olho, pois o modelo da 7ª geração pode aparecer com um bom desconto na Black Friday 2020.

iPad mini (5ª geração)

Imagem de iPads mini, como sugestão para Black Friday 2020
iPad mini é um modelo pequeno mas poderoso

Tamanho da tela: 7,9″ Retina | Processador: A12 Bionic | Armazenamento: até 256GB | Memória RAM: 3GB | Câmera traseira: 8MP | Câmera frontal: 7MP | Bateria: 5.124mAh | Stylus: Apple Pencil (1ª geração)

Este é o menor modelo de iPad do portfólio atual da Apple (daí o nome). Mas não se deixe enganar pelo tamanho, porque isso não faz do iPad mini o modelo mais modesto. O tablet traz uma tela de 7,9 polegadas com tecnologia Retina e True Tone. Seu design é fino e leve, trazendo 6,1mm de espessura e 300 gramas de peso. Isso combinado ao processador A12 Bionic faz do iPad mini um tablet poderoso e muito portátil. Segundo a Apple, esse chip é capaz de rodar apps como o Photoshop CC, da Adobe, e rodar jogos com gráficos semelhantes aos de consoles.

Apesar do tamanho compacto da tela, o display do iPad mini traz mais de três milhões de pixels. Na prática, isso traz mais nitidez e cores vívidas para textos, fotos e vídeos, de acordo com a Apple. Já a tecnologia True Tone faz com que o tom de branco se ajuste automaticamente conforme a iluminação do ambiente em que você estiver. Além disso, o tablet traz câmera traseira de 8MP, câmera frontal de 7MP e bateria de longa duração. Assim como os outros iPads citados anteriormente, o iPad mini é compatível com a 1ª geração do Apple Pencil e com o iPad OS 14.

Você encontra o iPad mini Wi-Fi e o 4G em lojas como o Submarino por R$3.899,99 e R$4.899,99, respectivamente.

Galaxy Tab S5e

Imagem de Galaxy Tab S5e com Capa Teclado, como sugestão para Black Friday 2020
Galaxy Tab S5e é compatível com Capa Teclado (vendida separadamente)

Tamanho da tela: 10,5″ | Processador: Qualcomm Snapdragon 670 Octa Core 2GHz | Armazenamento: 64GB (expansível até 512GB) | Memória RAM: 3GB | Câmera traseira: 13MP | Câmera frontal: 8MP | Bateria: 7.040mAh | Stylus: Não

O Galaxy Tab S5e traz uma tela grande num design fino (5,5mm de espessura) e leve (400g) com acabamento metálico. O display é sAMOLED (“super AMOLED”), o que o torna mais imersivo, segundo a Samsung. Além disso, o tablet traz um sistema de som Quad Speaker da AKG, que a fabricante diz que oferece um som mais realista e nítido, e com tecnologia Dolby Atmos.

De acordo com a Samsung, a bateria de 7.040mAh do Galaxy Tab S5e aguenta até 15 horas de uso. O tablet também vem equipado com um processador Snapdragon 670, da Qualcomm, que é Octa Core de 2GHz, 4GB de memória RAM e 64GB de armazenamento interno (expansível até 512GB via cartão MicroSD). A câmera traseira é de 13MP, enquanto a frontal é de 8MP.

Você encontra o Galaxy Tab S5e em lojas como Magazine Luiza por R$2.256,16.

Galaxy Tab S6 Lite

Imagem de Galaxy Tab S6 Lite, como sugestão para Black Friday 2020
Galaxy Tab S6 Lite é uma versão mais em conta do Tab S6

Tamanho da tela: 10,4″ | Processador: Exynos 9611 Octa Core 2,3GHz | Armazenamento: 64GB ou 128GB (expansível até 1TB) | Memória RAM: 4GB | Câmera traseira: 8MP | Câmera frontal: 5MP | Bateria: 7.040mAh | Stylus: S Pen

Os principais diferenciais do Galaxy S6 Lite é trazer a caneta S Pen e recursos de realidade aumentada. A proposta deste modelo é ser uma versão mais em conta do Galaxy Tab 6, que é um modelo topo de linha. O S6 Lite já traz de fábrica uma capa protetora e a caneta S Pen, que traz uma série de recursos que funcionam de maneira articulada às funcionalidades de estudo e produtividade embutidas no aparelho.

O tablet possui tela de 10,4 polegadas e design leve e fino, com estrutura de metal sem emendas. Segundo a Samsung, quando você coloca o aparelho no “modo paisagem”, os auto falantes duplos oferecem som 3D, por meio da tecnologia AKG e Dolby Atmos. O Tab S6 Lite conta ainda com o processador Exynos 9611 Octa Core de 2,3GHz, 4GB de memória RAM, 64GB ou 128GB de armazenamento interno (expansível até 1TB via cartão MicroSD), bateria de 7.040mAh e Samsung Knox. Além disso, o tablet traz uma câmera traseira de 8MP e uma frontal de 5MP.

Você encontra o Galaxy Tab S6 Lite em lojas como as Americanas por R$2.399,99.

Tablets topo de linha

A nossa lista de tablets topo de linha traz aparelhos com o melhor de cada marca, para o consumidor que prioriza performance mas sem abrir mão do visual. São modelos que contam com um nível altíssimo de performance e eficiência, com muita ênfase no visual premium. A lista também traz tablets que, segundo suas fabricantes, têm poder de processamento de um notebook ou PC.

Veja abaixo os modelos de tablets topo de linha que consideramos valer a pena você dar uma olhada nesta Black Friday 2020, caso você seja esse tipo de consumidor.

iPad Air (3ª e 4ª geração)

Imagem de dois iPads Air, como sugestão para Black Friday 2020
Principais diferenças entre 3ª e 4ª geração do iPad Air está no visual e processador

Tamanho da tela: 10,2″ Retina (3ª geração) ou 10,9″ Liquid Retina (4ª geração) | Processador: A12 Bionic (3ª geração) ou A14 Bionic (4ª geração) | Armazenamento: 256GB | Memória RAM: 3GB (3ª geração) ou 6GB (4ª geração) | Câmera traseira: 8MP (3ª geração) ou 12MP (3ª geração) | Câmera frontal: 7MP | Bateria: 8.134mAh (3ª geração) e 7.553mAh (4ª geração) | Stylus: 1ª geração da Apple Pencil (3ª geração) ou 2ª geração da Apple Pencil (4ª geração)

As principais diferenças entre a 3ª e a 4ª geração do iPad Air estão no visual e no processador. Os modelos diferem, também, no tamanho e tecnologia da tela, capacidade das câmeras e compatibilidade com periféricos e Apple Pencil. Por isso, abaixo você confere um parágrafo para cada um, explicando essas características.

O iPad Air da 3ª geração, lançado em 2019, ainda traz o “visual antigo”, com botão Home na parte inferior e bordas mais grossas, e poderá sofrer um bom desconto na Black Friday 2020. O tablet vem equipado com processador A12 Bionic, tela de 10,5 polegadas com tecnologia Retina e câmera traseira de 8MP, além da frontal de 7MP. Esse iPad Air é compatível com Smart Keyboard e Apple Pencil da 1ª geração. O modelo traz o conector Lightning da Apple.

Já o iPad Air da 4ª geração, lançado em 2020, traz um visual inspirado no iPad Pro, com botão de energia na lateral (com função de leitor de digitais), bordas mais finas e cantos arredondados. Seu processador é o A14 Bionic, primeiro chip de cinco nanômetros (nm) do mundo, que é capaz de gravar e editar vídeos em 4K. A tela é de 10,9 polegadas, com tecnologia Liquid Retina, a câmera traseira é de 12MP e a frontal é de 7MP. Esse iPad Air é compatível com Smart Keyboard (que traz um trackpad também), Smart Keyboard Folio (teclado sem trackpad) e com a Apple Pencil de 2ª geração. E o modelo traz conector USB-C.

Apesar dos dois oferecerem a mesma capacidade de armazenamento interno (256GB), o iPad Air da 3ª geração tem 3GB de memória RAM, enquanto o da 4ª geração tem 6GB. Já no caso da bateria acontece o inverso: a 3ª geração vem com uma de 8.134mAh, enquanto a 4ª geração oferece uma de 7.553mAh.

Você encontra o iPad Air da 3ª geração Wi-Fi em lojas como a Amazon por R$4.600 e o 4G na Magazine Luiza por R$5.169. O iPad Air da 4ª geração Wi-Fi você acha em lojas como o Ponto Frio por R$5.599 e o 4G na loja da Apple por R$8.599

iPad Pro (4ª geração)

Imagem do iPad Pro 2020, como sugestão para Black Friday 2020
iPad Pro 2020 traz tudo que a Apple pode oferecer num tablet

Tamanho da tela: 11″ ou 12,9″ Liquid Retina | Processador: A12Z Bionic | Armazenamento: até 1TB | Memória RAM: 6GB | Câmera traseira: grande-angular de 12MP e ultra-angular de 10MP | Câmera frontal: 7MP | Bateria: 7.812mAh | Stylus: Apple Pencil (2ª geração)

Este é o primeiro tablet desta lista que, oficialmente, tem a capacidade de um notebook, quando combinado a um Magic Keyboard, periférico da Apple que traz teclas e um trackpad integrado. A 4ª geração do tablet lançada neste ano traz duas variações de tamanho: uma versão com tela de 11 polegadas e outra com 12,9 polegadas. O display traz tecnologia Liquid Retina e taxa de atualização de 120Hz. Além disso, o iPad Pro 2020 traz duas câmeras traseiras (uma ultra-angular de 10MP e uma grande-angular de 12MP) que são capazes de gravar em 4K e uma frontal de 7MP. O sistema de câmeras traseiras traz ainda um Scanner LiDar, sensor dedicado a realidade aumentada que calcula distâncias e profundidade. O aparelho também traz porta USB-C e quatro alto-falantes.

O processador do iPad Pro da 4ª geração é o A12Z Bionic, que supera a velocidade da maioria dos laptops atualmente, segundo a Apple. Ele aguenta tarefas do dia a dia e trabalho com gráficos exigentes em apps como o Procreate e Photoshop, da Adobe. De acordo com a fabricante, esse processador gráfico de oito núcleos é capaz de editar vídeos em 4K e projetos em 3D (inclusive, que envolvam realidade aumentada).

Dá para combinar o iPad Pro 2020 a um Magic Keyboard, que traz suporte magnético com design suspenso, teclas retroiluminadas, trackpad integrado e porta USB-C para recarga, além de poder virar uma capa para proteger a parte da frente e de trás do aparelho. Este iPad também é compatível com a 2ª geração da Apple Pencil, que se fixa magneticamente e pode ser recarregada sem fio.

Você encontra o iPad Pro 2020 Wi-Fi e 4G em lojas como Americanas por R$8.999,99 e R$9.799,99, respectivamente.

Galaxy Tab S6

Imagem do Galaxy Tab S6, como sugestão para Black Friday 2020
Galaxy Tab S6 é um dos tablets da Samsung capazes de oferecer ‘experiência de PC’

Tamanho da tela: 10,5″ sAMOLED | Processador: Qualcomm Snapdragon 855 Octa Core 2,8GHz | Armazenamento: 64GB ou 128GB (expansível até 1TB) | Memória RAM: 6GB | Câmera traseira: 13MP e 5MP | Câmera frontal: 8MP | Bateria: 7.040mAh | Stylus: S Pen

Este é um dos tablets topos de linha da Samsung. Assim como o iPad Pro, a Samsung garante que o Galaxy Tab S6 tem o “poder de um PC”. O tablet traz uma S Pen que fica no encaixe magnético na parte de trás (que também pode ser usado para recarga do acessório), tela de 10,5 polegadas sAMOLED e um sistema duplo de câmeras traseiras (com uma lente de 13MP e outra de 5MP) e uma câmera frontal de 8MP. Além disso, o aparelho possui processador Snapdragon 856, da Qualcomm, que é Octa Core de 2,2GHz, 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno (expansível até 1TB via cartão MicroSD), bateria de 7.040mAh que aguenta até 15 horas de uso e quatro alto-falantes.

O Galaxy Tab S6 oferece uma “experiência de PC”, como descreveu a fabricante, por meio do Samsung DeX. O que complementa essa experiência é a Capa Teclado do aparelho (vendida separadamente), que traz uma tecla para ativar essa função e um trackpad.

Você encontra o Galaxy Tab S6 em lojas como as Americanas por R$3.959.

Galaxy Tab S7 e S7+ (Wi-Fi, 4G e 5G)

Imagem do Galaxy Tab S7, como sugestão para Black Friday 2020
Galaxy Tab S7 é o tablet mais avançado da Samsung atualmente

Tamanho da tela: 11″ e 12,4″ sAMOLED | Processador: Qualcomm Snapdragon 865+ Octa Core 2,2GHz | Armazenamento: 128GB e 256GB (expansível até 1TB) | Memória RAM: 6GB ou 8GB | Câmera traseira: 13MP e 8MP | Câmera frontal: 8MP | Bateria: 8.000mAh (S7) e 10.090mAh (S7+) | Stylus: S Pen

Este é o modelo de tablet mais avançado (e premium) desenvolvido pela Samsung até o momento, lançado no Unpacked 2020 junto ao modelo S7+. Assim como o Tab S6, a Samsung garante que a linha Tab S7 é capaz de oferecer uma “experiência de PC”, principalmente quando o uso do tablet é combinado à Capa Teclado (vendida separadamente), que traz um trackpad, com o Samsung DeX.

O principal diferencial do Galaxy Tab S7+ é ser o único tablet a ter suporte ao 5G. Além disso, a diferença entre ele e o S7 está no tamanho da tela e na capacidade da bateria. A tela do S7 é de 11 polegadas, enquanto a do S7+ é de 12,4 polegadas (ambas de sAMOLED com 120Hz de taxa de atualização). Já a bateria do S7 é de 8.000mAh, ao passo que a do S7+ é de 10.090mAh (ambas possuem suporte a carregamento rápido de 45W).

Os tablets Galaxy Tab S7 e S7+ vêm equipado com o processador Snapdragon 865+, da Qualcomm, que é Octa Core de 2,2GHz e suporta jogos com gráficos detalhados e múltiplas tarefas, 6GB ou 8GB de memória RAM e 128GB ou 256GB de armazenamento interno (expansível até 1TB via cartão MicroSD). Em comparação ao Tab S6, o desempenho gráfico e o processador neural são 36% e 77% mais rápidos, respectivamente, segundo a Samsung.

Você encontra o Galaxy Tab S7 Wi-Fi e 4G em lojas como Magazine Luiza por R$5.145. Já o Galaxy Tab S7+ ainda não está disponível no Brasil, mas o preço sugerido pela Samsung é de R$8.999.


Gostou das sugestões de tablets para a Black Friday 2020? Então dê uma olhada na matéria em que eu conto a história por trás dessa sexta-feira de ofertas e te ensino como achar os melhores descontos!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter