Qualcomm apresenta Snapdragon 778G 5G, com recursos gamers para celulares intermediários premium

Snapdragon 778 5g
Qualcomm mostrou o Snapdragon 778G 5G, que conta com funções Snapdragon Elite Gaming, conexão 5G e possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos com até 3 lentes simultâneamente

Qualcomm mostrou hoje no primeiro dia do evento 5G Summit 2021 o novo membro da familia Snapdragon, o chip Snapdragon 778G 5G, novo processador da empresa para smartphones intermediários. A empresa destacou no evento o papel da plataforma Snapdragon para a maior implementação do 5G pelo mundo, e os próximos passos para tornar a conexão mais funcional.

O futuro do 5G

Snapdragon 778 5g
A Qualcomm espera que em algum tempo estádios como esse não terão problemas com redes móveis.

Embora muitos aparelhos já vem preparados para o 5G, segundo a Qualcomm a aplicação e soluções da rede ainda não estão tão potentes quanto realmente elas poderiam estar, ainda sendo um investimento para o futuro. Segundo dados divulgados durante a apresentação, mais de 150 operadoras de redes móveis pelo mundo estão investindo no 5G, o que começa a fazer a caminhada para o uso ideal da conexão, rápida e eficiente, ser cada vez mais possível.

O teste definitivo, segundo a Qualcomm, será em eventos com grandes aglomerações de pessoas — usando como exemplo, especificamente, o Super Bowl, evento anual de Futebol Americano que ocorre nos EUA e representa o fim do campeonato. Geralmente o jogo esportivo com maior público do planeta, a grande quantidade de pessoas acessando redes móveis ao mesmo tempo durante a duração do evento acaba causando uma lentidão extrema, e um dos objetivos da implementação ideal do 5G é justamente eliminar essa lentidão, mesmo em momentos como esses.

O novo Snapdragon 778G 5G

Qualcomm apresenta snapdragon 778g 5g, com recursos gamers para celulares intermediários premium. Qualcomm mostrou o snapdragon 778g 5g, que conta com funções snapdragon elite gaming, conexão 5g e possibilidade de tirar fotos e gravar vídeos com até 3 lentes simultâneamente
O Snapdragon 778G 5G traz experiência gamer aprimorada

Snapdragon 778G 5G conta com a terceira geração do SnapdragonTM X53 5G Modem-RF, que como o nome já diz é um modem integrado que permite compatibilidade global com as conexões 5G, sendo compatível com redes que se comunicam por meio de protocolos sub-6 (ou seja, conexões entre 3 e 6 Ghz) ou mmWave, que é o protocolo que permite uso da rede 5G+. Também irá permitir o uso global de mais de um chip SIM (o chamado multi-Sim) e a Dynamic Spectrum Sharing, que permite que em uma mesma frequência de comunicações redes 3G, 4G e 5G sejam acessadas.

O chipset também vem com a sexta geração da Qualcomm AI Engine e com o microprocessador Qualcomm Hexagon 770, capaz de multiprocessamento que além de tornar mais rápidos os aparelhos que fazem uso do hardware da Qualcomm, usam melhoram a execução de várias funções. Segundo a empresa, eles são capazes de processar 12 tera operações por segundo (TOPS), menos do que o chip principal atual da Qualcomm, o Snapdragon 888 5G, consegue.

O Snapdragon 778G 5G também irá contar com funções Snapdragon Elite Gaming selecionadas. Essas funções fazem hardware e software trabalharem juntos para habilitar atualizações de drivers da GPU em celulares, mostrar a melhor imagem possível (várias vezes também implementando HDR nas imagens dos jogos) e possibilitando taxas de até 144 quadros por segundo. Assim como no Snapdragon 888 5G, o Snapdragon 778G 5G contará com funções do Snapdragon Elite Gaming que irão fazer um melhor desempenho em jogos na GPU Adreno. Os aparelhos com o novo chipset da Qualcomm também terão tempo de resposta em jogos 30% mais rápidos do que os presentes no Snapdragon 765, chipset que o 778G 5G substitui.

Snapdragon 778G possui um ISP (sinal de processamento de imagem) triplo, que permite capturar até três fotos ou vídeos simultaneamente, mesmo que tenham recortes ou capturas diferentes, como wide, ultra-wide e zoom. Com isso, usuários com o novo chipset da Qualcomm irão poder gravar ou tirar fotos a partir de três lentes ao mesmo tempo, unindo o resultado em só uma imagem ou vídeo de qualidade profissional. Além disso, o chipset permite gravar vídeos em 4K HDR10 +, e suporte a sensores de imagem HDR escalonados, resultando em melhorias de cor, contraste e detalhes na captura de imagens.

Por fim, em desempenho, tendo a tecnologia de processadores de 6nm, o Snapdragon 778G permite desempenho e eficiência de energia ótimos para os aparelhos que contarem com ele. Com os núcleos customizados Qualcomm Kryo 670, o processador é capaz de aumentar em até 40% o desempenho geral da CPU e a GPU Adreno 642L, tudo isso com um aumento de 40% da velocidade de renderização gráfica.

Atualizações para o Snapdragon X65 5G e Snapdragon X62 5G M.2

Snapdragon x62 5g m. 2
Qualcomm apresenta Snapdragon 778G 5G, com recursos gamers para celulares intermediários premium

Snapdragon X65 5G e o Snapdragon X62 5G M.2, modems 5G da Qualcomm, também receberam alguns anúncios de atualizações durante a conferência. Esses modems, usados para possibilitar a conexão 5G em plataformas que não tenham modem integrado ao processador, receberão atualizações que irão permitir uma maior banda de conexão, importante para a construção da conectividade total do 5G pelo mundo, já que irá ajudar operadoras de rede a fornecerem conexões em bandas menores, mas que serão detectadas por aparelhos com os novos modens, possibilitando um maior controle da rede, até ela está suficientemente estável.

Disponibilidade

O Snapdragon 778G 5G está programado para chegar ao mercado ainda este ano, em smartphones de marcas como Honor, iQOO, Motorola, OPPO, Realme e Xiaomi.

Para mais notícias da Qualcomm, como o Snapdragon Sound, fique de olho no Showmetech.


Veja também:

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário