Qualcomm e Globo levam realidade virtual e áudio 3D ao Rock in Rio deste ano

Utilizando a tecnologia 5G, e Qualcomm e Globo apontam para o futuro com transmissão em realidade virtual e áudio 3D no Rock in Rio 2019

A Qualcomm uniu-se à Globo para oferecer uma experiência imersiva aos fãs de música no Rock in Rio. Está sendo feita a transmissão em VR (Realidade Virtual) dos shows do Palco Mundo, palco principal do evento, com o áudio completamente 3D e imagens em 360 graus. Para os participantes do evento que visitarem o estande da Globo e do Globoplay, é possível ter uma experiência de como o entretenimento será no futuro. A experiência conta com smartphones e headsets, tudo isso para tornar a experiência virtual muito mais imersiva utilizando tecnologia 5G.

Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo, comentou sobre como transmissão em realidade virtual e a tecnologia de áudio 3D são o futuro, e como os hábitos do público estão, aos poucos, sendo incorporados às novas tecnologias.

“A experiência de áudio imersivo que levamos para o Rock in Rio reforça a visão da Globo em inovar em formatos de mídia, atendendo aos novos hábitos de consumo do público, que são cada vez mais fragmentados e individualizados”

Paulo Henrique Castro, diretor do Mediatech Lab da Globo

Realidade virtual e áudio 3D com a tecnologia 5G

Transmissão em Realidade virtual poderá ser vista no estande da Globo no Rock in Rio (Imagem: Reprodução/O Globo)
Transmissão em realidade virtual poderá ser vista no estande da Globo no Rock in Rio (Imagem: Reprodução/O Globo)

Utilizando como base o formato de VR Stream e fazendo a gravação com uma câmera 360 graus, a transmissão utiliza uma tecnologia de captura de áudio 3D – MPEG-H Ambisonics, que permite ao usuário selecionar no vídeo o instrumento que deseja escutar. Dessa forma, a experiência sonora acontece em alta resolução e precisão e se torna totalmente integrada ao conteúdo visual, aumentando ainda mais a experiência imersiva que a tecnologia proporciona.

Para que a realidade virtual se torne possível, são necessárias algumas aplicações tecnológicas de ponta nos dispositivos móveis. Uma delas é a plataforma móvel Qualcomm Snapdragon 855, que foi projetada para garantir experiências superiores de imersão e transmissão em realidade virtual dentro das condições térmicas e de energia de um headset de VR.

Toda essa tecnologia foi possível graças aos avanços da conectividade 5G
Toda essa tecnologia foi possível graças aos avanços da conectividade 5G

“A realidade virtual (VR) consegue oferecer o nível máximo de imersão, permitindo aos usuários experiências sem precedentes, que estimulam os nossos sentidos e criam uma sensação de presença em cenários reais ou imaginários”, explica Rafael Steinhauser, presidente da Qualcomm na América Latina. “O futuro do entretenimento passa pela conectividade 5G, que vai transformar drasticamente a forma como nos comunicamos”, conclui o executivo.

Além da Qualcomm, outras empresas de tecnologia estão planejando mostrar novidades no Rock in Rio. O Facebook anunciou que implementará o stories colaborativo, já o Tinder prometeu que usuários poderão ter o melhor match possível em seu aplicativo. A Oi já está testando o 5G no evento e o Snap terá filtros de realidade aumentada.

O Rock in Rio está sendo o evento mais high-tech já realizado até agora. A Cidade do Rock acabou se tornando a primeira “cidade” brasileira a receber a tecnologia 5G. Graças a uma rede implantada pela Oi, diversos testes de rede estão sendo feitos para avaliar experiências de uso da nova tecnologia em ambientes com grande público. Este ano também é a primeira vez que todo o público do evento estará conectado por uma rede de Wi-Fi gratuita, disponível para clientes de qualquer operadora.

A quinta geração da conexão móvel ainda não está disponível no país. A tecnologia 5G será usado pela equipe de conteúdo do evento e possui uma performance até 10 vezes superior à da rede 4G. Isso possibilita uma altíssima velocidade no envio e recebimento do conteúdo, de acordo com informações da Oi.

O que achou dessa experiência de transmissão em realidade virtual e áudio 3D do Rock in Rio? Deixe nos comentários se você esteve no estande da Globo e como foi a sua experiência.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta