Qualcomm inaugura primeiro Centro de IoT no Brasil

IoT - Qualcomm inaugura primeiro Centro de IoT no Brasil
Localizada no interior de São Paulo, iniciativa já conta com projeto-piloto voltado à inovação e contribui para a formação de profissionais da área

Qualcomm Technologies, Inc., uma subsidiária da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda., anunciou nesta terça-feira(18), a inauguração do Qualcomm® IoT Reference Center, seu primeiro Centro de Referência em Internet das Coisas no Brasil. A Facens (Faculdade de Engenharia, Tecnologia em Jogos Digitais e Arquitetura e Urbanismo de Sorocaba – SP) e o CPqD foram as instituições selecionadas para colaborar com o projeto, que tem como  iniciativa um projeto-piloto voltado à inovação e formação de profissionais. 

85f8532836d36358f508bc9382b80d0dfb114673 - Qualcomm inaugura primeiro Centro de IoT no Brasil
O Qualcomm IoT Reference Center opera no campus da Facens e conta com gestores, engenheiros e monitores que trabalham de maneira integrada com os profissionais da Qualcomm Serviços de Telecomunicações.

Durante a abertura do evento de inauguração,  Alberto Paradisi, vice-presidente de Pesquisa e Desenvolvimento do CPqD comentou  como  Qualcomm®IoTReference Center será importante para incentivar os alunos no entendimento do conceito de cidades inteligentes e, com isso, criar soluções tecnológicas para os desafios que os municípios brasileiros enfrentam.

“Hoje estamos dando um grande passo em termos de futuro, melhoria em evolução tecnológica para cidades e indústrias mais inteligentes. Nossa parceria para o primeiro centro de IoT enriquece o conhecimento e nos enche de orgulho. Um passo não só para  nossa comunidade, mas para o Brasil. A Facens deu um grande salto quando houve a ideia interna de criar uma cidade inteligente, uma vez que a gente não conseguiria fazer isso junto ao poder público. Temos certeza que vamos entregar resultados com essa nova tecnologia muito brevemente”, comentou Paradisi. 

WhatsApp Image 2018 09 18 at 17.29.59 1 - Qualcomm inaugura primeiro Centro de IoT no Brasil
Alberto Paradisi, Vice presidente de Inovação, Rafael steinhauser Presente da Qualcomm e Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS na inaguração do Qualcomm® Reference Center.

Rafael Steinhauser, Vice Presidente Sênior da QUALCOMM Serviços de Telecomunicações Ltda. e Presidente da Qualcomm para América Latina  comenteou  como Qualcomm IoT Reference Center será uma plataforma de diálogo entre distintos atores ligados à tecnologia, como fabricantes, desenvolvedores e gestores públicos, e  como a capacitação de profissionais envolvidos em projetos e negócios podem auxiliar a sociedade.

“Queremos mostrar para o Brasil quais são as possibilidades tecnologicas de trazer eficiência, eficácia e segurança para as cidades, por meio dessas soluções. Com isso, pretendmos integrar essas tecnologias nas cidades com informações sobre o trânsito, energia e tantas outras aplicaçãoes que podem e são feitas por meio do IoT”.

Para Antonio Beldi, presidente do Conselho Superior da ACRTS, mantenedora da Facens, “a criação desse Centro de Referência, conjuntamente com a Qualcomm Serviços de Telecomunicações e CPqD, será um marco para a criação do ecossistema de negócios de Internet das Coisas no país”.

Plano Nacional de IoT

 O Qualcomm IoT Reference Center também oferecerá treinamentos e, entre seus primeiros projetos, apresentará o conceito de cidades inteligentes e seus benefícios para gestores públicos interessados em iniciativas ligadas à Internet das Coisas.

“A ideia é mobilizar a todos e capacitar mão de obra para trabalhar com a internet das coisas e outras tecnologias disruptivas. Temos em vista o Plano Nacional de IoT, que prevê que a aplicação de tecnologias de internet das coisas pode gerar um impacto econômico de US$ 50 a 200 bilhões por ano até 2025, o que representa cerca de 10% do PIB do país”, afirma José Palazzi, diretor de vendas da Qualcomm para América Latina.

IoT - Qualcomm inaugura primeiro Centro de IoT no Brasil

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via