Snapdragon g3x gen 1 gaming platform

Qualcomm lança plataforma para consoles de games

Avatar of bruno martinez
Além da plataforma Snapdragon G3x Gen 1, a Qualcomm também revelou um console portátil para desenvolvedores com a Razer

Durante o evento Snapdragon Tech Summit, a Qualcomm revelou em parceria com a Razer o Snapdragon G3x Handheld Gaming Developer Kit, uma espécie de console portátil para desenvolvedores trabalharem na criação de jogos para serviços de streaming. Além disso, a empresa também anunciou a chegada do Snapdragon G3x Gen 1 Gaming Platform, ou seja, uma nova plataforma dedicada para dispositivos móveis focados em jogos.

O novo console é um Kit de Desenvolvimento

Snapdragon g3x é o novo console portátil da qualcomm e razer para desenvolvedores
Gráfico ilustrativo com a porcentagem do segmento de games (Divulgação / Qualcomm)

Os portáteis estão ocupando uma parcela cada vez mais significativo no segmento gamer, e que de acordo com a Qualcomm já somam cerca de 2,5 bilhões de jogadores espalhados pelo globo. A ideia da companhia era clara: criar tecnologias para impulsionar ainda mais esse mercado e ainda ajudar os desenvolvedores.

O Snapdragon G3x Handheld Gaming Developer Kit ocupa justamente esse espaço. O modelo, que até se assemelha com o Steamdeck, da Valve, tem o mesmo nome de uma das suas principais características: o SoC. Em aparelhos como esse as empresas optam pela tecnologia System on a Chip, que basicamente integra o processador e a placa gráfica em um único componente. Nesse caso a plataforma móvel que estamos falando é a recém anunciada Snapdragon G3x Gen 1 — que falaremos ao decorrer deste texto.

Snapdragon g3x é o novo console portátil da qualcomm e razer para desenvolvedores
Design arrojado do portátil da Razer (divulgação / Qualcomm)

Outras características incluem uma tela de 6,6 polegadas com display OLED na resolução Full HD, taxa de atualização de 120 Hz e suporte ao HDR. A Qualcomm e a Razer batem na tecla que o portátil é bem ergonômico e tem boa resposta tátil para o usuário. Os controles laterais inclusive lembram muito os controles da linha Xbox. Na parte frontal ainda há uma pequena câmera 1080p de 5 MP.

Além disso, a bateria interna fica na casa dos 6000 mAh, enquanto a parte traseira possui conector USB Tipo-C e DisplayPort para conectar numa TV ou monitor, conexão para XR (Realidade Estendida), e entradas e saídas de ar para dissipação de calor.

Falando em conectividade, o novo portátil terá compatibilidade com o Bluetooth 5.2, Wi-Fi 6E, rede 5G mmWave e com o recurso Snapdragon Sound, para uma experiência sonora mais imersiva, fluida e com menos latência, trabalhando em conjunto com quatro alto-falantes embutidos.

Pelo fato de ser tratar de um Kit para Desenvolvedores, é difícil estimar se realmente veremos o Snapdragon G3x Handheld Gaming Developer Kit chegando para o público ainda em 2022. Porém, a ideia parece promissora, e de acordo com o que foi mostrado, seria possível rodar títulos diretamente através do Xbox Cloud Gaming e Steam Remote Play.

A nova plataforma para os dispositivos móveis e gamers

Por trás de todo grande console há sempre um grande chip. O Snapdragon G3x Gen 1 Gaming Platform, como o nome já sugere, é uma plataforma móvel para aumentar a capacidade dos aparelhos para rodarem games com CPU Kryo de 8 núcleos e clock de 3.0 Ghz e placa gráfica Adreno.

Snapdragon g3x é o novo console portátil da qualcomm e razer para desenvolvedores
Kit de desenvolvimento junto com o novo chip (divulgação / Qualcomm)

O desenvolvimento dessa plataforma só foi possível graças ao Snapdragon Elite Gaming, o selo da marca que junta mais de 50 itens de performance desenvolvidos especialmente para aprimorar games. Com isso, o chip poderá não somente rodar os games diretamente de determinado aparelho móvel, mas como também terá a capacidade rodar jogos via streaming, nuvem e de consoles.

Segundo a companhia, um dos grandes desafios ao desenvolver o Kit de desenvolvimento e o chip diz respeito ao aquecimento. Quanto mais frames ou qualidade gráfica o usuário almeja, mais processamento interno será requerido. A empresa comenta que ambas as tecnologias atuam em conjunto para manter as coisas mais frias, enquanto ainda roda processos para melhorar a autonomia energética.

Para os desenvolvedores, a Qualcomm salienta que o chip e o Kit serão de grande valia para ajudar no desenvolvimento de games mais realistas, com melhores efeitos, mundos mais detalhados e que ao mesmo tempo não cause tantos problemas durante esse processo, como a questão de superaquecimento.

Já quando em falamos de poder de fogo do novo chip, a empresa promete que ele é capaz de suportar até a resolução 4K e 144 quadros por segundo, além de recursos com HDR de 10-bit, conexão 5G mmWavee tecnologia háptica da Lofelt para dar melhor controle aos jogadores.

“Por enquanto, construímos a Plataforma de jogos Snapdragon G3x Gen 1 — o chipset — e o Kit de desenvolvedor portátil Snapdragon G3x para que os desenvolvedores possam explorar seus recursos e aproveitar ao máximo os controladores, enorme potência térmica e uma tela grande com alta taxa de quadros”

Diretor sênior de Gerenciamento de produtos da Qualcomm

Especificações técnicas

Qualcomm lança plataforma para consoles de games. Além da plataforma snapdragon g3x gen 1, a qualcomm também revelou um console portátil para desenvolvedores com a razer
Ficha técnica dos anúncios do Snapdragon Tech Summit (divulgação / Qualcomm)
ProdutoSnapdragon G3x Gen 1 Gaming Platform
GPUAdreno™ GPU
CPUKryo™ CPU
Modem5G mmWave Modem-RF System
FastConnect™ Subsystem with WiFi 6E
ÁudioSnapdragon Sound™ Technology
OutrosGame Quick Touch
Support for Variable Rate Shading
Game Color Plus Game Smoother
Haptics Engine
4K TV out
Disponibilidade2022
ProdutoSnapdragon G3x Kit de Desenvolvedor
GPUAdreno™ GPU
CPUKryo™ CPU
TelaDisplay OLED
6.6 polegadas
Full HD
120 Hz
HDR
Modem5G mmWave Modem-RF System
FastConnect™ Subsystem with WiFi 6E
ConectividadeWi-Fi 6E
5G mmWave
Bluetooth 5.2
ÁudioSnapdragon Sound™ Technology
Webcam1080p60 5 MP
Conexões USB Tipo-C
DisplayPort
Bateria6000 mAh
Disponibilidade2022 apenas para desenvolvedores

Veja também

E aí, o que achou do novo chip Snapdragon e do Kit para Desenvolvedores feito pela Razer? Aproveita e confere também sobre o lançamento do Snapdragon 8 Gen 1, o novo chipset para aparelhos Android premium de 2022.

Fonte: Qualcomm

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
15
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados