Qualcomm lança Quick Charge 5, que dá carga completa em 15 minutos

destaque quick charge 5
Novo Quick Charge 5 da Qualcomm traz carregamento 100W+ que é quatro vezes mais rápido e esquenta 10ºC menos
Anúncio
Qualcomm lança Quick Charge 5, que dá carga completa em 15 minutos

A Qualcomm lançou a tecnologia Quick Charge 5 de carregamento rápido para dispositivos móveis. Segundo a fabricante, a nova versão traz carregamento de 100W+, capaz de carregar metade da bateria de um dispositivo em cinco minutos e a bateria toda em 15 minutos.

Ainda de acordo com a Qualcomm, o Quick Charge 5 é 70% mais eficiente que o seu antecessor – o Quick Charge 4+, lançado em 2017 – além de oferecer um carregamento quatro vezes mais rápido e esquentando 10ºC a menos.

Segundo George Paparrizos, diretor sênior de gerenciamento de produtos da Qualcomm, o Quick Charge 5 traz o maior salto de performance em relação a um antecessor. O diretor acrescentou, inclusive, que a nova tecnologia oferece um carregamento dez vezes mais rápido que o primeiro Quick Charge, lançado pela empresa em 2013.

Quick Charge 5: um novo patamar de carregamento rápido

Logo do Quick Charge 5
Quick Charge 5 traz carregamento 70% mais eficiente

Os primeiros processadores da Qualcomm que são compatíveis com a nova tecnologia Quick Charge 5 são os Snapdragon 865 e 865 Plus, que equipam smartphones topos de linha, como o Motorola Edge+. A empresa também informou que modelos futuros de processador serão compatíveis com a tecnologia.

Uma das novidades do Quick Charge 5 é em relação à tecnologia Dual Charge, sistema já presente em versões anteriores. Em resumo, o sistema divide o carregamento em duas partes, o que resulta numa dissipação melhor de calor e menos tempo na tomada.

De acordo com Paparrizos, por meio do Quick Charge 5 o Dual Charge permite o dobro de voltagem e o dobro de velocidade de carga em relação a um carregamento padrão. Isso é possível graças à nova geração de chips SMB1398 e SMB1398 PMIC. Essa nova geração suporta baterias 1SnP e 2SnP, carregamento tanto via cabo quanto sem fio e cargas superiores a 20V.

A nova tecnologia também conta com o recurso Equilíbrio Térmico Inteligente, que administra a corrente elétrica de maneira que pontos quentes são evitados. Isso garante que a entrega de energia seja otimizada.

Gráfico das vantagens do Quick Charge 5
Melhorias do Quick Charge 5

Apesar da potência maior, a Qualcomm garantiu que o Quick Charge 5 possui outras medidas de segurança para os dispositivos. Segundo a empresa, a nova tecnologia incorpora proteções para correntes elétricas e temperatura dos dispositivos e do carregador. Assim, o dispositivo fica mais frio e seguro, assim como sua entrada USB.

Segundo a Qualcomm, o Quick Charge também é compatível com outras tecnologias da empresa. Entre elas estão o Battery Saver (para economia de bateria) e a Identificação Inteligente de Capacidade do Adaptador, presente no carregador desenvolvido pela empresa.

Isso, segundo a Qualcomm, maximiza a eficiência do carregamento, melhora a segurança da tecnologia e ajuda até a estender a durabilidade da bateria dos dispositivos.

Ecossistema Quick Charge

Carregador Quick Charge
Ecossistema Quick Charge tem diversos modelos de acessórios

A Qualcomm informou que a tecnologia Quick Charge é compatível com mais de 1.200 tipos de dispositivos móveis, acessórios e controles, indo desde carregadores veiculares até docking stations, que são pequenos suportes em que você encaixa o dispositivo para carregá-lo.

A empresa também desenvolveu um modelo de carregador com a nova tecnologia Quick Charge 5. Segundo a fabricante, o acessório é compatível com dispositivos que já eram compatíveis com o Quick Charge 2, 3, 4 e 4+, traz tecnologia de proteção térmica e suporte para entrada USB-PD e carregamento rápido de 45W ou mais.

Como já citado acima, o carregador ainda conta com a tecnologia de Identificação Inteligente de Capacidade do Adaptador. De acordo com a Qualcomm, funciona da seguinte forma: o acessório identifica a capacidade da tomada em que está conectado e ajusta a carga de acordo com isso.

O diretor sênior George Paparrizos explicou que o dispositivo analisa a voltagem e a corrente da tomada para realizar esse ajuste. Em relação à segurança, Paparrizos informou que o carregador possui oito níveis de proteção para voltagem, três níveis para corrente elétrica e três níveis para proteção térmica.

Além disso, a empresa informou que o Quick Charge 5 é otimizado para entradas USB-C, atendendo a demandas futuras do Android. Isso vai permitir ao usuário desfrutar da tecnologia Quick Charge 5 em diversos dispositivos, segundo a Qualcomm.

Fonte: Qualcomm

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter