Qualcomm Tech Summit 2020: Snapdragon 875 chega em dezembro; veja o que esperar do evento

Imagem do novo Snapdragon 875 que vai ser lançado no Qualcomm Tech Summit 2020
Além da nova geração de chipsets para smartphones, empresa deve anunciar novo chip para Windows 10 baseado em ARM no Qualcomm Tech Summit 2020
Anúncio
Qualcomm Tech Summit 2020: Snapdragon 875 chega em dezembro; veja o que esperar do evento

É oficial: a conferência Qualcomm Tech Summit 2020 vai rolar nos dias 1º e 2 de dezembro. A empresa vai realizar o evento de maneira totalmente virtual, por conta da pandemia do novo coronavírus.

No Qualcomm Tech Summit 2020, a empresa vai apresentar a próxima geração de chipsets para smartphones: o Snapdragon 875, 860 e 775G (os últimos dois são especulações). Além disso, espera-se que a fabricante anuncie um novo chip para Windows 10 baseado na arquitetura ARM.

O que esperar dos lançamentos do Qualcomm Tech Summit 2020

Começando pelo Snapdragon 875, o que se sabe é que a Samsung Foundry é a responsável por toda a produção do novo processador topo de linha da Qualcomm, fabricado no processo de cinco nanômetros. O chipset deve manter os oito núcleos de processamento divididos em três grupos (formato lançado no Snapdragon 855, em 2018).

Só que, de acordo com o site My Drivers, a nova geração do Snapdragon vai contar com uma combinação das CPUs Cortex-X1 e A78, que foram anunciadas pela ARM em maio deste ano.

Imagem do novo Snapdragon 875 que vai ser lançado no Qualcomm Tech Summit 2020
Snapdragon 875 vai contar com oito núcleos de processamento divididos em três grupos

O primeiro grupo de núcleos de processamento seria formado, na verdade, por apenas um núcleo Cortex-X1 (que não teve sua frequência especificada até a publicação desta matéria). De acordo com a ARM, ele oferece desempenho 30% maior em comparação ao Cortex-A77 no quesito processamento tradicional e duas vezes maior em tarefas que envolvam inteligência artificial.

Já o segundo grupo, este formado por três núcleos, contaria com a CPU Cortex-A78. Em comparação ao A77, a ARM diz que a CPU traz desempenho 7% superior. Ainda restam quatro núcleos de processamento desta conta, certo? Pois é. Mas até a publicação desta matéria, não há detalhes sobre as especificações deles. 

A expectativa é que o Snapdragon 875 também traga o Cortex-A55, que é usado geralmente em parceria com CPUs potentes e fica responsável por desempenhar tarefas de baixo consumo energético.

Imagem de celular com Snapdragon 860, que deve ser lançado no Qualcomm Tech Summit 2020
Snapdragon 860 deve ser versão ‘lite’ do 875

Outro lançamento do Qualcomm Tech Summit Digital 2020 deve ser o Snapdragon 860, segundo o perfil Digital Chat Station, que é uma das referências da internet em antecipar anúncios deste tipo. Esse chipset seria uma espécie de versão “lite” do 875. Espera-se que o novo processador conte com menos núcleos de alto desempenho, em comparação ao topo de linha da Qualcomm.

Ainda tem mais um chipset para celulares que pode estar na agulha da empresa para o Qualcomm Tech Summit 2020: o Snapdragon 775G, um intermediário premium com 5G e foco em games.

Só que, segundo o informante Roland Quandt, o Snapdragon 775G não teria fabricação em cinco nanômetros, igual ao 875. O chipset seria o primeiro da Qualcomm a ser fabricado no processo de seis nanômetros, de acordo com Quandt.

O Snapdragon 775G deve suportar telas com frequência de atualização de 120Hz, até 12GB de memória RAM LPDDR5 e até 256GB de armazenamento em flash UFS. Em relação ao 5G, o chipset deve ter suporte a redes nas faixas sub-6GHz e mmWave (ondas milimétricas).

Imagem de celular com Snapdragon 8cx Plus, que deve ser lançado no Qualcomm Tech Summit 2020
Snapdragon 8cx Plus deve elevar experiência do Windows 10 em ARM

Agora falando sobre PCs, a expectativa é que a empresa anuncie no Qualcomm Tech Summit 2020 um novo chip que pode elevar a experiência do Windows 10 baseado em ARM. O componente em questão seria o Snapdragon 8cx Plus, versão atualizada do processador lançado pela empresa em 2018 para dispositivos conversíveis.

Essa especulação começou quando o site alemão Winfuture encontrou registros de importação da Qualcomm com um produto listado como “SC8180XP“. Como o Snapdragon 8cx é tratado pela companhia como “SC8180X”, espera-se que o novo componente seria uma versão Plus do chip.

O processador que aparece nas listagens inclui quatro núcleos Kryo 495 de 3,15GHz trabalhando com mais quatro soluções de 1,8GHz. Já a GPU seria uma Adreno 680 com clock de 718MHz, segundo o site.

Snapdragon 875 mais rápido que o A14 da Apple?

Montagem com processadores A14 Bionic e Snapdragon 875, que deve ser lançado no Qualcomm Tech Summit 2020
Rumores sugerem que Snapdragon 875 seja mais rápido que A14

Recentemente, apareceram rumores que sugerem que, sim, o novo chipset topo de linha da Qualcomm pode ser mais rápido que o A14 Bionic, que vai equipar os novos iPhones 12 da Apple. Quem deixou os rumores no ar foi o leaker Ice Universe, no Twitter. Veja abaixo:

Os dois processadores são fabricados em cinco nanômetros, o que oferece mais desempenho e menor consumo de energia. 

O diferencial, então, seriam as tecnologias de fabricação usadas pela Samsung, já que os A14 são fabricados pela taiwanesa TSMC. Porém, até a publicação desta reportagem não há informações específicas sobre quais seriam essas tecnologias.

Fontes: Android Authority, Digital Trends, My Drivers e PPL Ware


Quais são as suas expectativas para o Qualcomm Tech Summit 2020? Dê uma olhada no que rolou (e nos lançamentos) na edição do ano passado!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter