Quando veremos um iPhone 5G pela primeira vez?

iPhone 5G
Imprensa norte-americana já coletou dados da indústria de que o telefone da Apple virá com suporte para redes 5G somente em 2020

O mundo dos dispositivos móveis já está em furor com a chegada das redes 5G de transmissão de dados e várias fabricantes já se preparam para lançar seus próximos celulares com suporte para a nova transmissão de dados de altíssima velocidade. Até a Apple.

Mas a Apple, como de costume, vai demorar um pouquinho. Isso porque o primeiro iPhone com suporte para redes 5G deverá ser lançado apenas em 2020. Segundo a imprensa internacional, a empresa da maçã está trabalhando com a Intel para entregar ao consumidor um modelo 5G.

Chip 5G da Intel para o iPhone

Os planos da Apple para o iPhone 5G já estão em andamento em parceria com a Intel, que deverá entregar os chips de modem 5G 8161, que usam processadores de 10 nanômetros, aumentando a densidade do transístor e entregando mais velocidade e eficiência.

Atualmente, a empresa vem fazendo seus testes com uma versão preliminar do modem 5G, chamada de 8060.

Mas nem tudo são flores entre a Intel e a Apple. O principal problema a ser resolvido é a dissipação do calor gerada pelo modem preliminar 8060 em contato com as redes 5G dos Estados Unidos.

O calor é tão intenso que pode ser sentido do lado de fora do telefone, afetando também a eficiência de sua bateria. Se tudo der certo, a Intel pode ser a única fornecedora dos modems 5G para o iPhone.

Mesmo com o projeto da Intel, a Apple também trabalha com um plano B e abriu conversas com a MediaTek, outra fabricante de chips modem para celulares. Aparentemente, a aproximação da Apple com a MediaTek é apenas como uma atitude de segurança.

modem intel iphone 1320x880 - Quando veremos um iPhone 5G pela primeira vez?

Apple e Intel

A parceria entre a Apple e a Intel é recente. Foi somente nos modelos lançados neste ano de 2018, os iPhones XS, XS Plus e XR que os produtos da Apple chegaram ao mercado apenas com chips modem exclusivamente da Intel.

Mercado 5G

Os padrões para o funcionamento das redes de dados 5G foram concluídos apenas neste ano de 2018, mas as empresas já darão o primeiro passo para esse novo mercado com a apresentação de novos aparelhos celulares, já com suporte à nova rede, no próximo mês de fevereiro de 2019, na Mobile World Congress.

Fabricantes como Oppo, Huawei e Xiaomi já irão mostrar seus modelos com suporte às redes 5G, todos com chips de modem da Qualcomm, que já informou ter resolvido o problema de dissipação de calor em seu produto.

A expectativa é de já ter aparelhos celulares 5G já disponíveis em 2019, apesar ainda da necessidade de adaptação das redes das operadoras de celulares para a nova tecnologia. Por isso, a escolha da Apple de apenas lançar um iPhone 5G em 2020, quando as operadoras já terão disponibilizado mais localidades cobertas pela nova rede de transmissão de dados de altíssima velocidade.

Você também está ansioso por este lançamento?

iphone - Quando veremos um iPhone 5G pela primeira vez?

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via