Quem é Marcos Pontes, o novo ministro de Ciência e Tecnologia

marcos pontes 990x608 - Quem é Marcos Pontes, o novo ministro de Ciência e Tecnologia
Marcos Pontes, o primeiro brasileiro a voar ao espaço, é um dos quatro ministros escolhidos pelo governo Bolsonaro

O presidente eleito Jair Bolsonaro, que possui uma conta bastante ativa no Twitter, divulgou o nome de mais um ministro de seu futuro governo na rede social. Marcos Pontes, conhecido por ser o primeiro brasileiro a ir ao espaço, agora será indicado para o Ministério da Ciência e Tecnologia.

Marcos Pontes e seus 40 anos de carreira

CampusParty 12 - Quem é Marcos Pontes, o novo ministro de Ciência e Tecnologia
Pontes dedicou 41 anos de sua vida às áreas de ciência e tecnologia.

Formado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica e mestre em Engenharia de Sistemas pela Naval Postgraduate School de Califórnia, EUA, Marcos Pontes trabalha na área de ciência e tecnologia há mais de 40 anos.

Em 1981, o brasileiro entrou na Força Aérea Brasileira, onde foi piloto de testes, instrutor e líder de esquadrilha de caça. Ao encerrar suas funções militares em 1998, Marcos Pontes, que foi selecionado em concurso público da Agência Espacial Brasileira, passou a representar o Brasil como astronauta na NASA.

No dia 29 de março de 2006, o astronauta voou ao espaço e marcou a história brasileira, sendo o primeiro e único a realizar tal feito até então. A nave russa Soyuz-TMA 8, responsável por levá-lo à Estação Espacial Internacional, decolou da base de Baikonur, no Cazaquistão, com outros dois astronautas: o russo Pavel Vinogradov e o norte-americano Jeffrey Williams.

Hoje, além de realizar palestras na NASA – onde ainda trabalha – Marcos Pontes é também Embaixador da Boa Vontade na Organização das Nações Unidas (ONU).

O convite de Bolsonaro

brasil eleicoes bolsonaro 20181028 008 - Quem é Marcos Pontes, o novo ministro de Ciência e Tecnologia
Jair Messias Bolsonaro, novo presidente eleito do Brasil.

Apesar de a notícia ter sido dada hoje (31), através de um tweet de Jair Bolsonaro, Marcos Pontes já havia comunicado o convite do presidente eleito no dia 29 de outubro, um dia após o resultado das eleições. No comunicado, Pontes afirmou estar “muito feliz” com o convite para ministro da Ciência e Tecnologia e aproveitou para dizer que sua área deve buscar por inovações compatíveis com a realidade brasileira:

Como sempre digo, educação para formar cidadãos qualificados; ciência, para desenvolver ideias e soluções específicas para o Brasil; tecnologia, para transformar essas ideias em inovações, que vão se transformar em novos produtos. Estes vão se transformar em novas empresas, que vão gerar novos empregos. Esse ciclo virtuoso é o que a gente quer criar aqui no Brasil”, explica o astronauta, através de um vídeo publicado no Facebook.

Esta não foi a primeira novidade trazida por Bolsonaro, já que Marcos Pontes é o quarto ministro escolhido pelo presidente eleito. Os outros três ministros indicados por Bolsonaro foram: deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS) para a Casa Civil; Paulo Guedes, para o Ministério da Economia; e o general Augusto Heleno para o Ministério da Defesa.

Abaixo, você confere o tweet publicado na conta oficial de Bolsonaro:

Leia também

FakeCheck é a nova ferramenta brasileira para identificar fake news

marcos pontes - Quem é Marcos Pontes, o novo ministro de Ciência e Tecnologia

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe seu comentário:

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Receba Notícias por E-mail:

Share via