Fachada da entrada do quinto andar

Quinto Andar adquire Navent, grupo de 6 portais imobiliários

Avatar of victor pacheco
Startup brasileira deseja saber mais sobre mercado internacional, mas empresas seguem atuando de forma independente

O Quinto Andar é a maior plataforma de venda de aluguel do Brasil, atingindo mais de 140.000 contatos em 50 cidades de todo o pais, e adquiriu, sem valores revelados, o Grupo Navent, que é dono de um grande conglomerado de portais imobiliários em seis países da América Latina.

Com isso, a startup brasileira que tem pouco mais de 6 anos de atuação segue seus planos de expansão, mas o grande foco é começar a trabalhar no México, como informado por seus investidores no começo de 2021. Entenda todos os detalhes da transação agora mesmo.

História do Grupo Navent

Estando no mercado desde 1999, o Navent é dono de seis portais imobiliários em toda a América Latina. O Navent surgiu na Argentina e a ideia foi originada do portal de empregos Bumeran, com a demanda de venda e aluguel de casas e apartamentos crescendo.

Logo do navent, comprado pelo quinto andar
Grupo Navent é dono de outros seis portais imobiliários na América Latina (Foto: Navent)

Em cerca de 23 anos de atuação, foram recebidos dois aportes financeiros: um do Tiger Global e outro do Riverwood Capital. CO Navent é um dos maiores do mercado imobiliário dentro da América Latina. Com a compra pelo Quinto Andar, a startup brasileira passa a ser dona dos seguintes portais:

  • Adondevivir e Urbania, no Peru;
  • Compreoalquile, no Panamá;
  • Imovelweb Wimoveis no Brasil;
  • Inmuebles24, no México.
  • Plusvalia, no Equador;
  • Zonaprop, na Argentina;

Apesar fazer parte do Grupo Navent, a aquisição do portal Bumeran não faz está dentro da compra que foi realizada pelo Quinto Andar. Lembrando que a Tokko Broker Software, que desenvolve aplicações para o mercado imobiliário, também faz parte do Navent. Se somarmos todos os imóveis que estão cadastrados nos portais que fazem parte do grupo, mais de 6 milhões de locais podem ser alugados ou comprados em toda a América Latina.

Gabriel braga e andré penha, fundadores do quintoandar
Gabriel Braga e André Penha, fundadores do QuintoAndar (Foto: Divulgação)

O Imovelweb também é um dos maiores portais que estão em atuação no Brasil, com tráfego mensal de 8 milhões de usuários. A solução também surgiu nos primórdios da popularização da internet, em 1999. O Wimoveis é menor em comparação à empresa que está no mercado há mais de 20 anos no Brasil, mas também é bastante conhecido no mercado imobiliário. Apesar de terem nomes diferentes, ambas as empresas pertencem ao Grupo Navent.

A nova compra do Quinto Andar

Com o pagamento envolvendo dinheiro e ações do Quinto Andar, a nova compra faz parte dos planos de expansão da startup que começou a operar há 6 anos. Os valores e porcentagens repassadas para o Grupo Navent não foram citados, mas se sabe que o grande foco é justamente oferecer todas as soluções e apoio para quem está procurando um espaço para alugar ou comprar de forma definitiva.

“A aquisição da Navent reforça a estratégia de criar a melhor plataforma de transações imobiliárias que podemos oferecer para os clientes. Isso passa mais recentemente por trazer as imobiliárias para o nosso ecossistema, que é algo que o negócio também reforça.”

Gabriel Braga, CEO e cofundador do QuintoAndar, em entrevista à EXAME Invest

Como é dona de portais imobiliários em toda a América Latina, os donos do Quinto Andar sabem que o grande foco do Navent é gerar contatos para imobiliárias, então como a startup brasileira também faz isso, é hora de somar esforços para que os lucros sejam ainda maiores.

Captura de tela do quinto andar
Quinto Andar é uma das principais opções mais usadas no mercado imobiliário (Foto: Quinto Andar)

A compra também é focada para que os fundadores possam entender mais sobre o mercado internacional para entradas futuras. Atualmente, o Quinto Andar atua apenas no Brasil, mas há planos de expansão caminhando a passos largos.

Startup possui foco em atuar no México

No início deste ano, o Quinto Andar revelou seus planos de passar a atuar no México. Foram captados investimentos que juntos, somam US$ 300 milhões (R$ 1,7 bilhão), para que este objetivo fosse concluído. A Series E, como foi chamada a rodada de investimentos do Quinto Andar, possui em seu total, três objetivos:

  • Ampliar a operação já consolidada de aluguel de imóveis;
  • Acelerar o crescimento em compra e venda;
  • Bancar o desenvolvimento de uma expansão internacional.

Dessa forma, em algum momento de 2022, podemos esperar que as mesmas tecnologias do Quinto Andar no México, isso acontecendo de forma independente. Em novembro, a startup brasileira também anunciou que estará abrindo um escritório de tecnologia em Portugal para a contratação de talentos de outros países.

Como ficam as operações?

Mesmo com a compra do Grupo Navent pelo Quinto Andar, não será feita uma fusão de todas as empresas, com tudo seguindo de forma separadas. Os seis portais imobiliários fazem parte do conglomerado do Quinto Andar, mas as mesmas (pelo menos por enquanto) não são necessariamente conectadas. Quando passar a atuar em outros países, o Quinto Andar ainda desejar fazer isso de forma independente e sem estar por trás de uma outra empresa.

Foto de um teclado com tecla de casa
Empresas seguem atuando sem se unificar, pelo menos por enquanto. (Foto: Freepik)

Todas as imobiliárias que possuem cadastro na Imovelweb Wimoveis podem optar se desejam realizar todo o trabalho da forma atual ou passar a usar as soluções do Quinto Andar. Uma das soluções que mais ajudam as pessoas é a ATTA Franchising, que atua com crédito imobiliário e muitas vezes, não exige fiador, no caso do comprador da casa ou apartamento possuir um bom histórico financeiro.

O Quinto Andar também é dono da Velo, empresa que atua oferecendo crédito para quem deseja realizar a contratação de aluguel. A aquisição aconteceu em agosto deste ano e todos os clientes que usam a plataforma que ficou famosa justamente por oferecer baixa burocracia. Como você acha que o Quinto Andar irá atuar daqui em diante? Diga pra gente nos comentários!

Veja também

Você sabe quais as empresas mais valiosas do Brasil? Um estudo revelou que pelo segundo ano seguido, o Itaú é dono deste título. Confira detalhes:

Fontes: Exame e Folha de São Paulo

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
4
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados