Todo ano o Instituto de Tecnologia de Massachussets, MIT, faz uma lista com as 50 empresas mais inovadoras. Ainda é meio do ano, mas as todas nomeadas já fizeram várias conferências comentando seus planos para 2017. O ranking é dominado pelos EUA, sem representantes brasileiros; mas com um latino, o argentino MercadoLibre. A Apple voltou à lista, a Microsoft também está presente e a Alphabet (dona da Google) novamente nas primeiras posições. O destaque fica por conta da Nvidia, em seu terceiro ano consecutivo no ranking, pela primeira vez encontra-se em primeiro lugar. Confira a lista completa.
As 50 empresas mais inovadoras do mundo em 2017
1. Nvidia
Conhecida por produzir as melhores placas de vídeo para games, a Nvidia vem mostrando que não quer se limitar a jogos. Em 2015, a empresa anunciou tecnologias para IA e carros, e elas vem crescendo. No último trimestre financeiro, as receitas com soluções em data-center e automóveis aumentaram 18% e 24%, respectivamente. O comércio de nuvem atualmente está em uma ascensão elevada, e a Nvidia está acompanhando. A companhia diz que todos os principais provedores de serviços de internet e nuvem usam seus chips para acelerar os processos, clientes que vão desde Microsoft até Toyota. Com mais de 7 mil patentes, a empresa investiu US$ 3 bilhões em pesquisas e desenvolvimento para um novo chip de data-centers. Hoje a Nvidia é classificada como indústria de máquinas inteligentes, não de placas gráficas.
2. SpaceX
Criada pelo cofundador do PayPal, Elon Musk, o grande objetivo da SpaceX é viabilizar a colonização de Marte. A tarefa da empresa seria a mais importante: transporte. Desde 2011 no ranking do MIT de companhias mais inovadoras, em 2017 a SpaceX chamou atenção por seus foguetes de carga reutilizáveis. Os seus foguetes podem ser remontados em meses, não em um ano, como acontece hoje. O planejamento a longo prazo é estabelecer um sistema de transporte interplanetário. Além disso, já começaram os testes do Falcon Heavy Booster, o mais poderoso foguete do mundo que deve ser lançado ainda esse ano.
3. Amazon
Amazon não para de criar novas maneiras de atrair consumidores. Protagonizada pela Alexa, a aposta da empresa em IA é cada vez mais alta. O investimento na Alexa já se reverteu em 12 mil programas publicados para a assistente. O Amazon Echo recebeu mais dois modelos, sendo um com tela. Outra novidade é primeira a Amazon Go, loja em Seattle com somente 167 m², em que o cliente só precisa pegar os produtos e ir embora, sem filas e caixas. Através de IA, sensores e câmeras, a loja identifica o que você pegou e automaticamente coloca num “carrinho virtual”, a confirmação final ocorre pelo celular. Inteligente e complexo por dentro, extremamente fácil por fora.
4. 23andMe
5. Alphabet
6. iFlytek
7. Kite Pharma
8. Tencent
9. Regeneron
10. Spark Therapeutics
11. Face ++
12. First Solar
13. Intel
14. Quanergy Systems
15. Vestas Wind Systems
16. Apple
17. Merck
18. Carbon
19. Desktop Metal
20. Ionis Pharmaceuticals
21. Gamalon
22. llumina
23. Facebook
24. Udacity
25. DJI
26. MercadoLibre
27. Microsoft
28. Rigetti Computing
29. Kindred AI
30. Sophia Genetics
31. Tesla
32. Oxford Nanopore
33. Foxconn
34. M-KOPA
35. ForAllSecure
36. Flipkart
37. Bluebird Bio
38. Adidas
39. IBM
40. General Electric
41. Alibaba
42. HTC
43. Blue Prism
44. Jumia (Africa Internet Group)
45. Veritas Genetics
46. Daimler
47. Salesforce
48. Snap
49. Ant Financial
50. Baidu