Ghostface no filme pânico como capa da matéria ranking: personagens mais icônicos dos filmes de terror de todos os tempos

Ranking: personagens mais icônicos dos filmes de terror de todos os tempos

Avatar de vitta
De psicopatas mascarados a fantasmas vingativos, confira a lista completa dos melhores vilões do cinema!

No vasto universo do cinema, os filmes de terror nos presentearam com figuras inesquecíveis que se tornaram grandes referências e também ótimas fantasias na época de Halloween. Nesta matéria, mergulhamos no legado assustador dessas criações e ranqueamos em ordem decrescente os personagens mais icônicos dos filmes de terror que já existiram. De criaturas sobrenaturais a assassinos mascarados, confira a lista completa!

Annie Graham (Hereditário)

Uma das melhores personagens de terror da lista, Annie Graham (Toni Collette), se revela uma pessoa com alta instabilidade emocional e influência sombria que herda de sua família. Lutando contra traumas e segredos obscuros, ela se torna uma figura cada vez mais perturbada e perigosa para sua própria família, resultando em atos de violência chocantes sob uma influência sobrenatural.

Após a morte da avó, a família Graham começa a desvendar alguns segredos. Mesmo após a partida da matriarca, ela permanece como se fosse uma sombra sobre a família, especialmente sobre a solitária neta adolescente, Charlie (Milly Shapiro), por quem ela sempre manteve uma fascinação não usual. Com um crescente terror tomando conta da casa, a família explora os lugares mais sombrios para escapar do infeliz destino que herdaram. O elenco ainda inclui Toni Collette, Gabriel Byrne e Alex Wolff.

Onde assistir: Prime Video e Youtube

Reverendo Kane (trilogia Poltergeist)

O Reverendo Kane (Julian Beck) é o espírito maligno de um líder de culto do século XIX que enterrou a si e seus seguidores sob o que se tornaria o bairro dos Freeling. Ele busca a criança Carol Anne para alcançar a luz e a aterroriza com sua aparência cadavérica e voz macabra, sendo introduzido em Poltergeist II: O Outro Lado (1986) na forma física.

A família Freeling vive estranhos e assustadores fenômenos em sua casa, comunicados por espíritos através da TV. Quando a filha caçula, Carol Anne (Heather O’Rourke), desaparece, os pais buscam a ajuda de uma equipe de parapsicólogos, que conta com a excêntrica médium Tangina Barrons (Zelda Rubinstein), para resgatá-la da ameaça crescente do poltergeist.

Onde assistir: Prime Video

Kevin Wendell Crumb  (Fragmentado e Vidro)

Um dos melhores personagens de terror da lista, Kevin Wendell Crumb (James McAvoy), é um complexo vilão com Transtorno Dissociativo de Identidade (TDI), apresentado em Fragmentado e Vidro. Ele abriga 23 personalidades, que McAvoy interpreta com maestria. A mais aterrorizante é “A Besta”, uma identidade canibal e sobre-humana, nascida do trauma de infância de Kevin.

No filme que conhecemos o personagem, Kevin (McAvoy) é um homem com 23 personalidades distintas que consegue alterná-las mentalmente, cada uma com atributos físicos únicos. Ele sequestra três adolescentes, incluindo Casey (Anya Taylor-Joy), e as mantém em cativeiro. À medida que as garotas conhecem as diferentes “facetas” de Kevin, a emergência de uma 24ª e ameaçadora personalidade força as meninas a lutarem pela sobrevivência.

Onde assistir: Netflix e Disney+

O Sequestrador/ The Grabber (Ethan Hawke)

O Sequestrador (Ethan Hawke) é um serial killer de crianças em O Telefone Preto, que usa uma van preta e uma máscara de expressões mutáveis. Hawke o interpreta com uma sádica e contida maldade, tornando-o uma figura de puro terror sem passado detalhado. 

Na trama de O Telefone Preto, Finney (Mason Thames) de 13 anos, é sequestrado por um sádico assassino mascarado e mantido em um porão à prova de som. Até que um telefone desconectado na parede começa a tocar, e ele logo descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do maníaco.

Onde assistir: Prime Video e Youtube

Damien Thorn (A Profecia)

O pequeno Damien Thorn (Harvey Stephens) na verdade é o próprio Anticristo, o filho do Diabo destinado a iniciar o Armagedom. Ele usa da inocência infantil para ser o catalisador de uma série de mortes brutais e acidentes que eliminam qualquer pessoa que descubra sua verdadeira identidade.

O ambicioso embaixador Robert Thorn (Gregory Peck) e sua esposa Katherine (Lee Remick) anseiam mais que tudo por um filho. Após uma tragédia, a sugestão de um padre leva à adoção do pequeno Damien (Stephens). Mas o que eles não imaginavam é que teriam que lidar com o próprio anticristo. 

Onde assistir: Prime Video

The Thing (O Enigma de Outro Mundo)

A Coisa(The Thing) é um parasita alienígena descoberto por uma equipe de pesquisadores na Antártida, no clássico de John Carpenter. Sua principal ameaça reside na capacidade de imitar perfeitamente qualquer forma de vida que assimila, gerando uma paranoia extrema no grupo.

Na remota Antártida, um grupo de cientistas americanos é perturbado em sua base quando, de um helicóptero, alguém atira em um cão do acampamento. À medida que socorrem o cão baleado, o bicho começa a atacar os cientistas e os outros cachorros e logo eles descobrem que o animal pode assumir a forma de suas vítimas. Isto significa que membros da equipe podem ser mortos e a cópia assumir o lugar deles. Com isso, um piloto e um médico precisam capturar a fera antes que seja tarde demais. No elenco, Kurt Russell, Wilford Brimley e T.K. Carter.

Onde assistir: Prime Video

Mama (Mama)

Mama, um dos ícones do horror, é a entidade de uma mulher que cometeu suicídio no século XIX após ter seu bebê roubado. Ela então passa a assombrar a floresta, assumindo o papel de mãe de duas meninas órfãs. Sua aparência rende altos jumpscares e momentos de tensão. 

Após o pai matar a esposa, as pequenas Victoria (Megan Charpentier) e Lilly (Isabelle Nélisse) fogem e desaparecem por cinco anos, até serem encontradas em circunstâncias misteriosas. Os tios Lucas (Nikolaj Coster-Waldau) e Annabel (Jessica Chastain) adotam as meninas, mas logo desconfiam de que algo está errado: as crianças conversam constantemente com uma entidade invisível que chamam de Mama (Javier Botet).

Onde assistir: Youtube

Seth Brundle (A Mosca)

Originalmente um cientista brilhante e excêntrico, a jornada de Seth Brundle (Jeff Goldblum) se transforma em uma tragédia de body horror após um experimento de teletransporte malsucedido que funde seu DNA com o de uma mosca, resultando na monstruosa criatura “Brundlefly”.

Na trama, o  excêntrico cientista Seth Brundle (Goldblum) completa seu dispositivo de teletransporte e decide testar a eficácia do experimento em si próprio. Sem que ele perceba, uma mosca entra no aparelho junto com ele durante o processo e provoca uma fusão dele com o inseto. Contudo, ele pensa que o experimento foi um sucesso, até que começa a notar que as células da mosca estão tomando conta de seu corpo, e ele acaba se transformando gradualmente em uma criatura monstruosa.

Onde assistir: Disney+

Pearl (X e Pearl)

Pearl é uma das personagens centrais da trilogia de TI West formada por X: A Marca da Morte, Pearl e MaXXXine. Ela é uma serial killer, interpretada por Mia Goth na juventude, que representa o lado mais sombrio do sonho americano frustrado.

Presa em uma fazenda isolada, Pearl (Mia Goth) deve cuidar de seu pai doente sob a vigilância de sua mãe. Desejando a vida glamourosa que ela viu nos filmes, as tentações e repressões de Pearl colidem.

Onde assistir: Netflix e Prime Video

Valak (A Freira)

Valak é um dos personagens mais icônicos dos filmes de terror que, além de ter sua própria franquia de filmes, também tem papel importante em Invocação do Mal, assumindo a forma sombria de uma freira para zombar da fé e aterrorizar suas vítimas.

Após o suicídio de uma freira em um convento isolado na Romênia, o Vaticano envia para investigar o caso Burke (Demián Bichir), um padre assombrado pelo passado, e a noviça Irene (Taissa Farmiga), que ainda não fez seus votos. Arriscando suas vidas e sua fé, os dois desvendam um segredo profano. Eles se deparam com a força do mal Valak (Bonnie Aarons), que assume a forma de uma freira demoníaca.

Onde assistir: HBO Max, Prime Video e Netflix

Longlegs (Longlegs – Vínculo Mortal)

O enigmático e perturbador serial killer Longlegs (Nicolas Cage) é um vilão ritualístico que transcende a definição de serial killer comum, agindo como um agente do oculto de aparência extremamente bizarra.

A agente do FBI Lee Harker (Maika Monroe) é convocada para reabrir um caso arquivado de um serial killer. Conforme desvenda pistas, Harker se vê confrontada com uma conexão pessoal inesperada com o assassino, lançando-a em uma corrida contra o tempo.

Onde assistir: Prime Video

Pale Man (O Labirinto do Fauno)

O Homem Pálido (Pale Man) é uma das criaturas mais memoráveis e aterrorizantes do filme escrito e dirigido por Guillermo del Toro. Ele é um monstro alegórico que representa a natureza devoradora do mal e da tirania e possui aparência esquelética, flácida, desfigurada e se destaca por ter olhos alojados nas palmas de suas mãos. 

Em 1944, na Espanha, a jovem Ofélia (Ivana Baquero) chega ao posto do novo marido de sua mãe, um sádico oficial do exército que está tentando reprimir uma guerrilheira. Enquanto explorava um labirinto antigo, Ofélia encontra um mítico fauno (Doug Jones), que diz que a menina é uma lendária princesa perdida e que ela precisa completar três tarefas perigosas a fim de se tornar imortal.

Onde assistir: indisponível no momento

Pinhead (Hellraiser)

Um dos melhores vilões de filmes de terror é o Pinhead, líder dos Cenobitas, seres extradimensionais invocados pela caixa-enigma “Configuração do Lamento”. Sua figura icônica é marcada pela cabeça coberta por pregos simetricamente inseridos e pela vestimenta de couro. 

Um homem em busca de prazeres extremos adquire um  enigmático cubo mágico que abre um portal para uma dimensão de dor habitada pelos Cenobitas e acaba dilacerado. Porém, ele é acidentalmente ressuscitado em uma forma monstruosa. Agora, preso na casa de seu irmão e sua esposa, ele tenta persuadir sua ex-amante a fornecer vítimas para completar sua regeneração. No elenco, Andrew Robinson, Clare Higgins e Ashley Laurence.

Onde assistir: Prime Video

Norman Bates (Psicose)

Entre os personagens mais icônicos dos filmes de terror está Norman Bates, interpretado por Anthony Perkins. Ele é o gerente tímido e atormentado do Bates Motel. Seu trauma profundo, ligado à relação possessiva com a falecida mãe, o leva a desenvolver transtornos de personalidade e a cometer assassinatos brutais assumindo a persona da mãe.

No filme, após roubar 40 mil dólares para se casar com o namorado, uma mulher foge durante uma tempestade e decide pernoitar em um hotel que encontra pelo caminho. Ela conhece o educado e temperamental proprietário do estabelecimento, Norman Bates (Anthony Perkins), um jovem com um interesse em taxidermia e com uma relação conturbada com sua mãe. O que parece ser uma simples estadia no local se torna uma verdadeira noite de terror.

Onde assistir: Telecine

Candyman (O Mistério de Candyman)

Candyman é o fantasma vingativo de Daniel Robitaille, um pintor afro-americano assassinado no século XIX por racismo. Invocado ao dizer seu nome cinco vezes diante de um espelho, ele é reconhecível por seu casaco de pele, o gancho que substitui sua mão e o enxame de abelhas que o acompanha. 

Na trama, Helen Lyle (Virginia Madsen) é uma estudante cuja pesquisa sobre folclore moderno evoca os mortos. Ela nunca acreditou em superstições, mas quando conhece a história de Candyman (Tony Todd), um espírito escravizado que tem uma mão em forma de gancho e que assombra uma famosa casa, ela fica entusiasmada para escrever sua tese. 

Onde assistir: Prime Video

O Predador (franquia Predador)

O Predador é uma espécie alienígena que viaja pela galáxia seguindo um código de honra para caçar oponentes perigosos – inclusive, em uma dessas, houve um crossover entre titãs chamado Alien vs Predador. Sua aparência reptiliana, a tecnologia de camuflagem e suas mandíbulas em pinça personificam uma ameaça desconhecida.

No filme de 2018, após uma perseguição intergaláctica, um novo Predador chega à Terra, mas é rapidamente capturado pelo agente do governo Traeger (Sterling K. Brown). Contudo, o atirador de elite Quinn McKenna (Boyd Holbrook) consegue roubar o capacete e o bracelete do ser antes de sua captura. Quando a bióloga Casey Brackett (Olivia Munn) é chamada para examinar o alienígena, ele escapa, desencadeando o caos. McKenna, junto com um grupo de ex-militares e seu filho Rory (Jacob Tremblay), se torna a única esperança contra a ameaça evoluída.

Onde assistir: Disney+

Babadook (O Babadook)

O Babadook é uma entidade sombria que surge de um misterioso livro na casa de Amélia (Essie Davis) e seu filho. Visualmente considerado um dos maiores ícones do horror com seu casaco e cartola pretos, ele é um monstro do terror psicológico que se alimenta do medo e do luto. 

Nesta história, Amelia (Davis), uma mãe solo atormentada pela violenta morte do marido, tenta lidar com o medo irracional do filho de que há um monstro à espreita na casa, mas logo descobre uma presença sinistra ao seu redor.

Onde assistir: MUBI

Red (Nós)

A personagem  doppelgänger Red (Lupita Nyong’o) desempenha seu papel bizarro como a líder dos “Sombrios”, duplicatas malignas que emergem do subsolo para buscar vingança contra seus correspondentes da superfície. Sua natureza misteriosa, a coordenação sinistra de seu grupo e a ameaça existencial que representam para a sociedade os tornam antagonistas profundamente perturbadores.

O que começa como um drama sobre as férias frustradas da família de Adelaide (Lupita Nyong’o) e Gabe Wilson (Winston Duke) rapidamente se torna um pesadelo envolvendo doppelgängers e mundos paralelos abaixo de nós. Seríamos realmente as pessoas que pensamos ser ou será que somos as versões mais sombrias de nós mesmos vivendo no subsolo?

Onde assistir: Paramount+

Kayako (O Grito)

Kayako (Takako Fuji) é um espírito vingativo preso em um ciclo de raiva e sofrimento após sua morte brutal. Seu som gutural característico e sua presença assustadora amaldiçoam todos que entram em contato com sua antiga casa, fazendo com que ela se destaque como uma das melhores personagens de terror.

Na trama, uma enfermeira americana em Tóquio, Karen Davis (Sarah Michelle Gellar), é exposta a uma maldição misteriosa após assumir um novo emprego. O espírito vingativo de Kayako (Takako Fuji) se apodera de quem entra em contato com a casa amaldiçoada, desencadeando um violento surto de ódio e ceifando vidas antes de passar para a próxima vítima.

Onde assistir: Prime Video

A Entidade (Corrente do Mal)

A Entidade é uma maldição sobrenatural e implacável transmitida por contato sexual, que persegue a vítima incessantemente. Seu terror reside na capacidade de assumir a forma de qualquer pessoa, tornando impossível saber quem o demônio possuirá em seguida.

Ao perder a virgindade, Jay (Maika Monroe) passa a ser perseguida por uma força do mal transmitida no sexo. Agora, precisa passá-la adiante ou viver fugindo de figuras possuídas e assassinas. O elenco também conta com Bailey Spry, Carollette Phillips e Loren Bass.

Onde assistir: Telecine

Jennifer (Garota Infernal)

A beleza sedutora de Jennifer Check  (Megan Fox) usada para atrair e devorar garotos, combinada com sua natureza sobrenatural e violenta, a tornam uma predadora adolescente letal para todos os garotos que cruzam seu caminho e também uma das personagens mais icônicas dos filmes de terror.

Quando a bela e popular Jennifer Check (Fox) é possuída por um demônio, sua fúria se volta contra os rapazes da escola, que acabam se tornando vítimas da criatura sedenta por carne humana. Sua amiga de infância, a nerd Needy Lesnick (Amanda Seyfried), descobre a terrível verdade por trás dos assassinatos e decide pôr fim à carnificina, em meio a uma relação conturbada que oscila entre a amizade, a paixão e a rivalidade.

Onde assistir: Disney+

Bughuul (A Entidade)

Bughuul, o Devorador de Almas, é a entidade demoníaca central que aparece de terno preto e rosto distorcido. Ele corrompe as crianças para que assassinem brutalmente suas famílias e filmem o ato em mídias antigas. 

Na trama, o escritor de romances criminais Ellison Oswalt (Ethan Hawke) se muda com sua esposa Tracy (Juliet Rylance) e seus filhos para uma casa onde ocorreu um homicídio macabro, na esperança de escrever um best-seller. Ao encontrar uma caixa de filmagens caseiras antigas, ele descobre que os crimes estão ligados a uma misteriosa entidade maligna conhecida como Bughuul (Nicholas King). Enquanto Ellison investiga a terrível verdade, ele e sua família se tornam os próximos alvos do horror.

Onde assistir: Prime Video

Esther (A Orfã)

A aparência infantil e angelical de Esther (Isabelle Fuhrman) esconde uma psicopata adulta com um passado sombrio e tendências violentas. Sua capacidade de manipular e enganar seus pais adotivos levam a atos de brutalidade com eles e os filhos do casal, fato que torna ela como um dos ícones do horror atual.

Após a adoção da adorável Esther, de nove anos, Kate (Vera Farmiga) e John Coleman (Peter Sarsgaard) começam a presenciar eventos perturbadores em sua casa. Aos poucos, Kate desenvolve uma crescente e bizarra convicção de que a aparência angelical da menina esconde uma natureza sinistra e maligna. 

Onde assistir: HBO Max

Adrian Griffin (O Homem Invisível)

Adrian (Oliver Jackson-Cohen) é um gênio da tecnologia que usa sua invenção, um traje de invisibilidade, para se vingar e controlar sua ex-namorada, Cecilia (Elizabeth Moss). Tal tecnologia permite que ele continue com as agressões e siga seu plano de destruir a vida dela. Por estar invisível, o filme reforça a tensão o tempo inteiro.

Depois de forjar o próprio suicídio, o cientista Adrian Griffin (Oliver Jackson-Cohen) enlouquecido e obsessivo usa seu poder para se tornar invisível e aterrorizar sua ex-namorada, Cecilia (Elisabeth Moss). Quando a polícia se recusa a acreditar em sua história, ela decide resolver o assunto por conta própria.

Onde assistir: Prime Video

Art, o Palhaço (franquia Terrifier)

Art, o Palhaço, é o assassino sádico e sobrenatural da franquia Terrifier. Ele se destaca por sua maquiagem monocromática e expressão diabólica. Além disso, ele se diferencia dos vilões e filmes de terror tradicionais por ser um mímico silencioso que usa a comédia slapstick para zombar de suas vítimas antes de sujeitá-las a atos de violência gráfica extrema. 

Na noite de Halloween, a babá Tara (Jenna Kanell) e sua amiga Dawn (Catherine Corcoran) encontram uma antiga fita VHS em um saco de doces, que contém três contos de terror interligados pela figura de um palhaço maníaco e mudo: Art, o Palhaço (David Howard Thornton). À medida que a noite avança, coisas estranhas começam a acontecer e a presença dele se torna cada vez mais real.

Onde assistir: Prime Video

A Morte (franquia Premonição)

A Morte atua como uma vilã onipresente na franquia Premonição e age com inteligência e de forma sádica. Seu método é reverter a “trapaça” cometida por aqueles que escaparam de um desastre predestinado, utilizando o ambiente para executar suas vítimas por meio de um efeito dominó de acidentes cotidianos.

Pouco antes de embarcar em um voo para Paris, Alex (Devon Sawa) tem uma premonição vívida de que o avião irá explodir. Seu pânico faz com que sete passageiros desembarquem. Tendo brevemente enganado a Morte, o grupo logo descobre que ela não pode ser trapaceada por muito tempo.

Onde assistir: HBO Max

Sylvia Ganush (Arraste-me para o Inferno)

A atriz Lorna Raver está totalmente aterrorizante como Sylvia Ganush e com certeza tem um espaço na lista de melhores vilões de filmes de terror. Com excelentes cenas de jumpscare, sua aparência bizarra enquanto investe na perseguição à protagonista, faz com que haja uma sensação crescente de terror e desespero.

Na história, Alison Lohman (Christine Brown) é uma funcionária de um banco que teve a infeliz missão de despejar uma senhora que, pasmem, carregava uma maldição sobrenatural. Desde então, sua vida vira de cabeça para baixo, fazendo com que a jovem precise lutar pela vida.

Onde assistir: indisponível no momento

A Mão (Fale Comigo)

A Mão é um artefato sobrenatural icônico embalsamado e coberto de inscrições que serve como um portal direto para o mundo dos espíritos.

Um grupo de amigos descobre uma mão embalsamada que lhes permite conjurar espíritos. Viciados na emoção e na adrenalina, eles se divertem filmando suas interações com o mundo espiritual. Até que Mia (Sophie Wilde), uma jovem que perdeu a mãe, vai longe demais e abre uma porta permanente para o mundo dos mortos. Desde então, ela começa a ser assombrada por aparições malignas.

Onde assistir: HBO Max

Ellie (A Morte do Demônio: A Ascensão)

Com uma transformação demoníaca assustadora, honrando o legado da franquia Evil Dead,  Ellie (Alyssa Sutherland) se tornou facilmente uma das personagens mais icônicas dos filmes de terror. A possessão fez com que ela se tornasse uma criatura grotesca, fazendo com que tudo se transformasse em um pesadelo cheio de sangue e horror para a família.

No quinto filme da franquia de terror Evil Dead, a jovem Beth (Lily Sullivan), cansada da estrada, faz uma visita à sua irmã mais velha, Ellie, que está criando três filhos sozinha em um apartamento apertado em Los Angeles. O reencontro das irmãs é interrompido pela descoberta de um livro misterioso nas entranhas do prédio de Ellie, que dá origem a demônios possuidores de carne e empurra Beth para uma batalha primordial pela sobrevivência.

Onde assistir: HBO Max

Oliver (Faça Ela Voltar)

Em Faça Ela Voltar, Oliver (Jonah Wren Phillips) roubou toda a cena e tornou-se um dos personagens mais icônicos dos filmes de terror, não por vilania, mas sim por ser a peça central de um horror físico e psicológico vindo de um ritual. Ele é introduzido na trama como um garoto que parece estar sob os cuidados da nova mãe adotiva, Laura (Sally Hawkins), mas sua presença rapidamente se torna perturbadora devido a uma série de comportamentos e transformações chocantes. 

Os jovens Andy (Billy Barratt) e Piper (Sora Wong) são meio-irmãos que acabam perdendo o pai. Por ainda serem menores de idade, ambos são acolhidos por Laura (Sally Hawkins), a nova mãe adotiva, que já tinha uma criança na casa, Oliver (Jonah Wren Phillips). Aos poucos, eles percebem algo de errado e testemunham um ritual aterrorizante.

Onde assistir: Prime Video

Conde Orlok (Nosferatu)

O Conde Orlok (Max Schreck) de Nosferatu (1922) é inegavelmente um dos mais importantes ícones do cinema de terror, sendo a primeira e mais visceral representação de um vampiro nas telas grandes. Seu visual grotesco e cadavérico, o diferencia do vampiro sedutor e aristocrático popularizado em adaptações posteriores de Drácula.

A primeira versão de Nosferatu é um clássico que inspirou outras obras. Na história, o corretor de imóveis Hutter (Gustav von Wangenheim) é enviado para vender um castelo isolado, propriedade do excêntrico Conde Orlock (Max Schreck). No entanto, Hutter logo descobre que o conde é, na verdade, um vampiro milenar que semeia o terror na região de Bremen, na Alemanha. Fascinado por Ellen (Greta Schröder), a esposa de Hutter, Orlock se interessa por ela de forma perigosa, colocando em risco a vida do casal e todos em volta.

Onde assistir: Telecine

Monstro de Frankenstein

O monstro de Frankenstein é um personagem trágico do terror e da ficção científica. Sua condição emblemática nasce da rejeição imediata do Dr. Frankenstein (Oscar Isaac) e da sociedade, transformando-o em uma vítima movida pela profunda solidão e desejo de vingança.

Obcecado por desafiar a morte, Dr. Victor Frankenstein (Oscar Isaac) realiza um experimento excêntrico, dando vida a uma criatura monstruosa, interpretada por Jacob Elordi nesta versão. No entanto, o monstro é rejeitado por seu criador e pelo mundo, fato que o faz buscar vingança. 

Onde assistir: a versão de Guillermo del Toro está em cartaz nos cinemas

Annabelle (do universo de Invocação do Mal)

Annabelle é um dos ícones do horror, famosa por ser uma boneca possuída por uma entidade demoníaca no universo de Invocação do Mal. Sua lenda é baseada na boneca original, investigada pelos demonólogos Ed e Lorraine Warren após causar fenômenos sobrenaturais.

No primeiro filme de Annabelle, John (Ward Horton) dá de presente para sua esposa grávida uma rara boneca antiga. Mas a alegria do casal é interrompida por um ataque violento de membros de uma seita satânica, que invadem sua casa. No processo de tentar invocar um demônio, eles mancham a boneca de sangue, transformando-a em um condutor de uma entidade maligna. 

Onde assistir: HBO Max

O Tubarão (Jaws)

O Tubarão redefiniu o conceito de blockbuster por sua iconografia ser construída menos pela aparição física e mais pela sugestão do perigo iminente. Essa ameaça invisível e onipresente é amplificada pela icônica trilha sonora de duas notas de John Williams.

Um terrível ataque a banhistas é o sinal de que a praia da pequena cidade de Amity, na Nova Inglaterra, virou refeitório de um gigantesco tubarão branco. O chefe de polícia Martin Brody (Roy Scheider) quer fechar as praias, mas o prefeito Larry Vaughn (Murray Hamilton) não permite, com medo de que o faturamento com a receita dos turistas deixe a cidade sem recursos. O cientista Matt Hooper (Richard Dreyfuss) e o pescador Quint (Robert Shaw) se oferecem para ajudar Brody a capturar e matar a fera, mas a missão vai ser mais complicada do que eles imaginavam.

Onde assistir: Telecine e Netflix

Chucky (franquia Brinquedo Assassino)

Chucky é o icônico boneco “Good Guy” possuído pela alma do serial killer Charles Lee Ray (Brad Dourif), transferida através de um ritual de vodu. Ele se destaca no gênero slasher pela sua mistura única de horror e humor sombrio por meio da personalidade violenta aprisionada em um brinquedo.

Um serial killer usa um ritual de vodu para transferir sua alma para um boneco antes de morrer. A mãe solteira Karen Barclay (Catherine Hicks) compra o boneco amaldiçoado, que se autodenomina Chucky, para seu filho, Andy Barclay (Alex Vincent). Quando uma série de assassinatos inexplicáveis começam, Andy tenta desesperadamente convencer a mãe e o detetive Mike Norris (Chris Sarandon) de que seu novo “melhor amigo” está vivo e é um psicopata.

Onde assistir: Prime Video

Drácula

Drácula, assim como Nosferatu e o monstro de Frankenstein, já passou por várias releituras e adaptações por meio de filmes e séries. Uma das que se destaca mais é a versão de Francis Ford Coppola, na qual o vampiro interpretado por Gary Oldman oferece sua versão mais aterrorizante quando fraca e, ao mesmo tempo, mais encantadora quando fortalecida, conseguindo então reforçar a essência desta criatura.

O jovem advogado inglês Jonathan Harker (Keanu Reeves) é enviado para uma vila isolada na Transilvânia, onde aceita um trabalho para o misterioso Conde Drácula (Gary Oldman). Capturado e preso no castelo do vampiro, Harker logo descobre que ele está obcecado por sua noiva, Mina Murray (Winona Ryder), e que pretende viajar ao encontro dela. Enquanto isso, Drácula inicia um reinado de sedução e terror, drenando a vida de Lucy Westenra (Sadie Frost), amiga próxima de Mina. Desesperados para detê-lo, os amigos de Lucy se unem ao professor Van Helsing (Anthony Hopkins) em uma luta contra o mal de uma vez por todas.

Onde assistir: HBO Max

Hannibal Lecter

Hannibal Lecter, um dos personagens mais icônicos dos filmes de terror, é um dos serial killers mais famosos das telas, conhecido por ser um brilhante psiquiatra e canibal implacável. O personagem conta com algumas variações e interpretações de atores diversos, mas foi a atuação de Anthony Hopkins em O Silêncio dos Inocentes que solidificou sua imagem.

Em O Silêncio dos Inocentes, a jovem e talentosa agente do FBI Clarice Starling recebe ajuda do encarcerado Dr. Hannibal Lecter, um psiquiatra brilhante e também um psicopata violento e canibal, para tentar encontrar um assassino em série conhecido como Buffalo Bill (Ted Levine).

Onde assistir: Prime Video 

Jack Torrance (O Iluminado)

Interpretado por Jack Nicholson, Jack Torrance é o icônico aspirante a escritor cuja sanidade é corroída pelo isolamento e pelas forças malignas do Hotel Overlook. Sua espiral de loucura e colapso mental, que o leva a caçar a própria família, é um terror psicológico eletrizante.

Durante o inverno, Jack Torrance (Nicholson) aceita o cargo de zelador de um hotel isolado nas montanhas para escrever seu livro. Ele se muda com a esposa Wendy (Shelley Duvall) e o filho Danny (Danny Lloyd), que possui habilidades psíquicas. À medida que a solidão e forças sobrenaturais se intensificam, Jack começa a enlouquecer. A criança percebe presenças malignas no hotel, incluindo visões perturbadoras do passado. Então, o terror cresce quando Jack se torna uma ameaça mortal à própria família.

Onde assistir: HBO Max

Annie Wilkes (Louca Obsessão)

A talentosa Kathy Bates no papel da stalker obcecada Annie Wilkes tornou-se uma das referências mais aterrorizantes e icônicas entre os personagens “reais” do mundo do horror. Ela é a personificação da obsessão fanática que se transforma em sequestro e violência. Sua devoção doentia ao seu autor favorito a leva a um comportamento imprevisível e perigoso, tornando-a uma figura claustrofóbica e ameaçadora para sua vítima que é mantida em cativeiro sofrendo torturas inimagináveis.

O filme de Rob Reiner é mais uma adaptação que deu certo de um dos livros de Stephen King. Nele, o escritor de sucesso Paul Sheldon (James Caan) sofre um acidente de carro e é socorrido pela enfermeira Annie (Bates), que afirma ser sua fã número um. Ela o leva para sua isolada casa e cuida de sua saúde, mas um dia acaba tendo acesso aos originais do próximo livro do escritor e descobre que sua personagem predileta será morta. Essa revelação faz com que sua personalidade doentia se revele.

Onde assistir: MUBI e Prime Video

Carrie White (Carrie, A Estranha)

Apesar de não ser uma vilã, Carrie White (Sissy Spacek) tornou-se uma das personagens mais icônicas dos filmes de terror por usar seus poderes sobrenaturais para se vingar do bullying que sofreu dentro de casa pela mãe fanática religiosa e fora de pessoas do colégio.

Na história, a quieta e sensível adolescente Carrie (Sissy Spacek) enfrenta insultos dos colegas na escola e abuso em casa de sua mãe, uma fanática religiosa. Quando estranhos acontecimentos começam a acontecer em torno da jovem, ela começa a suspeitar que tem poderes sobrenaturais. 

Onde assistir: Telecine

Jason Voorhees (franquia Sexta-feira 13)

Com a icônica máscara de hóquei e seu facão, Jason Voorhees integra o time dos vilões de filmes de terror slasher mais reconhecidos. Sua lenda começa após sua trágica morte por afogamento, retornando como uma máquina de matar sem poupar ninguém pelo caminho.

Apesar dos antigos homicídios e avisos de moradores supersticiosos, um grupo de jovens instrutores reabre o acampamento Crystal Lake. Os monitores Jack (Kevin Bacon), Alice (Adrienne King), Bill (Harry Crosby), Marcie (Jeannine Taylor) e Ned (Mark Nelson) ignoram as advertências, tornando-se alvos de um assassino brutal.

Onde assistir: HBO Max

Leatherface (O Massacre da Serra Elétrica)

Um dos maiores vilões de filmes de terror é o aterrorizante canibal que transformou uma serra elétrica em um pesadelo da cultura pop. O Leatherface é um gigante que usa máscaras de pele humana para assumir diferentes “identidades”. 

Um clássico do terror slasher. No caminho para visitar o túmulo de seu avô, cinco jovens se perdem e mergulham em um pesadelo sem fim quando conhecem uma família de canibais. Os psicopatas atacam os forasteiros utilizando uma variedade de métodos brutais e sádicos.

Onde assistir: Mercado Play e MUBI

Billy/John Kramer (franquia Jogos Mortais)

Na franquia de Jogos Mortais, John Kramer, o Jigsaw, é um engenheiro com um câncer terminal que se vê como um reformador moral, não como um assassino. Ele submete suas vítimas a “jogos” de armadilhas mortais para que valorizem o “dom da vida” através de sacrifícios extremos. Sua iconografia é o boneco Billy, que se tornou um símbolo de sucesso para representar a saga. 

O primeiro filme da franquia se inicia com dois homens, o fotógrafo Adam Faulkner-Stanheight (Leigh Whannell) e o Dr. Lawrence Gordon (Cary Elwes), acordando acorrentados em um banheiro imundo. Eles são prisioneiros de Jigsaw/John Kramer (Tobin Bell), um serial killer que se autodenomina um reformador moral. Para sobreviverem, precisam desvendar juntos as peças doentias de um jogo macabro em um prazo curto.

Onde assistir: Globoplay e Prime Video

Pennywise (It: A Coisa)

Pennywise, um dos melhores vilões de filmes de terror, é uma entidade cósmica e predadora que se alimenta do medo em Derry, despertando a cada 27 anos. A versão clássica de Tim Curry era um palhaço com humor sinistro, usando o jeito irônico para atrair vítimas. Já a versão de Bill Skarsgård possui um visual mais aterrorizante e um sorriso maligno que explora a maluquice visceral da criatura.

Nessa adaptação baseada na obra de Stephen King, um grupo de crianças se une para investigar o misterioso desaparecimento de vários jovens em sua cidade. Eles descobrem que o culpado é Pennywise (Bill Skarsgård), um palhaço cruel que se alimenta de seus medos e cuja violência teve origem há vários séculos.

Onde assistir: HBO Max

Michael Myers (franquia Halloween)

Michael Myers, um dos ícones do horror, é a personificação do mal implacável e um dos personagens mais famosos do terror slasher, vestindo um macacão e a icônica máscara branca inexpressiva. Myers é um ser movido puramente pela necessidade assassina, que retorna a Haddonfield todo Halloween.

Em 1963, durante uma noite de Halloween, o pequeno Michael Myers assassina brutalmente sua irmã adolescente, Judith Myers (Sandy Johnson). Condenado, Michael passa 15 anos detido em uma instituição sob a vigilância constante do psiquiatra Dr. Sam Loomis (Donald Pleasence). Em 1978, na véspera de Halloween, Michael escapa do sanatório e retorna à pacata Haddonfield, Illinois, para procurar suas próximas vítimas, incluindo a jovem Laurie Strode (Jamie Lee Curtis).

Onde assistir: Plex

Alien/Xenomorfo (franquia Alien)

Um dos personagens mais icônicos dos filmes de terror é o aterrorizante Xenomorfo (Alien), famoso justamente por sua forma bizarra e sangue ácido. Ele aterroriza todos a bordo através de seu ciclo de vida parasitário, transformando o corpo humano em um veículo de reprodução.

Após receber um sinal de socorro de um planeta desolado, a tripulação da nave de reboque espacial Nostromo aterrissa para investigar. Lá, o oficial executivo Kane (John Hurt) é atacado por uma criatura parasita que se prende ao seu rosto. Uma vez a bordo, a sobrevivente oficial Ellen Ripley (Sigourney Weaver) e o restante da tripulação lutam para sobreviver quando um letal e implacável organismo alienígena explode do corpo de Kane, crescendo rapidamente e caçando um por um.

Onde assistir: Disney+

Freddy Krueger (franquia A Hora do Pesadelo)

Freddy Krueger, um dos melhores personagens de terror, é um espírito vingativo de um serial killer que só ataca dentro dos sonhos. Isso o torna aterrorizante de forma única, pois ele domina o subconsciente, usa os medos mais íntimos da vítima contra ela, e a única maneira de impedi-lo é não dormir, transformando o que era para ser o descanso em uma armadilha mortal onde as lesões do sonho se manifestam na realidade.

Um grupo de adolescentes tem pesadelos horríveis, em que são atacados por um homem deformado com garras de aço. Ele apenas aparece durante o sono e, para escapar, é preciso acordar. Os crimes vão ocorrendo seguidamente, até que se descobre que o ser misterioso é na verdade Freddy Krueger (Robert Englund), um homem que molestou crianças na rua Elm e que foi queimado vivo pela vizinhança. Agora, Krueger pode ter retornado para se vingar daqueles que o mataram, através do sono.

Onde assistir: HBO Max

Ghostface (franquia Pânico)

O icônico Ghostface sustenta o terror na franquia por ser apenas um disfarce para alguém que pode ser muito próximo das vítimas. Por isso, a graça dos filmes da saga é justamente adivinhar quem pode ser o assassino e desvendar o porquê dessa pessoa ter assumido o legado do serial killer.

O primeiro filme da franquia, ambientado na pequena cidade de Woodsboro, um grupo de jovens do ensino médio enfrenta um assassino mascarado que testa seus conhecimentos sobre filmes de terror. Neste contexto, Sidney Prescott (Neve Campbell), traumatizada após o brutal assassinato de sua mãe, é o alvo preferido do misterioso homicida que aterroriza a outrora pacata comunidade.

Onde assistir: Paramount+ e Mercado Play

Samara (O Chamado)

Um dos melhores ícones do horror é o fantasma de uma criança com poderes psíquicos que usa a tecnologia da época em seu favor. Em uma contagem regressiva, após assistir ao vídeo, a vítima morre em sete dias, assassinada pela Samara que sai da tela em movimentos distorcidos e assustadores. 

Na história, a jornalista Rachel Keller (Naomi Watts) decide investigar a morte de sua sobrinha e descobre que quatro adolescentes morreram misteriosamente sete dias depois de assistir a um vídeo com imagens assustadoras. Agora ela tenta solucionar o mistério e impedir que a profecia se realize, já que ela e seu filho também assistiram ao vídeo.

Onde assistir: Paramount+ e Mercado Play

Regan (O Exorcista)

Regan é considerada a melhor entre os personagens mais icônicos dos filmes de terror por personificar a destruição da infância pela possessão demoníaca. A pré-adolescente, possuída pelo demônio Pazuzu, se torna um objeto de violência e degradação física que desafia a fé de todos em sua volta, inclusive a da própria igreja.

Em O Exorcista, a atriz Chris MacNeil (Ellen Burstyn) se desespera com o comportamento cada vez mais estranho de sua filha de doze anos, Regan (Linda Blair). Ao tentar buscar respostas, ela procura o padre Karras (Jason Miller), um sacerdote com formação em psiquiatria, que diagnostica uma possessão demoníaca. Para salvar Regan, Karras pede ajuda ao experiente exorcista Merrin (Max von Sydow)

Onde assistir: HBO Max 

Veja também:

Texto revisado por Alexandre Marques em 29/10/2025.

Fontes: Empire, Entertainment Weekly e IndieWire.


Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados