Comunidades no whatsapp, reação com emojis e mais novidades chegam ao app

Comunidades no WhatsApp, reação com emojis e mais novidades chegam ao app

Avatar of otávio queiroz
Mensageiro também ganha chamadas em grupo para mais pessoas e novas ferramentas para gerenciamento de grupos; saiba quando recursos chegam

O WhatsApp anunciou, nesta quinta-feira (14), a chegada de uma série de melhorias e novas funcionalidades ao mensageiro. A principal delas é o novo recurso chamado Comunidades, ambiente onde os usuários poderão criar e reunir, em um só lugar, conversas sobre um assunto específico. Além das comunidades no WhatsApp, outra novidade muito aguardada pelos usuários que chega é a reação através de emojis, funcionalidade que permitirá a interação com mensagens utilizando apenas figurinhas. Além disso, outras mudanças também foram reveladas, como chamadas em grupo para até 32 pessoas e envios de arquivos de até 2 GB. Confira todos os detalhes a seguir.

Comunidades no WhatsApp e melhorias em grupos

Whatsapp anuncia comunidades, reações com emojis e novas funcionalidades
Comunidades funcionarão como um “super-grupo”, reunindo milhares de pessoas com interesses em comum num só lugar (Divulgação/WhatsApp)

As Comunidades no WhatsApp pretendem unir vários chats em grupo num só lugar, a fim de aproximar pessoas com interesses específicos. A ideia é que as organizações — sejam elas de pequeno, médio ou grande porte — cujos funcionários se comuniquem no WhatsApp, possam organizar discussões com mais facilidade e fazer com que seus administradores enviem mensagens a todos em diferentes canais. Com a nova funcionalidade, “as pessoas poderão receber atualizações enviadas para toda a Comunidade e organizar facilmente grupos de discussão menores sobre o que é importante para elas”, diz o comunicado do WhatsApp.

Em outras palavras, trata-se de um grupo gigante com diversos subgrupos que poderá ter milhares de membros reunidos num mesmo espaço. Com isso, o WhatsApp acaba com uma limitação que há muito tempo vem sendo alvo de reclamação dos usuários: o atual limite de 256 membros por grupo. A princípio, essas comunidades teriam um limite de 10 grupos com até 256 pessoas cada um — ou seja, 2.560 usuários no total. No entanto, segundo informações de site especializados, a empresa estuda aumentar o número de participantes em grupos para 512 e elevar também a quantidade de grupos em cada comunidade.

Além do app de mensagens, a Meta também admite implementar o recurso em outras plataformas da empresa. “Também criaremos recursos de mensagens da comunidade para o Messenger, Facebook e Instagram. Estou animado para ver como isso progride à medida que começamos a testar as Comunidades do WhatsApp hoje e as implementamos nos próximos meses”, prometeu o CEO da companhia, Mark Zuckerberg.

Na nova aba, você poderá reunir grupos diferentes em uma comunidade — por exemplo, além de grupos individuais para turmas diferentes, você poderia ter uma comunidade geral para pais em uma escola com um canal central para anúncios e ter mais controle”

Meta, sobre as Comunidades no WhatsApp
Novas chamadas de voz no whatsapp com até 32 participantes
Chamadas de voz agora poderão ter até 32 participantes ao mesmo tempo, além de ganhar um novo visual (Divulgação/WhatsApp)

Outros recursos que também terão mudanças em relação a limites preestabelecidos são as chamadas em grupo e o compartilhamento de arquivos. As chamadas por voz, que hoje são limitadas a oito usuários, passarão a aceitar até 32 pessoas simultaneamente. Já em relação ao compartilhamento de documentos, agora os usuários poderão enviar até 2 GB para os seus contatos (o limite anterior era de 16 MB para arquivos no celular e 64 MB no WhatsApp Web), sem a necessidade de precisar utilizar ferramentas externas, como o popular WeTransfer, por exemplo.

Para ajudar os administradores a manterem a ordem das novas comunidades e dos atuais grupos, o mensageiro também fornecerá novas ferramentas de gerenciamento, como mensagens de avisos gerais, controle sobre quais grupos podem ou não ser integrados e a possibilidade de exclusão de mensagens de outros usuários que forem consideradas inapropriadas.

Segundo a nota divulgada pela empresa, o recurso Comunidades estará em testes com alguns usuários durante os próximos meses e ainda não tem uma data para chegar oficialmente às versões oficiais do mensageiro. Outro detalhe é que ela pode demorar a chegar aos smartphones dos brasileiros, já que o WhatsApp fez um acordo recentemente com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), concordando em não implementar nenhuma mudança significativa na plataforma antes das eleições deste ano. Já a liberação dos outros recursos, como as novas chamadas e ferramentas de gerenciamento de grupos, devem acontecer já nas próximas semanas.

Reação com emojis

Reação com emojis no whatsapp
WhatsApp também ganhará reação com emojis, novos limites para compartilhamento de arquivos e ferramentas adicionais para gerenciamento de grupos (Divulgação/WhatsApp)

Outra novidade já presente em outros mensageiros e que era muito aguardada pelos utilizadores do WhatsApp é a possibilidade de reagir às mensagens através das tão queridas figurinhas. E, para a felicidade de todos, isso também estará chegando em breve ao app. A ferramenta, segundo a empresa, servirá para que os participantes do grupo possam expressar opiniões simples com mais rapidez, sem que seja necessário escrever.

Sobre esta nova funcionalidade, o WhatsApp não especificou a data para liberação, só informou que ela acontecerá nos próximos meses.

Veja também:

Agora dá para usar figurinhas animadas (stickers que se mexem) no WhatsApp para Android e iPhones. Saiba como fazer isso com o auxílio do Showmetech.

Fontes: The Verge, Meta, 9to5Mac.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
0
Shares
1 comentário
  1. agradecemos aos componentes da rede whatsapp por esse grande projeto e melhoras nesse grande aplicativo… muito obrigado pelo trabalho de todos… parabéns.👏

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados