Pessoa pensando em dar um tempo no instagram

Quer “dar um tempo no Instagram”? Recurso está sendo testado

Avatar of victor pacheco
Novidade é focada em enviar avisos para que usuários deixem de usar aplicativo depois de um tempo e deve estar disponível já no mês que vem

Você é o tipo de pessoa que faria um “detox digital” e passaria a dar um tempo no Instagram depois de estar conectado? A rede social, apesar de ser uma das mais utilizadas em todo o Mundo, é uma das que mais tem causado problemas para seus usuários.

Pensando em fazer com que o âmbito digital seja o mais saudável possível, o Instagram está testando a partir de hoje, um recurso que lhe envia uma notificação depois de um tempo que está rolando a tela ou assistindo a Stories ou Reels. A informação foi confirmada por Adam Mosseri, executivo responsável por todas as novidades na rede social. Entenda como isso vai funcionar na prática.

Usuários receberão aviso para dar um tempo no Instagram

Em setembro deste ano, foi noticiado que o Meta sabe que o Instagram é uma rede social que faz mal aos seus usuários devido ao aspecto de “mundo perfeito” no qual a rede social passa para seu público. Não era necessário uma pesquisa para isso, mas ter esta confirmação é uma forma de forçar que a empresa então passe a agir para que o Instagram não seja um canal que traz mais problemas do que entretenimento. E hoje, as ações começaram a aparecer.

Via Twitter, Adam Mosseri, chefe do Instagram, anunciou que o recurso de dar um tempo no Instagram está sendo testado com alguns usuários. A novidade é focada em fazer com que as pessoas parem de usar o aplicativo durante um tempo e façam alguma outra atividade em prol de sua saúde mental. Assista ao comunicado:

No vídeo, Adam cita que a funcionalidade faz exatamente o que pensamos: você recebe lembretes para dar um tempo no Instagram, deixando a rede social durante um período que preferir. Também foi citado que a empresa segue trabalhando para que a rede social seja cada vez melhor com o passar do tempo, com testes realizados com as novidades ,e com os devidos feedbacks, decidem se recursos serão lançados ou não.

Instagram está atuando para ajudar na saúde mental e segurança de usuários

Não é nenhuma novidade que se forem usadas em excesso, as rede sociais podem trazer problemas para seus usuários, certo? Dessa forma, o recurso de dar um tempo no Instagram é uma forma não apenas de evitar isso, mas também uma resposta sobre todas as críticas que a rede social recebeu nos últimos tempos.

Adolescente recebendo aviso de dar um tempo no instagram
Funcionalidade é focada em fazer com que pessoas deixem de usar aplicativo depois de 10,20 ou 30 minutos do login começar. Fonte: The Observer

Na prática, o recurso de dar um tempo no Instagram serve como um lembrete para que você deixe de usar o aplicativo após o tempo pré-estabelecido ter passado. É possível realizar uma programação sobre a pausa no uso depois de 10, 20 ou 30 minutos quando você está conectado. Uma mensagem então aparece na tela, citando para:

  • Tirar um tempo para respirar fundo;
  • Escrever o que você está pensado no momento;
  • Ouvir sua música favorita;
  • Fazer algo na sua lista de tarefas.

Veja imagem abaixo que foi compartilhada por Adam Mosseri:

Exemplo de recurso de dar um tempo no instagram
Quer dar um tempo no Instagram? Rede social agora enviará avisos sobre isso.
Fonte: Adam Mosseri via Twitter

Rede social já admitiu que pode trazer problemas para adolescentes

Em setembro deste ano, uma reportagem do The Wall Street Journal revelou que o Meta sabe que o Instagram que mais causam problemas na vida de seus usuários e até aquele momento, não estava fazendo nada a respeito para mudar isso. Pelo menos 32% das meninas que são menores de idade se sentem desconfortáveis em relação a seu corpo, com a rede social de fotos e vídeos sendo a principal causa disso.

Adam Mosseri, que hoje anunciou o recurso de dar um tempo no Instagram, chegou e comentar isso na época, não estava minimizando estes problemas que a rede social pode estar causando para seus usuários, mas que “seria mais interessante se focarmos nos pontos positivos do aplicativo”.

Pessoa segurando um celular com a logo do instagram
Rede social sabe que faz mal para a saúde mental de seus usuários.
Fonte: Freepik

Mas a resposta de hoje sobre a nova funcionalidade prova que a rede social está ciente de todas as críticas, assim como vem agindo para que seus usuários não sofram com possíveis problemas em relação ao que é exibido.

Novidade deve ficar disponível para todos a partir de dezembro

Com testes se iniciando hoje (11), o Instagram está testando a funcionalidade de dar uma pausa no uso com uma pequena parcela de usuários dos EUA, como sempre fez. Um tempo depois, ao receber feedbacks, então o lançamento deve acontecer para pessoas de todo o Mundo. Adam Mosseri citou que a novidade pode estar disponível entre dezembro de 2021 e janeiro de 2022, e que está animado em como a indicação de uma pausa deve ajudar os usuários.

Mulher vendo foto de comida em rede social
Recurso deve estar disponível a partir de dezembro, depois de devidos testes forem realizados.
Fonte: The Tech Angle

Uma funcionalidade que também já incentiva as pessoas a darem um tempo no Instagram já está disponível para todos, que lhe informa que você já está atualizado em relação às novidades dos últimos dias. Mas o recurso anunciado hoje é um pouco mais direto, onde você realmente recebe a sugestão de parar de utilizar o aplicativo depois de um tempo de começar o uso.

Você acha que isso deve ajudar na saúde mental de todos os usuários da rede social? Comente abaixo!

Veja também

Uma novidade que está chegando à rede social é a possibilidade de assinaturas, onde os criadores de conteúdo podem finalmente ter uma fonte de renda que vem diretamente da rede social. Veja mais informações:

Fontes: The Verge e Protocol

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados