Segue abaixo o relato de um amigo, contando como fez para reaver seu iPhone roubado com o uso do serviço Find My Phone da Apple, e uma boa ajuda da Polícia Militar de São Paulo. Dele, podemos extrair diversas dicas sobre o que fazer nesse tipo de situação. Veja:
A historia do meu iphone roubado, uma policia sagaz e um assaltante otário.
11:30 PM
Estava voltando de um aniversario e fui abordado a caminho de casa por um assaltante, que exigiu meus pertences. Isso a duas quadras de casa. Pedi pra retirar uns documentos da carteira, consegui alguns, mas o motoqueiro armado tinha pressa. Falei que não tinha nada na mochila, só coisas de higiene, mas ele falou que se eu quisesse ficar inteiro e não tomar um tiro era melhor eu ir largando. Pensei: “Perdi, playboy“. Fui andando pra casa, puto com o acontecido, e já pensando na dor de cabeça que ia ser cancelar cartões, rever documentos, avisar pessoas. Saco.
11:33 PM
Através do Find My Phone, vi meu iphone bonito, lindo, andando rapido por uma avenida qualquer aqui de São Paulo. Fui acompanhando a bolinha verde enquanto ela ia pra lá e pra cá, enquanto ligava pra policia e bloqueava cartões.
11:45 PM
Viatura na minha porta.
11:55 PM
Na DP mais proxima de casa, explico o caso aos responsáveis da área que foram MUITO atenciosos comigo. Um dos melhores serviços de SP – Policia Militar. Lá, uma tenente de outro lugar passou pelo mesmo problema q eu e falou das maravilhas que o povo do Steve Jobs criou, descolamos um laptop e vimos que o meu iphone tava paradinho, ligado, e bem mais longe. Osasco. Tipo… longe.
Um sargento empolgado ja queria sair buscando lá o iphone, mas tem todo uma logística de areas e cobertura que deve ser respeitada. Isso tomou um tempo.
00:40 AM
Estou dentro de uma viatura na esquina da rua que o iphone estava localizado. O que se seguiu foi quase um seriado de investigação policial. Reconhecimento da moto do assaltante, revista de uns “mano” na rua, e o assaltante SAINDO DE CASA TRANQUILAMENTE pra ver o que que tá acontecendo na rua dele e guardar a moto para, quem sabe, ninguém roubar. Daí, meus amigos, o seriado virou tropa de elite. Todos os policiais com arma na mão, renderam o cara (que eu ja tinha reconhecido de longe) e recuperamos minhas coisas! O assaltante confirmou tudo, foi flagrante. Foi coisa linda de se ver e de se inspirar na Policia Militar que fez um belo trabalho com esse caso.
02:00 AM
Hora de fazer o Boletim de Ocorrência.
06:00 AM
Fim do B.O.
07:00
Casa.
Todo o trajeto sendo feito pela PM, sem nenhum incomodo para mim. Deixo meu registro do meu amor maior pela Apple e da minha admiração crescente pela polícia de SP.
Trata-se de um excelente relato de como novas tecnologias podem ajudar a resolver crimes, e recuperar seu gadget. Porém, o que fica claro aqui é: não faça nada sem o auxílio da sua unidade de polícia local, ok?
Se o seu aparelho for um Android, também existem opções semelhantes como o Cerberus, disponível no Android Market.
Este amigo seu é o que saiu no G1? E outra coisa: E se o ladrão desligar o aparelho? Será que vai ter como rastrear? Por isso que sempre deixo meus aparelhos grampeados, mas o foda se os caras desligarem…
Cara, este sistema opera mesmo com aparelho desligado. Já testei para o Android o Cerberus. abrçs
Ótima notícia! Vlw!
Tem uma amiga que teve o Galaxy roubado também dentro de uma boate em BH. Ela também conseguiu rastrear, achou fotos do cara que roubou no Flickr da boate e nem a Polícia nem a justiça daqui consideraram provas válidas para prender o fulano. Pode isso?
Roubaram o meu iPod na escola ,não baixei o Apple buscar oque faço?