Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone

Relógio adiantado em uma hora: saiba como corrigir o erro nos smartphones
Problema do relógio adiantado aconteceu na madrugada de segunda-feira (15), e pode ser contornado rapidamente. Veja como arrumar o horário de seu celular e previnir que isso aconteça novamente

Usuários que acordaram na manhã desta segunda-feira (15) tiveram uma breve surpresa ao pegarem seus smartphones: o relógio estava adiantado em uma hora.

O erro não escolheu apenas um sistema operacional para afetar. Donos do iPhone e smartphones Android tomaram um susto ao olhar o horário. Segundo relatos no Twitter, apenas usuários da TIM tiveram o relógio de seus celulares adiantados na madrugada passada.

Relógio adiantado: a explicação

Os smartphones passaram a informar o horário de Fernando de Noronha (GMT +2), ao invés de mostrar para todos o horário de Brasília (GMT +3). Esse erro pode ter acontecido por que muitas pessoas usam o fuso horário fornecido pela rede (a operadora de telefonia), que atualiza automaticamente a hora e data do aparelho.

fuso horário automático data hora - Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone
Data e hora automáticas: geralmente, é melhor deixar isso ativado.

Como corrigir

Provavelmente, o erro não foi culpa da empresa que fabricou seu celular, e sim da operadora TIM. Nesse artigo nós te ensinamos como reverter e evitar que esse problema ocorra novamente:

iPhones:

Os usuários de smartphones da Apple podem corrigir o problema do relógio adiantado entrando no menu de configurações, clicando no ícone “Ajustes”:

PicsArt 10 15 10.30.40 - Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone
Relógio Adiantado: o problema pode ser contornado com essas instruções

Depois você deve ir até a opção “Geral“, e clicar em “Data e Hora”. Desabilite a opção “Automaticamente” de Fuso Horário.

Em seguida, basta escolher o horário correto e confirmar.

Se você usa o sistema operacional Android, temos um procedimento específico a seguir:

Smartphones Android:

Usuários que usam o sistema do Google também foram afetados. Para arrumar seu relógio adiantado você deve primeiro acessar suas “Configurações“, e depois clicar em “Sistema“. Em seguida basta selecionar “Data e hora“.

PicsArt 10 15 10.28.21 - Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone
Usuários de Android podem reverter erro sem muitos problemas

Na tela seguinte, basta desmarcar  “Fuso horário automático“, mas também é válido você desabilitar a opção “Data e hora automáticas“. Depois disso você pode ajustar manualmente o horário e data de onde você está,  sem ficar dependendo de sua operadora.

Empresas envolvidas ainda não se pronunciaram

Até o momento, Apple, Google TIM não se pronunciaram sobre o problema do relógio adiantado que pegou vários usuários de surpresa na manhã desta segunda-feira. Muitas pessoas acharam que o horário de verão já tinha começado, mas oficialmente, a alteração nos relógios brasileiros só acontece dia 18 de novembro.

android - Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone
Ainda não se sabe a origem do problema

Esse erro pode acontecer novamente a qualquer momento, mas se você seguir as dicas citadas acima não será afetado. Não se sabe porque a operadora modificou o horário que é fornecido para seus clientes, e agora resta esperar por um pronunciamento  oficial.

Você foi afetado por esse erro no relógio de seu celular? Conte pra gente nos comentários!

iphone - Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via