Relógio adiantado em uma hora? Saiba como corrigir esse erro no smartphone

Relógio adiantado em uma hora: saiba como corrigir o erro nos smartphones
Problema do relógio adiantado aconteceu na madrugada de segunda-feira (15), e pode ser contornado rapidamente. Veja como arrumar o horário de seu celular e previnir que isso aconteça novamente

Usuários que acordaram na manhã desta segunda-feira (15) tiveram uma breve surpresa ao pegarem seus smartphones: o relógio estava adiantado em uma hora.

O erro não escolheu apenas um sistema operacional para afetar. Donos do iPhone e smartphones Android tomaram um susto ao olhar o horário. Segundo relatos no Twitter, apenas usuários da TIM tiveram o relógio de seus celulares adiantados na madrugada passada.

Relógio adiantado: a explicação

Os smartphones passaram a informar o horário de Fernando de Noronha (GMT +2), ao invés de mostrar para todos o horário de Brasília (GMT +3). Esse erro pode ter acontecido por que muitas pessoas usam o fuso horário fornecido pela rede (a operadora de telefonia), que atualiza automaticamente a hora e data do aparelho.

Data hora automáticas
Data e hora automáticas: geralmente, é melhor deixar isso ativado.

Como corrigir

Provavelmente, o erro não foi culpa da empresa que fabricou seu celular, e sim da operadora TIM. Nesse artigo nós te ensinamos como reverter e evitar que esse problema ocorra novamente:

iPhones:

Os usuários de smartphones da Apple podem corrigir o problema do relógio adiantado entrando no menu de configurações, clicando no ícone “Ajustes”:

Imagem que ensina a resolver problema do relógio adiantado no iPhone
Relógio Adiantado: o problema pode ser contornado com essas instruções

Depois você deve ir até a opção “Geral“, e clicar em “Data e Hora”. Desabilite a opção “Automaticamente” de Fuso Horário.

Em seguida, basta escolher o horário correto e confirmar.

Se você usa o sistema operacional Android, temos um procedimento específico a seguir:

Smartphones Android:

Usuários que usam o sistema do Google também foram afetados. Para arrumar seu relógio adiantado você deve primeiro acessar suas “Configurações“, e depois clicar em “Sistema“. Em seguida basta selecionar “Data e hora“.

Foto que mostra como resolver problema do relógio adiantado no Android
Usuários de Android podem reverter erro sem muitos problemas

Na tela seguinte, basta desmarcar  “Fuso horário automático“, mas também é válido você desabilitar a opção “Data e hora automáticas“. Depois disso você pode ajustar manualmente o horário e data de onde você está,  sem ficar dependendo de sua operadora.

Empresas envolvidas ainda não se pronunciaram

Até o momento, Apple, Google TIM não se pronunciaram sobre o problema do relógio adiantado que pegou vários usuários de surpresa na manhã desta segunda-feira. Muitas pessoas acharam que o horário de verão já tinha começado, mas oficialmente, a alteração nos relógios brasileiros só acontece dia 18 de novembro.

Celular mostrando a hora
Ainda não se sabe a origem do problema

Esse erro pode acontecer novamente a qualquer momento, mas se você seguir as dicas citadas acima não será afetado. Não se sabe porque a operadora modificou o horário que é fornecido para seus clientes, e agora resta esperar por um pronunciamento  oficial.

Você foi afetado por esse erro no relógio de seu celular? Conte pra gente nos comentários!

Receba notícias por e-mail