Remover arquivos do WhatsApp vai ficar (muito) mais fácil com nova ferramenta

Imagem mostrando como remover arquivos do WhatsApp na nova ferramenta
Além de facilitar remover arquivos do WhatsApp, a novidade vai otimizar aquela eterna luta de liberar espaço no celular

O WhatsApp anunciou, na segunda-feira (02), que repaginou sua ferramenta de gerenciamento de espaço. Na prática, vai ficar muito mais fácil remover arquivos do WhatsApp e, consequentemente, liberar espaço no celular.

O novo layout da ferramenta vai organizar os arquivos por tipo e peso, de forma que vai ser simples identificar quais são os mais pesados ou que estão ocupando mais espaço (por terem sido encaminhados diversas vezes, por exemplo).

Ao The Verge, o WhatsApp informou que a nova ferramenta vai chegar a “usuários em todo o mundo esta semana”. Até a publicação desta matéria, a novidade ainda não estava disponível para as versões finais do app de mensagens para smartphones Android e iPhone.

Nova ferramenta para remover arquivos do WhatsApp

Imagem mostrando como remover arquivos do WhatsApp na nova ferramenta
WhatsApp repaginou ferramenta de gerenciamento de espaço

Até o momento, o WhatsApp mostrou como a nova ferramenta vai funcionar em celulares com Android. 

Você poderá acessar a ferramenta para remover arquivos do WhatsApp de duas formas. A primeira é por meio de um banner que vai aparecer na tela inicial do aplicativo, dizendo que o armazenamento do seu celular está quase cheio. Tocando nele, o app vai te direcionar para a ferramenta de gerenciamento de espaço. A segunda forma é fazendo o caminho: Configurações > Armazenamento e dados > Gerenciar armazenamento.

A nova ferramenta promete otimizar essa luta — que em alguns casos, é eterna — de liberar espaço no celular. Além de facilitar, você vai conseguir navegar pelo conteúdo, que vai estar organizado por tipo de mídia (fotos, vídeos, GIFs etc), antes de deletá-lo. Muito útil, por exemplo, para caso você queira limpar um daqueles grupos da família, mas sem deletar fotos importantes.

Além de organizar o conteúdo dessa forma, a ferramenta vai mostrar categorias como “Encaminhado muitas vezes” e “Maior que 5MB”. Isso também deve facilitar a sua vida na hora de identificar mídias que você não quer (ou precisa) e que estão devorando o armazenamento do seu smartphone.

Quer dar uma olhada em como tudo isso vai funcionar? Assista no vídeo abaixo:

Atualmente, a ferramenta “Uso de dados e armazenamento” do WhatsApp mostra apenas uma lista das suas conversas, ordenada da que ocupa mais espaço no seu celular para a que ocupa menos. Nesta lista você consegue ver o número de mensagens, fotos, GIFs e vídeos em cada conversa.

Mensagens temporárias no WhatsApp

Montagem sobre mensagens temporárias no WhatsApp
WhatsApp terá mensagens temporárias

Outra novidade que deve chegar em breve ao aplicativo são as mensagens temporárias. Recentemente, a equipe do WhatsApp detalhou como vai funcionar o envio desse tipo de mensagem, que é aquele que ela some um tempo depois do envio. No caso do WhatsApp, esse período vai ser de sete dias.

Em chats privados, você e a pessoa com quem você estiver conversando vão poder ativar e desativar esse recurso. Já no caso de grupos, apenas os administradores poderão controlar isso.

Outro detalhe importante confirmado pelo WhatsApp: texto e mídias podem expirar, mesmo se você não abrir o aplicativo durante uma semana. Porém, o conteúdo poderá ser exibido na barra de notificações do seu celular até que você abra o app. Além disso, quando você responder diretamente uma mensagem temporária, ela vai sumir mas sua resposta vai continuar visível (a não ser que sua resposta também seja uma mensagem temporária).

O WhatsApp também explicou que se você fizer backup do aplicativo antes das mensagens temporárias sumirem, elas poderão ser salvas acompanhadas dos outros arquivos. Só que se você restaurar o backup, a mensagem temporária vai ser apagada.

A empresa também alertou sobre a segurança ao usar essa funcionalidade. É que por mais que você determine que a mensagem suma depois de um tempo, a outra pessoa ainda poderá tirar print, salvar e encaminhar os textos e mídias. Ou seja, use esse recurso apenas com quem você confia. De preferência, com quem você confia muito.

Quando o WhatsApp lançar oficialmente as mensagens temporárias, elas vão estar disponíveis para celulares Android, iPhone e para o WhatsApp Web. Mas até a publicação dessa matéria, a empresa não tinha informado a data de disponibilidade.

Fontes: WhatsApp (nova ferramenta de gerenciamento de espaço e mensagens temporárias), The Verge e Tom’s Guide


O que você achou dessa nova forma de remover arquivos do WhatsApp? Conte para nós aqui nos comentários!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter