Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 4
A temporada final de Game of Thrones vai estrear neste domingo (14) e você precisa se preparar para o fim com o nosso resumão

Neste domingo (16), a HBO dará início ao começo do fim: será transmitido o primeiro episódio da 8ª da última temporada de Game of Thrones. Se você não vai ter tempo de re-assistir aos episódios recomendados por um dos produtores da série, preparamos um resumo dos acontecimentos mais importantes e marcantes de Game of Thrones.

No dia, inclusive, quem não for assinante da HBO não precisará se preocupar, porque as operadoras de TV Net, Claro, Oi Sky e Vivo terão o sinal do canal pago aberto para não-assinantes.

Robô escreve cinco capítulos do próximo livro de Game of Thrones
Cena da sétima temporada de Game of Thrones

Resumão das sete temporadas de Game of Thrones

1ª TEMPORADA

A primeira temporada da série é uma chave importante para observar como o final irá se desenrolar. A atriz Maisie Williams, que interpreta Arya Stark, disse em entrevista ao site Entertainment Weekly que muito do que acontece na última temporada faz referência a acontecimentos da primeira.

Então vamos lá: o que aconteceu na primeira temporada de Game of Thrones?

Sean Bean interpretou Ned Stark na primeira temporada de Game of Thrones
Sean Bean interpretou Ned Stark na primeira temporada

A série começa com a Patrulha da Noite, uma força que protege o reino de Westeros das forças malignas do Norte, para lá da Muralha. Eles encontram corpos dilacerados e crianças sacrificadas na floresta, o que os levam a criaturas malignas e misteriosas.

Dos três patrulheiros, apenas um volta. Os outros dois foram mortos pelas criaturas, o que assustou o terceiro e o fez desertar. Depois, vemos esse desertor sendo decapitado por Ned Stark, senhor da Casa Stark e Lord de Winterfell.

Enquanto isso, Ned Stark encontra filhotes de lobos-gigantes, uma raça que acreditavam estar extinta. A loba mãe foi morta por um cervo, deixando o número de filhotes igual ao número de filhos de Ned, incluindo seu filho bastardo Jon Snow. Essa cena abre o espaço para uma analogia sobre como o cervo, símbolo dos Baratheon, seria a morte dos Stark, representados por um lobo.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 5

E falando em Baratheons, conhecemos Robert Baratheon, o rei dos Sete Reinos e grande amigo de Ned Stark. Ele deixou King’s Landing, capital de Westeros, para convidar Ned para ser a Mão do Rei – o posto de mais alto prestigio ao lado do rei.

O último Mão do Rei, Jon Arryn, foi morto misteriosamente. Ned aceita o convite, mas não deixa o mistério de lado e se dedica a investigar a morte de Arryn. Esse assassinato sem solução é o que move todos os acontecimentos da primeira temporada – e, portanto, todos os acontecimentos subsequentes de Game of Thrones.

Um dos filhos mais novos de Ned, Bran, tem o costume de escalar o castelo e, quando escalava uma torre, vê a rainha Cersei Lannister, esposa de Robert, transando com o irmão dela, Jaime Lannister.

Jaime vê o garoto espiando, então o empurra da torre. A queda faz com que o jovem Stark perca o movimento das pernas.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 6

As filhas de Ned Stark, Sansa e Arya, viajam para King’s Landing com ele. Já seu filho bastardo, Jon Snow, acompanha investigação da criatura na Muralha junto com Tyrion Lannister, irmão da rainha. Jon decide ficar para servir a Patrulha da Noite.

Quando Tyrion volta para Winterfell, Catelyn Stark o prende por causa do que aconteceu com Bran. Ela leva o Lannister para o reino de sua irmã e viúva de Jon Arryn, Lysa Arryn. A irmã de Catelyn coloca Tyrion para lutar por sua vida contra o mercenário Bronn. No fim, ele consegue se safar e começa aí uma amizade entre os dois.

Enquanto isso em King’s Landing, durante uma caçada do rei, Lancel Lannister deixa Robert bêbado a mando da rainha. Por causa do vinho, o rei se distrai e é atingido por um javali. Ele volta para Porto Real e ainda tenta se recuperar, mas morre ainda na primeira temporada.

O reino todo sabia que o Rei traia Cersei, até o ponto que ela não aguenta mais o grande número de bastardos do marido e decide matá-lo. Ned Stark então decide investigar a morte do amigo.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 7
“Eu deveria usar a armadura e você, o vestido

Cersei Lannister quer que o trono seja de seu filho Joffrey Lannister (que já começou a temporada mandando matar a loba de Arya). Já Ned tenta articular para que Stannis Baratheon, irmão de Robert, suba ao trono. Ele descobre que Cersei e Jaime tinham um caso, fazendo de Joffrey um filho impuro, portanto, não poderia subir ao trono como um Baratheon.

Mindinho, apelido de Petyr Baelish, trai Ned e conta seu plano para a rainha. Joffrey, então rei, manda matar o Lord Stark (um dos momentos mais traumáticos de toda a série). Vale lembrar que Petyr sempre foi apaixonado por Catelyn Stark.

Em Porto Real, Sansa é presa pelos Lannister após o assassinato do pai, mas Arya consegue escapar. Em resposta a morte do pai, Robb Stark é nomeado como Rei de Winterfell e declara guerra contra os Lannister.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 8

Enquanto isso, para depois de Westeros, conhecemos Daenerys Targaryen e seu irmão, Viserys. Os Sete Reinos acreditam que ambos estão mortos após os Baratheon tirarem os Targaryen do Trono, mas os filhos legítimos do antigo rei continuam vivos.

Ela se casa com o senhor do povo selvagem dothraki, Khal Drogo. O casamento foi arranjado para que Viserys pudesse invadir Westeros e se tornar o rei.

No entanto, ele fica cada vez mais insano com a ideia de assumir o trono e abusa cada vez mais da irmã. Khal Drogo percebe e o mata com uma “coroa” de ouro derretido. Agora, Dany se torna a verdadeira herdeira do Trono de Ferro, então passa a querer voltar para os Sete Reinos com os dothraki para tomar o que é seu por direito.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 9
Dany e Khal Drogo

Durante uma luta, Drogo é envenenado e o ferimento o faz ficar gravemente doente. Nada serve para curá-lo, então Dany é enganada pela maga Mirri Maz Durr que a faz acreditar ser capaz de salvar Drogo. Infelizmente, acabou resultando na morte do bebê Rhaego de Dany e o marido fica em estado vegetativo. Então Dany o mata.

Daenerys então se vinga dela e entra no fogo com os três ovos de dragões que ganhou como presente de casamento. O fogo não a atinge, mas faz com que os ovos choquem. Nesse momento, Daenerys Targaryen se torna a Mãe dos Dragões, a Não-Queimada.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 10

Assim termina a primeira temporada que fez de Game of Thrones um fenômeno mundial.

2ª TEMPORADA

Agora que já passamos pelos principais acontecimentos da primeira temporada, vamos para a segunda: Tyrion Lannister se torna a Mão do Rei de Joffrey.

Na segunda, também conhecemos Stannis Baratheon, o irmão de Robert e quem Ned Stark queria que fosse o rei dos Sete Reinos. No entanto, Stannis cai nos encantos da feiticeira Melisandre, sacerdotisa do deus R’hollor, que o convence a reclamar o Trono de Ferro como seu de direito. Por causa dos feitiços de Melisandre, Stannis descobre que Joffrey é fruto de um incesto da rainha Cersei com o irmão Jaime.

O confidente e mão direita do rei, Sor Davos – também conhecido como o Cavaleiro das Cebolas – não gosta da proximidade de Stannis com a feiticeira, mas o Baratheon o ignora.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 11
Stannis Baratheon

O exército de Robb Stark, o Rei do Norte, mantém Jaime Lannister prisioneiro. Robb manda Theon Greyjoy, protegido de Ned Stark e seu amigo de infância, para conseguir uma aliança com os Greyjoy e então derrotar os Lannister.

No entanto, Theon trai Robb e usa o reencontro com a família para conseguir um exército e tomar Winterfell. O plano dá certo, mas o jovem Bran escapa junto com Hodor para a floresta.

Robb manda sua mãe, Catelyn, para se encontrar com o irmão mais novo dos Baratheon, Renly. Como ele também tem direito ao Trono de Ferro, Robb quer que ele reclame o posto de rei para lutar contra os Lannister. No entanto, Renly é assassinado por um espírito maligno enviado pela feiticeira Melisandre.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 12

Catelyn e a guarda-costas de Renly, Brienne de Tarth, são acusadas de assassinar o rei. Antes de serem presas, as duas escapam e correm para Robb. Catelyn tenta convencer o filho a trocar Jaime Lannister pela filha Sansa, que está presa pelos Lannister em Porto Real.

Robb não concorda e acredita que o irmão da rainha possa ser usado de uma maneira mais valiosa. Catelyn não aceita a resposta e planeja enviar Jaime com Brienne para realizar a troca mesmo assim.

Na Muralha, Jon Snow descobre sacríficos de crianças por um povo selvagem e se encontra com eles, principalmente com Ygritte, uma arqueira ruiva por quem ele se apaixona. Jon vira um desertor da Patrulha da Noite e vai viver com os selvagens.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 13
“Você não sabe de nada, Jon Snow”

Enquanto isso, Arya, que estava fugindo, é capturada pelos Lannister e presa no castelo Harrenhal. Como pensam que ela é um menino, a colocam para servir ao Lord Tywin Lannister, pai de Cersei, Tyrion e Jaime. Um prisioneiro, Jaquen H’ghar, possui a capacidade de trocar de rostos e a ajuda a escapar.

Antes disso, ele apresenta a moeda escrito Valar Morghulis, que significa “todos os homens devem morrer”; a frase em Alto Valiriano é um ditado comum em Essos. A moeda faz com que Arya coloque a vingança contra os que mataram seu pai e sua loba como sua prioridade.

Stannis Baratheon tenta invadir Porto Real pelo mar, mas Tyrion Lannister, como Mão do Rei, descobre um jeito de ganhar a batalha: com o fogo vivo. Tyrion descobre um jeito de fabricar mais para usá-lo na batalha contra Stannis, o que dá certo, mas o deixa marcado com uma cicatriz.

Enquanto isso, Daenerys Targaryen lidera os dothraki até Warth, esperando conseguir apoio para invadir Westeros. Ela é presa, junto com seus dragões. Dany consegue escapar e liberta os escravos da cidade. Começamos então a ter uma ideia do que Daenerys poderá fazer em Game of Thrones.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 14

3ª TEMPORADA

Tywin Lannister chega a Porto Real e tira Tyrion da posição de Mão do Rei – ele nunca gostou do filho pois o culpa pela morte de sua esposa. Tywin força Tyrion a se casar com Sansa, enquanto Joffrey fica noivo de Margaery Tyrell.

No Norte, Jon Snow se envolve ainda mais com Ygritte pra lá da Muralha enquanto vive com os selvagens. Na onda de casamentos, Robb quebra o acordo de se casar com Roslin Frey depois de se apaixonar por Talisa. Esse foi o erro que gerou um dos episódios mais sangrentos da série: o Casamento Vermelho.

Robb e sua família vão ao casamento Frey, que na verdade é uma armadilha feita pelo ressentido pai de Roslin, o Lord Walder Frey. Robb, Catelyn e a grávida Talisa são assassinados com “lembranças dos Lannister”.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 15
“Os Lannister mandam suas lembranças.”

Arya vê o massacre e tenta impedir, mas é resgatada por Sandor Clegane, o Cão, que costumava ficar ao lado de Joffrey mas fugiu após a batalha com o fogo vivo.

No Norte, Bran Stark descobre que consegue se projetar para o corpo de um lobo gigante e começa a desenvolver seus poderes. Enquanto isso, Brienne, que tinha prometido a Catelyn que iria trocar Jaime por Sansa, continua a andar pelo Sul em direção a Porto Real.

Daenerys Targaryen conegue um exército dos Imaculados e seu objetivo de conquistar o grande Trono de Game of Thrones fica cada dia mais próximo.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 16
“Vocês foram escravos durante toda sua vida. Hoje, vocês são livres.”

4ª TEMPORADA

Joffrey morre em um dos momentos preferidos de muitos fãs da série. O rei Lannister é envenenado através do vinho que estava bebendo em seu casamento com Margaery Tyrell.

Mesmo que o plano para matar o reizinho tenha sido da avó de Margaery, Olenna Tyrell (como é revelado mais pra frente na série), Tyrion leva a culpa e é preso.

No meio da confusão, Mindinho consegue resgatar Sansa Stark e a leva para Lysa Arryn, tia dela. Mindinho seduziu a Lady Arryn e estava prestes a se casar com ela, mesmo ainda sendo apaixonado por Catelyn. Notando a semelhança de Sansa com a mãe, ele também sempre foi atraído pela jovem Stark.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 17
Mindinho tentando beijar Sansa

Arryn, no entanto, enlouqueceu de ciúmes e quer matar a sobrinha pelo desrespeito que ela teve com seu filho (sim, aquele que aparece mamando mesmo com 6 anos na primeira temporada) e por achar que a sobrinha está dormindo com Mindinho. Ele impede Arryn de matar Sansa e joga a ex-noiva pelo Ninho da Águia.

Jaime, agora sem mão, chega com Brienne em Porto Real. No entanto, Brienne descobre que Sansa não está mais lá e não pode honrar a promessa que fez para Catelyn.

Voltando aos Lannister, Cersei culpa Tyrion pela morte de Joffrey e ele decide pedir julgamento por combate. Tyrion escolhe Oberyn Martell, a Víbora Vermelha, como seu campeão.

Oberyn fica enlouquecido durante o combate contra Gregor, a Montanha Clegane, porque ele foi o responsável pela morte e estupro de sua irmã. Ele é dominado pela raiva, o que faz com que a Montanha consiga derrotá-lo em uma das cenas mais sangrentas de Game of Thrones.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 18
“Você matou os filhos dela.”

Tyrion então é preso para ser executado, mas Jaime, de volta a Porto Real, o resgata. Tyrion descobre que sua amante Shae, que já tinha testemunhado contra ele, estava dormindo com seu pai – ele a tinha mandado embora para protegê-la antes de tudo isso.

Ao encontrá-la, Tyrion a mata enforcada. Ele então mata seu pai, Tywin, com uma besta enquanto o Lord Lannister está na latrina. Esse momento foi brilhantemente encerrado com a frase “afinal, Lord Tywin Lannister não caga ouro” no livro, em referência aos rumores de que Tywin era tão rico que cagava ouro.

Roose Bolton, um dos senhores do norte, tinha oferecido seu filho bastardo Ramsay Bolton para retomar Winterfell dos Greyjoy para Robb. Quando Bolton volta para para o castelo, ele descobre que Ramsay torturou e mutilou Theon Greyjoy.

No extremo norte, Jon Snow volta para a Muralha para alertar a Patrulha da Noite que Mance Rayder, rei dos selvagens, está vindo atacá-los. O exército remanescente de Stannis Baratheon vai ao resgate.

Durante a batalha, Ygritte, a amada de Jon Snow, é morta pelo garoto Olly, que lembra da invasão dos selvagens à sua aldeia e se vinga na luta.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 19
Jon Snow com Ygritte após ela ser morta

Arya Stark e Sandor Clegane são encontrados por Brienne, que derrota o Cão em uma luta. Arya aproveita o momento e foge para saber mais sobre o mistério de Jaqen H’ghar e como trocar de rosto.

5ª TEMPORADA

A quinta temporada de Game of Thrones começa com Mance Rayder sendo condenado e morto por Stannis Baratheon. Por ordem de Melisandre, Stannis queima Rayder vivo, mas Jon Snow interfere e acaba com o sofrimento do ex-líder dos selvagens.

Melisandre também convence Stannis a sacrificar sua própria filha em nome do deus vermelho. O rei então queima a filha viva, o que faz com que sua esposa se mate enforcada em uma árvore perto do acampamento.

Mindinho tenta casar Sansa com Ramsay Bolton (ex-Snow, recebeu o nome do pai após provar seu valor, apesar de ser sádico) para articular a volta dela em Winterfell. Brienne continua a tentar cumprir a promessa que fez para Catelyn e segue o rastro de Sansa até o castelo no norte.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 20

Stannis chega a Winterfell, mas sem exército. Ele é morto por Brienne, que sabe que ele é o responsável pela morte de seu amado Renly, e Melisandre foge.

Já em Porto Real, Cersei está conspirando contra Margaery Tyrell, que agora está casada com seu filho mais novo, Tommen. O Lannister mais novo se tornou o rei dos Sete Reinos após a morte de Joffrey.

No entanto, outra conspiração faz com que Cersei tenha sua relação com Jaime exposta. Para “se livrar do pecado”, ela tem que fazer a caminhada da vergonha nua, sendo humilhada pelas ruas de Porto Real.

Enquanto isso, Daenerys toma a cidade de Mereen com seu exército, mas a tomada foi ameaçada pelos Filhos da Harpia. Após a luta entre seus guardas e as Harpias, Drogon, um dos dragões de Daenerys, foge para o mar Dothraki.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 21
“Meu nome é Tyrion Lannister.”

Tyrion chega ao encontro de Dany após uma longa viagem e, aos poucos, ganha sua confiança. Daenerys então o nomeia como Mão da Rainha.

No norte, Jon Snow leva um grupo da Patrulha da Noite para se encontrar com os selvagens na esperança de formar uma aliança. Os patrulheiros acusam Jon de apoiar os selvagens e decidem executá-lo por traição.

Assim termina a quinta temporada de Game of Thrones: com Jon Snow, um dos personagens principais, morrendo na neve.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 22

6ª TEMPORADA

Não, ninguém superou o final da quinta temporada de Game of Thrones. Pelo menos até a estreia da sexta.Jon Snow volta dos mortos por Melisandre. Ele retoma o controle da Patrulha da Noite e planeja tirar Winterfell das mãos de Ramsay. Após anos, Jon Snow se reúne com a irmã Sansa.

Na Casa dos Bolton, Roose Bolton, que cuidava do castelo, é morto pelo seu filho bastardo Ramsay em um acesso de ciúmes. Além do pai, Ramsay também mata a esposa de Roose e o bebê que ela estava esperando.

Após ser entregue aos Bolton, Rickon, o mais novo dos Starks, é morto no campo de batalha por Ramsay pouco antes da Batalha dos Bastardos, uma das cenas mais épicas de Game of Thrones. Após ser derrotado, Ramsay é atacado e morto pelos seus próprios cães.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 23

Na mesma temporada, temos outro dos momentos que entram pra lista de “mortes mais traumáticas de Game Of Thrones“: a morte de Hodor. Ele se sacrifica para que Bran possa escapar ao lado de Meera.

Essa cena também serve para mostrar o motivo pelo qual Hodor só sabe dizer Hodor: ele sofreu um trauma que o fez repetir a palavra Hodor porque ela significa “hold the door” (segure a porta).

Em Porto Real, o Grande Pardal, padre de uma das religiões de Westeros, continua a dominar Tommen também por influência de Margaery.

Usando o restante do fogo vivo recriado por Tyrion, Cersei explode a igreja de Baelor, matando Margaery e o Grande Pardal. Em luto, Tommen comete suicídio e se joga da janela enquanto vê o tempo queimando.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 24

Após a morte de Margaery e dos outros Tyrell, a matriarca Olenna não tenta sequer lutar contra Jaime que veio matá-la. Depois de beber o veneno, Olenna Tyrell confessa que é a responsável pela morte do filho de Jaime, Joffrey.

Daenerys, que foi em busca de Drogon, é feita prisioneira pelos dothraki, que planejam deixá-la vivendo como as viúvas de outros Khals. Ela os convence de seus poderes divinos ao atravessar o fogo sem ser queimada e consegue voltar para Mereen.

Theon volta para as Ilhas de Ferro e começa a conspirar com sua irmã, Yara, para roubar o a frota de navios de seu tio usurpador, Euron Greyoy. Eles fogem para Essos e se juntam ao exército de Daenerys.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 25

Arya, após aprender a arte de trocar de face, volta para Westeros e continua sua vingança ao cortar a garganta de Walder Frey, o responsável pelo Casamento Vermelho.

7ª TEMPORADA

Daenerys vai para Dragonstone, antiga casa dos Targaryen que foi ocupada por último por Stannis Baratheon. Melisandre encoraja a rainha Targaryen a ter Jon Snow como aliado.

Após receber convite de Daenerys, Jon vai encontrá-la. Os dois ficam mais íntimos conforme planejam o melhor jeito de derrotar os Lannister e os Caminhantes Brancos. Eles decidem enviar Yara Greyjoy e os Imaculados para Porto Real.

Cersei, agora ocupando o Trono de Ferro, é pedida em casamento por Euron Greyjoy. Ela diz que aceitará se defender o reino de Yara, que estava se aproximando pelo mar. Euron mata a frota e o exército enviado, assim como a própria sobrinha.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 26

Enquanto isso, os dothraki lutam contra o exército Lannister, liderado por Jaime Lannister. Durante a batalha, o dragão Drogon é ferido.

Após ver o dragão, Jaime avisa Cersei sobre o poder de Daenerys. Jon e Dany decidem pedir trégua com a rainha Lannister para que possam ir ao norte capturar os Caminhantes Brancos.

Jon Snow perde diante do Rei da Noite e é salvo por Daenerys. No processo, eles capturam um caminhante branco, mas o dragão Viserion é morto para retornar como o Dragão de Gelo.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 27

Jon e Daenerys vão até Norte Real para discutir uma aliança com Cersei para acabar com a ameaça do Norte. Eles levam o caminhante branco para convencê-la. Jon, Daenerys e Tyrion voltam para Winterfell após o encontro. No castelo, Jon e Dany ficam ainda mais íntimos.

Arya e Sansa se reúnem com Bran em Winterfell, mas brigas entre as duas aumentam, exploradas por Mindinho. Bran descobre que Mindinho é o responsável pela morte de Jon Arryn, o que causou toda a guerra em Game of Thrones. Sansa mata Mindinho.

Bran também descobre a verdadeira linhagem de Jon Snow: ele não é filho de seu pai, mas de sua tia, Lyanna Stark, com Rhaegar Targaryen. Na cena final da sétima temporada, o inverno finalmente chega com o Dragão de Gelo destruindo a muralha, comandado pelo Rei da Noite e os caminhantes brancos.

Game of Thrones: o resumo que você precisa ler antes de assistir a 8ª temporada 28

Quase dois anos depois, vamos conferir os caminhantes brancos no lado de cá da Muralha, e a batalha contra os humanos já está comprada. Para saber mais, só assistindo a oitava temporada da série, que estreia no próximo domingo (14) no canal HBO.

Está ansioso para a grande estreia? Deixe nos comentários!

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Receba Notícias por E-mail:

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box