Resumão Google I/O 2021: confira tudo o que rolou no evento

Google i/o 2021
Resumimos para você as principais novidades do Google I/O 2021, que traz inovações em Inteligência Artificial, Google Fotos, Maps, Shopping e muito mais

O Google I/O é um evento anual voltado para desenvolvedores, que apresenta as últimas inovações nos serviços e produtos da empresa. Como a edição 2020 foi cancelada por conta da pandemia da COVID-19, a edição deste ano foi reformulada para atender as novas demandas de distanciamento social, com suas palestras no formato 100% online. Resumimos aqui as novidades apresentadas logo de cara no painel de abertura da Google I/O 2021.

Inteligência Artificial (IA)

Resumão google i/o 2021: confira tudo o que rolou no evento. Resumimos para você as principais novidades do google i/o 2021, que traz inovações em inteligência artificial, google fotos, maps, shopping e muito mais
LaMDA, o novo IA do Google, foi demonstrado através de um diálogo com o planeta Plutão

Esqueça aquela conversa com bots do seu banco. Para demonstrar como funciona o seu modelo de linguagem experimental, que funciona com princípios de Inteligência Artificial, o LaMDA (“Language Model for Dialogue Applications” — “modelo de linguagem para aplicativos de diálogo” em tradução livre), foi simulada uma conversa com o planeta Plutão, o mais distante de nosso sistema solar. Nesta conversa, o LaMDA responde em linguagem natural a perguntas feitas a Plutão utilizando diversas fontes de conhecimento disponíveis. Um outro exemplo mostrado foi a conversa em que o LaMDA responde a perguntas feitas a um avião de papel.

O LaMDA é de domínio aberto e poderá responder a qualquer assunto, podendo ser aplicado em diversos negócios no futuro — a empresa prevê a implementação da tecnologia em seus produtos como o Google Assistente, Busca e Workspace. O Google assegura que essa IA atende a padrões elevados de justiça, segurança e privacidade, em acordo com os Princípios de IA da companhia.

O próximo passo é desenvolver modelos que consigam responder a perguntas das pessoas em diversos meios, uma vez que o LaMDA atualmente é capaz de compreender apenas texto. E para isso o Google aposta nos chamados modelos multimodais — ou MUM.

Tela ilustrativa do mum
MUM é capaz de compreender todo o contexto de uma pesquisa, e entrega os melhores resultados

O MUM (acrônimo para Multitask Unified Model) é um modelo de IA que responde questões complexas, entendendo melhor as necessidades dos usuários ao fazer questionamentos — ou uma simples busca no Google. Ele é 1.000 vezes mais poderoso que o modelo neural anterior, o BERT, e está apto a compreender melhor as informações mais complexas, buscando dados nos mais diversos típos de mídia — como texto e vídeo. Treinado em 75 línguas diferentes, o MUM consegue compreender o contexto das pesquisas e entregar resultados com fontes em localizações muito distintas.

Um exemplo de utilização seria “escalei o monte Roraima e agora quero subir o monte Fuji no outono do ano que vem. Quais são as diferenças na preparação entre uma escalada e outra?”. O MUM é capaz de entender todas as partes dessa pergunta, buscando informações sobre o nível de capacitação física para escalar o monte Roraima e comparar com o requerido para o monte Fuji, buscando informações mais precisas em fontes locais — em língua japonesa — e trazendo uma resposta correta em íngua portuguesa.

Google Fotos

Tela de autenticação no google fotos
A novidade no Google Fotos é a possibilidade de desbloquear uma pasta somente com a digital do usuário

Com a crescente problemática de vazamento de imagens íntimas e a preocupação do usuário com a privacidade de fotos suas e de seus familiares, a novidade do Google para o seu serviço de fotos é uma pasta bloqueada que somente pode ser acessada com a digital do usuário. Enquanto outras fotos ficarão disponíveis para visualização na galeria de fotos do smartphone, as imagens da pasta bloqueada terão esta camada de segurança extra. A novidade chega com o novo Google Pixel, e será liberada futuramente para todos os dispositivos Android.

Resumão google i/o 2021: confira tudo o que rolou no evento. Resumimos para você as principais novidades do google i/o 2021, que traz inovações em inteligência artificial, google fotos, maps, shopping e muito mais
Novo recurso do Fotos identifica e agrupa as fotos de acordo com o conteúdo

Outro recurso apresentado para o Google Fotos chama-se Little Patterns (“pequenos padrões”, em tradução livre), que utiliza Inteligência Artificial para identificar cores e formas nas fotos, agrupando-as conforme seu conteúdo. Dessa forma, os Momentos no Google Fotos ficam aprimorados, reconhecendo não apenas pessoas mas também o contexto das fotos — como os registros do Natal ou de uma viagem.

Google Shopping

Resumão google i/o 2021: confira tudo o que rolou no evento. Resumimos para você as principais novidades do google i/o 2021, que traz inovações em inteligência artificial, google fotos, maps, shopping e muito mais
Google I/O 2021 anuncia integração do Shopping Graph com o Google Shopping

No quesito compras virtuais, as novidades do Google Shopping ficaram por conta da integração com alguns marketplaces que despontaram no último ano com o crescimento de vendas online, começando com o Shopify. Esta integração vai permitir que o processo de compra seja simplificado ao utilizar a plataforma de compras do Google.

A grande novidade fica por conta do Shopping Graph, um recurso de Inteligência Artificial que ajuda o comprador a encontrar o item desejado, fazendo o monitoramento em tempo real dos produtos para garantir que a compra poderá ser bem sucedida. Outra novidade em termos de inteligência artificial é a integração do Shopping com o Google Lens, que poderá reconhecer produtos em uma imagem, levando a uma busca para comprar tais produtos.

Tela do google lens
Descubra onde comprar produtos em uma imagem com o Google Lens

Outro recurso útil ocorre no navegador Chrome, que identifica os carrinhos dentro de lojas em que o usuário não finalizou a compra, para retomar mais tarde — um recurso muito útil quando fecha por engano as abas do navegador e a informação se perde.

Google Maps

Resumão google i/o 2021: confira tudo o que rolou no evento. Resumimos para você as principais novidades do google i/o 2021, que traz inovações em inteligência artificial, google fotos, maps, shopping e muito mais
Nova versão do Google Maps mostrará instantaneamente as áreas movimentadas na região onde está o usuário

Dentre as novidades no serviço do Google Maps está o mapa com bolsões de áreas movimentadas, algo que será atualizado instantaneamente na região geográfica em que o usuário está localizado. O recurso foi pensado em virtude da pandemia, para sinalizar ao usuário que a área está muito movimentada e pode ser interessante evitá-la.

Tela do google maps exibindo as faixas de pedestres
O Maps começará a exibir a localização de faixas de pedestres, recurso útil para cruzamentos complexos

Para os pedestres, o Maps começará a exibir a localização das faixas de pedestre e rampas para cadeirantes nas ruas, uma função muito bem vinda em cruzamentos mais complexos das grandes cidades. Já nos mapas personalizados, a plataforma fará a sugestão de lugares conforme o horário do dia — pela manhã, exibirá em destaque lugares para tomar um café, e à noite restaurantes para jantar. Além disso, ao realizar uma busca, serão exibidos estabelecimentos semelhantes nos destaques.

As outras novidades mostradas no Google I/O 2021, como o recurso do live view para ambientes internos, já tinham sido divulgadas em março pelo Google.

Project Starline

Se antes já queríamos parecer próximos de alguém que estava em outra cidade ou país, a necessidade do distanciamento social por conta da pandemia do COVID-19 fez aumentar mais ainda a demanda por alguma solução neste sentido. O Project Starline une 3D, realidade aumentada, aprendizado de máquina e projeção para criar a sensação de que a pessoa com quem você está ali, frente a frente conversando, está tão perto quando gostaríamos. O protótipo de testes está, por enquanto, somente em alguns dos escritórios do Google nos EUA.

Gostou das novidades do Google I/O? Elas não acabam por aqui. Veja também:

Fontes: Google Blog, The Verge

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário