Resumão Google I/O 2019: novos Pixel, Google Assistente e mais novidades do evento

Resumão Google I/O 2019: Android Q 10, novos Pixels e mais novidades do evento
O primeiro dia do Google I/O 2019 deste ano apresentou diversas novidades interessantes como uma Assistente mais inteligente e os novos Pixel; confira o resumão

O Google I/O é uma conferência anual que o gigante da tecnologia faz para apresentar suas principais novidades para o mercado mundial. A edição Google I/O 2019 começou hoje, 7 de maio, e vai até quinta-feira, dia 9. Nesta matéria, reunimos as principais informações mostradas pelo Google no primeiro dia de evento.

Google I/O 2019

O I/O é um evento do Google voltado para a comunidade de desenvolvedores. Anualmente, a empresa organiza uma conferência para mostrar ao mundo suas novidades tecnológicas. A primeira realização do Google I/O ocorreu em 2008 e sempre se localiza em São Francisco, na Califórnia. Entre as novidades normalmente apresentadas, recursos para o Android sempre lideram a lista.

Para este ano, no Google I/O 2019, eram esperadas notícias sobre o Android Q, bem como do Google Assistant, dos aparelhos Google Pixel e até do Stadia.

Google Lens

O Google Lens, apresentado pela primeira vez no I/O 2017, traz nesta edição novas experiências visuais para o usuário. Em buscas, o recurso mostrará modelos em 3D, via realidade aumentada, para uma visualização mais completa e interessante do resultado procurado.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Acompanhar o preparo de uma receita fica mais fácil com o Google Lens

Por exemplo, na apresentação o Google usa o caso de um estudante de medicina que precise fazer uma pesquisa sobre um músculo do corpo humano. Como resultado, é exibido um braço que se movimento e mostra como age o músculo pesquisado, sendo possível rotacioná-lo e até aumentar ou diminuir o zoom para uma melhor visualização.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Um músculo do corpo humano sendo mostrado em realidade aumentada

Os usos do recurso vão desde cardápios de restaurantes a animais em movimento. Merece destaque a opção de tirar fotos — do próprio buscador — de um cartaz, por exemplo, e ouvir a assistente virtual do Google falar o que está escrito, e enquanto isso o texto é destacado na tela do celular para acompanhar a fala.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do eventoGoogle I/O 2019: Android Q 10, novos Pixels e mais novidades do evento
Leitura e tradução de textos com uma busca

Com apenas um toque na tela, é possível traduzir instantaneamente a mensagem escrita, para outro idioma de preferência.

Google Assistente

O assistente virtual do Google recebeu uma melhoria significativa, sendo chamada no Google I/O 2019, pela própria empresa, como uma “inteligência artificial de alta velocidade”. Agora, ela é capaz de abrir aplicativos e fazer tarefas no celular instantaneamente sem precisar falar “Ok, Google” a cada pedido.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Para filtrar imagens em uma biblioteca basta pedir

Na demonstração, a pessoa responsável pela apresentação, fazendo uso apenas da sua fala, manipulou fotos (abriu o aplicativo de imagens, organizou-as de forma que aparecessem apenas aquelas com animais e enviou uma delas a um contato).

A nova versão do assistente virtual funcionou muito bem durante a apresentação, sendo tão rápida e eficiente que era capaz de discernir quando Maggie (a pessoa que demonstrou o recurso no palco), ao escrever um e-mail, falava o que iria no corpo da mensagem, do que seria o assunto da mensagem e o comando para enviá-la.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Informações de tráfego de forma rápida e simplificada

Há também um modo do Google Assistente voltado para a experiência de direção do usuário. Ao dizer “Ok, Google, vamos dirigir” o assistente é capaz de sugerir a melhor rota para o caminho desejado, bem como atender e recusar ligações, entre outras funções. Tudo sem precisar tirar a visão da estrada.

Pensando em todos os públicos, o Google quer que seu assistente alcance ainda mais públicos. Através do Project Euphonia, o Google Assistente será capaz de entender melhor usuários com problemas em falar e se expressar, levando todos os resultados para o banco de dados afim de melhorar a conversação dos usuários.

Google Duplex

O Duplex é um recurso presente no Assistant, como uma inteligência artificial embutida. Com ele, fazer reservas se torna um processo mais rápido e simples, seja em um restaurante ou em um aluguel de carro para uma viagem.

No palco do Google I/O 2019, o CEO da empresa, Sundar Pichai, afirmou que o Duplex reconhecerá padrões do usuário diretamente do Gmail, para assim personalizar a experiência da forma mais agradável possível.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Automóvel reservado com simples solicitações verbais

Na demonstração, o CEO, utilizando apenas sua fala, efetua a reserva de um automóvel para uma viagem previamente marcada, e todo o processo é feito de forma intuitiva e rápida. Ele ainda destaca que o carro proposto pelo Duplex se deve a ações realizadas no passado conforme o Gmail dele.

Segurança e privacidade

O Google I/O 2019 também foi palco para preocupação com a privacidade e segurança dos usuários, afirmando que estes são dois fatores em prioridade na empresa. Sobre isso, a novidade é a imagem de perfil do usuário em um canto dos aplicativos Chrome, YouTube, Maps e Search.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Opção de personalizar a coleta de dados nos aplicativos Google

Nesses aplicativos, há a possibilidade de gerenciar opções de privacidade, fazendo-o apagar os dados pessoais de navegação de tempos em tempos, por exemplo.

Adicionalmente, o modo de navegação anônima, chamado Incognito Mode, será expendido para o YouTube e o Google Maps, além do Chrome, onde já é utilizado há anos. Neste modo, coockies e histórico de navegação não são salvos — uma opção de privacidade para quem não deseja manter estes registros.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento
Incognito Mode será disponibilizado para Google Chrome, YouTube e Google Maps

No entanto, a empresa também divulgou no Google I/O 2019 que os celulares com Android compartilharão algumas informações não pessoais com um banco de dados gigantesco. A utilidade seria fortalecer a previsão de palavras do teclado, combinando dados colhidos de milhões de pessoas ao redor do globo.

Assim, haveria maiores chances do teclado prever uma palavra que tem se tornado popular no mundo, o que deixaria o processo de digitação mais dinâmico.

Android Q 10

A nova versão do sistema operacional Android ganhou algumas melhorias em seu Beta 3. O Android Q, que chegará primeiro para os smartphones da linha Pixel, trará Tema Escuro padrão, a função Live Caption, uma espécie de legendas ao vivo, melhorias na privacidade e segurança, e um Controle dos pais que identifica o quanto o usuário passa em determinado app ou serviço.

Resumão Google I/O 2019: Google Lens, Assistant e mais novidades do evento

Todas as novidades detalhadas do Android Q 10 está na nossa matéria completa sobre o SO, que você confere no link abaixo:

Nest Hub Max

Google I/O 2019: central Nest Hub Max torna sua casa ainda mais inteligente

Tirando um pouco o foco do software, o Google apresentou também algumas soluções de hardware, como o painel inteligente Nest Hub Max. O dispositivo tem como foco servir como uma espécie de central inteligente que controla todos os dispositivos da sua casa, como lâmpadas, fechaduras, tomadas e até ar-condicionado.

A grande novidade do Hub Max é a sua tela maior de 10,1 polegadas com resolução HD e uma câmera frontal de 12 MP para videochamadas e recursos de segurança. O Google promete uma experiência dinâmica e poderosa com o Google Assistant, otimizando o seu dia a dia sem usar as mãos. Você pode descobrir tudo sobre o novo painel do Google na nossa matéria completa, que você confere no link abaixo:

Linha Pixel 3a e Pixel 3a XL

A linha Pixel do Google acabou de ganhar novos irmãos. Os Pixel 3a e Pixel 3a XL foram anunciados pela empresa para competirem na categoria de intermediários premium, apostando em suas câmeras como principal recurso, além da garantia de exclusividade das próximas versões do Android.

Linha Pixel

Os dois smartphones não possuem tantas diferenças internamente, com exceção do modelo do processador e a bateria: o Pixel 3a traz um Snapdragon 670 e 3.000mAh; e o Pixel 3a XL vem com o Snapdragon 710 e 3.700mAh. Em ambos, há um armazenamento de 64 GB e 4 GB de memória RAM.

As câmeras também são as mesmas nos dois aparelhos, trazendo um conjunto visto nos modelo Pixel 3 lançado no ano passado. Isto é, uma câmera única de 12.2 MP na parte traseira, com abertura de f/1.8. Na frontal, há uma câmera também única de 8 MP e abertura de f/2.0.

Como a própria nomenclatura diz, o modelo Pixel 3a XL é maior que o seu irmão, e possui uma tela de 6 polegadas com resolução Full HD+, contra 5,7 polegadas do Pixel 3a também com resolução Full HD+. Você pode saber mais detalhes sobre os novos Pixel na nossa matéria completa sobre os smartphones.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta