Wwdc 21

Resumão WWDC 21: iOS15, macOS Monterey e tudo que rolou no evento

Avatar of dácio augusto
Na apresentação que iniciou o WWDC 21, a Apple mostrou as novidades do iOS 15, do iPadOS 15, WatchOS 15 e o MacOS Monterey

Hoje a Apple realizou sua apresentação inaugural da WWDC 21. No evento, ela apresentou as próximas atualizações dos sistemas operacionais de seus principais aparelhos, além de novidades em aplicativos como o FaceTime. Confira o resumão do evento a seguir.

iOS 15

Wwdc 21

A Apple mostrou uma prévia do iOS 15 na WWDC 21. Nela, algumas das principais novidades do sistema já puderam ser observadas. Primeiro, o FaceTime agora irá contar com áudio espacial, o que fará com que a voz das pessoas participando da chamada venha da exata direção que ela está posicionada na tela. O Facetime também contará com novos modos de captação de voz, que irão separar a voz do barulho do ambiente. Ainda no FaceTime, usuários poderão deixar seus celulares no modo retrato durante as chamadas, e deixar o fundo do vídeo embaçado.

Ainda no iOS 15, os usuários irão contar com o SharePlay durante chamadas do FaceTime, para poder assistir vídeos ou ouvir músicas ao mesmo tempo. A função de Shareplay irá funcionar entre iPhone, iPad e Mac. Serviços como Disney+, ESPN+, HBO Max, Hulu, MasterClass, Paramount+, Pluto TV, TikTok e Twitch já confirmaram o suporte a essa ferramenta.

O iOS 15 também irá contar com a funcionalidade de Focus, que permite filtrar notificações do iPhone a partir do que o usuário quer focar no momento. Você pode criar um Focus de trabalho que não irá exibir notificações de amigos, por exemplo, ou um foco de amigos no fim de semana que não irá exibir nada de trabalho. Graças a integração dos sistemas da Apple, um Focus feito em um aparelho também funcionará em outros. Usuários também podem fazer telas iniciais diferentes para cada um dos Focus criados, para só ter acesso a apps específicos enquanto ele estiver ligado.

As notificações também tiveram reformulações, agora mostrando fotos dos contatos e ícones maiores para aplicativos, permitindo uma maior facilidade na hora de os identificar. Usando processamento do próprio aparelho, o sistema irá dividir as notificações por prioridade, e as que ele julgar não críticas e que forem recebidas durante a noite, por exemplo, só serão mostradas pela manhã.

Wwdc 21

Opções de saúde também serão introduzidas no iOS 15, contando com funções como compartilhamento de informações de saúde com outros usuários, visualizar progresso em diversas atividades ou funções do corpo no aplicativo Health e a integridade da caminhada do usuário, chegando ao ponto de prever que talvez ele caia em um dado período.

Assista também ao nosso vídeo resumão do WWDC:

iPadOS 15

Wwdc 21
Resumão WWDC 21: iOS15, macOS Monterey e tudo que rolou no evento

O iPadOS 15 também foi mostrado na WWDC 21. Agora, no iPadOS 15, as funções multitasking estão mais fáceis de serem acessadas, com todos os aplicativos tendo um menu na parte superior que permite que eles entrem no modo Split View ou Slide Over com somente um toque. Na Split View, o acesso à tela principal também está facilitado, melhorando o acesso a outros aplicativos. Para melhor uso dessas funções, novos atalhos também foram introduzidos para teclados externos no iPadOS 15.

Os Widgets também tiveram novidades, agora podendo ser colocados entre as páginas da tela principal, ajudando os usuários a ter uma experiência mais pessoal. Eles também tiveram um aumento de tamanho, para melhor mostrar as informações que o usuário deseja.

Ainda no iPadOS 15 na WWDC 21, as anotações agora estão presentes em todos os momentos do sistema, com o Quick Note, que pode ser ativada em qualquer momento para o usuário salvar o link ou anotar um pensamento. O aplicativo de notas também conta com novas formas de organizar seu conteúdo, com a possibilidade de colocar etiquetas em cada anotação. As novidades do SharePlay e do FaceTime também estão presentes no iPadOS15, assim como a função de Focus e a reformulação das notificações. As funções de saúde mostradas no iOS 15 também estarão no iPadOS 15.

MacOS Monterey

Resumão wwdc 21: ios15, macos monterey e tudo que rolou no evento. Na apresentação que iniciou o wwdc 21, a apple mostrou as novidades do ios 15, do ipados 15, watchos 15 e o macos monterey
Resumão WWDC 21: iOS15, macOS Monterey e tudo que rolou no evento

A nova versão do MacOS, nomeada Monterey, também foi demonstrada na WWDC 21. Contando com uma integração e controle ainda maior do ecossistema da Apple, o novo FaceTime, o Focus, as novas anotações e o SharePlay estão presentes no MacOS Monterey também. Além disso, uma novidade presente nele e que também estará no iPadOS 15 e no iOS 15 é o novo Safari, que conta um redesign nas abas que agrupa elas em vários grupos, além de um novo design para o próprio visual do navegador, deixando ele mais limpo.

Além disso, com o AirPlay para Mac, usuários poderão compartilhar arquivos e links entre computadores da Apple ou gadgets com uma enorme facilidade.

WatchOS 8

Resumão wwdc 21: ios15, macos monterey e tudo que rolou no evento. Na apresentação que iniciou o wwdc 21, a apple mostrou as novidades do ios 15, do ipados 15, watchos 15 e o macos monterey

A Apple também mostrou uma prévia do watchOS 8 na WWDC 21, que irá contar com várias novas ferramentas para os usuários terem mais controle de seus sinais vitais e de seus pertences. O Apple Watch com watchOS 8 poderá ser usado como uma chave digital para o carro ou para a casa, a partir do aplicativo Wallet. Funções exclusivas aos EUA, por hora, como disponibilizar a carteira de motorista ou identidade, também estarão disponíveis na carteira.

O aplicativo Home do watchOS 8 também irá oferecer a possibilidade de controlar a casa a partir do HomeKit, ou HomePod, HomePod mini ou outros aparelhos pessoais. Não há previsão chegada dessa tecnologia no Brasil. Além disso, novas métricas de batimentos cardíacos, de equilíbrio das pessoas durante caminhadas e até mesmo notificações de mensagens no Apple Watch e visualização de fotos poderão ser vistas na nova versão do sistema operacional. As funções de saúde presentes no iPadOS 15 e no iOS 15 também estarão presentes no WatchOS 8.

Privacidade

Wwdc 21

Por fim, a Apple mostrou na WWDC 21 as novas opções de privacidade em seus aparelhos. Agora, todo aplicativo instalado em aparelhos da Apple irá mostrar ao usuário quais informações está coletando, com a possibilidade do usuário desligar o que ele quiser. Além disso, a assistente virtual da Apple, a Siri, funcionará pela primeira vez sem internet, usando processamento interno dos próprios aparelhos para cumprir o que os usuários pedirem para ela. Isso irá tornar a conexão menos invasiva, já que os dados não irão passar por centros de dados antes de serem computados.

A Apple também anunciou o iCloud+, que irá contar com funcionalidades como criar e-mails somente para redirecionamento, sem expor o endereço real do usuário, e o Private Relay, que é uma forma mais “avançada” da navegação anônima, que encripta todos os dados do usuário em todos os sites que ele acessar no Safari.

Para mais informações sobre todas as novidades da Apple na WWDC 21, confira o site oficial da empresa. Veja mais novidades à fundo, como o iOS 15 e o novo FaceTime.

Disponibilidade

Quando poderei usar o MacOS Monterey

O macOS Monterey já está disponível para membros do Programa de Desenvolvedores da Apple e o Beta público deve acontecer no mês que vem, enquanto o lançamento oficial deve acontecer na Primavera, entre os meses de setembro e dezembro. Os Macs compatíveis com o macOS Monterey são:

  • iMac a partir do late 2015
  • iMac Pro a partir de 2017
  • MacBook Air a partir do early 2015
  • MacBook Pro a partir do early 2015
  • Mac Pro late a partir de 2013
  • Mac mini a partir do late 2014
  • MacBook a partir do early 2016

Quando poderei usar o iOS 15 e iPadOS 15

Atualmente o sistema já está disponível em Beta para membros do Programa de Desenvolvedores da Apple, e a versão pública de testes ficará disponível no mês que vem. Já a versão final do iOS 15 será disponibilizada para o público em setembro deste ano. As mesmas coisas se aplicam para o iPadOS 15. Os aparelhos compatíveis são:

  • iPhone 12
  • iPhone 12 Mini
  • iPhone 12 Pro
  • iPhone 12 Pro Max
  • iPhone 11
  • iPhone 11 Pro
  • iPhone 11 Pro Max
  • iPhone XS
  • iPhone XS Max
  • iPhone XR
  • iPhone X
  • iPhone 8
  • iPhone 8 Plus
  • iPhone 7
  • iPhone 7 Plus
  • iPhone 6S
  • iPhone 6S Plus
  • iPhone SE (1ª e 2ª geração)
  • iPod Touch (7ª geração)

Já estão disponíveis as versões beta de desenvolvedores do iOS 15 e do iPadOS 15. Para instalar no seu dispositivo, é necessário possuir uma conta de desenvolvedor da Apple, que custa US$ 99 anuais, e seguir os passos na página de download.

Atualmente o sistema já está disponível em Beta para membros do Programa de Desenvolvedores da Apple, e a versão pública de testes ficará disponível no mês que vem. Já a versão final do iOS 15 será disponibilizada para o público em setembro deste ano. As mesmas coisas se aplicam para o iPadOS 15.

Veja mais

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
2
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados