Veja na retrospectiva 2020 os gadgets e dispositivos que dominaram o ano

Destaque 1
Na Retrospectiva 2020 de tecnologia, lembramos os smartphones, consoles, gadgets e dispositivos que ditaram os rumos do ano.

2020 foi um ano bem diferente do comum, mas não é por causa disso que a tecnologia parou de avançar. De uma nova geração de consoles até celulares dobráveis, as novidades foram muitas. Talvez, agora nessa reta final, você não se lembre mais de muitas coisas que ocorreram. Com isso em mente, preparamos uma retrospectiva 2020 focada na tecnologia para você, mostrando um pouco dos melhores gadgets e dispositivos que foram lançados neste conturbado ano:

Inovações e lançamentos mobile

Retrospectiva 2020-1
Além do Motorola Razr, outro dos principais dobráveis lançados foi o Z Fold2, da linha Galaxy da Samsung, que não podia ficar de fora dessa retrospectiva 2020.

O ano inicialmente foi marcado pelo foco nos celulares dobráveis, com eventos como a CES 2020 apresentando vários celulares com essa característica, sendo o Motorola Razr 2020 o principal smartphone dobrável lançado logo nesse primeiro trimestre. 

As câmeras de celulares também tiveram muito foco, com o Snapdragon 865 chegando para vários aparelhos e com seu poder de processamento aumentando e muito a qualidade das fotos. Celulares com cada vez mais megapixels foram sendo anunciados, entre eles o Galaxy S11 – opa, Galaxy S20, novo flagship da Samsung que trouxe várias características fantásticas para os fotógrafos de plantão. 

A Xiaomi veio com força também, com o Mi 10 e o Mi 10 Pro, contando com processadores e funções de topo de linha que funcionavam muito bem. Já para a Apple, o ano começou com a segunda versão do iPhone SE, um celular fantástico, e terminou com os quatro modelos de iPhone 12, que segundo o Showmetech é um dos melhores smartphones disponíveis no mercado atualmente.

A conexão 5G também está sendo muito falada no mundo, com a Qualcomm mostrando cada vez mais usos incríveis dessa conexão, como na demonstração do Snapdragon 888, que graças à rede 5G conseguiu controlar carros de controle remoto a quilômetros de distância. De modo bastante resumido, essa foi a retrospectiva 2020 no que diz respeito aos celulares.

A nova geração de videogames

Retrospectiva 2020-2 mostrando os consoles da microsoft e da sony, respectivamente
Os consoles da Microsoft e da Sony têm um papel importante na retrospectiva 2020, desde problemas técnicos até jogos exclusivos emblemáticos.

No meio da pandemia, pouco a pouco o mundo dos games começou a se agitar com as noticias dos próximos consoles. O primeiro anúncio, no final de 2019, foi a existência do Xbox Series X, um videogame que para muitos lembrava uma geladeira. O ano foi passando e por meio de tweets a Sony confirmou a existência do Playstation 5, mas até então nenhuma informação concreta de nenhum dos dois consoles aparecia.

Chegamos em junho e, em um evento próprio transmitido para todo mundo, a Sony revelou alguns jogos de Playstation 5, além do design do console. Poucos dias depois a Microsoft também mostrou alguns títulos do Series X, mas com um foco bem especifico no GamePass, seu serviço de assinatura. 

No final de agosto, o Xbox Series S foi revelado. Com hardware de próxima geração, mas com menos potência que o Series X, ele foi o console feito para ser um ponto de entrada mais barato para os novos videogames. 

Em novembro, os 3 consoles foram lançados para o público geral. Todos foram recebidos muito positivamente e surpreenderam ao mostrar o impacto da pandemia em logísticas de estoque, já que ambos estão indisponíveis para compras desde o lançamento, mesmo com preços um pouco acima do que é considerado acessível. 

Os outros aparelhos

Retrospectiva 2020-3
A Alexa foi um dos pontos de interesse tanto dos consumidores quanto das empresas que desenvolvem gadgets domésticos, como você lerá logo nessa retrospectiva 2020.

2020 contou também com várias novidades nos gadgets em geral. As smart TVs cada vez mais ganham tecnologias que deixam seus sistemas operacionais e o uso de aplicativos melhores, e várias fabricantes anunciam cada vez mais televisores compatíveis com a resolução 8K. A LG, em especial, além de novas características da resolução 8K, apresentou aparelhos que usam recursos como FilmMaker Mode e certificações da Dolby para dar experiências de conteúdo muito mais amplas e imersivas. 

Os monitores para computadores também tiveram suas inovações. Do ponto de vista do mercado brasileiro, mais dispositivos com resolução de 1440p começaram a chegar no país, enquanto que do ponto de vista de inovações, “Smart Monitores” como o que a Samsung anunciou em novembro, vão aparecendo. Para os gamers, modelos curvos também se popularizaram bastante. 

Falando em computador e em gamers, as placas de vídeo também deram saltos enormes. A NVIDIA e a AMD anunciaram suas novas topo de linha no segundo semestre do ano, e o resultado delas é impressionante, dando para todos os jogadores do PC com essa placa uma experiência muito potente – sendo responsáveis por alguns dos poucos hardwares que estão conseguindo rodar Cyberpunk 2077, o lançamento mais aguardado do ano, de forma satisfatória.

As assistentes virtuais também ganharam atualizações, com a Alexa agora tendo um formato de esfera e mais qualidade de som e podendo ser integrada a muitos mais dispositivos. A Alexa também está se tornando cada vez mais comum no Brasil, com muitas pessoas adotando ela e transformando suas casas em ambientes conectados.

Um ano e tanto

Por mais que tenhamos muitas inovações tecnológicas, como pudemos ver com essa retrospectiva 2020, no fim, esse ano, infelizmente, sempre será lembrado como o ano da pandemia. Porém, sempre é bom lembrar que no meio disso tudo várias inovações foram aparecendo e a humanidade continuou indo pra frente. O saldo, para muitos, sempre será negativo ao lembrar do ano que acaba nas próximas semanas, mas talvez, enxergando na tecnologia um grande instrumento da raça humana de se desenvolver e adaptar, a esperança que as coisas melhorem pode existir.

Gostou da nossa retrospectiva 2020 de tecnologia? Que venha 2021!

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário