Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 2
Nessa retrospectiva veremos quais foram os principais lançamentos feitos pelo Google em 2017. Você já utilizou algum deles ou nem sabia que essa novidade já existia? Confira!

O Google, como a gente, também não parou de trabalhar em 2017. Foi um ano bem corrido e com muitas novidades em novos apps, melhorias de serviços online e até novos hardwares. Vamos relembrar os 11 principais lançamentos revelados nesse ano que está acabando.

01. Google Busca

O serviço online mais usado pelos brasileiros ganhou grandes melhorias. Uma delas é como o Google consegue entregar uma pesquisa mesmo que você esteja sem internet ou com uma conexão instável. Agora, ao invés de não obter nenhuma resposta, o app do Chrome irá te mandar uma notificação com o resultado assim que você conseguir conectar.

Veja como funciona neste gif abaixo:

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 3

Outra novidade dentro das buscas são os atalhos úteis no aplicativo do Google (dica: toque na pequena seta à direita dos atalhos), lá você encontra coisas como a localização de postos de combustível na sua região, farmácias e lojas de conveniência, onde comprar passagens aéreas ou encontrar destinos para suas próximas férias.

02. Novo Google Earth

O famoso Earth do Google ganhou uma nova cara para versão web e pelo aplicativo. Ele ganhou novas maneiras de explorar, aprender e compartilhar, como os recursos “Viajante”, “Estou com Sorte” e “Este é o lar”.

E ganhou também o “Eu Sou Amazônia“, um projeto que traz histórias fascinantes da região amazônica, além de um atlas das terras indígenas no Brasil para dentro do Google Earth.

03. Google Arts & Culture

Mesmo não sendo de fato um lançamento no ano, o “We Wear Culture“, é um novo projeto que traz mais de três mil anos de moda para o Google Arts & Culture. São mais de 450 exposições virtuais para conhecer mais sobre a moda e todas as histórias por trás das roupas que usamos hoje.

Juntos com o MASP e a Câmara dos Deputados, também foi lançado itens dos acervos das instituições no Google Arts & Culture. Veja o making of do novo projeto:

04. YouTube

O buscador em formato de vídeo ganhou um novo logotipo. E 2017 também foi o ano da chegada do YouTube Space Rio.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 4

Entre as outras novidades dentro do YouTube saiu o “Superchat“, ferramenta de monetização de transmissão ao vivo, o streaming ao vivo para smartphones. Uma nova forma de compartilhar os vídeos com os amigos, os “Momentos“, nova versão do formato de histórias, pensado especificamente para criadores de conteúdo e um novo local de interação com fãs por meio de pesquisas, fotos, texto, GIFs e muito mais, chamado de “Comunidade“.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 5

Com a inauguração do Space Rio, com 3 mil metros quadrados, o Rio de Janeiro passa a integrar um time de outras 9 cidades que já têm Space, todas conhecidas por sua importância criativa e audiovisual, como Los Angeles, Tokyo e Nova York. Desde março de 2015, criadores filmando em Spaces de todo o mundo produziram mais de 10 mil vídeos, os quais atingiram mais de 1 bilhão de visualizações e somaram mais de 70 milhões de horas de exibição.

05. Google Assistente falando Português do Brasil

O Google Assistente chegou nesse ano com a nossa língua Portuguesa. Ele terá uma dura tarefa de ser mais prático e ágil que o já conhecido Google Now. A promessa do Google é que ele não entregue só respostas simples. Ele é totalmente nativo e vai aprendendo cada vez mais quanto mais ele for utilizado pelos usuários brasileiros. Estamos torcendo por ele em 2018.

Não custa nada lembrar que ele já está disponível para Android e iOS.

06. Android Oreo

O sistema mais recente do Android ganhou nome de Oreo. Mais saboroso que a versão do KitKat? Eu sou suspeito! Além do nome saboroso, o sistema chega com novas funções como o picture-in-picture (PiP) e o preenchimento automático. Além das melhorias na velocidade e navegação ainda mais fluida.

O Android Oreo também chega com o novo Google Play Protect, um pedido antigo de toda comunidade Android. Ele promete uma vasta proteção contra aplicativos que estiverem se comportando de forma estranha e até mesmo uma checagem naqueles que não estão instalados no seu aparelho.

E porque não 60 novos emojis dentro do novo sistema? Os brasileiros amam se comunicar por eles. Ponto positivo para o Oreo.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 6

07. Segunda geração do hardware

Em outubro, o Google anunciou a segunda geração da linha de hardware Made by Google: os novos smartphones Pixel 2 e Pixel 2 XL, o Google Home Mini e a versão Max, o Pixelbook, uma nova câmera hands-free chamada Google Clips, além dos fones de ouvido wireless Google Pixel Buds e uma versão atualizada do headset Daydream View.

Leia mais

Resumão: confira tudo o que o Google apresentou hoje

08. Tempo de espera no Maps e Busca

O Google trouxe essa novidade para ajudar ainda mais as nossas vidas com esse novo recurso que promete poupar o tão precioso tempo que temos. O novo tempo de espera na Busca e no Maps vai mostrar a estimativa de espera em restaurantes que estamos buscando.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 7

Para ver os horários de cerca de um milhão de restaurantes ao redor do mundo que não precisam de reserva, basta buscar o lugar no Google, abrir a ficha do estabelecimento e descer para ver a seção de Horários de pico. Nela, aparecerá uma estimativa de tempo de espera do momento em que fizer a busca. As estimativas do tempo de espera são com base em dados históricos anônimos, similar a quando lançamos o recurso de Horários de pico.

Assim, você poderá decidir se aquele hambúrguer vale uma hora na fila ou se é melhor planejar um horário diferente e evitar a espera.

09. Google Pay

O Google trouxe o Pay para o Brasil quase no finalzinho do ano, o ShowmeTech foi lá no lançamento oficial.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 8

Estes são alguns dos parceiros que já contam com o serviço disponível em São Paulo e no Rio de Janeiro.

O Android Pay permite pagar por produtos ou serviços de forma rápida e segura com o smartphone Android e o Pagar com Google, que permite pagar compras em sites ou aplicativos com os cartões associados à conta Google por meio das nossas plataformas, como o Google Play, YouTube, Chrome e Android Pay.

10. Google Maps

O Google Maps ganhou uma cara nova em 2017: com atualizações no modo de direção, navegação, trânsito e também no modo explorar para mostrar a informação mais relevante para cada experiência. Ele também passou a mostrar disponibilidade de vagas para estacionar e informações em tempo real.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 9

Para ver se será difícil estacionar no local aonde você vai, basta colocar o trajeto até o seu destino e veja o ícone de estacionamento nesse mesmo card, que aparecerá na parte inferior da tela. A disponibilidade de vagas pode variar entre fácil, médio e difícil — as classificações acontecem com base em dados históricos de estacionamento e um pouco da mágica do aprendizado de máquina.

O Google Maps também melhorou muito as informações úteis do dia a dia, em tempo real, na parte inferior da tela inicial do app oficial. Parar encontrar essas ajudas, basta deslizar para cima e você verá três abas que o ajudarão a encontrar um restaurante próximo, fugir do trânsito ou pegar o próximo ônibus.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 10

11. Novos Apps FilesGo e Datally

Também no final do ano, o Google lançou dois novos apps pensando em mercados emergentes: o FilesGo, para ajudar a limpar, localizar e compartilhar arquivos no seu smartphone de forma mais rápida, e o Datally, um app que ajuda a entender e gerenciar dados móveis, fazendo que você economize seus dados 4G.

Retrospectiva dos 11 lançamentos do Google em 2017 11

E você, o que achou dessas novidades do Google? Gostaria que o Google lançasse alguma outra novidade? Qual seria? Conte para nós…

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba Notícias por E-mail:

Share via