Bill gates acredita que reuniões no metaverso serão o novo padrão daqui a 3 anos

Em 3 anos, reuniões no metaverso serão maioria, afirma Bill Gates

Avatar of tiago rodrigues
Posicionamento sobre as reuniões no Metaverso foi feito em blog pessoal de Bill Gates

O Metaverso vem dando o que falar desde foi anunciado — você pode ver todos os detalhes em nossa matéria sobre o Metaverso —, e na última semana, em seu blog, o GatesNotes, Bill Gates disse que acredita que as reuniões no metaverso serão maioria daqui a dois ou três anos.

Nesse blog, Gates disse que esse ano foi o “mais incomum e difícil”, mas que olha para o ano que vem com muito otimismo, incluindo a questão de um “futuro mais digitalizado” e explicou que a pandemia do COVID-19 já “revolucionou” a área de trabalho, oferecendo mais flexibilidade para as pessoas trabalharem em casa.

Metaverso e Bill Gates

Em seu blog, bill gates revelou suas ideias em relação às reuniões no metaverso
Capa do artigo do blog de Bill Gates, com os detalhes sobre o Metaverso (Imagem: GatesNotes)

Na visão de Bill Gates, com o surgimento da nova tecnologia, as reuniões no Metaverso serão o novo modelo para trabalhar, jogar e socializar. Como é tudo muito recente, exige um tempo para adaptação e aplicação da tecnologia, mas segundo Gates, daqui a 2 ou 3 anos a maioria das reuniões vão sair do padrão em 2D que conhecemos e partirão para o Metaverso, com avatares em 3D.

As chamadas de “reuniões 2D” são as que estamos acostumados atualmente em apps como Zoom, Microsoft Teams e Google Meet. Inclusive, a ideia é que em breve o Microsoft Teams passe a receber os avatares em 3D. Isso é um grande avanço, visto que há uma parceria entre a Microsoft e Mark Zuckerberg, que trouxe a ideia do Metaverso com força recentemente.

Mark zuckerberg apresentando o metaverso do facebook
O Facebook se transformou em Meta recentemente (Imagem: Meta)

Apesar de muito interessante, Bill Gates pontua que vai levar um tempo e disposição das pessoas até que a tecnologia se torne um padrão, mas ressalta que empresas como o Meta (antes Facebook) e até mesmo as do mundo dos games como Roblox e o próprio Minecraft estão desenvolvendo o mundo virtual do Metaverso.

Além disso, para obter um bom resultado de captura de movimentos, as pessoas terão de comprar os ainda caros Óculos VR e em alguns casos Luvas de Captura de Movimentos.

O Metaverso no Brasil

Embora as declarações de Bill Gates sejam promissoras e na visão do mesmo, ela já se torne uma realidade na vida das pessoas, sabemos que aqui no Brasil as coisas demoram um pouco mais do que isso. O software para ter acesso aos metaversos, não devem ser problema, mas o investimento em hardware será a parte complicada.

A não ser que os kits de realidade virtual fiquem acessíveis, tornar isso um padrão na vida dos brasileiros não parece tão fácil. Um kit de realidade virtual do Meta, o Oculus Quest 2 custa atualmente cerca de R$3000. Talvez seja pessismo pensar assim, visto nosso histórico com novas tecnologias, mas a tecnologia pode demorar pra ser aplicada em massa para mudar as reuniões.

Fonte: CNBC, Fortune

Veja também

Mas e você, o que pensa sobre o assunto? Acha que o Metaverso vai vingar em breve ou é algo um pouco utópico? Deixe o seu comentário aí embaixo e não esqueça de conferir nossas outras matérias, como essa que fala sobre a primeira plataforma do Metaverso.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados