REVIEW: AirPods Max é artigo de luxo no mundo dos headphones

Imagem destacada airpods max
Apple acerta com experiência sonora perfeita no AirPods Max, mas assusta no preço

O AirPods Max é o primeiro headphone over ear (sobre a orelha) da Apple a chegar no mercado. Numa disputa já dominada por outras gigantes, é inevitável esperar que um produto dessa categoria da Apple ofereça tudo que os concorrentes oferecem (excelente som, cancelamento de ruído e bateria) além de, claro, trazer novidades.

Como já esperado da Apple, os principais requisitos da categoria são contemplados com louvor, mas o preço sugerido de R$ 6.899,00 assusta à primeira vista e faz qualquer um questionar se realmente o investimento compensa.

Será que o AirPods Max se destaca no mundo dos headphones mesmo com um preço tão acima do esperado? Confira abaixo a análise completa do Showmetech.

Design e construção

Todo mundo sabe que quando o assunto é design e acabamento, a Apple não sabe brincar. O AirPods Max esbanja beleza. Os fones possuem acabamento em alumínio — tornando-o bem frio ao toque –, o arco possui um tecido totalmente telado e estrutura em aço inoxidável. O resultado é um produto extremamente resistente com o peso distribuído de modo a não fazer muita pressão na cabeça.

Arco airpods max
O tecido telado do arco é respirável, aumentando o conforto ao usar o AirPods Max.

É fácil se acostumar com a pegada dele e o uso por longas horas não incomoda, contudo, saiba que ele é um headphone pesado.

Ajustá-lo na cabeça é muito simples já que não existem “níveis” de ajuste. O fone fica em qualquer posição que você regular, moldando-se facilmente. Apesar disso, movimentos bruscos fazem com que ele escape. Claro, ele não vai sair voando antes que você perceba, mas certamente não o recomendo usar para realizar atividades físicas intensas — e aos headbangers de plantão, cuidado na emoção ao ouvir um metal, combinado?

Airpods max design e construção
Apple traz cuidado ímpar no acabamento do AirPods Max, com alumínio na parte externa dos fones e hastes feitas de inox.

Cada fone gira no seu próprio eixo de forma independente, mas senti falta de podê-los girar para dentro para deixá-lo mais compacto na hora de guardar.

As almofadas possuem um tecido telado extremamente confortável. A sensação ao usá-lo é que o encaixe nos ouvidos é simplesmente perfeito. Elas ainda possuem um encaixe magnético, que possibilita uma troca fácil caso elas se desgastem demais e você queira um jogo novo de almofadas ou, ainda, se quiser usar cores diferentes para deixar o seu AirPods Max com um visual único.

Almofadas airpods max
As almofadas possuem encaixe magnético e são removidas com extrema facilidade.

Outro detalhe super positivo sobre as almofadas: para quem usa brincos, pode usá-los sem medo. Eles não apertam e nem incomodam.

O AirPods Max vem com dois botões no fone esquerdo. O primeiro, chamado de Digital Crown (coroa digital em tradução livre) é parecido com os existentes nos Apple Watch. Você pode aumentar ou diminuir o volume apenas girando, dar play ou pausar as músicas com um toque, pressionar duas vezes para pular de música, três vezes para voltar e pressionar e segurar para ativar a Siri. Já o segundo botão serve para ativar o cancelamento de ruído ou voltar para o modo ambiente.

Ponto interessante é a ausência de um botão para ligar ou desligar. Eles ligam ao retirá-lo da case e desligam ao colocá-lo. Caso você os deixe fora do case, ele entra no modo de economia de bateria, por isso, vale se atentar e guardar se não for usar mais.

O AirPods Max está disponível em cinco cores: cinza-espacial, prateado, verde, azul-céu e vermelho.

Som e microfone

Quando falamos de fones de ouvido, nenhum tópico é mais relevante que esse, né? A qualidade sonora aqui é altíssima. O som possui um equilíbrio excelente entre agudos, médios e graves, diferente de outros fones que focam em dar um grave encorpado, mas oferecem agudos estridentes e estourados. Vale ressaltar que o som não é deformado caso esteja no máximo. Certamente não há necessidade de usar o máximo da potência do som, mas é muito positivo notar que a qualidade se mantém.

Todos os elementos do som são valorizados, de modo que percebi camadas e detalhes que nunca havia percebido em músicas que eu adoro.

Porém, a experiência sonora que o AirPods Max tem a oferecer vai muito além. Uma função que casa e potencializa a qualidade do som é o áudio espacial. Claro, nem todos os conteúdos que você for consumir irão desfrutar dessa tecnologia, mas a sensação que lembra a de um som surround ao assistir WandaVision foi ímpar.

Airpods max áudio espacial
O Áudio Espacial do AirPods Max te dá imersão de cinema com a sensação do som vindo de todas as direções.

Um recurso muito agradável é o da música parar assim que você retira os fones, e voltar assim que você os colocar de volta.

A Apple caprichou ao equipar o AirPods Max com nada menos do que 9 microfones, distribuídos entre os dois fones.

Mas para que tudo isso?

Oito atuam no cancelamento de ruído (que falaremos em sequência) e três na captação da voz (dois compartilhados com o cancelamento e um sozinho dedicado à voz).

Você pode ativar a Siri mesmo com outro som rolando que os microfones irão captar a sua voz. Em relação às ligações, o AirPods Max não é perfeito, mas também não decepciona. Ele não entrega um som tão limpo quanto do microfone do próprio smartphone na hora das ligações, mas não irá incomodar a pessoa que estiver do outro lado da linha.

Cancelamento de Ruído

A tecnologia de cancelamento de ruído do AirPods Max é sublime. Para começar, os fones já desempenham um papel de vedação natural, diminuindo os sons simplesmente ao colocá-lo na cabeça.

Ele possui dois níveis de cancelamento: o modo ambiente e o modo cancelamento de ruído. O modo ambiente minimiza sons simples e já é de grande ajuda. Se estiver ouvindo música junto, é mais que o suficiente para usar na rua. Você ainda vai ouvir outros sons, mas de maneira bem reduzida. Por outro lado, fortemente recomendo que você NÃO use o modo cancelamento de ruído na rua.

Isso porque o cancelamento não está para brincadeira e a sensação é de ir para outra dimensão. Você fica completamente alheio à qualquer coisa ao seu redor. Sim, acho perigoso ativá-lo na rua por te deixar totalmente desatento.

Já para o uso em casa ou no escritório — quando for possível, né, senhor corona vírus? — é perfeito para se focar no trabalho. Testei o cancelamento com a máquina de lavar centrifugando e o som altíssimo da máquina simplesmente… desaparece. Isso sem nenhuma música em reprodução.

Usar o cancelamento de ruído pode dar um pouco de incômodo até você se acostumar. A sensação se assemelha a estar mergulhado em uma piscina, mas com uma pressão mais forte. Se tiver uma música tocando junto, fica mais fácil de relevar.

Acessórios

Os acessórios que faltam se fazem tão percebidos quanto os que estão Aqui. O case, apesar de esteticamente lindo, não aparenta proteger tanto os fones. Como não é possível dobrar os fones para dentro (como citado anteriormente), vai ser um pouco mais difícil encontrar um bom estojo para acomodá-lo e é difícil não ter receio de deixá-lo solto dentro de uma mochila.

Com entrada única do tipo lightning, um cabo lightning p2 faz falta para usar o fone com mais praticidade no computador, controle do console e ainda mais difícil de conectá-lo à tela de avião, por exemplo. O único jeito de resolver é adquirir separadamente um cabo desse tipo — o que não vai ser barato.

Entrada lightning airpods max
Fone da direita do AirPods Max possui entrada do tipo lightning, que pode ser usada com qualquer cabo lightning para carregá-lo.

Por fim, como já estamos acostumados, apenas um cabo do tipo lightning USB-C acompanha o AirPod Max, o que dificulta principalmente pela tecnologia USB-C ainda ser nova, sendo caro comprar um carregador com entrada USB-C. Torço para que você já possua um cabo lightning USB-A para poder carregar seus fones com tranquilidade em um carregador comum.

Bateria

O AirPods Max entrega até 20 horas de autonomia de bateria. Usando no dia-a-dia, facilmente você irá carregá-lo uma ou duas vezes na semana (baseado na intensidade do seu uso, claro). Mesmo para viagens muito longas, basta se certificar que você vai sair de casa com ele no 100% e que poderá carregar quando chegar no destino, não tem como ele te deixar na mão nesse aspecto.

Contudo, é inegável notar que por mais que 20 horas seja uma autonomia de bateria boa, a concorrência atinge 30 horas.

Algo muito positivo é que com uma carga super rápida de 5 minutos, você já consegue usar o AirPods Max por uma hora e meia, então se tudo o que você precisa é de um apoio emocional para acabar o dia de trabalho, 5 minutos na tomada e o headphone estará ali para te apoiar.

Conclusão

Review: airpods max é artigo de luxo no mundo dos headphones. Apple acerta com experiência sonora perfeita no airpods max, mas assusta no preço
O AirPods Max traz qualidade fora de série como a Apple sempre sabe fazer, mas assusta com o preço.

É indiscutível que tudo que você espera de um headphone over ear é muito bem contemplado no AirPods Max. O ponto que mais incomoda são os acessórios — ou a ausência deles, infeliz tendência do mercado –, mas mesmo a bateria inferior à concorrência não chega a ser um problema tão grande.

E onde ele acerta, ele acerta com tudo. A mistura do som, cancelamento de ruído e áudio espacial proporcionam uma experiência de áudio fantástica.

O que decreta que esse não é um fone para todo mundo é o preço. Seria entendível o preço mil reais acima da concorrência pelo acabamento em alumínio e inox (muito mais caro para produzir do que os concorrentes com acabamento em plástico), mas com um preço que se equipara ao iPhone 12, o AirPods Max se posiciona como ideal para quem quer uma experiência sonora definitiva no ecossistema Apple. Se esse for o seu caso, vá fundo, você não vai se arrepender.

Preço e disponibilidade

Ao preço sugerido de R$ 6.899,00, você encontra o AirPods Max em 12 vezes sem juros na loja do Showmetech.

Especificações Técnicas – AirPods Max

MarcaApple
ModeloAirPods Max
Tecnologia de áudioDriver dinâmico criado pela Apple
Cancelamento Ativo de Ruído
Modo Ambiente
Equalização Adaptativa
Áudio espacial com rastreamento dinâmico de movimentos da cabeça
SensoresSensor óptico (em cada fone)
Sensor de posição (em cada fone)
Sensor de detecção do estojo (em cada fone)
Acelerômetro (em cada fone)
Giroscópio (fone esquerdo)
MicrofonesOito microfones para Cancelamento Ativo de Ruído
Três microfones para captar a voz (dois compartilhados com o Cancelamento Ativo de Ruído e um microfone adicional)
ChipChip H1 da Apple para fones de ouvido (em cada fone)
BateriaAté 20 horas de autonomia de bateria
Peso384,8 gramas
CoresCinza Espacial, Prateado, Verde, Azul Céu e Vermelho
PreçoR$ 6.899,00

Leia também o nosso review do iPhone 12 Pro, um dos melhores smartphones premium de 2020.

AirPods Max é artigo de luxo no mundo dos headphones
  • Design e construção - 10/10
    10/10
  • Som - 10/10
    10/10
  • Cancelamento de Ruído - 10/10
    10/10
  • Bateria - 8.5/10
    8.5/10
  • Acessórios - 6/10
    6/10
  • Preço - 6/10
    6/10
8.4/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário