Review – Alcatel A3 XL

Foto destaque - Review - Alcatel A3 XL
O Alcatel A3 XL é um celular de entrada, ou seja, básico, da fabricante francesa Alcatel. Vejamos como ele se saiu em nosso review.

alcatel 720x540 - Review - Alcatel A3 XL

Nos últimos anos, a imensa velocidade com que são lançados novos produtos de tecnologia – sobretudo celulares – torna difícil ficar por dentro de todas as novidades. Por outro lado, quem ganha com isso é o consumidor, com a grande variedade de marcas, preços, modelos, tamanhos de tela. A Alcatel é uma marca que faz bastante sucesso para quem busca celulares de segmentos de entrada. O modelo em destaque é o Alcatel A3 XL, que atrai consumidores que buscam um aparelho com telas grandes, mas que não pensam em gastar muito. De origem chinesa, o celular é fabricado no Brasil, e além das 6’ de tela HD, o A3 XL tem 3GB de RAM e 32GB de memória, permitindo rodar diversos aplicativos ao mesmo tempo de maneira aceitável.

Por R$799,90, o aparelho conta com uma câmera frontal com flash de 5 megapixels e uma câmera principal de 8 megapixels, 3.000 mAh de bateria, processador quad core, suporte a dois chips com rede 4G, além de acompanhar a versão Nougat (7.0) do Android.

Design

Normalmente, não se espera muito, em questões estéticas, quando se trata de um aparelho de entrada, mas o A3 XL consegue se destacar em diversos aspectos. A começar pelo peso, pois é um smartphone extremamente leve (186g), sendo necessário um cuidado especial.

A parte frontal possui os cantos arredondados e se parece com a maioria dos outros celulares, enquanto que a parte de trás é levemente texturizada na cor cinza.

Tela

A tela de seis polegadas, certamente é um dos fatores que mais chama a atenção do consumidor interessado no Alcatel A3 XL.

A resolução da tela é de 720 x 1280 (HD 720p) – que está em baixa com muitas marcas concorrentes – e, em virtude do tamanho grande da tela, significa que existem apenas 245 pixels por polegada, mas como os ícones e textos aparecem maiores do que o normal, facilita para quem sofre com as letras miúdas nas telas Ultra HD.

ALCATELzão 720x398 - Review - Alcatel A3 XL

Sistema Operacional

O sistema operacional é o Android 7.0 Nougat, simples o suficiente para ser utilizado, mas após alguns minutos de uso já se percebe as limitações do processador quad-core de 1.1GHz.

Além da demora para abrir alguns aplicativos básicos, outro aspecto que chama a atenção é o tempo de resposta que é baixo, em comparação ao resto do mercado – a troca da câmera frontal para a traseira, por exemplo, leva de 4 a 5 segundos.

sistema 720x639 - Review - Alcatel A3 XL
Sistema operacional 7.0 Nougat.

Desempenho

Para testar o desempenho do aparelho, nada melhor do que games. Um jogo que exija um pouco mais, como Heartstone, da Blizzard, por exemplo, leva bastante tempo para abrir o menu (em comparação a outros dispositivos), mas ainda assim foi possível jogar, muito embora de maneira sofrível e com algumas quedas de frames.

Pokémon Go, que é um dos maiores sucessos na história de jogos para celulares, também demora um bocado para entrar após as últimas atualizações do game. Pode ser um pouco prejudicial na captura de Pokémon e nas batalhas dos ginásios, que muitas vezes ficam ainda mais lentas se deixar a função de câmera ligada no jogo, mas mesmo assim o game é jogável.  

A versão nacional do Alcatel A3 XL não possui um leitor biométrico – ou de impressão digital (que nas versões estrangeiras fica localizado na traseira do aparelho).

Qualidade do áudio

Os falantes do Alcatel A3 XL possuem um ótimo desempenho. As ligações tradicionais demonstraram uma qualidade de áudio bastante decente, e foi possível ouvir as chamadas em modo conferência de maneira perfeita, com qualidade superior a celulares rivais mais caros.

Testei uma série de playlists dos principais serviços de streaming no Alcatel. Apesar do tempo de resposta do acionamento das músicas ter sido acima do esperado, a qualidade do som me impressionou com uma boa propriedade de volume, uma clareza extremamente audível dos sons, com crítica apenas por uma “falta de baixo”. O desempenho sonoro excedeu muitos telefones superiores.

O alto falante do smartphone está localizado na parte traseira do aparelho e o som é muito melhor ao virar o telefone e escutá-lo com a tela para baixo, em vez de equilibrá-lo em algum objeto, por exemplo.

alcatel 2 720x540 - Review - Alcatel A3 XL

Qualidade da câmera

A câmera principal é de apenas 8 megapixels, mas é capaz de reproduzir de maneira sólida imagens nítidas e coloridas quando disposta à uma boa iluminação.

Este slideshow necessita de JavaScript.

 

A grande queda de qualidade se dá com ambientes com pouca luz, mas mesmo em ambientes pouco iluminados é possível tirar fotos, mas sem a mesma qualidade de um dia ensolarado, ou repleto de luz em volta.

IMG 20171024 132138 720x960 - Review - Alcatel A3 XL
Foto com pouca luz.

As fotos em modo Panoramas são aceitáveis. Elas têm baixa resolução e as transições de mistura de iluminações podem comprometer a foto.

PANO 20171024 130104 e1517865128816 720x179 - Review - Alcatel A3 XL
Foto panorâmica tirada pelo A3 XL.

Fotos tiradas em modo Paisagens saem melhores com HDR ligado, mas usar isso significava que será preciso esperar por alguns segundos enquanto ocorre o processamento da imagem.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Autorretratos, ou selfies, estão na moda. A câmera frontal do Alcatel A3 XL é de apenas 5 megapixels e não é excelente em ambientes de baixa luz. Entretanto, há um pequeno flash de LED que pode compensar uma iluminação mediana, mesmo sabendo que isso possa fazer com que você pareça um pouco pálido. Talvez esse smartphone não seja o mais indicado aos narcisistas.

IMG 20171024 125354 720x960 - Review - Alcatel A3 XL
Teste da selfie com a câmera frontal do A3 XL.

Os vídeos são capturados em 720p (HD). Eles ficam, naturalmente, difusos em telas de alta resolução e um pouco granulado quando está sendo feito em ambiente de pouca luminosidade.

Por falar em pouca luz, a filmagem não fica tão boa nestes momentos, e sons de fundo podem soar, muitas vezes, de maneira robótica. Caso você seja um usuário que não filme muito com o celular – e seja menos exigente, também – tudo é possível e utilizável, ainda mais se a iluminação for boa e os objetos (ou pessoas) a serem filmados estejam parados.

Bateria

A bateria de 3.000mAh é digna de respeito. O celular suportou razoavelmente um dia inteiro de uso, ou quase 6 horas de uso contínuo (com o brilho no máximo e GPS ligado). Entretanto, pode levar uma vida para carregar, caso você utilize cabos ou carregadores mais antigos – ou o carregue em carros ou em uma porta USB de algum computador. O carregador do A3 XL não tem tecnologias de carregamento rápido; a carga completa acontece em aproximadamente 4 horas.

autonomia - Review - Alcatel A3 XL
Autonomia da bateria em uso máximo

Conclusão

Trata-se de um dispositivo de entrada, com um preço muito atraente e configuração equilibrada. A tela grande com cores brilhantes e textos e ícones amplos tornam o uso confortável e um ótimo custo benefício, sobretudo para quem não tem uma “boa visão”.

A autonomia da bateria é muito bem munida com 3.000mAh, porém o processador quad-core de 1.1GHz atrapalha bastante no desempenho do celular. A câmera frontal não é das melhores, mas talvez essa seja a única desvantagem.

Em suma, o veredito é que o A3 XL atende bem às necessidades de seu público: com um preço acessível, uma tela grande e de boa qualidade, uma bateria que chega até o final do dia e conexão 4G. É um aparelho voltado a quem tem mais paciência com os constantes “engasgos” do sistema, para quem utiliza muitas redes sociais e quem gosta de vídeos – sobretudo por causa do tamanho da tela e autonomia da bateria.

Comentários do Facebook

Receba Notícias por E-mail:

Share via