REVIEW: Echo Dot com Relógio, a caixa de som inteligente da Amazon

REVIEW: Echo Dot com Relógio, o Smart Speaker com LED
O Echo Dot com Relógio é um Smart Speaker com Display LED, compacto, inteligente e com muita qualidade sonora, agora disponível no Brasil

A Amazon vem constantemente realizando investimentos no mercado brasileiro, tanto com novas tecnologias, bem como, conquistando e investindo em diversas áreas, como serviços online e varejo. Pensando nisso, a Amazon lançou um novo dispositivo da linha Echo, disponível para o Brasil: o Echo Dot com Relógio.

O novo Echo Dot com Relógio é similar ao modelo anterior da terceira geração do Echo Dot, e umas das diferenças é o Display LED que exibe o horário local, a temperatura e a contagem regressiva do timer ao programá-lo. A assistente virtual da Amazon, a Alexa, traz skills (habilidades, em tradução livre) com muita qualidade e inovação. Confira o review feito pela nossa equipe com todos os detalhes desse novo produto disponível no mercado brasileiro!

Design compacto e tecnológico

O Echo Dot com Relógio é uma caixa de som inteligente com design elegante, de construção leve, compacto e com uma estrutura bem acabada, com dimensões de 43mm x 99mm x 99mm, e com o peso de apenas 300 gramas. O corpo do aparelho é produzido com plástico resistente, um anel luminoso ao redor do dispositivo e uma tela de tecido revestindo toda sua lateral .

Na parte superior, há quatro orifícios de captura dos microfones, localizados em cada extremidade do aparelho, o que traz como resultado uma alta captação da sua voz ao falar com a Alexa. O Echo Dot com Relógio possui quatro botões posicionados em formato de cruz, os botões Volume (+) e Volume (-) estão fixados verticalmente no aparelho, enquanto os botões de Desativar o microfone e o botão de Desligar o aparelho estão fixados horizontalmente.

REVIEW: Echo Dot com Relógio, o Smart Speaker com LED
Ao desativar o microfone do Echo Dot com Relógio o anel luminoso terá a cor vermelha

Toda lateral do Echo Dot com Relógio é revestida com uma tela de tecido que protege o alto-falante e o Display LED em que se exibe o horário, temperatura e timer programado. Na traseira do dispositivo há uma espécie de nicho com a conexão para o adaptador de energia de 15W e saída com áudio estéreo de 3,5 mm para uso com alto-falantes externos.

REVIEW: Echo Dot com Relógio, o Smart Speaker com LED
Tampa traseira do Echo Dot com Relógio com uma conexão para a fonte de energia e a outra para uma saída de áudio 3,5 mm

Para manter o Echo Dot com Relógio estável numa superfície, sua base é construída com material resistente de borracha que trará segurança para o dispositivo ao vibrar com o poder do alto-falante.

O Echo Dot com Relógio tem o poder de controlar sua casa e ainda ser um despertador clássico

Os dispositivos da linha Echo funcionam como uma central de comando para sua casa inteligente, em que é possível controlar os dispositivos e eletrodomésticos conectados, como ar-condicionado, lâmpadas inteligentes, fechaduras e câmeras de vigilância. A Alexa pode se integrar com diversos sistemas de casa inteligente, como Smart Life, Positivo Casa Inteligente, Phillips HUE, Mi Home, TP-Link KASA e Ring.

O Echo Dot com Relógio é recomendado para qualquer ambiente da sua casa, em nossos testes ele apresentou uma melhor funcionalidade no quarto. Além de ser compacto e caber em qualquer lugar, seja em cima da sua mesa de cabeceira ou na escrivaninha de seu escritório, ter o dispositivo ao lado de sua cama será como ter um despertador clássico e ao mesmo tempo com o poder de controlar toda sua casa, ouvir músicas e saber das notícias diárias em seu portal preferido.

REVIEW: Echo Dot com Relógio, o Smart Speaker com LED
O Echo Dot com relógio é uma ótima pedida para o quarto, com o modo soneca no despertador

A comparação com um despertador clássico vem dos antigos despertadores, em que para ativar o modo soneca era necessário “bater” no relógio com um movimento de cima para baixo. Pensando nisso, o Echo Dot com Relógio vem com o modo soneca de nove minutos, que é ativado simplesmente tocando na parte superior do aparelho.

O despertador ainda conta com a possibilidade de acordar com música, basta dizer: Alexa, me acorde com música”, sendo também possível configurar sons padrão do sistema via app da Amazon Alexa.

Alexa, a assistente virtual completa da Amazon

A assistente virtual da Amazon, a Alexa, é uma poderosa ferramenta do Echo Dot com Relógio, sendo considerada o coração e a mente da caixa de som inteligente. Com ela será possível realizar inúmeras atividades apenas com comandos de voz, basta dizer Alexa que o anel luminoso de LED se ativará e ela poderá ouvir tudo o que você pedir e rapidamente a resposta será dada.

Em nossos testes, foram testados os recursos de chamadas e mensagens por comando de voz, bastando dizer Alexa, ligue para (o nome de como o contato está salvo na sua agenda)”, lembrando que será necessário sincronizar seus contatos com o aplicativo Amazon Alexa antes, o que foi bem fácil em si, sendo necessário acessar o aplicativo e acessar o menu Contatos dentro do app, que a Amazon Alexa fará o resto.

Lembrando que para utilizar essa ferramenta de chamadas e mensagens, a outra pessoa com quem você quer se comunicar deve ter um dispositivo Echo registrado em seu nome, ou ter instalado o aplicativo Amazon Alexa em seu smartphone. Com o Echo Dot com Relógio foi possível também deixar uma mensagem de voz, atender ou desligar chamadas.

REVIEW: Echo Dot com Relógio, a caixa de som inteligente da Amazon
O display pode também mostrar a temperatura — uma das perguntas mais feitas todos os dias para a Alexa

Outro ponto que foi analisado foi a forma de customização do Echo Dot com Relógio. Dentro do aplicativo Amazon Alexa — e também pelo site da Amazon — há diversas preferências que o usuário poderá escolher como o resumo de notícias em que você poderá selecionar mais de 40 plataformas de notícias diferentes, como Exame, UOL, Folha, Valor Econômico, G1, entre outros.

Com a assistente de voz Alexa, você terá em suas mãos uma Smart Speaker totalmente customizável, e poderá criar listas de tarefas, lista de viagens, perguntar sobre o clima do local, entre outras utilidades. Em nossos testes, a Alexa aprendeu a rotina do usuário e quando nós solicitávamos para tocar uma playlist, automaticamente, já se iniciava a lista de reprodução favorita tocada pela plataforma do Spotify. A Alexa tem a capacidade de aprender e deduzir qual a sua playlist favorita de acordo com o uso, em cerca de uma semana a assistente virtual te conhecerá muito mais do que você imagina.

Está cansado de enviar comandos de voz para o Echo Dot com Relógio perguntando a mesma coisa de sempre, como clima e notícias do dia? Crie uma rotina usando o aplicativo Amazon Alexa e a caixa de som inteligente da Amazon falará todas as informações necessárias para começar o dia bem informado. Para utilizar essa função basta configurar no aplicativo Amazon Alexa e dizer: “Alexa, bom dia”, e a assistente falará o horário local, a previsão completa do tempo, as notícias do dia e logo em seguida tocará uma música para começar o dia bem animado. Você terá toda a autonomia de configurar sua rotina como bem quiser.

Caso você o Echo Dot com Relógio seja o seu primeiro dispositivo com a Alexa, saiba que o sistema não apresenta muitas funções nativas, sendo necessário explorar o menu de Skills dentro do aplicativo Amazon Alexa no seu smartphone, ou no site da Amazon.

Algo que pode ser melhorado é que em alguns momentos a Alexa pode acabar falando demasiadamente, e não há um comando para pedir para repetir o que foi dito. Além disso, a Alexa pode pronunciar algumas palavras em português com a entonação errada, o que traz em alguns momentos uma fala robotizada — mas vale lembrar, ela é uma assistente virtual.

A caixa de som inteligente pequena no tamanho, grande em qualidade sonora

O Echo Dot com Relógio realmente surpreende com sua qualidade de som, por possuir somente um alto-falante de 1,6″ e por ser um ultracompacto, a princípio podemos imaginar que a caixa de som inteligente não tenha um som com muitos graves. Porém, o aparelho é um poderoso reprodutor de som com graves intensos e sons agudos bem marcantes, mesmo com o volume quase ao máximo.

Caso a Smart Speaker da Amazon seja utilizada em um ambiente mais fechado — como um quarto — a experiência sonora de 360 graus como prometido pela empresa será nítida e aproveitada ao máximo. Explore as skills para aproveitar todo o potencial do Echo Dot com relógio com as plataformas de música Amazon Music, Spotify, Apple Music e Deezer.

Skills Amazon Alexa
Além de serviços de streaming de música, você pode explorar muitas outras funcionalidades no app da Alexa

O Echo Dot é recomendado para uso em ambientes internos, e se você tiver mais de um dispositivo, é possível configurar grupos multiambiente para que vários alto-falantes reproduzam o mesmo conteúdo, um recurso muito útil quando você quiser fazer uma festa em casa — mas só depois que acabar com a pandemia, afinal precisamos manter o distanciamento social. Além disso, você pode conectar uma outra caixa ou aparelho de som através da saída de áudio estéreo de 3,5 mm (P2) para aumentar a potência sonora, ou então através do bluetooth — que também permite conectar o Echo Dot com Relógio a smartphones, notebooks e dispositivos de som.

Conclusão

O Amazon Echo Dot com Relógio é uma caixa de som inteligente completa, própria para equipar qualquer cômodo da sua casa, com design compacto e muita qualidade de som. Com ela, você pode inclusive substituir aquela caixa de som Bluetooth convencional, com a vantagem de não depender se um smartphone ou outra fonte de áudio — com sua conexão wi-fi e a Alexa.

Recomendamos ter um Echo Dot com Relógio no seu quarto com a função de despertador com música — e o providencial modo soneca. Aliado com uma rotina personalizada de notícias e previsão do tempo ao dizer Alexa, bom dia”, ele é um ótimo companheiro para acordar e se manter atualizado.

O Echo Dot com Relógio é uma ótima central de controle para a casa conectada, e pode também ser um complemento caso você já possua outros dispositivos da linha Amazon Echo, como a excelente tela Amazon Echo Show 8 que também pode exibir imagens de câmeras de segurança e porteiro eletrônico.

O Echo Dot com Relógio é vendido no Brasil por apenas R$ 349,00, na cor branca e você ainda levará três meses grátis de assinatura no Amazon Music.

Especificações técnicas

Tamanho:43 x 99 x 99 mm
Peso:300 gramas
Conectividade: Wi-Fi banda dupla 802.11 a/b/g/n/ac
(2,4 e 5 GHz) e Bluetooth
Áudio:Alto-falante integrado para feedback de voz.
Saída de áudio estéreo de 3,5 mm para alto-falantes externos
Tela:Display de LED
Alimentação:Fonte de energia de 15W
  • Design - 9/10
    9/10
  • Performance - 8/10
    8/10
  • Usabilidade - 8/10
    8/10
  • Qualidade do som - 8/10
    8/10
8.3/10

Echo Dot com Relógio

O Amazon Echo Dot com Relógio é o novo modelo da linha Echo agora disponível no Brasil com Display LED que mostra o horário, temperatura local e timers programados, tudo isso combinado com um dispositivo compacto e com muita qualidade de som.

Pros

  • Design compacto e elegante
  • Som alto e com graves de qualidade
  • Quatro microfones de extrema captação sonora
  • Aplicativo Amazon Alexa é simples e intuitivo
  • Diversas skills e customizações ao gosto do usuário
  • Display LED se adapta automaticamente a quantidade de luz solar, aumentando ou diminuindo o nível da luminosidade
  • Botão físico para desativar o microfone
  • Três meses de assinatura grátis do Amazon Music

Cons

  • Apenas a cor branca está disponível para compra
  • A fonte de energia poderia ser um pouco menor, o que pode atrapalhar caso não haja muitas tomadas disponíveis na residência e seja necessário usar um filtro de linha compartilhada 
  • A assistente Alexa deixa a desejar em algumas entonações de palavras do Português 
  • Não há um comando de voz para repetir o que a Alexa disse caso o usuário não tenha entendido
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter