REVIEW: Anker PowerPort PD+2, um bom carregador USB-C

pd10 anker capa
Este carregador da Anker tem como grande destaque poder carregar dois dispositivos simultaneamente, porém, ele pode não caber nas tomadas (e bolsos) de todos os consumidores
Anúncio
REVIEW: Anker PowerPort PD+2, um bom carregador USB-C

Ao falarmos de vida útil da bateria dos celulares, geralmente nos contentamos com o carregador de fábrica, afinal eles sempre vêm com um. Com o tempo, deixar o celular carregando à noite fica mais prático do que sempre procurar por uma tomada, te obrigando a ficar “preso” perto da parede, certo? Com os cuidados e fabricantes certas, há total segurança, mas é sempre bom remediar.

Por isso, o carregador Anker PowerPort PD+2 vem com uma “prevenção contra superaquecimento, sobrecarga e curto-circuito para manter você e seus dispositivos seguros”, daí o motivo de sua robustez e a entrada para USB-A e USB-C serem tão práticas. Ele tem 33W de carregamento em alta velocidade, sendo 18W (USB-C) e 15W (USB-A). Sua grande vantagem é justamente essa, de conseguir carregar dois aparelhos ao mesmo tempo, seja celular, laptop ou tablet.

Anker PowerPort PD+2
(Reprodução; Gigazine.net)

Tendo recentemente testado o notebook Dell XPS 13 que carrega sua bateria via conexão USB-C, senti falta de um adaptador para tomada onde fosse possível plugar tanto meu celular como o computador de maneira mais prática. Talvez o gadget da Anker ajudasse em casos como esse, de poucas tomadas disponíveis em um cômodo. A mesma lógica funciona se pensarmos em deixar um dispositivo carregando durante a noite, algo mais seguro com o PD+2, pois ele conta com segurança para prevenir curto-circuito.

Um ponto importantíssimo: pelo fato de o carregador ser importado, a espessura dos pinos de energia são um pouco maiores do que o padrão nacional, por isso é necessário adaptador caso você tenha tomadas antigas em casa. Nos nossos testes, encontrei somente uma extensão e uma tomada cuja entrada do plug eram menores do que o carregador, ambas antigas.

Testes com smartphones

Quando colocamos o PowerPort PD+2 à prova, tivemos resultados razoáveis. De um cálculo total que variou por porcentagem e horário do dispositivo conectado, simplificamos os resultados e chegamos aos valores seguintes:

Apple iPad
6ª geração
Samsung
Galaxy
S10
Samsung Galaxy
A20
Samsung Galaxy
J8
Tipo de conexãoUSB-A para
Lightning
USB-C para
USB-C
USB-A para
USB-C
USB-A para
micro USB
Média de carga
Offline
1% a cada
3 minutos
1% a cada
1 minuto
1% em pouco mais
de 1 minuto
1% a cada
2 minutos e meio
Média de carga
Online
1% a cada
4 minutos
1% a cada
2 minutos
1% a cada
2 minutos
1% a cada
3 minutos

Em um dos testes, assim que conectamos o Galaxy S10 e o A20 simultaneamente, pode-se perceber o uso mais eficiente do PD+2, que seria justamente a capacidade de manter 15 e 18 watts e te despreocupar de qualquer perigo ou mau funcionamento. Detalhe que em todos os testes usamos cabos de diferentes marcas, mas em metade dos casos (iPad e J8) foi o mesmo de fábrica que acompanharam os portáteis.

O Anker PowerPort PD+2 vale a pena?

Se você tiver em mente que o carregador da Anker atualmente custa R$169 em lojas como a Amazon (sendo possível encontrá-lo em promoções no próprio site), o perfil de consumidor ideal fica muito bem definido. O PowerPort PD+2 será útil com aqueles que levam o carregador para fora de casa, tanto em trabalho como viagens, e são donos de mais de um dispositivo, sendo um deles USB-C.

REVIEW: Anker PowerPort PD+2, um bom carregador USB-C

Este nicho de público pode soar muito específico, porém, creio que seja um dos pouquíssimos cenários onde valeria este investimento nem um pouco barato que nem vem acompanhado de cabo USB. Como comparação, os adaptadores dos kits de smartphone raras vezes variam a potência (watts) e é tradicional que contenham cabo USB-A em um lado com a conexão do aparelho em questão na outra ponta.

Ainda estamos em processo de mudança rumo a um futuro “dominado” pelo USB-C, então fica compreensível que um cabo USB-C em ambas as pontas seja algo difícil de encontrar em todos os lugares. Por fim, o tamanho e peso do PD+2 não deixam-no ser tão mais prático do que os comuns adaptadores de celular que vêm de fábrica, mas isto merece a consideração do comprador com poucas tomadas ao alcance de suas áreas de convívio.

E aí, o Anker PowerPort PD+2 pode ser seu próximo carregador de celular? Diga para a gente nos comentários.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter