Review: Chromecast Terceira Geração é o dongle mais rápido do Google

Chromecast terceira geração refina qualidades da segunda geração
O Chromecast Terceira Geração facilita o jeito de assistir a serviços de streaming pela televisão e refina o que já era ótimo na segunda geração

O Chromecast Terceira Geração chegou em fevereiro ao Brasil. Ele é um dongle – ou acessório – do Google que facilita o jeito de assistir a serviços de streaming na televisão. Basicamente, ele dá funções de inteligentes à qualquer modelo de TV (com ou sem sistema operacional).

O Chromecast acaba tornando mais simples o uso de apps e serviços de streaming de vídeo, já que os menus e opções estão no smartphone, não em um controle ou interface da TV.

Agora, com o Chromecast em sua terceira geração, o Google fez poucas mudanças, dando a entender que em time que está ganhando, não se mexe. Porém, uma das mudanças apresentadas no novo dongle, a dependência do smartphone se mostra mais presente, sendo obrigatório até na hora de ligá-lo. Nos modelos anteriores, o processo poderia ser feito pelo computador ou tablet.

No geral, ele é quase o mesmo em relação a versão anterior, lançada em 2015. Houve refinamentos no hardware e o software está mais rápido.

O Chromecast Terceira Geração da Google é a melhor alternativa para quem não tem uma Smart TV e quer usufruir dos melhores serviços de streaming.
O Chromecast Terceira Geração da Google é a melhor alternativa para quem não tem uma Smart TV

Mudanças no Design

O Chromecast Terceira Geração continua sendo um dongle que fica escondido na parte traseira da sua televisão. As opção de cores diminuíram e agora podem ser encontradas em versões preto ou branco. Considerando que ele fica ali atrás da televisão, o design físico não é, de fato, uma das características mais importante do produto.

Em um lado, o aparelho tem o cabo HDMI, enquanto no outro há uma entrada MicroUSB. Outra característica física é um botão para reiniciá-lo, mas ele está ali como último recurso.

Opções de cores preta e branca
O dongle vem nas opções de cores preta e branca

Interface

O Chromecast Terceira Geração continua sendo o mais simples, mais prático e com a interface mais fácil de entender dos adaptadores de serviços de streaming no mercado. Um dos pontos que fazem a experiência ainda mais fácil é poder controlá-lo através de seu celular ou tablet.

Como funciona: depois de conectado à uma porta HDMI da TV e finalizado o processo de configuração dele, basta usar aplicativos suportados (como o YouTube, Netflix, Spotify, Google Play Música, YouTube Music, Globo Play, e até o navegador Google Chrome) e, na tela do smartphone, localizar e clicar no ícone “transmitir”.

Utilizar o aplicativo é tão fácil e prático quanto deveria ser. Você seleciona o conteúdo que quer assistir e ele é transmitido pela sua TV. Depois, você pode pausar, adiantar, voltar e até ajustar o volume – tudo usando o seu celular. Para que as opções de tela apareçam no celular, é necessário que ambos os dispositivos estejam conectadas na mesma rede local ou Wi-Fi, caso a casa possua redes diferentes.

O Chromecast da Google é a melhor alternativa para quem não tem uma Smart TV e quer usufruir dos melhores serviços de streaming.
Utilizar o aplicativo do Chromecast é tão fácil e prático quanto costuma ser

O processo continua o mesmo desde que o dongle foi apresentado pela primeira vez. Mas, agora em sua terceira geração, ele está bem mais rápido.

Mas o Chromecast Terceira Geração é mais rápido mesmo?

O ponto principal, sem dúvida, entre a segunda e a terceira geração é a velocidade. O aprimoramento no hardware faz com que o aparelho seja agora 15% mais veloz do que sua versão anterior.

Para testar isso, é importante levar em conta que a versão anterior não era, de fato, lenta. O processo para comparar ambas é difícil e precisa analisar alguns pontos como qualidade da imagem, tempo para iniciar, tempo para começar a transmitir outro filme ou série em seguida, etc. 

Se pegarmos, por exemplo, um filme da Netflix para ser transmitido através do dongle de segunda geração, ele começa em média após 11 segundos, podendo levar até 41 segundos para atingir a marca de 1080p de qualidade – mais conhecido como o Full HD. O mesmo filme no aparelho de terceira geração leva 9 segundos para começar e 40 segundos para atingir a capacidade de 1080p – que é a maior resolução de um produto da série.

O Chromecast da Google é a melhor alternativa para quem não tem uma Smart TV e quer usufruir dos melhores serviços de streaming.

Para medir essa qualidade no YouTube é um pouco mais difícil. No entanto, é possível observar que a segunda geração demora 12 segundos para começar a transmitir, enquanto a terceira demora apenas 9 segundos. Tudo isso dá uma diferença de 25%.

Outro ponto importante que vale ressaltar de diferença entre a segunda e a terceira geração é o quão ricas as cores estão na nova versão do aparelho, embora não seja possível quantificar isso na base do “olhometro”. Os pretos estão mais escuros e profundos, enquanto os azuis, mais vibrantes.

Mesmo não sendo um aparelho 4K HDR, a qualidade de imagem que ele apresenta é boa
Mesmo não sendo um aparelho 4K HDR, a qualidade de imagem que ele apresenta é boa

Mesmo não sendo um aparelho 4K HDR, a qualidade de imagem que ele apresenta é ótima em 1080p. Se você procura uma imagem 4K, o indicado é o Chromecast Ultra, embora ele seja mais caro e consuma mais energia do que os dongles mais simples. Você pode conferir mais informações dele na nossa matéria especial.

Pesquisando o que assistir

Embora o Chromecast Terceira Geração não funcione como a Apple TV (no sentido de conseguir encontrar filmes baseado em suas avaliações no Rotten Tomatoes), você consegue usar o Google Home para encontrar vários filmes e séries de televisão de um jeito fácil.

Conteúdo

Um dos principais motivos que podem te levar a comprar o Chromecast Terceira Geração é o conteúdo que ele disponibiliza para ser exibido.

Netflix, Hulu, YouTube, Pandora, Spotify, Vudu, HBO Go... todos esses estão no dongle
Netflix, Hulu, YouTube, Pandora, Spotify, Vudu, HBO Go… todos esses estão no dongle

Netflix, Hulu, YouTube, Pandora, Spotify, Vudu, HBO Go… todos esses estão no dongle. O que faz, de fato, falta nessa lista de serviços de streaming é a Amazon Prime.  Você vai ficar sem American Gods, Mr. Robot e outras produções, mas pelo menos vai ter as séries e filmes originais da Netflix, HBO e Hulu.

Outra facilidade que o aparelho traz é a possibilidade de transmitir as funções de outros aplicativos do Google sem precisar acessar o Home, como, por exemplo, o Google Play Music ou Google Play Movies e TV.

Afinal, vale a pena?

Especialmente se você já tem a geração passada do gadget e usa constantemente serviços de streaming, vale muitíssimo a pena o upgrade. O Chromecast Terceira Geração é mais rápido, prático e traz uma enorme variedade de Apps e possibilidades. 

Especificações Técnicas do Chromecast Terceira Geração

ModeloTerceira Geração do Chromecast
ResoluçãoFull HD 1080p com 60 frames por segundo
ConectividadeWi-Fi dual band (2,4 GHz/5,0 GHz)
Alimentação5 V, 1 A
Altura51,9 mm
Largura51,8 mm
Tamanho do cabo HDMI152 mm
PreçoR$ 249,00
Chromecast Terceira Geração
  • Design - 9/10
    9/10
  • Conectividade - 7.5/10
    7.5/10
  • Conteúdos - 9.5/10
    9.5/10
  • Custo x benefício - 8/10
    8/10
8.5/10

Chromecast Terceira Geração

O Chromecast Terceira Geração facilita o jeito de assistir a serviços de streaming pela televisão e renova o que já era na segunda geração

Pros

  • Design mais sóbrio;
  • Mais rápido que as versões anteriores;
  • Suporte diversos Apps e serviços de streaming;
  • Conexão muito bom com o smartphone ou tablet;
  • Fácil configuração.

Cons

  • Não possui suporte ao Amazon Prime.
  • Conexão inicial só é feita com smartphone.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe um comentário: