Review: robô cleanbot r1800

REVIEW: Cleanbot R1800, o robô limpador de vidros

Avatar de tiago rodrigues
Esse robô limpador de vidros é inteligente e consegue agilizar sua vida na hora de limpar vidros e espelhos grandes, mas será que compensa investir nele? Confira agora no review completo!

Os aspiradores de pó robôs já se tornaram bem populares, mas você já ouviu falar de um robô limpador de vidros? O robô Cleanbot R1800 da Multi é a aposta nesse dispositivo que me deixou bastante curioso e até mesmo confuso em como funcionaria. É um produto interessante, e você confere cada detalhe sobre como ele é e se vale a pena investir seu dinheiro.

Design

Parte superior do robô cleanbot r1800 (imagem: tiago rodrigues/ showmetech)
Parte superior do Robô Cleanbot R1800 (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Estamos ficando cada vez mais próximos da era Jetsons — o desenho da década de 1960 que vislumbrava como seria o futuro, com robôs executando tarefas domésticas — e o Cleanbot R1800 é um bom exemplo disso. Esse robô limpador de vidros é todo feito em plástico, mas longe de parecer algo ruim ou muito barato. Ele é feito em duas cores, sendo algumas partes pretas e outras brancas, um detalhe que adiciona uma beleza ao robô.

Em comparação aos aspiradores robôs, mais charmosos com o design arredondado, este produto com formato mais quadrado parece desajeitado — mas não feio. Na parte superior, há uma abertura vedada para o tanque de água. No meio do robô, podemos encontrar o botão de liga/desliga. Logo embaixo desse botão, há um espaço com LEDs. Na cor vermelha o robô está em estado irregular e no azul está tudo normal. Do lado, outro LED também acende na hora de recarregar o aparelho, na cor laranja quando carrega e verde com carga completa. Por fim, do outro lado, foi colocado a entrada para o adaptador de energia.

Na parte de baixo, foram colocados algumas coisas bem importantes para o funcionamento. Nos quatro cantos, podemos encontrar 4 sensores antiqueda. Mais para o meio, estão as esteiras deslizantes, para que ele consiga andar nos vidros. Por fim, bem no meio, está uma ventoinha. Na lateral direita, há dois furos, feitos para que o robô solte sprays de água. Já do lado esquerdo há apenas uma saída de ar.

São muitos pequenos elementos inclusos em um único produto, mas, na prática, é bem fácil de mexer. Outro elemento incluso que merece ser mencionado é uma corda acoplada no corpo do robô. Ela não pode ser removida e é bem comprida. Na sua ponta, conta com um mosquetão para que você consiga prender ela em lugares firmes e garantir a segurança do robô em usos mais perigosos.

Na caixa, são alguns acessórios. Para auxiliar no deslize e limpeza, o robô precisa de um MOP na parte inferior. Na caixa estão inclusos 4 desses e eles podem ser encaixados apenas colando, bem fácil. Uma garrafa para aplicar a água no robô também está no kit, mas o melhor acessório é o controle remoto. Ele já vem com pilhas inclusas e permite você controlar todas as funções de forma prática. Claro, para que tudo funcione bem, o adaptador de energia e o cabo de alimentação também se encontram por aqui.

Usabilidade

Robô cleanbot r1800 sendo usado em parede de azulejo
Robô Cleanbot R1800 gruda firme nas paredes (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Partindo para a prática, o robô Cleanbot R1800 causou um certo medo na primeira impressão, mas provou ser muito interessante. Ele promete fazer seu serviço em janelas, vidros, espelhos e azulejos lisos, podendo ser um grande aliado em locais onde não conseguimos alcançar.

A primeira coisa que fiz quando fui testá-lo foi colocar a água no seu tanque para que ele pudesse trabalhar de forma decente. Em seguida, é necessário colocar o MOP na parte inferior. Com essas duas coisas feitas, basta conectar o robô limpador de vidros à energia. Nesse caso, pensei que ele funcionaria a bateria, mas é necessário que ele esteja sempre ligado à tomada. Um ponto interessante e garante mais segurança aqui é que o conector é de rosquear, mantendo o robô preso.

Partindo para o uso, é necessário que você coloque o seu produto de limpeza favorito no MOP de microfibra. É recomendado que você não encharque o produto. Feito isso, conecte tudo à tomada, escolha seu vidro para ser limpo e aperte o botão de energia. O robô irá ligar e grudar automaticamente na parede, espelho, ou seja lá qual for a estrutura que você escolheu. Apenas se atente para onde você está usando o robô, para ver se há necessidade da corda e se ele está devidamente grudado à parede.

Com isso feito, basta escolher um dos modos ou escolher uma direção pelo Controle remoto. São três modos possíveis, sendo eles:

  • Modo Z/N onde o robô vai tentar fazer um caminho completo em todas as direções;
  • Modo N onde o foco é subir e descer;
  • Modo Z com foco em ir de um lado para o outro. Com os direcionais, conseguimos controlar o robô de forma manual.
Controle remoto do robô cleanbot r1800
Controle remoto do Robô (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

No símbolo de gota, conseguimos definir como a água será usada. No botão da esquerda com o AU, ativamos o modo Automático onde o robô vai soltar água da forma que ele julgar melhor. Já no botão da direita soltamos água da nossa maneira.

Usar o robô limpador de vidros é bem fácil, mas ao menos no meu uso, não consegui achá-lo tão relevante. O fato de precisar estar sempre conectado à tomada desestimula o uso, tirando a praticidade proposta pelo produto e tornando o processo de limpeza mais demorado

O ponto que mais me causou preguiça de usá-lo é depender de uma tomada para usá-lo. Isso tirou a praticidade do produto para mim e fez todo o processo ser mais demorado do que deveria.

Mosquetão incluso na corda do robô limpador de vidros
Mosquetão incluso na corda do Robô limpador de vidros (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Por outro lado, uma vez que coloquei o robô para funcionar no modo automático, ele deixou tudo limpinho e não é algo que precisei me preocupar em ficar mexendo toda hora. Uma coisa importante que notei é que, em locais onde o robô terá de enfrentar obstáculos, será bem mais difícil o modo automático. Dito isso, nessas ocasiões, o melhor a se fazer é usar o modo manual mesmo.

Bateria

Apesar de contar com uma bateria inclusa, o Cleanbot R1800 não tem a opção nativa de ser usado diretamente na bateria. Essa função é uma proteção contra falta de energia, podendo durar até 40 minutos fora da tomada. Nesse modo, o robô não vai sair do lugar e emitirá um som de aviso, além de luzes vermelhas piscando para indicar o que está acontecendo.

Nesses casos também é quando usar a corda se faz bastante necessário, dependendo de onde o robô parou quando houve a queda de energia.

App

App multi para gerenciar o robo limpador de vidros
App Multi para gerenciar o robô e outros produtos da marca (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmech)

Como todo produto smart, você pode instalar um app para gerenciar o Cleanbot R1800 direto do seu celular. O app é o Multi Casa Conectada, disponível para Android e iOS. Ele não tem nenhum diferencial quanto aos concorrentes, mas é necessário para configurar as funções smart dos produtos da marca.

No caso do Robô limpador de vidros, achei bem descartável. As funções inclusas no app são as mesmas que já estão todas disponíveis no controle remoto, sem nenhuma novidade, então não vejo fundamento em tê-lo aqui.

Conclusão

Kit do robô limpador de vidros
Kit completo do Robô limpador de vidros Cleanbot R1800 (Imagem: Multi)

O robô Cleanbot R1800 é um eletrodoméstico que me surpreendeu positivamente. Assim como os aspiradores de pó robôs, essa pode se tornar uma nova categoria interessante para o consumidor. Acredito que seja um produto para um público bem selecionado e que não deve funcionar para todos.

Minha mãe mesmo foi um exemplo. Na hora de testar, ela até achou legal, mas prefere a ideia dela mesma fazer o serviço que o robô estaria fazendo. É aí que a ideia de necessitar de uma tomada entra como um problema. Ter que montar ele toda vez que vamos usá-lo dá mais trabalho do que pegar um pano e limpar os vidros manualmente.

Agora quando analisamos o produto apenas por ele mesmo, vemos que é algo bem engenhoso e parece ter futuro. Eu sinceramente nunca tinha visto um robô com foco em limpar vidros, então por ser o primeiro ele me ganhou bastante no que tange funções e recursos.

O robô Cleanbot R1800 está disponível no Magazine Luiza por R$2.005,90, com possibilidade de parcelar em até 10x. Particularmente acho o valor um pouco salgado, mas isso vai depender muito de quão útil ele pode ser para você. Imagino que nos próximos meses e anos esse tipo de robô irá ganhar mais força e modelos mais baratos devem surgir.

Especificações técnicas

Parte lateral do robô limpador de vidros
Parte lateral do robô limpador de vidros (Imagem: Multi)
MarcaMulti
ModeloCleanbot Aqua Multi R1800
VoltagemBivolt
CorBranco
Conteúdo da embalagem1 Robô Limpador de Vidros Cleanbot Aqua Multi, 4 mops de microfibra, 1 frasco spray para facilitar a aplicação do produto escolhido no pano, 1 corda de segurança de 4 m para prender antes de usar o Cleanbot Aqua, 1 controle remoto para gerenciar as funções, 1 adaptador + cabo de alimentação para conectar na tomada.
Peso1500g
Largura14,5cm
Altura8cm
Comprimento2.95cm
Bateria650 mAh
Potência Total80W
Preçodisponível na Magazine Luiza por R$2005,90

E essa foi nossa review do Robô limpador de vidros Cleanbot R1800. O que você achou dele? Acha que vale o investimento? Comenta aí embaixo e não esquece de conferir nossas outras matérias e reviews, como essa lista com os melhores filmes do Amazon Prime Video.

Revisado por Glauco Vital em 26/3/24.

REVIEW: Robô Cleanbot R1800

REVIEW: Robô Cleanbot R1800
7 10 0 1
7/10
Total Score
  • Design
    8/10 Ótimo
  • Usabilidade
    7/10 Bom
  • App
    5/10 Indiferente

Pros

  • Produto inteligente
  • Design bonito e funcional

Preço salgado

  • App sem funções interessantes

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados