Conecte-se conosco
Screenshot 2013 01 16 10 33 33 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

Android

Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

A versão 4.2 do Android (que continua sendo Jelly Bean), foi lançada em novembro junto com o Nexus 4. Desenvolvedores da CyanogenMod não perderam tempo em incorporar a nova versão do sistema operacional do robozinho verde na ROM alternativa mais famosa do mundo.
Como o codinome da versão continua sendo Jelly Bean, a equipe optou por não mudar a numeração geral da ROM e acrescentou o .1 no fim – CyanogenMod 10.1. O Nome ajuda a evitar confusões futuras.

Screenshot 2013 01 16 10 33 33 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

A versão 4.2 do Android (que continua sendo Jelly Bean), foi lançada em novembro junto com o Nexus 4. Desenvolvedores da CyanogenMod não perderam tempo em incorporar a nova versão do sistema operacional do robozinho verde na ROM alternativa mais famosa do mundo.

Como o codinome da versão continua sendo Jelly Bean, a equipe optou por não mudar a numeração geral da ROM e acrescentou o .1 no fim – CyanogenMod 10.1. O Nome ajuda a evitar confusões futuras.

As mudanças da CM10.1 são muito mais sutis em relação a versão anterior do que na comparação da CM10 para a CM9. Confira uma rápida análise dessas novidades:

Nota: a versão considerada nessa análise é a última build Nightly (versão de testes da ROM que é lançada com frequência diária, corrigindo bugs e acrescentando recursos), levando em consideração que a CyanogenMod sempre continua em desenvolvimento.

 

Barra de notificações e a nova barra de configurações rápidas:

Com a criação da barra de configurações rápidas, a barra de notificações ficou mais bonita e ganhou mais espaço. As notificações ficaram levemente melhores que as da versão anterior, um pouco mais polidas e agora podem expandidas e recolhidas com um dedo apenas, tornando o movimento mais prático.

Screenshot 2013 01 16 09 38 54 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

A nova barra de configurações rápidas é uma das melhores novidades pra mim: para ativá-la, basta clicar no ícone ao lado da data da barra de notificações ou arrastar para a esquerda ou direita o traço que fica logo abaixo do nome da sua operadora.

Nela, é possível selecionar uma série de blocos de configurações para acesso rápido, além de exibir sua foto e nome de usuário da conta Google. O diferencial aqui, é que alguns desses blocos são dinâmicos e personalizáveis, como o de bloqueio de tela. Você pode selecionar previamente os segundos e minutos limites que aparecerão a cada toque. No meu caso, 15 segundos (para uso diário) e 5 minutos (que ativo quando estou lendo algo).

Screenshot 2013 01 16 09 24 37 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

 

Música e multimídia:

O player de música nativo continua sendo o Apollo (que melhorou bastante desde sua versão anterior), mas não resisto a utilizar o Google Play Music – agora disponível para download no Brasil, mesmo sem a funcionalidade de colocar as músicas na nuvem. Apesar disso, ele tem um visual que combina mais com a interface Holo escura do que o Apollo.

Outra função interessante do Android 4.2 é o alerta de “volume potencialmente prejudicial”, que é ativado se durante o uso do fone de ouvido, quando o volume é alterado para níveis muito altos. Uma tela de alerta aparece e você pode decidir o que fazer. Uma função especialmente útil para quem costuma ter MP3 com nivelamento de volume diferente.

Capturar - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

No quesito vídeos, os formatos mais comuns rodam sem problemas. Vídeos MP4 em FullHD rodam sem engasgos. O único problema grave é no aplicativo do Netflix: ele não carrega os programas de TV no aparelho. Isso é um bug grave e conhecido no Android 4.2. A solução está diretamente relacionada a liberação dos códigos-fonte que habilitam o Project Butter no Exynos 4 (o processador do aparelho), e que a Samsung insiste em guardar pra si própria (pelo menos até o lançamento da atualização oficial do Jelly Bean). É importante salientar que o bug ocorre apenas no Netflix. Outros aplicativos de streaming funcionam perfeitamente.

 

Rede e Internet:

Os sinais de telefonia, rede 3G e WiFi não apresentaram quedas significativas durante o uso. Tudo funcionando de acordo. A função de controle de uso de dados 3G continua presente e funcionando, mostrando quais aplicativos transferem mais dados.

As funções de Thethering (que transforma o aparelho em roteador WiFi) e de Modem 3G via USB são particularmente úteis em momentos quem que você precisa de conexão web e não existe rede cabeada disponível por perto.

O navegador nativo do Android é praticamente igual ao da versão antecessora da ROM. Não notei diferenças significativas. Provavelmente ocorreu o mesmo de sempre: melhorias no desempenho e correções de bugs. O Google Chrome Beta funcionou surpreendentemente bem, me fazendo torná-lo meu navegador padrão (as funções de sincronização são incríveis – e você deveria testá-lo!).

 

Ah, o aplicativo da câmera…

O aplicativo de câmera é o mais dinâmico e completo que já usei.

Todas as configurações ficaram num botão circular no canto inferior direito. Ao tocá-lo, surgem opções de flash, balanço de branco, modo de cena e um atalho para configurações mais complexas, como modo de foco, ISO e qualidade do JPEG.

Existe ainda a opção de fotografar apertando o botão power. Extremamente útil para se tirar uma boa foto, sem as tremedeiras de segurar o aparelho numa posição desconfortável e tocar a tela. O touch-to-focus está ainda melhor que na CM10 e as fotos no geral acabam ficando melhores. O aparelho continua gravando vídeos em FullHD (1080p) sem problemas.

Screenshot 2013 01 16 09 27 48 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

O modo PhotoSphere não está disponível pelo simples motivo de não ter o código fonte aberto, se limitando apenas a linha de aparelhos Nexus.

 

Widgets na lockscreen:

Agora é possível inserir widgets na lockscreen. A ideia é interessante, mas na prática não funciona muito bem. Seria perfeito se não fosse preciso “minimizar” os widgets para desbloquear a tela. Não usarei este recurso enquanto não aprimorarem a forma de usar.

Screenshot 2013 01 14 15 08 21 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

 

 

Teclado nativo:

O teclado nativo é um show a parte. Provavelmente muitos de vocês usam Swype ou Swiftkey, mas para usuários novatos no mundo Android, o teclado nativo torna a experiência muito mais agradável. A predição de texto é melhor do que o de costume e o modo de digitação “deslize-para-escrever” (popularmente chamado de Modo Swype), funciona perfeitamente.

Screenshot 2013 01 16 09 35 06 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

 

Relógio:

Outra novidade super bem vinda: o aplicativo de relógio agora centraliza contador regressivo, cronômetro e despertador. Tudo usando o belíssimo estilo da interface Holo.

Screenshot 2013 01 16 09 35 51 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

Screenshot 2013 01 16 09 35 58 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

Screenshot 2013 01 16 09 35 42 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

 

Desempenho:

O Project Butter ainda não está funcional na CyanogenMod, já que a Samsung ainda não disponibilizou o código fonte relacionado ao processador necessário para que os desenvolvedores possam habilitá-lo, mas a fluidez é impressionante. Aplicativos pesados, como jogos de qualidade gráfica alta, rodam sem problemas, como na versão anterior.

O multitarefa foi refinado: os aplicativos se alternam de forma mais suave que na CM10. Talvez, por causa da nova animação implementada que é extremamente agradável aos olhos.

Screenshot 2013 01 14 15 23 27 - Review: CyanogenMod 10.1 (com Android 4.2) para Galaxy SII

As animações gerais são mais fluidas do que nas versões anteriores e faz seu smartphone ter um ar de “leveza” durante o uso.

 

Duração de bateria:

O tempo de duração da bateria é normal. Talvez o consumo seja um pouco menor comparação com a CyanogenMod 10, mas varia de usuário para usuário. O brilho automático (função que ajuda a poupar energia) tem resposta melhor que na versão 10 da CyanogenMod. Em ambientes claros, o aumento do brilho da tela é instantâneo (e a diminuição em ambientes escuros, também).

 

Conclusão:

Definitivamente, a CyanogenMod 10.1 é superior a versão anterior. Seja por reflexo do Android 4.2 ou seja pelos aprimoramentos no código fonte que a equipe de desenvolvedores fez e continua fazendo. Se você já usa a CyanogenMod 10, não há motivos para não atualizar. Siga a risca os tutoriais de instalação e faça sempre backup dos seus dados para evitar surpresas caso algo ocorra algum problema no processo.

 

Confira o tópico no XDA Developers para instruções de instalação e download da ROM.

Continue lendo
Advertisement

código + música + coisas LGBTQ + gaming

Comentários
Subir