REVIEW: DJI Mavic Air 2, um drone poderoso, compacto e de alto desempenho

image 2
O DJI Mavic Air 2 pega as características de sucesso do modelo anterior e adiciona melhorias para combater a concorrência

Mesmo ainda sendo considerados dispositivos de alta tecnologia, os drones já invadiram o universo dos gadgets e cada vez mais pessoas estão utilizando esses aparelhos para lazer. Das diversas marcas que você pode encontrar no mercado, uma das mais influentes é a DJI. Com seu modelo doméstico/profissional, o Mavic Air 2, a empresa traz performance, tecnologia e diversão em um aparelho robusto.

O sucessor do DJI Mavic Air de 2018 pega emprestado a mistura de sucesso de seu antecessor (um drone fácil de pilotar com funcionalidades profissionais) e o remodela com várias melhorias. O resultado é um aparelho compacto, de preço mais acessível e que compete de frente com outros drones com características similares. Você confere todos os detalhes do DJI Mavic Air 2 na nossa análise completa a seguir.

Design

Certamente o aspecto que mais impressiona ao ver o DJI Mavic Air 2 pela primeira vez é seu tamanho. O drone é muito pequeno e compacto, especialmente quando comparamos com seu antecessor. Não é à toa que o Mavic Air 2 é o drone mais inteligente lançado até hoje pela empresa e um dos dispositivos mais robustos do mercado, pois seu design foi trabalhado desde o software, até seu modelo aerodinâmico e seu controle altamente funcional.

Design do DJI Mavic Air 2
O DJI Mavic 2 Air possui um design simples e robusto

As principais deficiências no design e desempenho do Mavic Air original foram corrigidas no novo modelo. Obviamente o Mavic Air 2 está longe de ser perfeito, mas ele define um novo marco para o que a indústria e usuários podem esperar dos drones da DJI no futuro.

O DJI Mavic Air 2 é totalmente diferente de seu antecessor. O drone foi completamente redesenhado para fornecer melhorias significativas em todas as áreas, incluindo qualidade de imagem, velocidade e tempo de voo, entre outras funcionalidades e características.

Por fora, o Mavic Air 2 apresenta um design dobrável que permite aos braços dianteiros girarem para fora e os braços traseiros girarem para baixo e para fora, deixando o aparelho ainda mais compacto e facilitando seu armazenamento e transporte.

O Mavic Air 2 mede 180 x 97 x 84 mm quando está dobrado e apenas 183 x 253 x 77 mm quando está em posição para alçar voo. Com um peso de 570g – cerca de metade do Mavic 2 Pro – ele é um drone altamente portátil e uma ferramenta excelente para fotógrafos, cineastas e qualquer entusiasta de tecnologia.

Tamanho compacto do DJI Mavic Air 2
Com os braços das hélices recolhidos, o drone fica em um tamanho compacto

O Mavic Air 2 possui suportes para apoio em seus braços traseiros, de forma a manter o drone em uma posição horizontal paralela à superfície quando ele não está sendo utilizado. Por essa razão, você precisa realizar a decolagem sempre de uma superfície plana e firme, pois se o fizer na areia ou grama, o drone pode ter alguma dificuldade para decolar e pousar, ou até mesmo falhas.

Controle do DJI Mavic Air 2
O controle pode parecer grande, mas ele se ajusta confortavelmente nas mãos do usuário

Apesar de ser maior, a nova forma do controle do Mavic Air 2 é confortável de segurar graças às garras com contornos na parte traseira, e seu peso de 393g. Basta pressionar o botão principal no controle duas vezes para conectá-lo rapidamente à aeronave.

Com esse novo design, o smartphone se conecta à parte superior do controlador por meio de uma alça que aceita confortavelmente telefones de todos os tamanhos. O cabo conector do telefone se encaixa dentro da cavidade onde a parte superior do suporte fica escondida quando não está em uso, e o suporte mantém o seu smartphone firme enquanto você manipula o controle.

Smartphone conectado ao controle do drone
O controle possui um braço ajustável para encaixar seu smartphone

As cabeças dos controles analógicos são armazenadas em seções emborrachadas na parte inferior do controlador e há mais duas peças de reposição na caixa, caso o usuário precise. Já em termos de botões e funções, o controlador oferece várias opções. Além dos controles de movimento da aeronave, existe um botão seletor para alternar entre os modos Tripé, Normal e Esporte (que variam a velocidade de voo), um botão Return-to-Home, um botão para alternar de fotos para vídeo, um botão para tirar fotos e, não menos importante, o botão de ligar e desligar o controlador.

O que se pode concluir por esse layout minimalista dos botões do controlador é que a maior parte das funções do Mavic Air 2 podem ser acessadas através do seu smartphone com o aplicativo DJI Fly — disponível para Android e iOS(iPhone). Através do app você pode controlar todas as funcionalidades da aeronave, além de alternar seu modo de fotos e vídeo, ajustar parâmetros de voo, e outras funções.

Funcionalidades e voo

O DJI Mavic Air 2 possui motores de ótima qualidade, controladores eletrônicos de velocidade de alta precisão, além de tecnologia de bateria e forma aerodinâmica aprimoradas. Todas essas características se combinam com perfeição para fornecer velocidades de vôo aumentadas até 67 km/h no Modo Esporte e um tempo de vôo de até 34 minutos.

Tanto em tempo de voo quanto no consumo de bateria se percebem as diferenças do Mavic Air 2 em relação ao Mavic Air original e os outros modelos Mavic 2 da DJI. Além disso, o controlador também fornece maior duração da bateria em comparação com o antecessor.

Voar com o Mavic Air 2 é tão fácil quanto qualquer outro drone DJI, uma vez que os controles são muito intuitivos e responsivos. Se você já é um jogador de videogames, controlar o Mavic Air 2 pelos ares será uma tarefa muito natural e simples. Mas não é somente o design do controlador que torna as manobras de voo com o Mavic Air 2 fáceis, pois as novas tecnologias inteligentes utilizadas no dispositivo também contribuem para seu excelente desempenho. 

O DJI Mavic Air 2 possui a tecnologia OcuSync 2.0, um método de transmissão muito superior entre o controlador e o drone do que o usado pelo Mavic Air original. O OcuSync 2.0 é compatível com frequências de 2.4GHz e 5.8GHz e pode alternar entre as duas quando necessário. Além disso, ela também bloqueia sinais indesejados que possam interferir no desempenho do drone.

Sensores ao redor do DJI Mavic Air 2
O DJI Mavic Air 2 possui diversos sensores em volta de sua estrutura para detectar obstáculos e evitar colisões

Porém, mesmo com essa tecnologia nova e aprimorada que mantém o drone e o controlador conectados a distâncias que podem atingir até os 10 km (em nossos testes não conseguimos alcançar tal distância por causa de interferências de outros sinais dos arredores), a filmagem de vídeo do Mavic Air 2 ainda gagueja e trava por alguns momentos quando o drone se distancia rápido demais do controlador, o que pode prejudicar muito a experiência se você estiver gravando um Timelapse, Hyperlapse ou apenas um vídeo padrão.

Em termos de recursos de segurança, o Mavic Air 2 fornece sensores de obstáculo na parte frontal e traseira do drone que podem ajudar a evitar colisões. Esses sensores já vêm ativados por padrão e, se você quiser evitar possíveis acidentes, é altamente recomendado deixá-los ligados. 

Os sensores emitem um alerta sonoro que vai aumentando quando o drone está próximo de um obstáculo, além disso, eles diminuem o tempo de resposta dos controles de movimento por medida de segurança para que o drone não colida com algum objeto pelo caminho.

Também existem sensores na parte inferior do drone, ao lado de uma luz auxiliar para ajudar no pouso automático. Outro recurso de segurança é o geofencing, que impedirá que o drone voe perto de locais de alto risco, como aeroportos e infraestrutura crítica. 

Além disso, caso você tente executar voos próximo a aeroportos ou bases aéreas como em nossos testes, o sistema da DJI irá notificar sobre os riscos de voo e irá solicitar que você concorde com termos de segurança específicos para prosseguir no uso do aparelho. Felizmente o recurso de mapas no app identifica claramente quais áreas tem voos proibidos (em vermelho) e quais são consideradas locais seguros (em azul).

Esse também não é o fim dos recursos de segurança. Você também obtém o Sistema Avançado de Assistência ao Piloto (APAS) 3.0, que quando ativado, redireciona o drone quando obstáculos entram em seu caminho. A ideia por trás disso é que os pilotos podem voar com confiança em locais mais complexos sem medo de cair.

Drone Mavic Air 2 e seu controle
O DJI Mavic Air 2 é um drone repleto de recursos, tecnologia e muito fácil de pilotar

Além das melhorias de segurança, o Mavic Air 2 herdou muitos recursos avançados do Mavic Pro 2 e de drones profissionais para fornecer recursos inteligentes em modos de vôo automatizados para capturar fotos e vídeos. Entre estes recursos estão o FocusTrack, Hyperlapse (com qualidade de até 8K para a gravação) e quatro opções de voo: Livre circulação, Círculo, CourseLock e WayPoints.

Para aqueles que querem utilizar o drone de modo mais simples, mas com resultados visualmente interessantes, o Mavic Air 2 ainda oferece a modalidade “QuickShot”, que automatiza o voo para tirar fotos e gravar vídeos. Dentro do Quickshot você pode escolher entre diversos modos para capturar imagens ou fazer filmagens: Foguete, Órbita, Dronie, Hélice, Bumerangue ou Asteroide.

Foto e vídeo

A qualidade da imagem do Mavic Air 2 impressiona muito e não deixa nem um pouco a desejar. Isso se deve, em parte, ao novo sensor Quad Bayer de 12 MP de 1/2 polegadas, que fornece imagens significativamente mais limpas em todos os níveis ISO. Ainda assim, como todos os drones com sensores pequenos, o ruído é perceptível até na ISO 100, então a ISO 400 é realisticamente a configuração mais alta que você deseja usar com o Mavic Air 2.

A lente da câmera fornece uma distância focal equivalente de 24 mm com uma abertura f/2.8 fixa. Mas, apesar dessa limitação e do foco da lente estar definido para uma distância hiperfocal, a profundidade de campo é grande o suficiente para manter cenas de paisagens próximas e profundas nítidas e com ótima qualidade.

Foto tirada com o drone
A qualidade das fotos captadas pela câmera do DJI Mavic Air 2 impressiona

As imagens são mais nítidas no centro do quadro, com uma queda mais próxima das bordas da imagem. A nitidez das bordas do Mavic Air 2 é bastante aprimorada em comparação com seu antecessor.

Para os fotógrafos, várias funções foram projetadas para ajudá-lo a tirar melhores fotos com facilidade. As fotos HDR capturam sete exposições que são mescladas na câmera para produzir uma imagem com detalhes das sombras aos destaques. Já o modo Hyperlight é um recurso projetado para fotografar com pouca luz e mescla várias imagens para reduzir o ruído. 

Por fim, o Reconhecimento de Cena é um modo que pode reconhecer cinco tipos de cena – pôr do sol, céu azul, grama, neve e árvores e otimiza as configurações no processamento JPEG na câmera para cada uma. O melhor de tudo no Mavic Air 2 em termos de recursos para fotos é que, independentemente de sua experiência em fotografia, todas as suas necessidades fotográficas serão atendidas.

Foto capturada com a câmera do DJI Mavic Air 2
Mesmo durante o voo, a câmera permanece estável e tira fotos com precisão e nitidez

Outro recurso de destaque é a capacidade de fotografar fotos de 48 MP com o sensor de 12 MP. As imagens obtidas nesse modo estão no formato JPEG e, infelizmente, os resultados são muito mais suaves do que se poderia esperar, com menos detalhes, porém preservando a vivacidade e nitidez das cores. 

Para quem curte filmagens, o Mavic Air 2 traz algumas novidades e até recursos não encontrados nos principais modelos Mavic, como vídeo 4K a 60fps e vídeo em câmera lenta até 240fps com resolução máxima de 1080p. É impressionante que, mesmo com o tamanho pequeno, o Mavic Air 2 oferece recursos suficientes para a gravação de vídeo profissionais.

O vídeo HDR também está disponível em 4K, 2.7K e FHD em até 30fps. Já o vídeo normal em 4K está disponível até 60fps, 2.7K até 60fps e FHD até 240 fps. O vídeo pode ser gravado em MP4/MOV (H.264/MPEG-4 AVC, H.265/HEVC) com uma taxa de bits máxima de 120 Mbps.

Preço

Quando se leva em conta todos os recursos e funcionalidades presentes no DJI Mavic Air 2, não é de surpreender que o preço da aeronave seja bem alto em relação aos modelos concorrentes. O DJI Mavic Air 2 pode ser encontrado nas principais lojas de eletrônicos no Brasil a partir de R$ 10 mil

caixa do DJI Mavic Air 2
O DJI Mavic Air 2 é um grande investimento, mas uma compra que você não irá se arrepender

Certamente adquirir esse drone envolve um alto investimento, porém os ganhos são muitos e compensam os gastos envolvidos, principalmente se você estiver pensando em produzir conteúdo fotográfico de qualidade e filmagens profissionais. A portabilidade do equipamento, a facilidade de utilização dos recursos e seu alto desempenho é uma combinação de sucesso que coloca o Mavic Air 2 no topo da lista de melhores drones do mercado atual.

Conclusão

Com o Mavic Air 2, a DJI produziu um drone que, sem dúvida, terá um grande apelo graças a seus impressionantes recursos de voo inteligente, fotos e funcionalidade de vídeo, juntamente com o design, motores e bateria atualizados, que proporcionam melhorias significativas de desempenho em relação aos modelos anteriores.

O Mavic Air 2 não é perfeito, mas é torna a aventura de voar e fotografar uma diversão sem limites, e pode facilmente se tornar o drone DJI mais popular até hoje.

Especificações do DJI MAVIC AIR 2

  • Câmera: 48 MP de 24 mm, abertura de f/2.8, com sensor de 12MP 1/2-polegadas CMOS
  • Video: 4K MP4 & MOV, D-Cinelike, capaz de gravar até 240 fps
  • Peso: 570 g (drone) e 393 g (controlador)
  • Tempo de voo: até 35 min
  • Distância máxima de voo: até 10 km
DJI Mavic Air 2
  • Design - 9.5/10
    9.5/10
  • Desempenho - 9/10
    9/10
  • Funcionalidades - 9/10
    9/10
  • Imagem/Vídeo - 9/10
    9/10
  • Bateria - 8.5/10
    8.5/10
9/10

Resumo

A evolução perfeita de um dos melhores drones da DJI, o Mavic Air 2 oferece alto desempenho e recursos impressionantes para capturar imagens e realizar filmagens de alta qualidade enquanto realiza voos com extrema facilidade.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter