REVIEW: Em Dreams (PS4), a sua imaginação ganha vida

Dreams ps4 sales
Embarque no universo fascinante de Dreams e crie, compartilhe, explore e jogue tudo que a imaginação dos games tem a oferecer
Anúncio
REVIEW: Em Dreams (PS4), a sua imaginação ganha vida

Dreams era um projeto ambicioso da empresa Media Molecule, que foi revelado durante a E3 2015 na conferência da Sony. Muitos espectadores (assim como eu, que estava cobrindo o evento em uma das primeiras fileiras) ficaram encantados e cheios de dúvidas quanto ao potencial desse game. A proposta de Dreams parecia simplesmente impressionante: permitir ao jogador criar qualquer coisa que viesse da sua imaginação. De lá para cá, o jogo permaneceu um bom tempo em testes no Acesso Antecipado do PS4, mostrando aos usuários tudo que esse simulador de sonhos gigantesco era capaz de oferecer. E agora, que podemos finalmente dar asas a nossa imaginação com Dreams, estamos deslumbrados!

Em Dreams, tudo que você pode imaginar é possível de ser criado!
Em Dreams, tudo que você pode imaginar é possível de ser criado!

Showmetech teve acesso a uma cópia de Dreams para o PlayStation 4 e, após alguns dias brincando com as ferramentas do game e conhecendo as fantásticas criações de outros jogadores, trazemos uma análise completa de como o jogo inova o mundo do entreternimento eletrônico ao colocar nas mãos do usuário um simulador completo e intuitivo que deixa ele criar, modelar, testar e jogar qualquer ideia que venha a sua cabeça!

Quanto custa sonhar?

Se pudéssemos descrever Dreams em uma só palavra, seria “fantástico”! Em sua essência, toda a visão pioneira de brincar, criar e compartilhar conteúdos de games e entreternimento cunhada com a série Little Big Planet está no coração de Dreams. Além disso, é inegável que o visual cartunesco e simplista da franquia Tearaway também inspirou os artistas a criar os ambientes e ferramentas básicas de Dreams. Porém, descrever essa criação impressionante da Media Molecule como apenas um jogo é subestimar o que foi alcançado nessa obra. Dreams é muito mais do que isso.

Assim como na série Little Big Planet, Dreams oferece várias ferramentas para o jogador soltar sua criatividade
Assim como na série Little Big Planet, Dreams oferece várias ferramentas para o jogador soltar sua criatividade

Em Dreams, você pode criar quase tudo o que é possível de ser imaginado. Usando o conjunto de ferramentas a sua disposição você pode criar seus próprios níveis, animações, filmes, esculturas, pinturas, músicas e muito mais. Pode parecer um clichê falarmos isso mas, em Dreams, o limite para o que pode ser criado é realmente a sua própria imaginação. 

Não poderíamos esperar menos da Media Molecule. Quando pensamos os tipos de coisas que eram possíveis de ser feitas nos games da série Little Big Planet com o simpático Sackboy, não é de se impressionar o gigantesco salto em criatividade que a empresa fez com Dreams. Enquanto em Little Big Planet você passava trabalho para criar um elemento mais elaborado, em Dreams esse objeto provavelmente já é uma das dezenas de ferramentas embutidas que você pode inserir na sua criação a qualquer momento.

O jogo tem diversas "amostras" com games criados pela Media Molecule que exibem todo o seu potencial para criação
O jogo tem diversas “amostras” com games criados pela Media Molecule que exibem todo o seu potencial para criação

Trabalhar com todas as ferramentas que Dreams oferece é um processo de aprendizagem que deixa a imaginação do jogador aflorar. Começando em uma cena completamente em branco, você abrirá o menu simplificado para examinar suas opções e, na primeira vez, será natural ficar perdido diante de tantas possibilidades. Afinal de contas, por onde começar? Felizmente, o jogo vem com vários tutoriais impressionantemente detalhados, cobrindo desde as ações básicas até os mecanismos mais complexos.

Cada tutorial é uma lição completa, guiando você como esculpir formas simples, criar música, construir lógica e muito mais. É uma parte de Dreams altamente recomendável que o jogador precisa concluir para poder aproveitar o universo que o jogo oferece nas suas mãos. A utilização de algumas ferramentas provavelmente não é tão intuitiva quanto se podia imaginar mas, antes de deixar sua criatividade rolar solta, você precisará de toda a ajuda possível.

Seja uma pintura, escultura, game ou animação, não existem limites para o que você pode construir no game
Seja uma pintura, escultura, game ou animação, não existem limites para o que você pode construir no game

Felizmente, com um pouco de prática, você logo estará navegando tranquilamente pelo modo de criação de Dreams! Passar um tempo aprendendo a manipular essa caixa de maravilhas que o jogo é recompensa você com habilidades úteis para criar jogos e cenas cada vez mais elaborados. É uma experiência de gratificação indescritível ultrapassar alguns obstáculos e conseguir criar um jogo funcional que você pode experimentar e dizer que é seu. Ainda não cheguei no nível de conseguir compor músicas e animações mais complexas, mas já sou capaz de criar uma cena simples com um cenário detalhado e um personagem com mecânica de jogabilidade própria!

Para tornar o processo de criação mais intuitivo, Dreams oferece diferentes modos de controle ao jogador: você pode utilizar o sensor de movimento do Dualshock 4 ou apenas os botões e direcionais analógicos. Além disso, se você tiver o PS Move, também será possível dar vida a suas criações com esses controles. No fim das contas, me senti mais confortável usando o sensor de movimento do Dualshock 4 e alguns botões. Algo que pode tornar a experiência um pouco frustrante e demasiada densa no início é a quantidade de opções em cada menu, e o texto pequeno com suas descrições não colabora. Demora um pouco até você se acostumar com as opções do game e onde elas estão localizadas.

Dreams oferece tutoriais intuitivos que permitem você aprender desde os conceitos mais básicos aos mais complexos
Dreams oferece tutoriais intuitivos que permitem você aprender desde os conceitos mais básicos aos mais complexos

Além do mais, navegar no espaço tridimensional pode ser complicado, especialmente porque o seu Imp (uma pequena bolinha que serve de cursor e que você pode personalizar) é muito propenso a desviar seu movimento. Você pode centralizar ele a qualquer momento para obter um controle melhor, mas mesmo isso vai contra a natureza fluida do jogo. Apesar de pequenos problemas, a apresentação e a usabilidade de algo tão complexo são impressionantes. Não é todo jogo que consegue oferecer tanto ao jogador e ainda sim ser capaz de lhe ensinar seu funcionamento de forma tão clara.

Dando asas a sua imaginação

Por mais impressionantes que sejam as ferramentas que Dreams oferece ao usuário, parte do que torna o título tão especial é seu foco na comunidade e na colaboração. Afinal, de que adianta elaborar um jogo divertido ou criar uma obra bonita se você não tem para quem mostrar? Quando alguém publica algo no Dreamiverse – uma plataforma online que armazena todas as criações dos usuários – ele fica disponível para que todos possam desfrutar e utilizar. 

O modo de criação e edição do DreamShaping oferece várias ferramentas para você transformar seus sonhos em realidade
O modo de criação e edição do DreamShaping oferece várias ferramentas para você transformar seus sonhos em realidade

Por exemplo, imagine que você está construindo uma cidade e precisa de um pinheiro para colocar na praça central. Você pode fazer a sua prórpia versão, mas é provável que alguém já tenha feito esse objeto. Dessa forma, basta você procurar dentre os itens disponibilizados pelos outros usuários, e rapidamente colocar na sua cidade, tornando todo o processo mais rápido. Essa biblioteca de objetos é um valioso recurso para jogadores iniciantes. Eu mesmo me servi de vários objetos criados por outros usuários quando tentei construir uma pista de corrida para meu personagem.

Apesar disso, o Dreamiverse é muito mais do pinheiros ou outros elementos de cenário. Além do DreamShaping, onde você cria, existe o DreamSurfing, onde você pode reproduzir, ouvir, testar e até opinar em milhares de criações da comunidade. Com tantas coisas para ver e fazer, a Media Molecule criou categorias para facilitar o acesso rápido aos conteúdos mais recentes, sonhos mais populares, criações que seus amigos gostaram ou mesmo escolhas dos desenvolvedores. É viciante e extremamente divertido passar por todas os conteúdos produzidos por outros jogadores.

No DreamSurfing você pode procurar o que quiser dentro do gigantesco universo de criações de Dreams
No DreamSurfing você pode procurar o que quiser dentro do gigantesco universo de criações de Dreams

A variedade e a qualidade do que foi produzido pela comunidade até agora é impressionante. Sejam esculturas altamente detalhadas ou experiências interativas bem realizadas, existe uma quantidade quase interminável de criações para explorar. Infelizmente, nem tudo será nesse padrão. Mas isso é algo inevitável quando se está trabalhando com criações feitas por uma comunidade tão grande de jogadores.

Por incrível que pareça, até o momento, a maior quantidade de conteúdo criado por outros jogadores em Dreams está relacionada a versões de games famosos da Nintendo como Mario e Zelda. Alguns tão bons quanto os originais e outros aberrações que servem apenas para arrancar uma risada do jogador. Além disso, o foco de Dreams não está na qualidade das criações de seus usuários, mas sim em proporcionar um novo meio através do qual as pessoas podem se expressar.

Pode acreditar: esse café inglês foi criado utilizando as ferramentas de Dreams!
Pode acreditar: esse café inglês foi criado utilizando as ferramentas de Dreams!

Uma das melhores características desse aspecto multiplayer de Dreams é o quão positiva é a sua comunidade. Mesmo nas criações mais básicas, você pode encontrar comentários apoiando e incentivando o criador, e essa atitude acolhedora pode ser vista em todos os locais da comunidade. Os recursos sociais são perfeitamente integrados, tornando o jogo um espaço incrivelmente positivo para você expressar sua criatividade da maneira que quiser.

Se você ficou curioso com o poder das ferramentas de Dreams, a Media Molecule produziu um conto chamado Art’s Dream, um game obrigatório para qualquer jogador de Dreams. Ele conta a história de um músico que se desentendeu com seus colegas de banda e que leva o jogador a uma jornada auto-reflexiva pela mente de Art. São apenas algumas horas, mas tenha certeza de que possui todas as características do estúdio. A sequência final do game, em que Art se reúne com sua banda para tocar, é impressionante na sua qualidade áudio-visual.

Certamente esse game tem um toque um pouco mais sombrio que a produção usual do estúdio, mas a inteligência e a emoção afloram dessa aventura musical. Ele tem de tudo um pouco: point n’ click, seções de plataforma e tiro, ação, fantasia, ficção-científica, enfim, uma coleção de mecânicas para demonstrar o potencial de criação de Dreams! É impressionante como um conteúdo feito completamente dentro do universo de Dreams possa ter uma qualidade tão superior a outros games feitos por empresas de grande porte.

Dreams: sonhos sem fim

Dreams é uma junção de vários elementos que, de forma surpreendente, criaram uma receita de sucesso: ferramentas extremamente poderosas para criar o que passar pela sua cabeça; uma rede social de criações estranhas e maravilhosas; e uma comunidade amigável pronta para abraçar o que você compartilha nela. É também um belo exemplo do desenvolvedor que conta uma ótima história para introduzir o usuário a seu game. O que a Media Molecule realizou é surpreendente, gerando um resultado final conciso, compreensível e extremamente bem organizado. 

Seja com os games da comunidade ou com suas próprias criações, Dreams é uma aventura ímpar!
Seja com os games da comunidade ou com suas próprias criações, Dreams é uma aventura ímpar!

Infelizmente, nem todo sonho é pefeito. O Homespace, que serve como um hub para você rascunhar ideias e desenvolver sua imaginação antes de colocá-la em prática pode parecer um pouco inútil. Os tempos de carregamento são geralmente muito rápidos, mas o desempenho varia de sonho para sonho, dependendo de sua complexidade. Além disso, a menos que você já seja um desenvolvedor de games com experiência, vai demorar algum tempo antes de conseguir criar uma obra de arte de alta qualidade.

Apesar disso, é perfeitamente possível ignorar os pontos negativos do game quando nos damos conta de que Dreams é um jogo que evoluirá com o tempo. No momento, não há nada em nenhum console que seja parecido com Dreams. Ele representa a Media Molecule no seu ápice, e o estúdio cumpriu a promessa feita aos jogadores de lhes permitir criar o que quiserem. É absolutamente um dos melhores jogos do console, pois mostra não apenas o poder do PS4, mas a força de uma comunidade imensa de jogadores que não tem medo de explorar e brincar com sua criatividade.

Pronto para tornar seus sonhos realidade?
Pronto para tornar seus sonhos realidade?

E então, o que achou de Dreams? Se você ficou curioso para colocar sua criatividade para funcionar nesse universo fantástico (ou, quem sabe, já brincou e construiu algumas criações por lá), deixe sua opinião nos comentários!

Dreams
9.5/10

Resumo

Mesmo passando um bom tempo em desenvolvimento, a longa espera por Dreams valeu a pena. O game apresenta uma maneira totalmente nova para as pessoas criarem e compartilharem suas criações com o mundo. A Media Molecule criou um conjunto de ferramentas  intuitivas de usar e uma plataforma social onde os jogadores podem colaborar e explorar a imaginação dos outros. Dreams é uma façanha sem precedentes no mundo dos games e um dos jogos mais inovadores dos últimos anos. É uma criação que você precisa experimentar para vislumbrar a altura que os sonhos podem chegar quando lhes dão asas para voar.

Pros

  • Ferramentas oferecem uma liberdade criativa quase ilimitada
  • DreamSurfing é divertido de ser explorado
  • Art’s Dream é uma introdução maravilhosa para o jogador
  • Excelente apresentação e tutoriais bem elaborados

Cons

  • Esquema de controles pode ser difícil
  • Homespace é um espaço mal-aproveitado
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter