Capa título de elden ring nightreign para o playstation 5

REVIEW: Elden Ring Nightreign renova o título com mais possibilidades e mantém os grandes desafios

Avatar de tiago rodrigues
Novo título da franquia Elden Ring expande o gênero, trazendo um ar mais “arcade”, mas ainda mantendo a excelente atmosfera da From Software

A From Software se consolidou como um dos estúdios mais criativos e famosos nos últimos anos. Elden Ring foi um enorme sucesso, o que nos traz ao review de Elden Ring Nightreign. O novo título usa o nome já consolidado, mas aposta em algo inédito para a franquia, com foco no multiplayer cooperativo e em uma estranha e ousada mistura de battle royale com roguelike. Será que essa aposta funciona no novo game? Confira agora em nosso review completo!

História

Arte promocional de gameplay de elden ring nightreign
Arte promocional de gameplay de Elden Ring Nightreign (Imagem: Reprodução/ Bandai Namco/ From Software)

Elden Ring Nightreign, assim como em outros títulos do estúdio, não tem uma narrativa explicadinha em detalhes. Ela depende da coleta de itens, armas e colecionáveis para irmos aprendendo mais sobre ela. Embora tenha o nome Elden Ring, sua história é à parte e com zero impacto para a lore do jogo base. O mais importante aqui é entender que o game se aproveita dos conceitos de mundo estabelecidos no título anterior e, a partir disso, cria um spin-off, provavelmente não canônico, para tudo isso.

O que você precisa saber aqui é que os personagens são conhecidos como Nightfarers (Notívagos, em português) e vivem em uma terra chamada Limveld, assolada pela misteriosa e crescente força conhecida como Maré da Noite. O objetivo deles é lutar contra essa escuridão e vencer o Reino da Noite e seus lordes para, assim, trazer a paz novamente.

A recomendação é você jogar e concluir as rememorações no Diário dos personagens. Assim, vai conhecer a história de cada um dos personagens envolvidos, além de ganhar novos itens.

Jogabilidade

Selvagem, um dos personagens de elden ring nightreign em batalha
O Selvagem é um dos personagens jogáveis em Nightreign (Imagem: From Software)

Elden Ring Nightreign é uma aposta ousada da From Software, afinal, mistura o já conhecido gênero soulslike com outros dois: Battle Royale e roguelike. Isso só foi possível graças ao enorme sucesso de Elden Ring e sua expansão Shadow of the Erdtree. Mas como essa mistura de elementos funciona em um único jogo?

Nossos personagens, chamados de Notívagos, convivem em uma versão alternativa da Mesa Redonda e é nesse local onde podemos administrar os itens, ler sobre cada um deles, conhecer os movimentos na área de treinamento e, é claro, ir para as Expedições. Essas expedições colocam três jogadores em uma arena, onde devem sobreviver por três dias para, enfim, enfrentarem o grande Lorde da Noite. O que vai mudar aqui são os alvos da missão, que alteram os possíveis chefes do fim de cada noite.

A arena do game é claramente inspirada em jogos como Fortnite e Call of Duty: Warzone. Temos um tempo para coletar itens e matar mini chefes até que o círculo de chuva comece a diminuir (se ficarmos na chuva, vamos morrer). Já em relação aos elementos de roguelike, ele é mais complexo do que parece. Embora não nos dê opções de escolha a cada sala como em jogos como Hades, toda a arena é gerada de forma aleatória a cada tentativa, exigindo que você aprenda as melhores rotas, conheça o que cada região oferece e aproveite cada um dos dias da melhor forma possível para não chegar com armas, itens e níveis ruins no terceiro dia.

Mapa das partidas de elden ring nightreign
Mapa das partidas de Elden Ring Nightreign (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Todas essas ideias são muito interessantes e quando funcionam tornam o jogo muito único dentro da franquia. Contudo, algumas decisões podem incomodar. O jogo é totalmente focado no multiplayer cooperativo, mas você só consegue jogar com pessoas da mesma plataforma, o que consideramos bastante problemático para uma experiência online atual. Em nossos testes mesmo, formar um trio com amigos foi impossível, pois cada um estava jogando em uma plataforma diferente.

Elden Ring Nightreign também permite que você jogue no modo solo, mas isso não é um incentivo para quem não tem amigos, afinal, a experiência solo é ainda mais desafiadora e exige que você estude as rotas e entenda muito mais do jogo. Não recomendamos para quem nunca jogou nada da franquia ou do gênero, contudo, se já estiver ambientado, vá por sua conta em risco.

O selvagem é um dos personagens jogáveis em elden ring nightreign
Lista de personagens jogáveis em Elden Ring Nightreign (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Oito personagens jogáveis, cada um com suas particularidades, estão disponíveis, entre os quais:

  • Selvavem: personagem equilibrado em força e destreza com foco em espadas grandes;
  • Guardião: com muito PV e vigor, é um dos tanques do jogo, com foco em alabardas;
  • Olho-de-Ferro: possui foco em destreza e se dá bem com qualquer tipo de arco;
  • Duquesa: mistura destreza e inteligência para fazer grandes combos com feitiços e armas brancas, principalmente as adagas;
  • Corsário: o segundo tanque do jogo, trazendo PV alto e muita força, além de entregar grandes contra-ataques nos inimigos, com preferência para machados e martelos grandes;
  • Espectro: serve como suporte e foca em fé. Ela também consegue conjurar três espíritos poderosos durante as batalhas;
  • Reclusa: é o mago do time, com muita inteligência e fé, consegue conjurar qualquer magia do jogo com facilidade;
  • Executor: o ninja do time. Possui destreza e arcano como principais características, além de sua katana amaldiçoada que permite refletir qualquer golpe dos inimigos.

O importante aqui é que o time tenha uma boa composição. A recomendação para ter um jogo balanceado é o trio ter alguém que cause mais dano, outro que dê suporte e um tanque, para que um auxilie o outro em meio às batalhas. Vale citar que, ao morrer em batalha, um círculo roxo aparece na cabeça do personagem e, caso um dos seus amigos bata nele até ela sumir, esse personagem é revivido. Essa mecânica é boa, mas sua zona de acerto é um tanto quanto pequena com algumas armas, tornando as batalhas mais difíceis.

Ainda sobre as particularidades dos personagens, todos eles contam com uma habilidade especial e uma habilidade suprema. Pegando o Selvagem como exemplo, sua habilidade permite que ele atire um gancho no cenário ou em inimigos para avançar mais rápido. Ao usar ela em inimigos, você pode puxá-los se eles forem pequenos ou ir até eles se forem pesados, além de poder colocar fogo em sua espada. Já a sua habilidade suprema é praticamente uma bazuca de braço. Quando usada de forma rápida, seu raio é menor e atinge inimigos a sua frente. Quando segurar o botão até o final, o dano em área aumenta muito, além de conseguir quebrar a postura de inimigos maiores.

Mundo de elden ring nightreign
Mundo de Elden Ring Nightreign (Imagem: Tiago Rodrigues/ SHowmetech)

Outra novidade é a movimentação. Agora, além de tudo o que já dava para fazer no jogo base, também é possível escalar paredes e correr em disparada, coisas que estão presentes em qualquer jogo de tiro atual. Isso muda completamente o flow do jogo, deixando tudo mais rápido e dinâmico, essencial para o funcionamento desse tipo de jogo.

De tempos em tempos, coisas aleatórias vão acontecer durante as Expedições. Por exemplo, no evento A Cratera, vulcões e lavas estarão presentes no centro do mapa, melhorando o loot, mas também dificultando os inimigos. Explorar essas novas áreas exige mais atenção, mas também traz ótimas recompensas para o time.

Lobby e evento terra rachada em elden ring nightreign
Lobby e evento A Cratera em Elden Ring Nightreign (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Sempre que terminamos uma Expedição, ganhamos Trevas (moeda do game) e também Relíquias. As relíquias são essenciais para o sucesso no jogo. Elas são separadas por cor e cada personagem pode usar até três. Por oferecerem efeitos passivos que podem mudar completamente o seu estilo de jogo, as relíquias, com certeza, vão facilitar a jornada. É aí que entra o mercadinho do Jarro, onde você pode comprar novas taças do Rito que permitem novas combinações de relíquias para os personagens. Além disso, por 600 trevas, é possível adquirir relíquias aleatórias e, caso a sorte esteja com você, até ganhar algo ótimo para facilitar a sua jogatina.

Ritos com relíquias em elden ring nightreign
Ritos com relíquias em Elden Ring Nightreign (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Por fim, vale destacar que cada personagem tem a sua própria história e missões particulares. Ir até o diário e concluir essas missões vai fazer com que você ganhe Relíquias únicas para cada um deles, sendo uma ferramenta indispensável para as primeiras expedições.

Para encerrar, vale um destaque para os chefes e Lordes da Noite. Ao todo são sete e cada um deles oferece um desafio diferente, fazendo com que você e sua equipe se preparem ao longo dos dois primeiros dias. Temos um cão de três cabeças, um bode semi-humano que causa loucura e até mesmo um inseto gigante. São criaturas únicas e geralmente bem feias, mas que mantém o nível de qualidade épica da From Software, mesmo em um gênero novo.

Som e trilha sonora

Batalha contra o tricéfalo em elden ring nightreign
Batalha contra o Tricéfalo em Elden Ring Nightreign (Imagem: Reprodução/ Bandai Namco/ From Software)

Vale um tópico em nosso review para escrever sobre esse aspecto por aqui. Jogos da From Software sempre contam com trilhas sonoras super marcantes, sejam elas de chefes ou apenas nos ambientes mais calmos e aqui não é diferente. Enquanto estamos na Mesa Redonda, tudo é muito calmo, apenas com uma trilha melancólica que também sempre marcou a franquia.

Contudo, ao iniciar a expedição, tudo muda. Não há tempo de ficar olhando para a beleza do cenário nesse jogo. Por aqui, tudo é corrido e a trilha sonora de Limveld acompanha isso, com rapidez e belos violinos ao fundo, remetendo a ação frenética.

O destaque aqui, assim como nos outros títulos do gênero soulslike, são as músicas de batalha contra os grandes chefes. Em cada um dos sete Lordes da Noite, vemos que, mesmo em um gênero diferente, a essência do estúdio se mantém, com músicas únicas para cada um deles, que colaboram para o tom épico, muitas vezes melancólico e que pode marcar a jogatina de nós jogadores.



Gráficos e bugs

Cenários de elden ring nightreign são impressionantes
Cenários de Elden Ring Nightreign são impressionantes (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Desde Demon’s Souls, o título que deu origem aos soulslikes, gráfico nunca foi a parte mais chamativa desses jogos. Contudo, a direção de arte sempre teve um grande destaque. Em Elden Ring, isso atingiu novos patamares, ainda que tenha o gráfico melhor que seus antecessores. Em Nightreign, o game funciona da mesma forma. Os gráficos são os mesmos, com bons detalhes nos personagens, mas sem o apelo de ser algo fotorrealista.

Mesmo que o jogo não se proponha a dar liberdade de explorar o mapa no seu tempo, novamente, a direção de arte se mantém interessante e marcante, afinal, ela se reutiliza de props não só de Elden Ring, mas também de outros jogos da franquia souls, como chefes marcantes da trilogia Dark Souls que podemos encontrar por aí.

Um ótimo ponto é que o game não possui bugs (ao menos, não encontramos) e, nesse ponto, o jogo sempre funcionou de forma excelente e sem nenhuma bizarrice.

Requisitos de hardware (mínimo, recomendado, máximo)

Capa oficial de elden ring nightreign
Capa oficial de Elden Ring Nightreign (Imagem: Reprodução/ Bandai Namco/ From Software)

Os requisitos para jogar Elden Ring Nightreign trazem uma boa notícia. Se você já joga o game base com boa qualidade no seu PC, as coisas não mudaram muito, exigindo um pouco mais apenas do processador. Se você já tinha um bom setup antes, provavelmente não vai precisar mexer em nada para jogar o novo game. Confira:

MínimoRecomendado
Sistema OperacionalWindows 10Windows 11
ProcessadorIntel Core I5-10600 ou AMD Ryzen 5 5500Intel Core I5-11500 ou AMD Ryzen 5 5600
Placa de VídeoNvidia Geforce GTX 1060 3GB ou AMD Radeon RX 580 4GBNvidia Geforce GTX 1070 8GB ou AMD Radeon RX Vega 56 8GB
Memória12GB16GB
DirectxDirectx 12Directx 12
Armazenamento30 GB30 GB
Placa de SomDispositivo compatível com WindowsDispositivo compatível com Windows



Preço e disponibilidade

Elden Ring Nightreign foi lançado em 29 de maio de 2025 pelo valor sugerido de R$199. Ele também traz uma edição de luxo por R$250 e garante os novos personagens e novos chefes que devem ser lançados no 4º trimestre desse ano. O game está disponível para PC, PS4, PS5, Xbox One e Xbox Series S|X.

Conclusão

Elden ring nightreign
Imagem: Repdroução/ Bandai Namco/ From Software

Para concluir nossa review de Nightreign, dá pra dizer que ele mantém o legado desafiador da From Software, mas com uma nova abordagem, algo que se mostra saudável e que permite testarem novidades na jogabilidade. A questão é que para esse jogo realmente funcionar no médio e longo prazo, ele precisa de novas atualizações, assim como um game as a service, caso contrário, logo será esquecido.

As possibilidades do jogo são grandes, mas temos um único mapa e, tirando os Lordes da Noite, nada é novo no game em termos de cenário, o que corrobora para ele se tornar facilmente repetitivo e cansativo. Para piorar, o game pode ser um tanto quanto amargo nas recompensas. Tudo é aleatório e as recompensas não parecem estar de acordo com o quanto de esforço colocamos no título.

Um roguelike trabalha dessa forma, é verdade, mas sempre nos resta alguma recompensa que nos incentiva a tentar de novo. Em Nightreign, mesmo quando a vitória é garantida, não conseguimos ter esse sentimento constantemente. Ficou parecendo apenas mais uma partida, assim como qualquer outro jogo PvP online. Falta um temperinho ainda.

Pra encerrar, só invista no jogo se você gosta de pelo menos algum dos gêneros do qual ele se enquadra. Ele ainda é um soulslike, mas dentro de uma partida de battle royale que tem elementos de roguelike. É uma grande salada que vai demandar tempo pra entender e também amigos para ficar mais palatável. Se você estiver buscando uma experiência solo, sugiro focar em outros títulos do estúdio, ou até mesmo outros soulslike do mercado.

E essa foi a nossa análise de Elden Ring Nightreign. Pretende comprar ou já comprou o jogo? Comenta aqui embaixo o que você achou dele e aproveita para conferir nossas outras matérias e análises, como o review de Doom The Dark Ages!

O game foi testado no PlayStation 5 com uma cópia cedida pela Theo Games.



Veja também

Revisão de texto feita por Jaime Ninice em 17/06/2025

Elden Ring Nightreign

Elden Ring Nightreign
8 10 0 1
Spin-off traz jogabilidade renovada e é uma aposta ousada do estúdio, seja para testar coisas novas ou para terem um jogo serviço para chamarem de seu. A mistura de gêneros funciona, mas demanda tanto de amigos, quanto de tempo para que fique atrativa.
Spin-off traz jogabilidade renovada e é uma aposta ousada do estúdio, seja para testar coisas novas ou para terem um jogo serviço para chamarem de seu. A mistura de gêneros funciona, mas demanda tanto de amigos, quanto de tempo para que fique atrativa.
8/10
Total Score
  • Gráficos
    7/10 Bom
  • Direção de arte
    10/10 Excelente
  • Som/ Trilha sonora
    10/10 Excelente
  • Jogabilidade
    8/10 Ótimo
  • Diversão
    7/10 Bom

Prós

  • Jogabilidade melhor do que nunca
  • Trilha sonora impecável
  • Direção de arte se mantém excelente

Contras

  • Sem crossplay
  • Comunicação ruim nas partidas
  • Progressão do jogo não incentiva o jogador a continuar

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados