Review: fone de ouvido sem fio lg tone free fp9

REVIEW: fone de ouvido sem fio LG Tone Free FP9

Avatar of tiago rodrigues
O LG Tone Free traz um mix entre ótima qualidade de som e tecnologias para limpeza de bactérias. Confira nossa review completa

Os fones de ouvido bluetooth se tornaram parte de nós, meros humanos, e isso ninguém pode negar. Dito isso, a LG lançou os LG Tone Free FP9, fones bluetooth com uma ótima qualidade de som e alguns outros recursos bem legais. É importante avisar também que esse é o modelo “FP9”, diferente dos modelos “FP5W” e “FN6”.

Além do seu som de alta qualidade com a tecnologia Meridian, ele conta com um recurso exclusivo chamado PLUG AND WIRELESS onde basicamente você conecta a case dos fones em qualquer lugar que tenha uma entrada auxiliar e, com isso, poderá usufruir das funções sem fio do fone, mesmo que a princípio, aquele dispositivo não suporte o seu uso. Ficou curioso? Confira agora nosso review completo do LG Tone Free FP9.

Design e construção

Fone lg free tone saindo de seu estojo
O design do LG Free Tone é bonito e bem construído (Imagem: LG)

A case do novo LG Tone Free FP9 é praticamente a mesma dos modelos anteriores no quesito design. Como de praxe, farei comparações nada convencionais e a case do fone da LG me lembra muito o pão de mel da Panco. Fique com isso na sua mente agora. 

Nos fones, o que temos aqui é o que a LG batizou de design em formato de concha. Segundo eles, esse design foi desenvolvido após estudarem a anatomia de centenas de orelhas, de forma que se adaptam da melhor forma com cada pessoa e garantindo maior conforto.

Eles são intra auriculares e contam com um diferencial aqui. As “borrachinhas” são, na verdade, um gel de grau médico, isso é, um material a base de silicone atóxico que vai garantir que você use os fones sem preocupações. No kit, ele vem em três tamanhos.

Embora eles sejam muito bonitos, não funcionaram como deveriam comigo nesse sentido. Não tive problemas para colocá-los, nem com o tamanho dos géis, mas senti desconforto mesmo sem muito tempo de uso. Mudei o tamanho dos géis e melhorou no quesito conforto, mas piorou na questão do áudio, então acredito que a ideia seja boa, mas a execução ainda precisa de algumas melhorias nas próximas versões e, claro, isso vai variar de ouvido para ouvido.

Na case, além da entrada USB-C para carregamento da mesma, contamos com um botão lateral que serve basicamente para ativar a “conversa” do fone com outros dispositivos por meio do cabo auxiliar já incluso na caixa.

Uso e conectividade

Mulher loira usando o lg tone free na cor preta
Os novos fones TWS da LG são fáceis de usar e se conectar com qualquer dispositivo (Imagem: LG)

O LG Tone Free FP9 tem um formato muito específico para se encaixar em todo tipo de ouvido, de acordo com a LG. Como descrevi brevemente antes, no meu caso a experiência foi um pouco desconfortável com as borrachinhas, mas melhorou bastante quando mudei para o tamanho pequeno, embora isso tenha sacrificado parte da qualidade sonora.

Após essa mudança, felizmente, consegui tirar muito mais proveito dos fones. Ao escrever essa e outras matérias, caminhando ou no metrô, consegui usá-lo sem maiores problemas. 

Na parte externa os fones contam com sensor para as ações touch como tocar/pausar uma música ou vídeo com um toque, pular para a próxima música ou aumentar/diminuir o volume com dois toques e também conta com funções para três toques. Todos eles podem ser personalizados para terem outras funções.

Ao segurar o sensor de toque, mudamos entre as duas funções dos fones: ANC (Cancelamento Ativo de Ruído) ou então o Modo Ambiente, o primeiro para tirar todo o som externo e o segundo para você ouvi-lo. 

A versão Bluetooth desses caras é a 5.2 para garantir uma boa conexão com qualquer dispositivo. Para ajudar nessa tarefa, ele conta ainda com um app para você conseguir gerenciar suas principais funções. Falarei sobre ele depois.

Áudio

O lg free tone tem leds e também certificação meridian de qualidade de áudio
O LG Free Tone FP9 tem LEDs e também certificação Meridian de qualidade de áudio (Imagem: LG)

Esse sempre precisa ser o ponto mais interessante em um fone de ouvido e, felizmente, nesse aspecto, o LG Tone Free FP9 entrega uma experiência de som ótima para todo tipo de música ou mídia.

Graças a tecnologia da Meridian, os fones aqui conseguem fornecer uma experiência bem imersiva em todas as ocasiões. Isso vale para todas as situações, mas ela se destaca nos smartphones e tablets por termos acesso ao app que permite personalizar o tipo de equalização, entre elas um modo 3D, ótimo para jogar e assistir a filmes.

Como já citei na review dos Galaxy Buds2 há alguns meses, eu passeio por uma variedade bem grande de artistas que vão desde o pop até o metal e o indie e, felizmente, a experiência sonora aqui foi muito boa. Tive um pequeno problema com o desconforto das borrachinhas médias, o que prejudicou um pouco da experiência imersiva dos fones, mas depois de um tempo acostumei e senti que valeu a pena a troca.

É bem impressionante conseguir ouvir detalhes das músicas que até então você não prestava a atenção. Pode ser um detalhe nos graves, ou um efeito de guitarra que estava ali, mas que o equipamento não conseguia identificar. Com o LG Tone Free FP9 eu pude sentir isso em praticamente tudo o que eu consumi nessas duas semanas com ele.

A tecnologia ANC (Cancelamento Ativo de Ruído) está inclusa no pacote e isso é muito bom. No entanto, senti que ela é inferior aos Galaxy Buds2, o único outro modelo com a tecnologia que eu pude testar. O recurso está longe de ser ruim por aqui, mas senti que ele poderia cancelar melhor o ruído externo.

O mesmo acontece com o modo Som Ambiente, que permite você ouvir o som externo mesmo com os fones no ouvido e bom, é legal ter, mas também precisa de melhorias.

Na hora de participar de chamadas ou ligações, você pode contar com três microfones em cada um dos fones. A qualidade é boa para a sua categoria e é mais que suficiente para reuniões e chamadas de vídeo.

Bateria e case

Estojo do lg tone free com leds acesos
A case acende uma luz ao abrí-la (Imagem: LG)

De acordo com a LG, seus novos “brinquedos” tem uma autonomia excelente de até 24 horas, sendo 10 delas em uso contínuo e mais 14 horas com o carregamento da case.

Essa estimativa de uso é com base num uso específico para músicas e com o modo ANC desativado. Nos meus testes, usei sempre com o ANC ativo e embora não tenha conseguido ficar com os LG Tone Free por tanto tempo no ouvido, consegui passar das 5 horas em um dos dias.

Para carregar, mesmo que você tenha usado os fones até o seu limite, vai bastar cerca de 5 minutos na case para que eles já deem cerca de uma hora de uso de volta e com 1 hora, já terá os fones com 100%. Além disso, caso você coloque os fones na case na hora que a mesma estiver carregando, a LG trouxe por aqui algo chamado UVnano.

A tecnologia UVnano esteriliza os fones e elimina até 99% das bactérias em apenas 5 minutos. Embora seja apenas para fins estéticos, é legal ter um LED azul na case quando a abrimos. A case carrega por completa em cerca duas horas

Aplicativo Tone Free

O app dos fones da LG vão servir aqui como um auxílio para você conseguir configurar suas particularidades. Ele tem um design bem simples, mas funcional na maioria das funções. Por aqui você consegue ver detalhes sobre as funções de toque do sensor, como ativar o Modo ambiente e ANC, além de conseguir controlar os tipos de equalização do fone.

O que me incomodou, no entanto, foi como tudo é colocado por aqui. Fica tudo numa única página como se tivesse sido simplesmente jogado ali. É algo muito pessoal, admito, mas para o meu uso achei que as coisas funcionam um pouco na contramão por aqui. Em todo caso, segue algumas das coisas que você vai encontrar no app:

  • Manual de usuário: essa aba do app conta com algumas páginas e cada uma delas ensina sobre uma função diferente dos fones
  • Controlar o som ambiente e ANC: sem surpresas por aqui, nessa aba é onde você vai conseguir configurar como esses dois modos irão funcionar
  • Configurações de equalizador: por aqui você consegue modificar a equalização dos fones, podendo criar uma do zero ou escolhendo uma das existentes
  • Configurações do touchpad: defina como as funções de toque funcionarão nos seus fones LG Tone Free FP9
  • Tone Free Lab: aba dedicada a recursos especiais como o modo jogo
  • Encontrar meus fones de ouvido: se assim como eu, você acabar deixando seus fones em algum lugar da casa e perdê-los por aí, com esse recurso, ele vai fazer um barulho para você conseguir achá-lo
  • Reproduzir/pausar automaticamente: os sensores do LG Tone Free permitem que a música ou vídeo que você está consumindo no momento pause ao tirar um dos fones e volte a ser reproduzido ao colocar o fone de volta

Conclusão e preço

O par de fones da lg, os true tone
As borrachinhas dos fones são confortáveis e feitas com material mega higiênico (Imagem: LG)

Os novos fones da LG conseguem entregar uma experiência muito interessante e acredito que serão uma boa concorrência com os outros fones TWS da sua categoria. Temos aqui uma mistura de design inovador que promete funcionar com qualquer pessoa, materiais focados na higiene e saúde do usuário e tecnologias que entregam uma qualidade sonora muito interessante.

Mesmo entregando tudo isso e sendo um dos melhores fones TWS que pude testar, o seu valor ainda é bem salgado. Atualmente ele se encontra disponível na loja da própria LG pelo valor sugerido de R$1.199,00. O valor cai para R$1.139,00 ao comprá-lo a vista.

Especificações técnicas

MarcaLG
ModeloTone Free FP9
ConexãoBluetooth 5.2
Bateria e carregamento390 mAh (case)
68 mAh cada fone
Carregamento por cabo Tipo-C
Carga completa da Case em 2 horas
Carga completa dos fones em cerca de 1 hora
Duração da bateria (fones)6 horas com ANC ligado
10 horas sem ANC
Duração da bateria (case)15 horas com ANC ligado
24 horas sem ANC
Entradas e cabos inclusos1 Entrada USB-C
1 Cabo USB Tipo C
1 Cabo auxiliar para cabos USB
Mics3 em cada fone
ÁudioModo ambiente
ANC
Resistência a águaIPX4, resistente a respingos d’água
CoresBranco ou preto
PreçoR$1,199.00 na Loja LG
DimensõesFones:
L x A x P: 21,2 x 28,3 x 23,2 mm

Case:
L x A x P: 54,5 x 54,5 x 30,0 mm


REVIEW: LG Tone Free FP9

REVIEW: LG Tone Free FP9
9 10 0 1
9/10
Total Score
  • Design e construção
    9/10 Incrível
  • Conectividade
    8/10 Ótimo
  • Usabilidade
    8/10 Ótimo
  • Áudio
    10/10 Excelente
  • Bateria e autonomia
    10/10 Excelente
  • App Tone Free
    6/10 Normal

Prós

  • Ótima bateria
  • Fácil de usar e conectar
  • Áudio de respeito

Contras

  • App poderia ser melhor
  • Preço salgado

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
7
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Posts Relacionados