REVIEW: Huawei FreeBuds Lite, uma alternativa mais acessível aos AirPods

Imagem destacada do Freebuds Lite da Huawei
O Freebuds Lite da Huawei se inspira nos AirPods da Apple com ótimo design e funções, mas se diferenciam na qualidade sonora; confira o review completo

Em suas campanhas de marketing, a Huawei promete que o FreeBuds Lite proporciona a experiência perfeita de fones de ouvido true-wireless com som impressionante, microfones de alta qualidade e supressor de ruído integrado para melhorar as comunicações no smartphone.

Com um design e funções inspirados em seu concorrente Apple AirPods, a Huawei fez uma aposta em um mercado cada vez mais exigente dos fones de ouvido. Contudo, será que o FreeBuds Lite está preparado para entrar nessa briga? Você confere agora nesta análise completa.

Design

O FreeBuds Lite é bem confortável e elegante, com o formato mais tradicional dos fones repousando muito bem nos ouvidos, perfeito para a utilização diária. No entanto, o isolamento se mostrou meio falho, mesmo escolhendo a borrachinha de tamanho maior. Não é algo que incomode muito ao escutar música ou que acrescente um risco de cair em situações mais extremas, mas o material das borrachinhas poderiam ser melhores.

O Freebuds Lite da Huawei possui uma bela construção inspirada nos AirPods da Apple, minimalista e elegante
O FreeBuds Lite da Huawei possui uma bela construção inspirada nos AirPods da Apple, minimalista e elegante

Os controles de toque podem ser ativados nas laterais dos fones, permitindo que o usuário controle algumas funções básicas como dar play/pause, atender chamadas e ativar o assistente do smartphone. Não é possível configurá-lo para mais nenhum controle extra, limitando o usuário a pedir para a assistente realizar a função. Além disso, os controles de toque são extremamente sensíveis, um ajuste dos fones no ouvido é o suficiente para ativar alguma função por acidente. 

A case que o acompanha cabe em qualquer bolso e tem um design mais fino e comprido em relação aos seus concorrentes. O carregamento é feito através de um cabo Micro USB que o acompanha na caixa do produto, sendo possível verificar o status da bateria por um LED na parte externa da case. No geral, ela aparentou ser bem resistente e com uma bateria funcional – que iremos abordar mais a frente.

A resistente case do Freebuds Lite é bem compacta e cabe em qualquer bolso
A resistente case do Freebuds Lite é bem compacta e cabe em qualquer bolso

Por fim, se você gosta de esportes, o Freebuds Lite será seu melhor amigo. O fones são indicados para treinos mais intensos e pode pegar chuva e suor, já que possui certificação IPX4.

Qualidade sonora

Fones de ouvido true-wireless se destacam pela sua conectividade e funções extras, mas nada adianta se o som, sua principal característica, for mediana ou ruim. Se visualmente o Freebuds Lite está à altura de seus concorrentes, ao colocar no ouvido, a experiência muda – e muito. 

As frequências graves são fracas e sem peso, o que pode ser ocasionado pelo isolamento falho das borrachas mencionado anteriormente. Já os agudos são estridentes e fortes demais, o que faz os fones terem um som totalmente desequilibrado.

A qualidade sonora do Freebuds Lite decepciona, não entregando o mínimo exigido para um fone dessa categoria
A qualidade sonora do Freebuds Lite decepciona, não entregando o mínimo exigido para um fone dessa categoria

O cenário piora ao aumentar o volume: quanto mais alto, mais a definição da música se perde. Na tentativa de melhorar esse cenário, utilizei um equalizador de 16 bandas para tentar fazer um ajuste mais fino, mas a melhora foi mínima.

Músicas mais complexas e com detalhes, como “Daydreaming” e “Present Tense” da banda Radiohead, perdem o brilho de seus sons tão peculiares, já que os fones de ouvido da Huawei não são capazes de reproduzir tais complexidades musicais. Nesses casos, o WF-1000XM3, da Sony, consegue se sobressair.

O FreeBuds Lite pode ser categorizado como fones de ouvido de frequências médias, tendo um som difuso e meio desequilibrado.

Bateria e Conectividade

O Freebuds Lite tem uma bateria com duração de 3 horas, o que está um pouco abaixo da média de outros fones true-wireless do mercado, como o Redmi AirDots (4 horas), Galaxy Buds (6 horas) e WF-1000XM3 (cerca de 10 horas). Entretanto, o que mais impressiona é a capacidade da case de 3 recargas extras, totalizando 12 horas de reprodução longe das tomadas. A recarga completa dos fones é feita em pouco mais de 1 hora, um valor ótimo considerando a autonomia de bateria do produto.

A case possui carregamento rápido e chega em seus 100% em aproximadamente 1 hora
A case possui carregamento rápido e chega em seus 100% em aproximadamente 1 hora

A conexão do Freebuds Lite ainda traz a versão Bluetooth 4.2, o que é inferior à grande parte dos fones de ouvido true-wireless que já trazem a versão 5.0 da tecnologia, como o Redmi AirDots da Xiaomi. Por conta disto, a conexão é meio falha ao estar distante do smartphone, mas nada que atrapalhe a experiência como um todo.

Microfone

O FreeBuds Lite brilha com os seus microfones. A tecnologia de supressão de ruído está presente aqui, o que faz a qualidade de chamadas e gravações de voz serem incríveis em ambientes mais calmos. Em locais externos e com vento, a tecnologia não ajuda e, dependendo do local, o ruído fica mais alto que a voz do usuário. Contudo, a compressão colocada na voz é bem suave e pouco metálica, se destacando de seus concorrentes como o Galaxy Buds da Samsung.

Conclusão

O FreeBuds Lite é vendido nas opções preto e branco
O FreeBuds Lite é vendido nas opções preto e branco

O Huawei FreeBuds Lite é uma tentativa da Huawei de entregar fones de ouvido com design e tecnologias premium ao consumidor à um preço mais justo. Entretanto, não consegue entregar uma qualidade sonora à altura de um produto que custa R$ 799,00.

Os fones sem fio da Huawei tem vários pontos para melhorar em uma possível nova edição do gadget, e conquistar os ouvidos dos mais ávidos consumidores de música pode ser um desafio. Se você é fã da marca e pretende se manter fiel a ela, o FreeBuds 3 pode ser a opção ideal, por vir com cancelamento de ruído inteligente, processador mais atualizado e maior duração de bateria. Entretanto, ainda não está disponível no Brasil.

O FreeBuds Lite não é vendido online e pode ser encontrado em quiosques oficiais da Huawei em shoppings de São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro.

E você? Possui um FreeBuds Lite ou gostou dos fones da Huawei? Deixe nos comentários e não se esqueça de compartilhar com seus amigos.

Especificações do Huawei FreeBuds Lite

ModeloFreebuds Lite
ConectividadeBluetooth 4.2
Profile: A2DP, AVRCP, HFP, HSP
Codec: AAC, SBC
BateriaFones: 3h de autonomia
Estojo: 3 cargas extras
12h de autonomia
SensoresProximidade, acelerômetro, ambiente, sensor ao toque
Dimensões e
peso
43.6 x 23.2 x 17.8 mm (Earbud)
80.2 x 33.3 x 28.8 mm (Case)
CoresPreto, branco
PreçoR$ 799,00
  • Design - 8.5/10
    8.5/10
  • Construção - 9/10
    9/10
  • Qualidade sonora - 4/10
    4/10
  • Microfone - 8/10
    8/10
  • Funções Extras - 6/10
    6/10
7.1/10

Considerações finais e pontos fortes x fracos

O FreeBuds Lite é um fone de ouvido com bom acabamento, mas qualidade sonora decepciona. As borrachinhas poderiam isolar ruídos externos com melhor qualidade, além dos botões serem muito sensíveis. Entretanto, o microfone tem supressor de ruído e surpreende. 

Pros

  • Construção de boa qualidade;
  • Design da case;
  • Bateria da case;
  • Microfone de ótima qualidade;
  • Resistência à água.

Cons

  • Qualidade de som não está à altura do seu preço;
  • Controles de toque sensíveis;
  • Borrachas não isolam corretamente;
  • Poucas funções extras.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter