Galaxy a15 5g em fundo laranja

REVIEW: Galaxy A15 5G, mais uma boa opção nos intermediários

Avatar de tiago rodrigues
Mesmo numa categoria mais em conta, Galaxy A15 5G consegue entregar um desempenho muito bom e uma autonomia de bateria excelente para qualquer usuário.

A Samsung lançou recentemente os novos Galaxy A15 e os dividiu em dois modelos, uma versão 4G e essa que vamos falar nessa review, o Galaxy A15 5G. As diferenças vão um pouco além de apenas dados móveis mais rápidos, garantindo um melhor desempenho para quem gosta de jogos no celular. Se você se interessou pelo novo smartphone, confira agora nosso review completo do aparelho.

Design

Parte traseira do galaxy a15 5g na cor azul escuro, em fundo preto, vermelho e roxo
Parte traseira do Galaxy A15 5G na cor azul escuro (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A15 5G é um belo smartphone no que tange seu design. Sua traseira, mesmo que de plástico, tem um acabamento que passa um sentimento de um produto mais sofisticado e infelizmente deixa muitas marcas de dedo. O posicionamento das câmeras segue o padrão de todos os recentes modelos da Samsung e aqui temos três lentes. O que me incomoda é que elas são bem saltadinhas, sendo grandes alvos de acidentes se uma capinha não for utilizada.

A cor que recebi para testes é o azul escuro, mas ele também está disponível nas cores azul claro e verde claro. Nelas todas, há um efeito bem legal onde as cores se misturam e dependendo do ângulo, há uma mudança visual das cores. Além das lentes, na parte traseira há um flash e na parte de baixo o logo da Samsung.

Partindo para o lado direito, são três botões. Os dois de cima servem para o volume e o de baixo, sozinho, para energia, padrão da empresa há anos. O diferente nesse modelo é um ressalto para indicar onde ficam os botões desse lado. Um pequeno toque de design que, particularmente, me agradou bastante. Claro, o botão de energia também funciona como o leitor de impressões digitais.

Do lado esquerdo é tudo lisinho e a única coisa presente é o berço para chips e cartão de memória. Já na parte inferior, há uma porta P2 para fones de ouvido, um microfone, uma entrada USB-C 2.0 e a saída de som, nesse caso a única do aparelho. Na parte de cima, temos outro microfone e são basicamente esses os itens que dispõem o design do smartphone.

Parte frontal do galaxy a15 5g
Parte frontal do Galaxy A15 5G (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A15 5G pesa 200g e tem 6,5 polegadas de tela. Ele é um pouco maior que o Galaxy A54, o rei dos intermediários do ano passado e, pessoalmente, passou no teste de pegada pra mim. Já falei várias vezes aqui que não gosto de aparelhos muito grandes por ter a mão pequena e acredito que o tamanho desse aparelho está no limite pra mim. Antes de partir para a tela, vale mencionar que a parte frontal conta com uma câmera em formato de gota e uma borda considerável, mas que não atrapalha.

Sobre itens da caixa, conte com um carregador de 15W e um cabo USB-C, o essencial para o seu kit sobrevivência com o smartphone. Talvez pudesse vir um fone de ouvido simples aqui, uma vez que ele conta com a entrada P2, mas tudo bem.

Tela

Parte frontal do galaxy a14 5g
Tela do Galaxy A15 5G em brilho médio (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Como disse, o Galaxy A15 5G conta com uma tela de 6,5 polegadas. O diferencial aqui fica para as tecnologias escolhidas pela Samsung. A principal e mais acertada é a tecnologia Super AMOLED em vez do LCD. Com essa decisão, as cores são mais vívidas e o contraste é ótimo. Para ajudar nisso, o brilho tem um total de 800 nits, um bom número, considerando que o Galaxy A54 atinge 1000 nits e o S23 chega a 1200 nits.

Quanto à fluidez da tela, ela atinge 90Hz, mas nada de opções personalizadas como em modelos mais robustos, onde ela fica variável e decide quando ser mais fluída de acordo com app utilizado. Por aqui você precisa decidir se quer ela em 90Hz ou 60Hz. Eu usei ela em 90 em todos os testes e mesmo assim o dispositivo apresentou um desempenho ótimo de bateria, mas isso eu entro em detalhes depois. Acredito que, atualmente, o ganho de bateria em usar o modo de 60Hz é mínimo em todos os smartphones com essas tecnologias.

Tela do galaxy a15 5g jogando marvel snap
Tela do Galaxy A15 5G em brilho máximo sob a luz natural de um dia nublado (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

Tecnologias mais avançadas como o HDR10+ não estão nesse smartphone, mas particularmente nunca vi uma grande diferença entre um smartphone e outro por causa dela. Algo que vejo como uma diferença clara e que deixa o smartphone de certa forma mais feio é a câmera frontal. Com o posicionamento em formato de gota, essa câmera se torna dependente das bordas e dá a impressão que está roubando um pedaço da tela na parte superior. Poderia ser só um furinho na tela e ficaria muito mais bonito.

A resolução é de 1080 x 2340 pixels (Full HD+), num aspecto 19.5:9, garantindo bons detalhes em cada cantinho dela. Para assistir vídeos ou consumir qualquer tipo de entretenimento, ela é muito competente e vai ser superior a praticamente qualquer rival da mesma faixa de preço. As bordas não são as mais finas, mas isso também não é algo que incomode e dá até um charme para o smartphone.

Outro detalhe que notei fica para o Always on Display, que neste modelo são super limitados, não sendo possível nem mesmo ajustar as configurações. A única função com cara de Always on Display disponível aqui é a de mostrar a % de bateria enquanto o smartphone carrega.

Desempenho

Estamos falando de um smartphone intermediário de entrada, equipado com um processador MediaTek Dimensity 6100+, de 6 nanômetros. Esse é um processador excelente para sua categoria e com uma entrega ótima, principalmente em games. Contudo, enfrentei alguns problemas chatos no modelo que recebi para testes. Esse modelo é o de 128GB de armazenamento e apenas 4GB de RAM, uma quantidade de memória que prejudica o desempenho do Galaxy A15 5G. Ele não fica necessariamente travado, mas engasga o tempo todo.

Antes de explicar os detalhes, é preciso tirar o elefante branco da sala. O celular consegue fazer suas funções de todas as formas, mas com um desempenho bem irritante, eu diria. É o tipo de problema que dá muito nervoso, pois não é um congelamento, ou um reinício completo do sistema. É um atraso constante das funções porque ele não tem capacidade de ler aquilo de forma mais rápida por falta de memória.

Para se ter ideia, o Galaxy A05s que testei recentemente tem um processador mais fraco, mas conta com 6GB de RAM e funciona de forma mais fluida. Fica claro que qualquer smartphone Galaxy com menos de 6 GB de RAM não é mais viável atualmente.

Essa falta de memória afetou principalmente a multitarefa do smartphone. Por exemplo, eu abri o YouTube Music, enquanto verificava uma mensagem no WhatsApp e depois via algo no app de Academia. Na transição entre um app e outro, um deles sempre fechava ou reiniciava na minha cara. Como disse, é um desempenho irritante, pois é um problema constante e com coisas que afetam o seu dia a dia. E mesmo que você argumente que você não vai precisar usar a multitarefa, acredite, em algum momento você vai estar usando o app do banco e na hora de pegar o código gerado pelo seu email ou SMS, o app vai fechar e você vai ficar com vontade de tacar tudo na parede.

Nos games, o processador e a GPU fazem o seu serviço, mas de novo, dá para sentir engasgos por falta de memória RAM. Nesses casos ele consegue desempenhar melhor por focar 100% em um único app e ter ajuda do Game Booster. Mesmo assim me surpreendeu no Call of Duty Mobile, conseguindo rodar tudo na qualidade média e com FPS alto sem travar. Em jogos como o Subway Surfer, o desempenho foi excelente e por incrível que pareça, no Marvel SNAP, o smartphone não conseguiu entregar todos os efeitos com qualidade.

Para quem gosta de ver benchmarks, testei o Galaxy A15 5G no Geekbench 5 e no DxOmark e abaixo você confere os resultados. Ele está na média e vai conseguir entregar um bom desempenho gráfico, mas de novo vou reforçar que tudo isso vai ficar prejudicado na versão com 4GB de RAM. Opte pela de 8GB.

Câmeras

Parte traseira do galaxy a15 5g com foco nas câmeras
Galaxy A15 5G conta com três câmeras traseiras (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O grande destaque do Galaxy A15 5G no quesito câmera fica para a lente principal de 50MP. Ela vem no padrão Wide e com uma abertura de f/1,8, ou seja, tem uma boa qualidade e garante uma entrada de luz bem interessante. Nas fotos que fiz, notei que em boas condições de luz, dá para fazer excelentes fotos. Já na Ultrawide, as coisas pioram um pouco. Ela tem apenas 5MP e perde muitos detalhes. Por outro lado, notei que as cores são mais saturadas nela. A abertura da mesma é de f/2.2. Por último há uma lente Macro, com apenas 2MP e essa infelizmente é bem descartável. As fotos ficam escuras e com um aspecto meio sujo, difícil de ficarem bonitas. Além disso, o foco é bem ruim.

Essa combinação de lentes traseiras é bem comum nos smartphones mais básicos, mas é preciso destacar a boa qualidade da lente principal aqui. Ela não vai decepcionar quem gosta de fazer uma foto em família ou postar algumas imagens nas redes. Agora se você quer algo mais profissional, esse definitivamente não é o modelo para você. A Ultrawide é bem inferior a câmera principal, mas é possível fazer boas fotos de paisagens se o dia estiver bem claro e a paisagem ajudar.

Nos vídeos, é possível gravar no máximo em 1080p a 30 quadros por segundo, uma limitação já esperada aqui. Sei que o 720p já é algo mais defasado, mas nada de 60FPS nele também. O vídeo profissional também não está incluso por aqui, mostrando que há uma clara diferença entre o Galaxy A15 5G e os Galaxy A um pouco mais avançados. Confira algumas fotos registradas com as câmeras traseiras do Galaxy A15 5G:

Já a câmera de selfie me surpreendeu bastante. Ela conta com 13MP no padrão Wide e uma abertura de f/2.0. As especificações não mostram nada demais, mas na prática gostei muito do resultado. As cores ficam boas e os detalhes também. A única coisa que achei um pouco defeituoso foi no recorte do modo retrato, mas aí eu dou uma colher de chá para esse modelo.

Nos vídeos, o resultado é exatamente igual ao da câmera traseira. O máximo que você vai conseguir atingir aqui é 1080p com 30 quadros por segundo. Em todos esses casos, é um resultado ok para quem usa o smartphone para pequenos vídeos e não trabalha com isso. Agora se você for uma pessoa que depende muito de redes sociais para ganhar a vida, essas câmeras não vão te ajudar. Confira:

Bateria

Já tem alguns anos que a Samsung pegou o jeito para entregar um bom desempenho dos seus intermediários. O Galaxy A15 5G conta com uma bateria de 5000 mAh que garante 1 dia de uso puxado fácil, fácil. Se você é o tipo de usuário que passa o dia na rua, usando o 5G o tempo todo, ele vai dar conta do recado e só vai precisar de uma carga no fim do dia.

O mesmo acontece se você trabalha em casa e só usa o smartphone no Wi-Fi. O sistema e o chipset são muito bem otimizados para aguentarem boas horas de uso dos apps e das funções do sistema. Apps de entretenimento como o YouTube e os principais streamings usaram cerca de 5 a 7% por hora da bateria, um número excelente.

O carregador incluso na caixa é de 15W, mas o aparelho suporta um carregamento de até 25W. No carregador de 15W, ele levou cerca de 2 horas e quarenta minutos para atingir os 100%. Já com um carregador de 25W, esse tempo cai em mais ou menos 1 hora, atingindo 1 hora e trinta minutos para uma carga completa. É uma boa diferença, mostrando que vale a pena usar o carregador mais potente nesse modelo.

Som

Menu de configuração sonora do galaxy a15 5g
Configuração de efeitos sonoros do Galaxy A15 5G. Nesse caso, fones não estão conectados (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A15 5G ainda é um modelo mais simples da linha A, apesar de oferecer diversas especificações mais avançadas. Isso fica claro com a saída única de som — ou seja, nada de estéreo neste smartphone — mas que entrega um bom volume e está posicionada de forma a não cobrir com o dedo durante jogos.

Outro diferencial nesse quesito, infelizmente encontrado apenas nos smartphones de entrada, é a porta P2 de 3,5mm para fones de ouvido. Por mais que você use apenas fones bluetooth, na hora de usar um acessório como microfones, por exemplo, essa porta faz toda a diferença.

Por fim, uma versão simplificada do Dolby Atmos está presente aqui, mas apenas quando utilizando com fones de ouvido, já que o recurso depende de som estéreo.

Conclusão

Parte traseira do galaxy a15 5g em fundo colorido
Galaxy A15 5G é um smartphone bem bonito (Imagem: Tiago Rodrigues/ Showmetech)

O Galaxy A15 5G é mais um modelo intermediário da Samsung que se mostra como uma opção bem legal para quem não quer gastar tanto, mas ainda assim ter ótimos recursos. O modelo que recebi infelizmente conta com uma decisão bem ruim de memória RAM, mas mesmo com esse atraso consegue desempenhar bem.

Mesmo assim, recomendo você fugir o máximo possível dessa versão “mais simples” desse modelo. Foque 100% na versão com 256GB e 8GB de RAM. Com ela, você terá um alívio muito maior para a multitarefa e também para um desempenho geral do aparelho.

As câmeras são uma mistura maluca de coisas boas e ruins, mas tanto a principal quanto a de selfie conseguem entregar um resultado bem legal para o dia a dia e se você souber brincar com elas, dá para fazer fotos realmente boas. A Ultrawide e a Macro infelizmente não performam tão bem.

O Galaxy A15 5G já está disponível, em duas versões. A primeira, com 128GB de ROM e 4GB de RAM pode ser adquirida na Magazine Luiza por R$1259,10 a vista. Já a versão de 256GB de ROM e 8GB de RAM está por R$1529,10 a vista, também na Magazine Luisa. Essa última versão é a que eu recomendo, mas ainda na Samsung, por preço parecido e até mais barato em alguns casos, você pode optar pelo Galaxy M54 ou Galaxy A54 que são muito mais interessantes em tudo e contam com 8GB de RAM em qualquer uma das versões.

Ficha técnica

Galaxy a15 5g frente e verso
REVIEW: Galaxy A15 5G (Imagem: Samsung)
ModeloGalaxy A15 5G
MarcaSamsung
RedesGSM / HSPA / LTE / 5G
Chips GSMNano-SIM
Dimensões160.1 x 76.8 x 8.4 mm
Peso200g
ComposiçãoPlástico no corpo;
Vidro na frente (não especificado o tipo de proteção)
ResistênciaSem resistência a água e poeira
TelaSuper AMOLED, 90Hz, 800 nits (HBM)
FHD+ de 6.5 polegadas
ProcessadorMediatek Dimensity 6100+ (6 nm)
Octa-core (2×2.2 GHz Cortex-A76 & 6×2.0 GHz Cortex-A55)
GPUMali-G57 MC2
Câmera Frontal13 MP, f/2.0, (wide)
Câmeras traseiras50 MP, f/1.8, (wide), AF
5 MP, f/2.2, (ultrawide)
2 MP, f/2.4, (macro)
LED flash, panorama, HDR
VídeoTraseira: 1080p@30fps, gyro-EIS;
Frontal: 1080p@30fps
SistemaAndroid 14, One UI 6 (com 4 anos de atualização garantidos)
Wi-FiWi-Fi 802.11 a/b/g/n/ac, dual-band, Wi-Fi Direct
Memória RAM e InternaRAM: 4GB ou 8GB
ROM: 128GB ou 256GB
Cartão de memóriaSim, em bandeja híbrida
CoresAzul escuro, Azul Claro e Verde Claro
Preço sugeridoVersão com 4GB: R$1259,10 a vista na Magazine Luisa
Versão com 8GB: R$1529,10 a vista, também na Magazine Luisa

E essa foi nossa review do Galaxy A15 5G. O que achou dele? Acha que foi um erro colocar apenas 4GB nele? Comenta aí embaixo e não esqueça de conhecer nossas outras matérias no site, como essa lista com os melhores filmes dos anos 70.

Revisado por Glauco Vital em 28/3/24.

REVIEW: Galaxy A15 5G

REVIEW: Galaxy A15 5G
8 10 0 1
8/10
Total Score
  • Design
    9/10 Incrível
  • Tela
    8/10 Ótimo
  • Desempenho
    6/10 Normal
  • Câmeras
    7/10 Bom
  • Bateria
    10/10 Excelente
  • Som
    7/10 Bom

Prós

  • Excelente bateria
  • Tela de ótima qualidade em sua categoria
  • Boa câmera principal

Contras

  • Configuração com 4GB de RAM é bem engasgada
  • Câmera macro é indiferente
  • Podia ter um carregador mais rápido na caixa

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados