REVIEW: Galaxy A52 é versão melhorada do campeão de vendas de 2020

Galaxy a52 imagem destacada
O Galaxy A52 é um intermediário completo, mas com preço mais elevado vai alcançar o sucesso do antecessor Galaxy A51?

A Samsung trouxe recentemente para o Brasil, novos smartphones da linha Galaxy A, smartphones intermediários de tremendo sucesso em nosso país. Os modelos novos são A32, A72 e o A52, sucessor do Galaxy A51, smartphone mais vendido no Brasil em 2020.

O Galaxy A52 é melhor que o A51 em todos os aspectos, processador, câmeras, bateria e tem até um novo design na traseira. Contudo, se as melhorias são muito bem-vindas, já não podemos falar o mesmo do preço. O preço sugerido do Galaxy A52 é de R$ 3.299, pouco mais de mil reais que seu antecessor quando saiu.

Será que o Galaxy A52 conseguirá manter o legado de seu antecessor? Confira abaixo a análise completa do Showmetech.

Design

A caixa do smartphone é bem simples, totalmente branca com o modelo da respectiva cor na frente e o nome na lateral.

Caixa do galaxy a52
Galaxy A52 vem em caixa simples, apenas com foto e nome do smartphone

O Galaxy A52 possui acabamento de plástico nas laterais e na traseira. Se tratando de um smartphone intermediário, é esperável que ele não possua materiais presentes nos acabamentos premium — apesar de que a Samsung tem trazido acabamento em plástico na traseira mesmo dos modelos premium, e isso certamente não é elogio.

Apesar disso, ele é um smartphone super bonito ao vê-lo de perto. A tela ocupa muito bem a parte da frente, tendo poucas bordas. O notch (entalhe, em tradução livre) que abriga a câmera frontal, praticamente não existe. Todo o espaço praticamente é da própria câmera, e isso proporciona uma experiência muito positiva com a tela.

O que se destaca no modelo é o design da traseira. Toda a linha possui cores pastéis e pintura fosca, deixando o smartphone com um colorido diferente do habitual de maneira bem sóbria. O módulo de câmeras, apesar de saltado, não chega a ser um incômodo.

Traseira do galaxy a52
Traseira do Galaxy A52 traz cores pastéis e foscas, em design diferente e particularmente bonito, mesmo com o acabamento em plástico

As laterais têm um acabamento brilhante com um azul escuro que combina muito bem com o azul claro da traseira — todas as outras cores também estão combinando. Na parte de cima, fica a gaveta para colocar o chip e o cartão de memória além de um microfone para redução de ruídos. Embaixo, uma bem-vinda conexão P2 para fones de ouvido, microfone principal, entrada USB-C e alto-falante.

Partes superior e inferior do galaxy a52
REVIEW: Galaxy A52 é versão melhorada do campeão de vendas de 2020

Na lateral direita há os botões de aumentar e diminuir volume e também o botão de ligar e desligar o smartphone. Já a lateral esquerda é totalmente lisa.

Laterais do galaxy a52
REVIEW: Galaxy A52 é versão melhorada do campeão de vendas de 2020

Ele possui certificação de proteção IP67, certificado de boa qualidade que garante proteção total contra poeira e resistente a mergulhos de até 1 metro de profundidade, por até 30 minutos.

O Galaxy A52 está disponível nas cores preto, branco, azul e violeta.

Tela e som

A Samsung sempre traz telas de alta qualidade nos seus smartphones e isso não é algo exclusivo aos modelos premium. O Galaxy A52 tem tela do tipo Super AMOLED de 6,5 polegadas, resolução Full HD+ (2400 x 1080 pixels) e atualização de tela de 90 Hz.

Tela do galaxy a52
Tela Super Amoled do Galaxy A52 é ótima para assistir vídeos e atualização da tela de 90 Hz oferece navegação fluída o tempo todo

Na prática, o tamanho satisfatório da tela somado à sua qualidade, resultam em uma experiência extremamente agradável. A tela da Samsung satisfaz na qualidade das cores, contrastes, pretos e brilho da tela, sendo ótimo para jogos, vídeos e por que não, séries e filmes.

A taxa de atualização da tela deixa a experiência mais fluída quanto maior for o seu valor. 60 Hz é o mais comum do mercado, fazendo dos 90 Hz uma boa taxa de atualização. Contudo, o Galaxy A52 5G traz números melhores com 120 Hz, fazendo-o superior para uma boa experiência em jogos.

Já quanto ao som do Galaxy 52, é surpreendente a presença de áudio estéreo, com o som saindo pelo alto-falante principal e no de ligações. A qualidade do som é ótima para uso pessoal, tanto para vídeos que você assiste com o smartphone próximo do rosto quanto para ouvir músicas de maneira descompromissada.

Câmeras

Câmeras do galaxy a52
Sistema triplo de câmeras traz conjunto de alta qualidade e ainda fica abrigado em uma moldura que não incomoda tanto pelo alto relevo

Galaxy A52 vem com um sistema triplo de câmeras traseiras, sensor de profundidade, flash LED e uma câmera frontal frontal. O sistema é composto por:

  • Câmera wide: 64 MP com abertura de f/1.8, 26mm;
  • Câmera ultrawide: 12 MP com abertura de f/2.2, 123º;
  • Câmera macro: 5 MP com abertura de f/2.4;
  • Sensor de profundidade: 5 MP com abertura de f/2.4;
  • Câmera frontal wide: 32 MP com abertura de f/2.2, 26mm.

O conjunto de câmeras apresenta muita versatilidade e qualidade nas funções que oferece, fazendo do smartphone uma boa pedida para quem quer um pacote completo de fotografia com um preço mais acessível.

A câmera frontal é ótima para as selfies, ainda mais pela possibilidade de aproximar ou afastar do rosto, que ajuda na hora de fazer selfies em grupo.

A predefinição das câmeras traseiras mantém um acesso rápido entre os sensores ultrawide, wide e de zoom 2x. Nos exemplos, fotografei o mesmo objeto no mesmo lugar, e a ultrawide mostra o potencial ao englobar com qualidade toda a informação. A wide a de mais alta qualidade no conjunto e o zoom 2x pode ser bem-vindo, já que não apresenta uma queda significativa da qualidade. Você pode usar o zoom em até 10x mas eu fortemente recomendo que você não o faça. acima do 2x, o zoom vai perdendo muito a qualidade da imagem.

A câmera que mais desaponta é a macro. Por mais que quando você a aciona, o smartphone te encoraje a se aproximar muito do objeto fotografado (de 3 a 5 cm), senti que a qualidade deixou a desejar — ainda que seja um mérito o foco não ter dissipado nessa distância tão curta.

Teste de câmera macro galaxy a52
Câmera macro do Galaxy A52 mantém foco mas não tem uma qualidade de imagem tão alta

Modos de destaque da câmera são o Single Take (disparo único, em tradução livre), que tira muitas fotos de uma vez com apenas um único clique e o modo Diversão, que te permite usar filtros e efeitos como os do Instagram, mas na função de câmera normal do smartphone.

Falando dos vídeos, o Galaxy A52 oferece gravações até em 4K 30 FPS com todas as câmeras, incluindo a câmera frontal, o que é uma versatilidade excelente, visto que muitos smartphones com câmeras ultrawide e/ou macro gravam até 1080, deixando a gravação 4K limitada à câmera principal. Você ainda pode alternar entre as câmeras durante a gravação.

Além disso, é possível fotografar enquanto se filma. Basta apertar o botão e a foto já é salva direto no rolo da câmera. Percebeu algum momento muito legal no vídeo? Corra e tire uma foto.

Performance

O chipset que equipa o Galaxy A52 é o Snapdragon 720G da Qualcomm. Ele é um chipset do início de 2020 mas ainda oferece boa qualidade para a linha intermediária e é superior ao Exynos 9611, que equipa o antecessor Galaxy A51. Se trata de um chipset com um ótimo processamento mesmo em 2021.

A GPU presente é a Adreno 718. Ele ainda tem 6 GB de memória RAM e armazenamento de 128 GB ou 256 GB (a versão testada foi a de 256 GB). Já o sistema operacional é o Android 11 (versão mais atualizada) com ótima interface One UI 3.1.

Na prática, o desempenho dele é de muita qualidade durante tarefas diárias, mesmo com inúmeros aplicativos abertos ao mesmo tempo. Ele esquenta um pouco principalmente na parte de cima do aparelho, mas não é um grande incômodo — ainda mais se você usá-lo com uma capinha protetora.

Para jogos, ele entrega uma boa performance, rodando sem preocupações todos os jogos da Play Store. Claro, por não ser um chipset topo de linha, não recomendo jogar com os gráficos no máximo de qualidade, pois você terá quedas de performance. Dito isso, minhas experiências testando foram muito satisfatórias.

Jogando wilf rift no galaxy a52
Wild Rift roda com ótima performance no Galaxy A52

E para quem já quiser embarcar em um smartphone com 5G, lembro que o Galaxy A52 também possui uma versão com 5G, um pouco mais cara que a versão “comum” (foco desse review).

Bateria

A Samsung costuma servir bem seus modelos intermediários de bateria e o Galaxy A52 é um dos casos. São 4.500 mAh de bateria, número satisfatório que te proporciona dois dias de autonomia de bateria, claro, dependendo do seu uso.

Na prática, são dois dias completos com uso moderado — utilizando o WhatsApp, fazendo ligações, anotações, tirando fotos, entrando nas redes sociais e vendo alguns vídeos. Um uso altamente intenso — mantendo vários aplicativos abertos, brilho forte, jogando e assistindo vídeos — te garante um dia completo e parte do segundo dia. Por volta do fim da tarde do segundo dia, já considerava o momento para carregá-lo após o uso intenso.

Carregador turbo power 25 w galaxy a52
Carregador do tipo Turbo Power de 25 W é excelente para carregar rapidamente o Galaxy A52

Samsung ainda manda na caixa um carregador do tipo Turbo de 25 W. De 0 a 100%, ele levou 1h20 e de 0 a 50%, apenas 30 minutos. Esse carregador é super potente e muito bem-vindo — já pensou se os tops de linha recebessem um desses também?

Reconhecimento Digital e Facial

Aqui, ambas as formas de desbloqueio estão disponíveis, com destaque para o reconhecimento digital feito direto na tela.

Confesso que julguei que o desbloqueio direto na tela fosse ser um pouco lento mas felizmente eu estava errado. A velocidade do desbloqueio é bem alta. Claro, não chega a ser instantâneo, mas surpreende positivamente. Em momentos com o dedo um pouco molhado, ele dá umas engasgadas mas na maioria dos testes, tem uma boa performance.

Já o reconhecimento facial ainda tem o que evoluir. Em um ambiente iluminado ele cumpre seu papel mas é um pouco lento. Já no escuro, recomendo nem tentar usar o reconhecimento facial. Pode ser que ele funcione se puser o brilho no máximo, mas aí vai ser um problema pois você dificilmente vai conseguir ficar com os olhos abertos para o scanner ler seu rosto. Nesse caso, utilize somente o leitor de digital.

E para quem usa óculos, é bem agradável o cuidado de poder personalizá-lo na hora de configurar, com o scanner registrando parte da configuração para você com óculos e parte sem.

Conclusão

Após conhecermos de perto o Galaxy A52, fica claro que ele é um smartphone completo, com melhorias imensas em comparação ao antecessor e com um anseio de ser premium. O preço sugerido de R$ 3.299,00 pode ser um impeditivo para que ele alcance o patamar de sucesso que o Galaxy A51 alcançou, mas isso não é impossível de se acontecer, tendo em vista que é um modelo relativamente fácil de encontrar com descontos mais competitivos.

Com descontos melhores (como o que vou indicar abaixo), afirmo com tranquilidade que você não vai se decepcionar com o que irá encontrar.

Preço e disponibilidade

Com preço sugerido de R$ 3.299,00, você encontra o Galaxy A52 à vista por R$ 2.339,10 no Magazine Luiza.

Especificações Técnicas – Galaxy A52

Galaxy a52 imagem destacada
MarcaSamsung
ModeloGalaxy A52
SistemaAndroid 11
ProcessadorSnapdragon 720G
TelaSuper AMOLED 6,5 polegadas com taxa de atualização de 90Hz
Câmeras traseirasPrincipal: 64MP OIS AF (f/1.8, 0.8µm)
 
Ultra Wide: 12MP FF (f/2.2, 1.12µm)
 
Macro: 5MP FF (f/2.4, 1.12µm)
 
Profundidade: 5MP FF (f/2.4, 1.12µm)
Câmera frontal32MP 
Dual SIMSim
Micro SDSim, até 1Tb
Vídeos4K
Memória RAM6GB
Bateria4.500 mAh
ResistênciaIP67
Dimensões75.1 x 159.9 x 8.4mm
Peso189 g
CoresPreto, Branco, Azul, Violeta
Preçoà vista por R$ 2.339,10

Saiba tudo sobre a chegada da nova linha A da Samsung e dos outros modelos.

REVIEW: Galaxy A52 é versão melhorada do campeão de vendas de 2020
  • Design - 8/10
    8/10
  • Tela e som - 10/10
    10/10
  • Câmeras - 9/10
    9/10
  • Performance - 8.5/10
    8.5/10
  • Bateria - 9/10
    9/10
  • Reconhecimento digital e facial - 8.5/10
    8.5/10
  • Custo-benefício - 7.5/10
    7.5/10
8.6/10
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário