Destacada galaxy m51

REVIEW: Galaxy M51 traz bateria de outro planeta

Avatar of luís felipe herrera
Com bateria para três dias completos, o Galaxy M51 se destaca com um excelente custo-benefício

Chegando no Brasil no final de 2020, o Galaxy M51 é uma forte proposta da Samsung para o mercado de smartphones intermediários, que apresentam um bom custo-benefício e alguns recursos mais avançados.

De maneira sucinta, esse resumo define exatamente o Galaxy M51, por possuir ótimos recursos, não passar vergonha em nada que se propõe e ainda trazer algumas cartas nas mangas.

Será que ele merece a sua atenção? Nós o testamos e trazemos aqui as nossas percepções sobre ele. Confira abaixo a análise do Showmetech sobre o novo celular da Samsung.

Design

Em mãos, o Galaxy M51 é muito bonito. A tela ocupa quase todo o espaço da frente e tem poucas bordas. A câmera frontal está guardada em um pequeno notch alinhado ao centro da parte superior.

Galaxy m51 de frente ligado
Tela do Galaxy M51 ocupa quase toda a parte frontal, deixando pouco espaço para as bordas e para a câmera frontal, alinhada ao centro no topo

Na traseira, o conjunto de câmeras se destaca justamente por se esconder muito bem! O smartphone possui 9,5 mm de espessura fazendo dele mais grosso do que você deve estar acostumado — e isso acontece em prol da bateria verdadeiramente imensa — e por isso, foi fácil acomodar o conjunto de câmeras sem deixá-lo “para fora” como vemos sempre. A traseira, contudo, facilmente fica com marcas de dedo, por isso, providencie uma capinha para protegê-lo.

Traseira galaxy m51
A traseira do Galaxy M51 é bem espelhada e sem detalhes. A espessura permite que o conjunto de câmeras não fique em alto-relevo, e isso é ótimo

Na lateral esquerda, temos o leitor de impressão digital e acima dele, os botões para aumentar e diminuir volume. Já na lateral direita, há somente a gaveta para colocar o(s) chip(s) e um cartão microSD. Na parte debaixo, há a entrada para fones de ouvido, entrada USB-C e saída de som (mono).

O smartphone possui uma boa pegada na mão e é um pouquinho pesado (213 gramas sem capinha) mas, quando lembramos do tamanho da bateria, isso vira detalhe.

O Galaxy M51 está disponível nas cores preto e branco.

Tela e Som

A tela do Galaxy M51 é do tipo Super AMOLED Plus, tem 6,7 polegadas e resolução Full HD. Com 16 milhões de cores, ela tem qualidade de sobra, brilho muito intenso, pretos profundos e cores bem vivas. O tamanho da tela ainda é super favorável para assistir às suas séries favoritas, por possuir um tamanho muito confortável de ver à curta distância.

A taxa de atualização da tela, porém, pode decepcionar um pouco, se mantendo cravada em 60Hz, não subindo para 90Hz ou 120Hz, mas o pacote como um todo compensa.

Para protegê-la, a tela possui Gorilla Glass 3, que a torna resistente à riscos.

A tela do Galaxy M51 também conta com o versátil movimento de pinça, pois, por a tela ser mais comprida que o formato tradicional de vídeos (1920×1080), os vídeos ficam com colunas pretas nas laterais. Assim, basta realizar o movimento de pinça que aplica um leve zoom no vídeo, fazendo com que ele ocupe a tela inteira.

Os puristas de plantão podem sentir incômodo por haver informação na tela sendo perdida, mas, é muito prazeroso assistir vídeos no Galaxy M51 com brilho alto e com o vídeo ocupando toda a tela.

Tela super amoled plus galaxy m51
A tela do Galaxy M51 é convidativa o suficiente para maratonar as suas séries favoritas

Já o som possui um volume máximo satisfatório e de boa qualidade, por mais que seja mono (é comum smartphones nessa faixa de preço não possuírem som estéreo). Para assistir vídeos sozinhos ou com alguém do lado, é perfeitamente suficiente.

O Galaxy M51 ainda vem acompanhado de um fone de ouvido intra-auricular. Ele possui apenas um jogo de borrachinhas e é básico, mas claramente é bem-vindo.

Fones de ouvido galaxy m51
Fones de ouvido que acompanham Galaxy M51 são simples mas são bem-vindos

Câmeras

A Samsung caprichou na hora de montar o sistema de câmeras do Galaxy M51, que é composto por:

  • Câmera principal de 64MP;
  • Câmera ultrawide de 12MP, campo de visão de 123º e abertura de f/2.2;
  • Câmera macro de 5MP e abertura de f/2.4;
  • Sensor de profundidade de 5MP e abertura de f/2.4;
  • Câmera frontal principal de 32MP;
  • Flash LED.
Conjunto de câmeras galaxy m51
Galaxy M51 traz conjunto quádruplo de câmeras que satisfazem na versatilidade e na qualidade

O conjunto como um todo é bem completo e pode te render fotos incríveis! A câmera frontal é muito boa para selfies e ainda possui o interessante e recurso de disparar foto com um curto timer ao detectar sua mão levantada. Um modo super útil para quem precisa tirar várias selfies até ficar contente, é o modo Single Take (disparo único) que tira várias fotos de uma vez por alguns segundos.

Câmera frontal galaxy m51
Basta levantar a mão para tirar excelentes selfies com o Galaxy M51 (mas não necessariamente você precisa deixá-la erguida, ok?)

Como nós já esperamos das câmeras da Samsung, a câmera principal dá muita qualidade à imagem e a câmera ultrawide espanta com a quantidade de informação compreendida dentro dos seus 123º do campo de visão.

Contudo, a câmera que roubou a cena para mim, foi a macro. Tem sido comum smartphones que não acertam no que uma câmera macro precisa oferecer: riqueza de detalhes à curtíssima distância sem desfocar a imagem, e é exatamente isso que temos aqui. No celular aparece “aproxime-se entre 3 e 5 cm de distância do objeto” e num primeiro momento, não acreditei que essa distância curtíssima traria um resultado com a qualidade da imagem que lhes apresento do boneco abaixo.

Quanto às filmagens com o Galaxy M51, toda a qualidade das fotografias também se fazem presentes aqui. O smartphone filma em até UltraHD (3840×2160) tanto com a câmera traseira (incluindo câmera ultrawide) quanto com a frontal.

Um recurso que torna as filmagens ainda melhores é o modo “Superestável”, que serve para corrigir as eventuais tremedeiras e tornar o vídeo mais suave.

Performance

O chipset que equipa o Galaxy M51 é o Snapdragon 730 da Qualcomm. Esse é um processador de 2019 que não rivaliza com os topo de linha, e mesmo sendo de dois anos atrás, apresenta muito desempenho mantendo o preço do produto final em conta. Aliado aos 6 GB de memória RAM e, 128 GB de armazenamento interno (dos quais 101GB estão plenamente disponíveis para o uso), fazem do Galaxy M51 um smartphone que se não entrega gráficos perfeitos nem alta performance, é rápido, com qualidade, e não te deixa na mão.

O sistema operacional de fábrica é o Android 10, mas, a Samsung já prometeu que a atualização para o Android 11 chegará ao Galaxy M51 em abril desse ano.

Testando PUBG, o próprio jogo não permitia que colocasse o gráfico no UHD ou acima, que serve como uma maneira de controlar o próprio usuário a não exigir que o smartphone entregue além do que ele consegue oferecer.

Print pubg galaxy m51
Não é possível jogar PUBG no máximo mas não se preocupe, o jogo roda no Galaxy M51 com uma excelente performance

Assistindo séries, porém, não o senti esquentar demais, mesmo com brilho e som no máximo — e sem capinha, que influencia a nossa percepção.

Bateria

Chegamos no ponto em que o Galaxy M51 brilha com mais intensidade. Ele é simplesmente o smartphone com a maior autonomia de bateria disponível no mercado brasileiro. São inacreditáveis 7.000 mAh — smartphones na mesma faixa de preço costumam entregar 4.000 ou até 5.000, quando se destacam da média.

Na prática, isso significa que a bateria dura três dias completos com uso moderado — utilizando o WhatsApp, fazendo ligações, anotações, tirando fotos, entrando nas redes sociais e vendo alguns vídeos. Um uso altamente intenso — mantendo vários aplicativos abertos, brilho forte, jogando e assistindo vídeos — ainda irá garantir dois dias completos.

Nós testamos uma maratona na Netflix com quatro episódios de uma hora da popular série O Gambito da Rainha. Com brilho e som no máximo, após quatro horas de série, a bateria ainda possuía 75%.

Se não fosse o bastante, a Samsung manda na caixa um carregador do tipo Turbo de 25 W. De 0 a 100%, ele levou 1h45. Pode parecer muito tempo, mas lembre-se que a bateria tem 7.000 mAh. Esse carregador é super potente e muito bem-vindo — já pensou se os tops de linha recebessem um desses também?

Carregador turbo galaxy m51
Galaxy M51 vem acompanhado de um carregador turbo de 25 W, que garante carga total de 0 a 100% em 1h40

Reconhecimento Digital e Facial

O Galaxy M51 dispões das duas formas de desbloqueio e você pode configurá-las como preferir. O reconhecimento digital não chega a ser instantâneo, mas é muito veloz. Basta tocá-lo mesmo com a tela desligada para que ele ligue e desbloqueie o aparelho.

O sensor está na lateral esquerda em uma altura confortável para usar o dedão da mão direita ou o indicador da mão esquerda — dica padrão para qualquer smartphone com desbloqueio digital: cadastre o mesmo dedo mais de uma vez para aumento de performance.

O reconhecimento facial funciona bem, mesmo em ambientes escuros. por possuir giroscópio — sensor que liga a tela automaticamente baseado no ângulo do aparelho — basta apontar o Galaxy M51 para você e a tela é desbloqueada. Vale ressaltar a adequação do smartphone com o reconhecimento facial, que detecta os óculos do usuário na hora do cadastro, e faz uma configuração específica para esse caso.

Conclusão

Dispondo de várias vantagens, fica claro o potencial do Galaxy M51 como um dos melhores smartphones intermediários disponíveis no mercado brasileiro. As limitações presentes não impedem nem incomodam a experiência em níveis muito grandes e existem principalmente para que o custo-benefício possa ser mantido.

Ainda assim, há espaço para surpreender como o belo conjunto de câmeras (em destaque, a câmera macro) e sem sombra de dúvidas, a bateria gigantesca.

Ao preço de R$ 2.299,00, a Samsung entrega um smartphone que vale a sua atenção, e você encontra o Galaxy M51 por R$ 2.069,10 à vista na loja do Showmetech.

Especificações Técnicas — Galaxy M51

MarcaSamsung
ModeloGalaxy M51
ChipsetQualcomm Snapdragon 730
Memória RAM6 GB
Armazenamento Interno128 GB
Tela6,7 polegadas
Super AMOLED Plus
Resolução Full HD
Câmera traseiraquádrupla, 64 + 12 + 5 + 5 MP (principal, ultrawide, macro, profundidade)
Câmera frontal32 megapixels
Bateria7.000 mAh
Sistema OperacionalAndroid 10
CoresPreto e Branco
Espessura9,5 mm
Peso213 gramas
PreçoR$ 2.069,10

E se ainda tiver um tempo, leia também o nosso review sobre o Samsung Galaxy XCover Pro, o smartphone para encarar qualquer aventura.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados