Conecte-se conosco
Samsung Gear S3 Classic

GADGETS

Review: Gear S3 Classic e Frontier, na corrida para o melhor smartwatch do ano

Com esta terceira geração, a empresa conseguiu criar uma “peça do tempo” que nada deve aos melhores relógios clássicos. Confira tudo o que descobrimos sobre o Gear S3, o novo smartwatch da Samsung.

Desde a última segunda-feira (12) a Samsung iniciou as vendas do seu mais novo relógio inteligente no Brasil. Com o nome de Gear S3, ele foi visto primeiro na IFA 2016 e chega ao país em duas versões, Classic Frontier, pensadas em diferenciar quem tem um estilo mais clássico-corporativo, daqueles mais aventureiros e esportistas.

Como alguns dos pontos de destaque do modelo são a quantidade de sensores responsáveis pelo registro de atividades físicas, saúde, condições climáticas e até altitude, aceitamos o convite da empresa para testar todas essas funções em um lugar mais que especial: Machu Picchu, a “cidade perdida dos Incas”, no Peru.

Altitudes e frio extremo fizeram parte do trajeto e dos testes do Gear S3

Altitudes e frio extremo fizeram parte do trajeto e dos testes do Gear S3

A viagem uniu trajetos extremos, com baixas temperaturas, chuva – ou melhor, granizo – e montanhas que atingiam mais de 4.000 metros de altitude, acima do nível do mar. Noutras palavras, palco perfeito para por a resistência e utilidade de um gadget à prova. E o resultado dessa análise, você vê a seguir:

Resumo

Em poucas palavras, as principais impressões sobre o Gear S3:

Pontos Positivos

  • Disponível em duas versões com belíssimo design;
  • É o smartwatch com o maior número de recursos e sensores;
  • Tem a “fantástica” coroa de acesso a funções;
  • Resistente à água e poeira;
  • Bateria de longa duração;

Pontos Negativos

  • Não terá 4G/LTE no Brasil;
  • Sem previsão de suporte para o Samsung Pay no Brasil;
  • Preço acima do esperado;

Design

As gerações de smartwatches passaram por um processo bem curioso quando se pensa em design. Num primeiro momento, as empresas não sabiam muito o que daria certo na categoria, desenvolvendo modelos quadrados ou com aparência um tanto cafona high tech. Mas a geração mais recente de relógios inteligentes parece ter entendido a mensagem de que a beleza da tecnologia está em como ela se integra ao seu estilo pessoal.

A Samsung criou um modelo "Classic" para o dia-a-dia e outro "Frontier" para os mais aventureiros.

A Samsung criou um modelo “Classic” para o dia a dia e outro “Frontier” para os mais aventureiros.

O Gear S3 é um exemplo disto. Ambas as versões Classic Frontier foram baseadas em pesquisas de mercado que apontam que apreciadores de relógio preferem modelos com aspecto tradicional, onde a tecnologia se integra a um estilo de relógio inspirado nas marcas mais importantes do mundo no segmento. Ambos possuem corpo de metal (com aspecto escurecido no Frontier e polido no Classic), botões de acesso às funções principais (com aspecto minimalista no Classic e texturizado no Frontier) e com uma coroa giratória que eu considero a grande inovação da Samsung. Depois do Gear S3, todo smartwatch deveria ter uma coroa de acesso às funções do aparelho.

Noutras palavras, o S3 é exatamente isto: clássico na aparência e tecnológico nas funcionalidades disponíveis, fazendo dele uma ótima opção tanto para o ávido por novas tecnologias, quanto para o amante dessas icônicas “máquinas do tempo”. Segundo Yvan Arpa, designer de relógios de luxo que esteve envolvido no processo de design do Gear S3, estes modelos buscam “integrar tradição e tecnologia”, sendo pensados para “vencer o teste do tempo”.

Para quem quiser experimentar além dos formatos oferecidos pela empresa, os relógios são compatíveis com pulseiras de 22mm, medida padrão do setor, permitindo personalizações para qualquer ocasião.

** Fazemos apenas um porém: como a “caixa” do S3 aumentou de tamanho em relação ao Gear S2 lançado no ano passado, para comportar uma bateria maior e os demais recursos do aparelho, o relógio pode não agradar muito ao público feminino, que geralmente prefere modelos menores e mais delicados.

Funcionalidades

Na pausa para o almoço, comentamos o "prato cheio" que são os recursos do Gear S3

Na pausa para o almoço, comentamos o “prato cheio” que são os recursos do Gear S3

Para justificar os preços cobrados por gadgets como smartwatches, este tipo de aparelho precisa mostrar que é mais do que um rostinho bonito. Afinal, você já tem em seu bolso (ou bolsa) um aparelho móvel com uma infinidade de recursos e que não deve ter custado barato. No caso do Gear S3, dá para dizer que não existe no mercado um relógio inteligente com tantos recursos como ele. Mas, para definir se o que ele oferece é útil a você, veja as principais funcionalidades:

Chamadas pelo Relógio:

Dá para receber e fazer chamadas direto do Gear S3

Dá para receber e fazer chamadas direto do Gear S3

É possível atender e realizar chamadas de voz com o Gear S3. Se você receber uma chamada, basta atendê-la com o relógio e usar viva-voz, o que pode ser uma ótima opção quando você estiver dirigindo ou não quiser tirar o smartphone do bolso ou mochila.

Para fazer ligações, basta acessar o app de contatos no relógio ou digitar o número desejado, tudo na tela do gadget ou com o auxílio da coroa. No modelo vendido no Brasil, não há suporte direto para redes 4G/LTE de operadoras (como há no Gear S3 vendido lá fora), mas ainda assim você conseguirá usá-lo como “telefone”, bastando que esteja conectado com o smartphone pelo Bluetooth.

Altímetro:

Altímetro e Barômetro gear S3 Samsung

O Gear S3 é o primeiro smartwatch a incorporar altímetro e barômetro na lista de funcionalidades.

Falando do que o Gear S3 tem de diferente da concorrência, temos o altímetro. Foi muito interessante usá-lo para acompanhar as subidas dramáticas que representam a região de Cusco, cidade próxima a Machu Picchu. Embora seja menos preciso do que a gente esperava – os jornalistas participantes do evento notaram diferenças de metragens de relógio para relógio – ele é ótimo para dar uma ideia da altitude em todo o trajeto, mostrando inclusive um gráfico de variação de altitude para você confirmar os pontos altos e baixos do seu trekking.

Barômetro:

A segunda funcionalidade do S3 é o barômetro.  Ele indica a pressão atmosférica e prováveis mudanças do tempo, dando utilidade única ao smartwatch e transformando-o num companheiro indispensável para quem precisa acompanhar a previsão do tempo de forma mais confiável. A interface do sistema Tizen mostra seu histórico de pressão atmosférica, contabilizando todas as oscilações e a forma de locomoção. Maju, cadê um desses no seu pulso, hein?

Media Player:

Dá para ouvir músicas diretamente pelo Gear S3. Basta ter fones de ouvido Bluetooth.

Dá para ouvir músicas diretamente pelo Gear S3, bastando ter fones de ouvido Bluetooth.

Com 4GB de memória interna e suporte para conectar-se diretamente com fones de ouvido Bluetooth, como o Gear IconX, o relógio pode funcionar como um media player totalmente independente do smartphone.

Registro automático de atividades:

O Gear S3 registra até 6 atividades físicas automaticamente (ele percebe o que você está fazendo e inicia o registro).

O Gear S3 é mesmo um bom companheiro para quem faz exercícios ou atividades físicas como corridas e passeios. Aliado ao app S Health, ele é capaz de registrar automaticamente 6 tipos de exercícios físicos. Em nossos testes, isso significou que o relógio percebeu que estávamos caminhando e notificou que estava registrando essa atividade. Mas o aparelho consegue diferenciar e registrar outros exercícios como corridas, bicicleta, agachamentos, etc. E, mesmo sem o seu smartphone, ele entrega informações detalhadas e dicas de treino direto no seu pulso, incluindo sugestões do que fazer quando ele detecta que você está parado por muito tempo.

Monitor cardíaco:

Monitor Cardíaco: automático e sempre ao pulso.

Monitor Cardíaco: automático e sempre ao pulso.

Aqui, já temos um tradicional recurso de smartphones e gadgets da Samsung, mas que se torna ainda mais interessante em um aparelho que está sempre no seu pulso. O monitor cardíaco do Gear S3 registra de forma real e consistente os batimentos cardíacos do usuário, fazendo medições automáticas ou sob comando. Os resultados podem ser comparados com o percurso realizado, ou vistos sempre no momento que o usuário precisar (basta acessar o app e pedir uma nova medição).

Notei que nem sempre a leitura é feita de primeira. Talvez seja o meu pulso pequeno, o Gear S3 parece precisar que você o mantenha perfeitamente alinhado com o pulso para que o registro seja confirmado. Nenhuma surpresa aqui, mas fica o alerta.

Sistema Tizen

Uber, Flipboard e muitas faces de relógio estão disponíveis na loja de apps do Gear S3

Uber, Nike+, Flipboard e muitas faces de relógio estão disponíveis na loja de apps do Gear S3.

Diferente do que se espera, o Gear S3 não é um relógio com o sistema Android Wear do Google. Em seu lugar, a Samsung vem optando por utilizar uma versão especial do sistema Tizen, de sua propriedade, pensada para wearables. Em nossos testes, percebemos que essa foi uma escolha muito acertada.

Além de estar em um patamar mais avançado que o Android Wear, o Tizen Based Wearable Platform 2.3.1 já coleciona mais de 10.000 aplicativos e faces compatíveis, além de também ser projetado para funcionar em conjunto com qualquer smartphone Android 4.4 ou superior.

Em seu estado atual, o Tizen permite que a Samsung incorpore novas formas de interagir com o relógio, como através do uso de 02 botões laterais e uma coroa giratória. Com esta última, o relógio ganha uma praticidade incomparável com outros concorrentes, ao permitir que se navegue entre apps e mensagens, aceite ou recuse uma chamada de voz, ou ainda se ative o “modo soneca” do alarme. Tudo, girando a coroa em sentido horário ou anti-horário. Também, mensagens podem ser escritas (desenhadas) no display e são convertidas automaticamente para textos nos mais diversos apps. E, por fim, dá para gravar lembretes de áudio ou texto, através de apps presentes na plataforma.

Coroa giratória: todo smartwatch deveria vir com ela.

Coroa giratória: todo smartwatch deveria vir com ela.

A lista de aplicativos interessantes para o Tizen inclui o Uber (para chamar carros diretamente do relógio), Spotify (para fazer streaming de músicas), Flipboard (para ler notícias), Nike+ (para registro de atividades físicas), Camera Gear (para usar o relógio como uma segunda tela quando você quiser tirar fotos com o smartphone, recurso bem mais interessante que o timer da câmera), Find My Car (para localizar seu carro em um estacionamento) e, claro, uma infinidade de faces de relógio. Fica a dica para você pesquisar na loja: a minha favorita é a Tronica by Pluto.

Faces de Relógio: elas mostram informações essenciais, que você configura, e mudam a cara do Gear S3.

Faces de Relógio: elas mostram informações essenciais, que você configura, e mudam a cara do Gear S3.

Bateria

Aqui costumava ser o tópico que eu costumava falar muito mal das gerações passadas de smartwatches. Não é mais o caso com a chegada do Gear S3, que carrega em seu interior uma bateria de 380mAh de capacidade. Ela tem duração superior aos modelos atuais do Apple Watch (segunda geração) e Moto 360 Sport, e fará com que você fique 2 dias sem precisar colocar o relógio na base de carregamento ultrarrápido wireless. Dependendo do uso, dá para fazê-lo durar ainda mais, embora a gente não veja razão para não carregá-lo todos os dias e evitar surpresas.

Preço e Disponibilidade

Ambas as versões do Gear S3 – Frontier e Classic – já estão à venda no país por R$ 2.199,00, através da loja oficial da Samsung e principais parceiros varejistas. Mas, na data de conclusão deste review, o melhor preço nacional encontrado foi o das Lojas Americanas: R$ 1.979,99 (se pago em boleto ou cartão de crédito).

Conclusão

Time Gear S3: estes são os jornalistas que testaram o Gear S3 em condições extremas.

Time Gear S3: estes são os jornalistas que testaram o Gear S3 em condições extremas.

Se 2016 parecia ser o ano em que a evolução dos smartwatches pareciam ter engasgado, a Samsung chegou para provar que eles chegaram à maturidade. Com esta terceira geração, a empresa conseguiu criar uma “peça do tempo” que nada deve aos melhores relógios clássicos. Por essa razão, amantes e colecionadores agora têm uma boa razão para reavaliar conceitos e experimentarem um smartwatch, encontrando no Gear S3 a união entre tecnologia e beleza.

A gama de recursos e sensores do Gear S3 terá utilidade dependendo mais do tipo de usuário, do que do próprio gadget. Se, no dia a dia, nem todo mundo fará uso de exclusividades como o altímetro e o barômetro, este relógio certamente terá apelo para quem já gastava mais com gadgets que tinham essas funcionalidades, mas não unificavam-nas em 1 único e belo aparelho.

Mesmo assim, o valor sugerido para o relógio não deixa de ser alto. E, considerando que alguns de seus recursos mais interessantes – as possibilidades de fazer pagamentos com Samsung Pay ou ter um chip 4G/LTE exclusivo para o relógio – não devem chegar ao Brasil tão cedo, o valor de R$ 2.199,00 deve desagradar aos atuais donos de smartwatches que procuravam por uma atualização.

Então, dependerá de você definir se as utilidades apresentadas justificarão o custo do aparelho. Mas, que fique claro: considerando todos os pontos apresentados, recomendamos o Gear S3 como um dos modelos mais completos de smartwatches da atualidade.

Galeria de Fotos

Veja agora a galeria de fotos, com imagens do Gear S3 Frontier, Gear S3 Classic e os momentos mais interessantes dos testes em Machu Picchu e Cusco, no Peru:

Um pouco de Aventura:

 

Especificações Técnicas

As especificações do Gear S3 Classic e Gear S3 Frontier são semelhantes, mas existem ligeiras diferenças. Elas incluem o display circular Super AMOLED de 1.3 polegadas, tecnologia Aways On Display, proteção Corning Gorilla Glass SR+ (especial para relógios), resistência à água e poeira com certificação IP68 e bateria de 380mAh, para que ele fique longe da tomada de 2 a 4 dias, dependendo do seu uso. Confira abaixo a lista completa:

Modelo: Samsung Gear S3 Smartwatch
Variações: Gear S3 Frontier Gear S3 Classic
Gear-S3-Frontier-and-Classic-specs_1472736217
Tela: Display Super AMOLED de 1.3 polegadas circular

360 x 360, 278ppi

Com Always On Display colorido

Proteção Corning Gorilla Glass SR+

Processador:  Dual core 1.0 GHz
Sistema: Tizen Based Wearable Platform 2.3.1
Dimensões:
46 x 49 x 12.9

63g (sem pulseira)

46 x 49 x 12.9

59g (sem pulseira)

Pulseira: 22mm 22mm
Memória: Memória Interna 4GB, 768MB RAM
Conectividade: Bluetooth® 4.2, Wi-Fi b/g/n, NFC, MST, GPS/Glonass
Sensores: Acelerômetro, Giroscópio, Barômetro, HRM, Luz ambiente
Bateria: 380mAh
Carregamento: Carregamento Wireless (indutivo WPC)
Durabilidade: Resistência à água e poeira IP68

Confira o hotsite da Samsung ou visite as páginas oficiais do Gear S3 Classic e Gear S3 Frontier.

* O autor deste post viajou para o Peru à convite da Samsung.

Gear S3 Classic ou Frontier

R$ 1.979,00
Gear S3 Classic ou Frontier
8.25

Design

10/10

    Recursos e Sensores

    9/10

      Conectividade

      7/10

        Preço

        7/10

          Pros

          • Duas opções com belíssimo design
          • Tem o maior número de recursos e sensores
          • Resistente à água e poeira
          • Bateria de longa duração

          Cons

          • Não terá 4G/LTE no Brasil
          • Sem previsão de suporte para o Samsung Pay no Brasil
          • Preço acima do esperado

          Bruno A. Martinez é advogado, bancário e criador do Showmetech. E sim, todo mundo pergunta por que ele não estudou algum curso relacionado com tecnologia.

          Comentários

          Mais de GADGETS

          Dica

          Dicas para se preparar para a Black Friday

          Computadores

          Dicas para se preparar para a Black Friday

          Por 27 de junho de 2017
          Advertisement

          Mais Lidas

          Advertisement

          Reviews

          Cultura Geek

          Tutoriais

          Subir