Fantasma samurai com folhas caindo e montanha ao fundo em cenário cinematográfico de ghost of tsushima.

REVIEW: Ghost of Yotei acompanha uma samurai com desejo de vingança

Avatar de luís antônio costa
Nova entrada na série sobre os conflitos no Japão Feudal convida o jogador a acompanhar uma samurai em sua jornada por vingança

Ghost of Yotei é a continuação do jogo de sucesso de 2019, Ghost of Tsushima. Com uma trama e protagonista diferentes, o jogo preserva todos os elementos que fizeram a fama de seu antecessor – ao mesmo tempo que traz algumas novidades na jogabilidade. E mesmo sem inovar, o jogo é capaz de entregar uma experiência sólida para os jogadores que procuram uma boa história com vingança e samurais, com o pano de fundo do belíssimo Japão feudal. Confira a seguir nossa análise de Ghost of Yotei para o PlayStation 5.

História

Ghost of Yotei apresenta ao jogador a clássica história de morte, vingança e sangue da cultura japonesa (e de qualquer cultura ocidental ou oriental, na verdade). A protagonista Atsu era apenas uma jovem adolescente quando sua casa e sua família foram destruídos pelo cruel lorde Saito e seus capangas, os Seis de Yotei. Atsu foi deixada para morrer empalada à árvore gingko da família, mas sobreviveu e agora, com raiva no coração e habilidades de sobra na ponta de sua espada, parte para obter a sua vingança.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

No entanto, a saga de vingança de Atsu acaba se misturando inexoravelmente ao destino dos cidadãos do vale de Yotei, que sofrem nas mãos do clã Saito que deseja se tornar o mais forte do Japão. Dessa forma, Atsu se torna mais do que apenas uma mercenária em busca de sangue, mas em uma vigilante justiceira que ajuda as pessoas em necessidade (em troca de algumas moedas quando pode, claro).

A principal diferença de Atsu em relação a Jin, o protagonista do primeiro game, não é apenas que suas histórias estão separadas por mais de 300 anos de história de prosperidade e guerras no Japão, mas porque ela (diferente dele), não é um samurai, mas uma mercenária. Atsu não tem um código de honra rígido ou um lorde a quem deve obedecer, por isso não hesita em matar seus inimigos da forma que for mais conveniente ou de seguir seus instintos para alcançar seus objetivos. 

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Além do modo Kurosawa, que deixa o game com filtros em preto e branco de cinema, e Watanabe, que adiciona faixas musicais em lo-fi à trilha sonora do jogo, é altamente recomendável experimentar o jogo no idioma japonês original. Tanto a dublagem em inglês e português são ótimas, mas apreciar toda a jornada de Atsu se tornando uma onryio (fantasma demoníaco das lendas japonesas) e riscar os nomes dos Seis de Yotei em sua faixa em japonês são uma experiência única.

Felizmente, a história de Atsu consegue escapar com graça de qualquer clichê de tramas de vingança. A construção da personagem principal ao longo das 40 horas da campanha principal é admirável – além de todos os personagens secundários que não só enriquecem a trama, mas ajudam no desenvolvimento de Atsu. Com surpresas e reviravoltas que pontuam adequadamente a história, Ghost of Yotei cria uma narrativa envolvente e que é capaz de trabalhar e potencializar os principais elementos de uma clássica história de samurai.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Jogabilidade

Quem já teve a oportunidade de jogar o antecessor, Ghost of Tsushima, vai se sentir muito confortável com a jogabilidade de Ghost of Yotei. Ao mesmo tempo em que imita passo-a-passo as mecânicas de combate do primeiro jogo, ela traz alguns elementos novos que diversificam o combate de Atsu. A primeira grande novidade é que, ao invés de usar posturas de luta variadas para cada inimigo (como Jin fazia no primeiro título), ela tem ao seu dispor 4 armas diferentes.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Atsu começa apenas com sua fiel katana, mas ao longo de sua jornada ela também domina as katanas duplas, a odachi (espada grande), yari (lança) e kusarigama (foice com corrente). Cada arma é eficaz para quebrar a defesa de diferentes inimigos. Por exemplo, contra um adversário com lança, as katanas duplas são capazes de quebrar a defesa rapidamente e abrir espaço para golpes mais curtos. É possível fazer o mesmo procedimento com qualquer arma, mas se você não usar o equipamento certo, Atsu vai demorar muito mais para quebrar a postura de seu inimigo e isso pode complicar sua situação quando estiver cercada de combatentes.

O arco e Tanegashima (rifle) funcionam como armas secundárias perfeitas para atingir inimigos à distância. Enquanto o arco oferece uma variedade de flechas (normais, em chamas, ou venenosas) para se livrar de inimigos e continuar escondida, a Tanegashima é uma alternativa mais apropriada quando Atsu se encontra diante de um oponente maior ou perto de algum barril de pólvora para mandar pelos ares. E falando em furtividade, use a abuse de qualquer chance que você tiver de se livrar de seus inimigos silenciosamente, pois uma vez que algum adversário avista você, quase sempre ele irá chamar reforços para ajudá-lo.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Além das armas, Atsu também conta com ferramentas extras para lhe auxiliar no combate: kunais (facas de lançar ninjas), bombas de fumaça, pó para cegar os inimigos e até óleo para deixar suas armas em chamas! Todos esses equipamentos tem recursos limitados, precisando ser usados com moderação e no momento apropriado para beneficiar Atsu nos combates. A guerreira também conta com uma pistola de curto alcance capaz de atordoar inimigos, mas que, ao contrário de sua Tanegashima, recarrega quase instantaneamente entre um tiro e outro.

Caso o Atsu se encontre em uma situação muito difícil, ela também pode contar com a ajuda de uma loba que vem ao seu resgate e pode até enfrentar alguns inimigos. O animal faz parte das lendas que sua família lhe contava e pode ter diferentes habilidades desbloqueadas a medida que o jogador ajuda ela a libertar outros membros de sua alcateia que são caçados e capturados pelo clã de lorde Saito. E não somente a loba pode dar vantagens especiais nos combates, mas os amuletos que Atsu conquista no jogo e equipa no inventário também podem fazer seus ataques serem mais mortais, ou sua resistência contra danos aumentar.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Assim como no primeiro game, as missões secundárias retornam com ótimas histórias paralelas para acompanhar e com recompensas diferentes. Siga os pássaros de peito amarelo para encontrar fontes termais ou altares de reflexão para aumentar sua barra de vida ou desbloquear novas habilidades, e fique atento para acampamentos inimigos para testar suas lâminas e adquirir mais recursos para melhorar suas armas e suas armaduras. Caso você fique perdido no mapa ou mesmo com seu próximo objetivo, basta selecionar seu próximo ponto de interesse e deslizar o dedo pelo touchpad do controle Dualsense para que uma lufada de vento aponte a direção que você deve seguir.

E falando em missões secundárias, muitas delas não estarão marcadas no mapa ou você terá que gastar algumas moedas para comprar mapas de viajante. Felizmente o Shamisen, a antiga viola japonesa deixada por sua mãe, pode ajudar Atsu a encontrar pontos de interesse no mundo. Ao aprender novas músicas no Shamisen o jogador pode tocá-las a qualquer momento de sua jornada para gerar ventos que indiquem tocas de lobo, pontos de corte de bambu ou mesmo altares de reflexão.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Gráficos e bugs

Ghost of Yotei preserva a mesma qualidade gráfica que seu antecessor. A equipe de desenvolvedores da Sucker Punch consegue recriar com riqueza de detalhes o Japão feudal do início do século XVII. Desde os vilarejos até os templos, passando pelo cotidiano dos habitantes, tudo é feito com precisão, cuidado e muito talento. Cada passo por florestas densas, montes nevados, ou planícies verdejantes é um deleite visual para o jogador.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Como padrão nos jogos atuais, Ghost of Yotei conta com um modo qualidade (4K e 30 FPS) e desempenho (1080p e 60 FPS). Apesar de a escolha do modo ser do gosto do jogador, a recomendação é priorizar o modo de desempenho, uma vez que durante os testes feitos para essa análise não percebemos diferenças significativas na qualidade dos visuais ao sacrificar a quantidade de quadros por segundo. 

Outro destaque técnico de Ghost of Yotei são seus tempos quase inexistentes de carregamento para iniciar o jogo ou para realizar viagens rápidas. Mais especificamente, quando Atsu troca do presente para o passado em sua casa, a troca é praticamente instantânea. Além disso, a resposta háptica é bem utilizada no controle Dualsense com o dispositivo reagindo aos golpes de Atsu e dos inimigos, e também com a pressão adaptativa dos gatilhos para usar o arco ou o rifle.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Além disso, o jogo parece exigir um pouco mais de poder de processamento do PS5, uma vez que pode se perceber um leve aumento de temperatura na parte traseira do console durante os combates mais densos e sequências que envolviam muitas partículas no cenário como folhas, cinzas, ou insetos. Seria esse um sinal de que talvez estejamos nos aproximando do final da geração com títulos que “estressam” mais o hardware dos consoles?

Mesmo jogando o game antes do lançamento (período muito comum em que os desenvolvedores disponibilizam patches de correções), Ghost of Yotei apresentou quase nenhum tipo de falha técnica ou bug. O único problema perceptível era com o cavalo, que fazia Atsu desmontar em momentos aleatórios ou quando ele simplesmente se atravessava no meio dos personagens durante uma conversa. Mas nada disso prejudicou a experiência do jogo, felizmente.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Preço de disponibilidade

Ghost of Yotei estará disponível para compra a partir de 2 de outubro em edição digital por R$ 399,90 na PS Store ou em edição física por R$ 359,91 na Amazon.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

Conclusão

Ghost of Yotei é uma continuação que soube utilizar e refinar todos os elementos que fizeram de seu antecessor um sucesso. Ela pode não ter continuado a história do samurai Jin, mas a nova protagonista, Atsu, não deixa a katana cair em momento algum. As semelhanças entre os dois jogos podem ser muitas, mas Ghost of Yotei consegue mostrar suas verdadeiras qualidades e grandes destaques através de uma história envolvente e um combate dinâmico que fazem o jogador querer continuar vivendo esse conto japonês muito, mesmo após os créditos rolarem pela tela.

Review de ghost of yotei
(Imagem: Showmetech)

E você, o que achou do nosso review de Ghost of Yotei? Conte para gente nos comentários!

Veja mais

Revisado por Tiago Rodrigues em 23/09/2025

Ghost of Yotei (PS5)

Ghost of Yotei (PS5)
8 10 0 1
8/10
Total Score

Prós

  • Visuais deslumbrantes e fidelidade de detalhes
  • Jogabilidade refinada e combate dinâmico
  • História envolvente e personagens fortes
  • Carregamento praticamente instantâneo

Contras

  • Pequenos bugs ao cavalgar
  • Muitas semelhanças com o antecessor podem incomodar os jogadores

Descubra mais sobre Showmetech

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário
Posts Relacionados