REVIEW: Hero 8 Black vale a pena? Testamos a nova câmera da GoPro

Capa do review da GoPro Hero 8 Black
A GoPro preferiu não mexer em time que está ganhando e lançou a Hero 8 Black com poucas mudanças no design, mas recursos aprimorados

Câmeras de ação já tiveram seu ‘boom’ na indústria e a GoPro foi quem se destacou no mercado com a linha Hero. Após um excelente trabalho com a Hero 7 Black, a GoPro evitou grandes mudanças, mas trouxe com a Hero 8 Black uma evolução tanto no hardware quanto no software para dar mais qualidade, estabilidade e praticidade ao usuário.

Uma novidade em relação à Hero 7 Black fica com os ‘Mods’, acessórios que conferem à Hero 8 Black áudio de qualidade profissional, display frontal e iluminação aprimoradas. Para os usuários que buscam um desempenho a mais, os módulos permitem que a câmera seja transformada em uma central de produções.

Durante um mês, a Hero 8 Black foi minha companheira de viagem e aventuras, e nas próximas linhas você confere o que eu achei da câmera de ação da GoPro.

Design e construção

Design não sofreu grandes alterações
Design não sofreu grandes alterações

A GoPro não muda o design da linha Hero desde a quinta geração, mas vem aperfeiçoando sua durabilidade a cada modelo. Apesar de 10g mais pesada e mais leve em relação à Hero 7 Black, a Hero 8 Black ganhou um reforço no vidro da lente que oferece o dobro de resistência ao choque, além de pequenos encaixes dobráveis (chamados de folding fingers) na parte de baixo para deixá-la em pé.

Outra novidade na nova geração é que a Hero 8 Black não precisa mais de uma capinha de proteção para mergulhar na água, porém recomendamos que você adquira uma. Mesmo possuindo um vidro temperado mais resistente, não será possível trocar o vidro da lente caso quebre, o que pode dar uma dor de cabeça.

A Hero 8 Black adicionou um microfone parte da frontal da câmera com redução de ventos, que serve para captar melhor qualquer áudio que acontece na frente. Além disso, há uma telinha frontal para selfies, ideal para vloggers.

Mods especiais

Mods são os maiores destaques da Hero 8 Black
Mods são os maiores destaques da Hero 8 Black

Se você é youtuber e pretende ter um setup completo na palma da sua mão, a Hero 8 Black é o produto ideal para você. O grande destaque da nova câmera é que ela pode ser conectada aos chamados Mods (ou módulos, em português), acessórios que otimizam os recursos audiovisual da câmera.

São três: o módulo de exibição, uma tela rotativa maior que possui sua própria bateria e pode ser dobrada quando não estiver em uso; o módulo de mídia, um quadro que adiciona uma entrada 3,5 mm, um microfone, uma saída HDMI e duas montagens de sapata para conectar outros acessórios; e o módulo de iluminação, que pode projetar 200 lúmens de luz em qualquer coisa dentro de 1 metro.

Software e recursos

A Hero 8 Black atualizou diversos recursos que já estavam presentes na Hero 7 Black. A câmera traz o mesmo processador GP1 da versão anterior, mas uma variante aprimorada que permitiu extrair mais desempenho da estabilização e economia de energia.

O HyperSmooth 2.0, tecnologia de estabilização de vídeo que estreou com a Hero 7 Black, está presente na Hero 8 Black disponível em todas as resoluções e taxas de quadros. O que já era excelente na versão anterior está muito melhor na nova geração. Ele oferece três modos de estabilização: On, High e Boost. Os dois primeiros cortam 10% do ângulo da lente ampla para reduzir o balanço da imagem, enquanto o modo boost é focado em filmagens mais extremas, com um ângulo ainda menor. 

O HyperSmooth 2.0 traz recursos de estabilização para filmagens em câmera lenta gravadas a 120fps e 240 fps, mas o modo Boost é limitado a taxas de quadros de 60fps e menos. 

Reprodução: GoPro

Não é necessário o uso de gimbal e apenas em algumas cenas precisa estabilizar no programa de edição de vídeo. Entretanto, notamos um mau funcionamento durante a noite com baixa luminosidade.

O TimeWarp 2.0 também foi atualizado e agora clipes melhores de lapso de tempo enquanto a câmera está se movendo. O recurso possui uma nova detecção automática de intervalo que usa um acelerômetro embutido para adicionar mais quadros quando há muita coisa acontecendo e espalhá-los durante as pausas.

Reprodução: GoPro

Por falar em recursos, se você não tem muita familiaridade com câmeras de ação, a Hero 8 Black é uma das mais fáceis manusear e encontrar seus modos. A tela é sensível ao toque e basta deslizar para esquerda ou direita para acessar os modos de fotografias ou lapso de tempo, além de deslizar para cima e para baixo para acessar as configurações ou fotos e vídeos salvos.

App GoPro

A GoPro desenvolveu um app remodelado para Android e iOS para que você possa editar suas fotos e vídeos de maneira muito mais fácil. Sua interface é bem simples e praticamente terá apenas três áreas para você navegar: uma seção de controle de câmera, uma biblioteca de mídia com edição de clipe e um criador de filmes rápido.

Uma novidade que o novo app trouxe é a junção com o software de edição Quick. A seção de edição do Quick Story tem 10 temas selecionáveis ??para escolher e adicionar um título de abertura, uma animação de fechamento e uma faixa de acompanhamento apropriada.

A transferência para o seu smartphone ou computador também foi melhorada. Você consegue transferir vídeos curtos (entre 230 mb) via Wi-Fi para em cerca de trinta segundos. Para vídeos maiores, recomendamos usar o cablo USB-C para USB, pois a taxa de transferência é muito mais alta.

Qualidade de imagem e vídeo

A Hero 8 Black tem um sensor de 12MP e grava imagens em 4K a até 60 quadros por segundo, incluindo taxa de bits de 100 Mbps pela primeira vez. Ele grava 240 quadros por segundo a 1080p para filmagens em super câmera lenta e ainda é capaz de transmitir ao vivo a 1080p, comparado com a transmissão de 720p da Hero 7 Black. Além disso, você consegue tirar fotos no formato .RAW, ideal para edição.

Quanto à qualidade das imagens, nos surpreendeu os registros em ambientes externos com iluminação natural. As cores ganharam mais vivacidade graças ao HDR aprimorado, e as fotos não escureceram tanto contra o sol.

Gravações de vídeos em ambientes externos e iluminados também seguem com a mesma qualidade das fotos. As gravações são muito estabilizadas graças à atualização do HyperSmooth 2.0, fazendo com que registros de aventuras escaladas, trilhas e veículos parecerem que estão deslizando.

O único problema aqui fica em ambientes fechados e com iluminações mais desafiadoras. Apesar de um modo noturno melhor, a Hero 8 Black perde nitidez e ganha alguns ruídos indesejáveis.

Mesmo com um sensor, a GoPro adicionou 4 lentes digitais na Hero 8 Black que podem dar uma nova perspectiva às imagens. São elas:

Os microfones realmente foram melhorados na nova geração, sendo o maior destaque o adicional incluindo na parte frontal. Graças a redução de ruídos, os ventos são drasticamente reduzidos, deixando o áudio bastante claro.

Bateria

A autonomia das GoPros nunca foi um destaque e, apesar de estar mais inteligente, a Hero 8 Black não foi uma exceção. Ela tem uma bateria de 1.220mAh, que é um pouco maior que a Hero 7 Black, mas também consome mais energia por possuir recursos extras mais poderosos. Inclusive, vale lembrar que as baterias das gerações anteriores servem para a Hero 8 Black, porém é mostrado um alerta de limitação de recursos.

Em nossos testes, a bateria durou cerca de 55 minutos ao gravar vídeos em resolução 2,7 ou 4K a altas taxas de quadros. Diminuindo para Full HD a 60fps, por exemplo, é possível estender essa duração para duas horas. Se você sair para uma trilha na parte da manhã e pretender voltar somente à tarde, saiba que será extremamente necessário uma bateria dupla ou economizar nas fotos e vídeos durante o dia.

Outro detalhe que decepciona é o tempo de carregamento da câmera. Mesmo com porta USB-C, leva-se cerca de 3 horas para carregar toda bateria.

Considerações finais

Em time que tá ganhando não se mexe e a Hero 8 Black está mais como uma versão Pro da Hero 7 Black com os Mods do que uma nova geração de câmeras de ação. Tanto as fotos quanto os vídeos estão mais profissionais, graças ao recurso de estabilização HyperSmooth 2.0 aprimorado e o HDR bem mais presente. O design não teve muitas mudanças, mas a proteção extra na lente é muito bem-vinda, apesar de mesmo assim recomendarmos a compra de uma capinha para atividades mais extremas.

O principal ponto negativo continua sendo a autonomia de bateria, que, mesmo levemente superior à Hero 7 Black, tem mais recursos e consome mais energia. É altamente recomendado que você tenha, no mínimo, duas baterias extras para um dia inteiro longe de casa.

Se você é um usuário casual e já tem uma Hero 7 Black, o upgrade pode não fazer uma diferença significativa pois ela ainda apresenta ótima qualidade de imagem e estabilização decente. A estabilização é uma das melhores do mercado e as gravações de vídeos suportam 4K com HDR.

Agora, se você for um criador de conteúdo e deseja ter mais praticidade ao gravar, os Mods podem ser uma excelente pedida para você, já que adiciona um setup de gravação à sua mão. Eles são vendidos separadamente – e não são tão baratos -, mas ainda assim são ótimas adições para os vloggers.

Gostou da GoPro Hero 8 Black? Deixe sua opinião nos comentários! Ela está custando R$ 2.519,10.

ModeloGoPro Hero 8 Black
Vídeo4K 60fps
1080p 240fps
8x slow-motio
78 Mbps
Câmera12MP
EstabilizaçãoHyperSmooth 2.0
DisplayFrontal e traseiro
TouchSim
Wi-FiSim
BluetoothSim
Microfone3
Controle por Voz14 comandos
Stream1080p
Dimensões63 x 45 x 33 mm
Peso116g
ConexãoHDMI
USB Tipo-C
ArmazenamentoCartão microSD
Bateria1220 mAh
ExtrasSuporte para acessórios
Media
Display extra e luz
PreçoR$ 2.519,10.

Hero 8 Black vale a pena? Testamos a nova câmera da GoPro
  • Design e construção - 9.5/10
    9.5/10
  • Telas - 9/10
    9/10
  • Microfone - 10/10
    10/10
  • Qualidade de imagem - 8.5/10
    8.5/10
  • Bateria - 6.5/10
    6.5/10
  • App GoPro - 10/10
    10/10
  • Software e recursos - 9/10
    9/10
  • Estabilização - 9.5/10
    9.5/10
  • Acessórios - 8.5/10
    8.5/10
8.9/10

Considerações finais e pós e contras

A GoPro Hero 8 Black é uma evolução natural da sua antecessora. Ela tem mais qualidade de imagem e vídeo graças ao processador inteligente, além de uma estabilização muito melhor com o HyperSmooth 2.0

Pros

  • Design mais leve e resistente;
  • Tela frontal para vloggers;
  • Áudio premium com redução de vento;
  • Qualidade de imagem e vídeo;
  • Estabilização aprimorada; 
  • Software simples e inteligente;
  • App com ferramentas de edição.

Cons

  • Bateria tem duração muito baixa;
  • Tempo de carregamento é muito grande;
  • Imagens pecam em ambientes internos e mal iluminados.
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter