Conecte-se conosco
IMG 8768 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

Android

Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

Compatível com PS4, Xbox One, Switch, PC, smartphones e tablets, headset é lançado no Brasil em 18 de setembro

Um dos muitos momentos difíceis na vida de um gamer é montar o setup. No caso de um jogador de PC, isso pode ser mais trabalhoso, visto que a variedade de opções é imensa, tanto quando se trata de acessórios, quanto o assunto é escolher o modelo de cooler, quantos GB de memória RAM vale a pena investir, modelo do SSD, processador, qual é a melhor placa mãe, isso sem falar na placa de vídeo. Grande parte das peças e acessórios são importados, e investir em equipamento de som – independente de ser jogador de console, ou PC Gamer – como um headset, por exemplo, nem sempre é algo primordial na vida de muitos jogadores, o que acarreta em sobrar apenas uma pequena parte do orçamento a ser investida em acessórios de som de qualidade.

Hoje em dia, estamos tão conectados com smartphones, tablets, notebooks ou desktops, além de consoles portáteis, híbridos (como o Switch), e os clássicos consoles de mesa, que um diferencial na hora de adquirir um acessório, é que seja multiuso para o máximo de plataformas possível, sobretudo as que mais utilizamos.

Outro aspecto que pesa na decisão é o preço. Como dito anteriormente, como sobra-se pouco do orçamento destinado a aquisição de uma plataforma para se jogar para acessórios em geral, muitos jogadores preferem adquirir headsets e fones de ouvido que tenham preços mais atraentes, mas sem conhecer a qualidade do produto – ou até mesmo da marca em questão.

IMG 8782 720x540 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

Situação similar acontece quando alguém precisa comprar um novo cabo de dados para o celular, mas o original custa de três a quatro vezes o valor do acessório de marca desconhecida – além de poder comprometer o aparelho, a vida útil destes cabos não costuma durar muito. A analogia também serve para os fones de procedência duvidosa, que após pouco uso o cabo se começa uma guerra entre o usuário e o cabo para tentar conseguir o “contato” com os amplificadores do lado direito e esquerdo do fone.

Dito isso, em busca de ajudar o leitor do Showmetech, a HyperX cedeu ao portal o HyperX Cloud Alpha para testes, o novo periférico da marca, que dentre as novidades, tem como destaque a tecnologia Dual Chamber.

Pontos Positivos:

  • Ótima qualidade de som
  • Cabo removível com controle de áudio no fio
  • Compatibilidade com diversas plataformas
  • A estrutura em alumínio, alinhada às espumas e cabo removível trouxe maior conforto para usuários hardcores

Pontos Negativos:

  • Isola parcialmente os sons externos
  • Não acompanha um adaptador USB
  • Não possui função sem fio (bluetooth ou wireless)
  • Apesar de ser multiplataforma, o microfone não serve para fazer ligações ou gravações em tablets e celulares

Design

O HyperX Cloud Alpha é o primeiro modelo da próxima geração de headsets da marca. Ele é bem atraente e disponível apenas com as tradicionais cores dos produtos da HyperX (vermelho e preto). O arco da base está mais maleável e o couro se parece mais macio em comparação a outros headsets da empresa (ano passado testei o Cloud Revolver, por exemplo). A estrutura lateral dos fones é em alumínio, a fim de aumentar a durabilidade e acomodar diferentes tamanhos de cabeça, e o Cloud Alpha também apresenta um cabo trançado e removível.

IMG 8771 1 720x540 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

O fone tem duas entradas localizadas na concha auricular esquerda, sendo eles referentes ao cabo do som e à entrada do microfone, este último não é necessário estar conectado para utilizar o headset.  O cabo removível do headset  tem 1,3 m de comprimento, mas é possível aumentar em mais 2m o total com o extensor que acompanha o produto e plugar o headset nas entradas de áudio do PC, por exemplo, com os tradicionais plugs verde e rosa – referente ao som e ao microfone, respectivamente. Infelizmente, o headset não veio com um adaptador USB para utilizá-lo caso a placa mãe do computador não possua as tradicionais entradas de som, mas é possível adquirir à parte um conversor USB chamado (Revolver S USB Dolby 7.1 adapter) para utilizar o Cloud Alpha e ainda obter um som Virtual Surround com este headset.

Outro aspecto interessante deste headset é o controle de áudio localizado no cabo, o que permite um fácil ajuste do volume do som, e também facilita acionar o modo mudo arrastando a tecla para baixo. Por falar no microfone, ele é destacável e acompanha uma espuma para proteger a entrada de som e dar mais qualidade à entrada de áudio.

Usabilidade:

Antes de descrever a qualidade do som, é importante ressaltar a praticidade e versatilidade deste fone. Por ser alimentado por plugues de 3.5mm (os conhecidos P2), o Cloud Alpha funciona bem e sem perdas em diversos gadgets e consoles. Pude testá-lo em um PlayStation 4, Xbox One, Nintendo Switch, PC e Mac, Samsung VR alimentado por um Galaxy S7, iPad 4ª geração e em um iPhone 7 Plus. Dentre esses, o iPhone foi o que deu um pouco mais de trabalho, por necessitar de um adaptador na fonte de alimentação do celular para utilizar a entrada do fone, não que isso seja um problema do headset, tampouco que tenha comprometido a qualidade do som.

IMG 8769 720x540 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

Testei o microfone do headset para fazer uma ligação pelos dois celulares, além de tentar efetuar uma gravação de som, porém não obtive sucesso, em nenhuma delas. Mas o microfone do headset funcionou perfeitamente nos consoles em que testei, e também nos jogos de PC e Mac. Por falar em adaptador, fiz o teste no Xbox One com um controle que já tem entrada P2, o que facilitou na hora de testar o produto, mas caso você esteja interessado no headset, – e é um jogador de Xbox One, mas não tem esse modelo de controle – é possível adquirir um adaptador para plugar esse headset (ou outro fone de ouvido) no joystick.

Por ser um usuário de headset, confesso que não sofri com a adaptação para o modelo Cloud Alpha. Pelo contrário, pois no primeiro dia em que o testei, joguei de maneira seguida por quase dez horas, e pude sentir a diferença do peso entre ele e o Cloud Revolver (o Cloud Alpha pesa 298g sem microfone ou 336g com o microfone, enquanto que o Cloud Revolver pesa aproximadamente 375g). Além da questão do peso, a ergonomia do fone fez com que eu sentisse menos incômodo, pois quando jogo por horas seguidas com headset, sinto uma estranha sensação de necessidade de “colocar meus ouvidos para respirar um pouco”. Não que essa sensação tenha sido zero, mas ela diminuiu drasticamente.

hx keyfeatures headset alpha 3 lg 720x214 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

O Cloud Alpha, assim como é costume com outros headsets, não possui funções sem fio, seja ela bluetooth ou wireless.

Som:

Certamente um dos aspectos mais interessantes do HyperX Cloud Alpha é a qualidade sonora. A inédita tecnologia dos drivers Dual Chambers que, diferente dos outros headsets da categoria, possui duas câmaras sonoras em cada concha auricular em vez de uma. Sendo uma câmara específica para sons graves e outra para sons médios e agudos, e desta maneira o headset proporciona maior distinção entre os tipos de sons, além de que minimiza a distorção e permite uma ótima sintonização para um som mais definido, limpo e suave.

chamber 720x214 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

Com uma câmara específica para sons graves e outra para sons médios e agudos, o HyperX Cloud Alpha proporciona maior distinção entre os sons e minimiza a distorção (Divulgação).

A tecnologia é realmente interessante e a testei com diversos gêneros de música, além de claro, estilos diferentes de jogos. Acima falei da questão ergonométrica ter me ajudado a suportar horas seguidas de gameplay sem ficar com a cabeça ou os ouvidos cansados, mas, essa maior distinção dos sons provida pelos drivers Dual Chambers faz uma diferença para quem dedica horas de seus dias sentado à frente de um console, ou de um computador, e não vive sem música.

IMG 8779 720x540 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

Não tive a oportunidade de testar os outros dois modelos de marcas concorrentes, que são os Logitech G433 e o SteelSeries Arctis 5, mas as principais diferenças entre os três, é que o HyperX possui a tecnologia sonora de canal duplo com 50mm de drivers, enquanto que os outros dois modelos têm canal único com 40mm de driver, além das diferenças de design, uma vez que o modelo da HyperX tem arcos de alumínio e o destes modelos da Logitech e da SteelSeries são de plástico. O controle do áudio pode ser feito no cabo tanto nos modelos da Logitech, como no Cloud Alpha, enquanto que no SteelSeries Arctis 5 o volume é ajustado diretamente no headset.

Preço e considerações finais

O HyperX Cloud Alpha chega ao mercado brasileiro em 18 de setembro pelo preço sugerido de R$549,90. O preço pode parecer um pouco salgado em um primeiro momento, pois como dito no início do texto, normalmente um gamer investe pouco de seu orçamento na obtenção de um som de qualidade. Comparado aos preços e modelos mais recentes das marcas concorrentes, o valor do Cloud Alpha está próximo ao que se é encontrado nas principais plataformas de compras online.

O fone é voltado ao público gamer, mas os 98dB emitidos com o auxílio da nova tecnologia de canal duplo, deram bastante vida e qualidade sonora não só aos jogos, mas também às músicas e filmes. Talvez não seja o modelo ideal para alguém que busca um fone para se deslocar a trajetos diários como trabalho, escola ou faculdade – não só pelo fato de chamar muita atenção de terceiros, mas também porque o cabo removível possui 1.3m de comprimento, enquanto que um fone de celular possui, em média, 90cm de extensão.

Lembrando que o cabo do fone é removível, mas o fone não possui a função sem fio, seja ela bluetooth ou wireless. Em todo caso, o HyperX Cloud Alpha acompanha uma bolsa para que você possa transportar o seu fone, sem ter de se preocupar com possíveis riscos de chaves, moedas e outros objetos, caso o levasse dentro de alguma mochila com outros itens dentro, por exemplo.

IMG 8786 720x540 - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada

O Cloud Alpha não é o fone mais caro, tampouco o mais barato disponível no mercado, mas se você for um gamer hardcore que busca algo com design arrojado, ótima durabilidade, precisão em termos de qualidade sonora, conforto e um investimento em longo prazo, este headset é a melhor escolha até o momento.

Especificações Técnicas:

  • Nome: HyperX Cloud Alpha
  • Driver do fone de ouvido: Com canal duplo, customizado e dinâmico, 50 mm com magnetos de neodímio
  • Tipo: Circumaural, fechado
  • Resposta de frequência: 13Hz–27.000Hz
  • Impedância: 65 ohms
  • Nível de pressão sonora: 98dBSPL/mW a 1kHz
  • T.H.D.: < 1%
  • Peso: 298 g Peso com microfone e cabo: 336 g
  • Tipo e comprimento do fio: Cabo removível do headset (1,3 m) + cabo de extensão para PC (2 m)
  • Conexão: Cabo removível para headset – plugue de 3,5 mm (4 polos) + cabo de extensão para PC – plugues estéreo e de microfone de 3,5 mm.
  • Microfone: condensador Electret
  • Padrão polar: Cancelamento de ruído
  • Resposta as frequência: 50Hz-18.000Hz
  • Sensibilidade: -43dBV (0dB=1V/Pa,1kHz)

HyperX Cloud Alpha

R$ 549,90
pra tabela - Review: HyperX Cloud Alpha dá mais conforto aos jogadores e inova com tecnologia de som de dupla camada
9.6

DESIGN

10.0/10

USABILIDADE

9.0/10

CONFORTO

9.5/10

ÁUDIO

10.0/10

CUSTO/BENEFÍCIO

9.5/10

Pros

  • Ótima qualidade de som
  • Cabo removível com controle de áudio no fio
  • Microfone removível e com anulação de ruído
  • Compatibilidade com diversas plataformas
  • A estrutura em alumínio, alinhada às espumas e cabo removível trouxe maior conforto para usuários hardcores

Cons

  • Isola parcialmente os sons externos
  • Não acompanha um adaptador USB
  • Não possui função sem fio
  • Apesar de ser multiplataforma, o microfone não serve para fazer ligações ou gravações em tablets e celulares
Continue lendo
Advertisement

Cosplay do Capitão Gancho e Jesse Pinkman. Apaixonado por música, tecnologia e games. Trabalho na Rádio Globo e CBN, jornalista, cantor, instrumentista e desenvolvedor de games e apps para iOS.

Comentários
Subir