Review: Intel NUC Hades Canyon é o PC portátil mais poderoso do mercado

NUC Hades Canyon
O NUC Hades Canyon da Intel é fruto de um ambicioso projeto que coloca potência máxima em um produto que cabe em qualquer lugar. Confira nosso review completo

O NUC Hades Canyon da Intel é muito mais do que apenas um simples sucessor do Skull Canyon, versão extrema da Next Unit of Computing (NUC) da Intel. Com um chip produzido pela Intel, chamado de Kaby Lake-G, ele combina uma CPU móvel da empresa com uma Radeon RX Vega M, placa gráfica móvel da AMD. Ou seja, é uma máquina poderosa, capaz de realizar tarefas pesadas e, o melhor, sem ocupar muito espaço na sua casa.

O Intel Hades Canyon NUC é extremamente compacto
O Intel NUC Hades Canyon é extremamente compacto

O Showmetech recebeu um modelo NUC Hades Canyon da Intel e, após algumas semanas de testes, trazemos uma análise completa do produto, detalhando todas as suas principais características, pontos fortes e também os elementos que deixam a desejar em nível de performance e qualidade.

Intel NUC

Antes de iniciarmos a nossa análise da máquina propriamente dita, precisamos esclarecer o que é o conceito de Next Unit of Computing (NUC, “Próxima unidade de computação”, em português) criado pela Intel

Um design simples por trás de uma configuração poderosa
Um design simples por trás de uma configuração poderosa

O Intel NUC é um conceito de PC portátil de 4×4 polegadas que promete acabar com os desktops atuais, com recursos de entretenimento, jogos e produtividade, incluindo uma placa personalizável que está pronta para aceitar a memória, o armazenamento e os sistemas operacionais que você quiser. Evoluindo ao longo dos projetos, atualmente o NUC oferece alta performance em um produto bastante compacto, que não deve nada aos grandes computadores e suas torres personalizadas.

Configuração NUC Hades Canyon

O NUC Hades Canyon vem em duas configurações – uma comercializada como uma máquina de jogos com overclock (o NUC8i7HVK) e a outra como um sistema de criação de conteúdo (o NUC8i7HNK).

A máquina possui especificações muito robustas
A máquina possui especificações muito robustas

Cada configuração vem equipada com uma combinação diferente de processador Intel e placa gráfica da AMD. Dentro do NUC8i7HVK está o Core i7-8809G de 100W, que abriga uma CPU móvel de oito núcleos quad-core e gráficos Radeon RX Vega M GH. Independente da configuração, o SO Windows 10 é o embarcado.

O processador equivale às CPUs móveis de 45W da série H da Intel (completas com gráficos integrados ativos que podem manipular a reprodução de vídeo e outras tarefas básicas), embora seus requisitos de energia sejam ligeiramente diferentes.

A potência real consumida varia dependendo das cargas de CPU e GPU, já que a Intel projetou o pacote com um orçamento de energia compartilhado e usa o que chama de ajuste dinâmico para permitir que cada componente tenha maior capacidade de atingir o máximo impulso. 

O Intel NUC Hades Canyon permite um alto grau de personalização do usuário
O Intel NUC Hades Canyon permite um alto grau de personalização do usuário

Ligado ao processador está o Vega M GH, que roda em um clock base de 1.063MHz e 1.190MHz em boost clock. A variante GH do Vega M vem com 24 unidades de computação e 4 GB de memória HBM2, junto com uma largura de banda de memória ligeiramente mais rápida de 204,8 GB por segundo. Também suporta a saída para seis monitores 4K simultaneamente, com até cinco a 60Hz e o sexto a 30Hz. Como o processador, você pode fazer overclock do Vega M GH e da memória HBM2.

Além disso, o PC também possui slots M.2 para unidades SATA 6Gbps, ou x4 PCIe Gen 3 (AHCI ou NVMe) em um comprimento de 42mm ou 80mm, com a opção de executar duas unidades em RAID 0 ou RAID 1. Estes slots são os mais atuais para se conectar uma unidade de armazenamento em estado sólido (SSD). Um identificador de placa Intel Wireless-AC 8265 tanto 802.11ac 2×2 Wi-Fi e Bluetooth 4.2, e dois soquetes SO-DIMM que aceitam até 32GB de RAM DDR4 / 2.400MHz a 1.2V e suportam RAM DDR4 com overclock

A máquina é um pouco maior que um iPhone XR

Conectividade

Para as portas, a Intel comprimiu ainda mais no NUC Hades Canyon. Como esse NUC é maior que o Skull Canyon (o modelo antecessor) – com 8,70 x 5,59 x 1,54 polegadas (1,2 l), aproximadamente o tamanho de uma fita VHS – você recebe múltiplos de quase tudo. Na parte da frente, você encontrará um slot SDXC para cartão de memória, porta de carregamento USB 3.0, USB 3.1 Gen 2 (10Gbps) tipo A, HDMI 2.0a, USB 3.1 Gen 2 (10Gbps) tipo C e uma entrada de fone de ouvido estéreo de 3,5 mm.

O computador possui diversas portas com vários formatos e funções diferentes
O computador possui diversas portas com vários formatos e funções diferentes

Na parte de trás há um conector de alto-falante/TOSLINK de 3,5 mm, o conector para a fonte de alimentação de 230W, duas portas Thunderbolt 3 para transferência de dados mais rápida, duas Mini DisplayPort 1.2, duas gigabit ethernet, quatro USB 3.0 Type A e HDMI 2.0a. As duas portas Thunderbolt 3 suportam 4 pistas PCIe, mas estão conectadas ao mesmo controlador. 

Como resultado, a largura de banda pode ser compartilhada se ambas as portas forem executadas simultaneamente usando uma configuração x4. Assim como no NUC Skull Canyon , você pode executar gráficos externos nas portas Thunderbolt 3.

O acabamento é de alta qualidade e possui uma boa ventilação
O acabamento é de alta qualidade e possui uma boa ventilação

O chassi mais uma vez apresenta uma tampa superior substituível, embora desta vez tenha sido atualizado para oferecer luzes RGB personalizáveis que iluminam a forma de um crânio. O padrão é um esquema de cores vermelho e azul, mas é facilmente alterado por meio do software incluído para outros matizes e com diferentes padrões de brilho. Você também tem a opção de alterar a cor dos LEDs de status no painel frontal, que também são RGB.

O visual do NUC Hades Canyon transparece o que ele realmente é: uma máquina robusta, com materiais de qualidade e luzes RGB para manter um estilo gamer. A forma compacta impressiona com o conteúdo presente na parte interna do PC, fazendo com que ele se encaixe em qualquer cômodo e em qualquer decoração – basta ter um dispositivo de saída para vídeo e pronto.

Performance

Em geral, a combinação Intel-AMD do NUC8i7HVK oferece uma sólida experiência. Vamos investigar o desempenho dos jogos primeiro. O primeiro a ser testado foi Rise of the Tomb Raider, que é um jogo blockbuster que pode ainda empurrar GPUs de alcance orçamentário. Obtivemos uma média de 51 fps no preset Very High.

O Intel Hades Canyon NUC promete não deixar na mão até mesmo os usuários mais exigentes
O Intel Hades Canyon NUC promete não deixar na mão até mesmo os usuários mais exigentes

Isso deve ser bom o suficiente para muitas pessoas. Caso não seja, o problema é facilmente resolvido de duas maneiras. A opção mais interessante: conectando o NUC8i7HVK a um monitor FreeSync. Como outras GPUs da AMD, o Vega M GH suporta essas exibições de atualização variável. Você também pode reduzir a configuração gráfica para Alta, que aumentará a taxa de quadros para 63 fps.

Os outros games de nossa lista que foram testados são Terra-média: Sombras da Guerra e Shadow of the Tomb Raider. Os resultados independentes mostram, no entanto, que esta versão do NUC Hades Canyon pode se manter em jogos contemporâneos. Note que a experiência em ambos os games pode não ser tão boa em momentos mais frenéticos e que demandam um nível maior de processamento gráfico.

Shadow of the Tomb Raider teve um desempenho muito bom na máquina
Shadow of the Tomb Raider teve um desempenho muito bom na máquina

Transformar nosso exame em desempenho puro da CPU revela zero surpresas. O processador apresenta uma ótima performance executando outras tarefas como navegação pela Internet, edição de fotos e/ou vídeos, entre outros tipos de programas que tendem a ser um gargalo bem apertado em outras máquinas menos potentes disponíveis no mercado.O

A experiência de utilizar o Windows 10 com a potência desse PC é a melhor possível. Graças ao SSD, o sistema operacional inicia o sistema em segundos e com menos de 20 segundos todos os programas já estão prontos para uso. Não houve travamentos ou lentidão nenhuma vez

O processador de 8ª geração dentro do Core i7-8809G funciona exatamente como esperávamos: com seu clock saudável atingindo mais de 7ª geração de componentes da série H do Kaby Lake Core, ele se aproxima de CPUs com soquetes em desktops mais antigos e compactos. Tarefas diárias não serão problemas neste NUC.

O Intel Hades Canyon NUC também possui ótima performance para edição e navegação web
O Intel Hades Canyon NUC também possui ótima performance para edição e navegação web

Preço

O NUC8i7HVK ainda não está à venda no Brasil. Porém, nos Estados Unidos, a máquina custa cerca de US$ 999. Pela cotação atual do dólar, o valor fica em torno de R$ 3.700

A máquina ainda não tem previsão de lançamento no Brasil
A máquina ainda não tem previsão de lançamento no Brasil

Antes de se decidir pela compra, é preciso levar em consideração os tipos de tarefa que você precisa que um computador execute de forma eficiente. Se você for fã de games mas também preza pela potência e performance de seu computador para outras tarefas que exijam um poder computacional maior, certamente o Intel NUC Hades Canyon pode ser uma boa escolha.

No entanto, o comprador precisa ter em mente que esse tipo de máquina da Intel se trata de um modelo backbone, ou seja, componentes como pentes de memória e unidades de armazenamento (HDDs ou SSDs) precisam ser adquiridos e instalados separadamente.

Conclusão

O NUC8i7HVK é capaz de muito mais do que se imagina de um desktop compacto. Além de uma ótima máquina para games, a Intel também deseja mostrar que ele deverá atender todas as necessidades de programadores e editores mais exigentes de programas mais pesados. 

Ele é um PC muito sólido – não apenas um mini-PC. Com base no desempenho e suas configurações, o Hades Canyon já é um sucessor extremamente valioso do Skull Canyon e dá a outros mini-PCs uma corrida pelo seu dinheiro.

O que mantém o NUC8i7HVK de ser um sucessor arrebatador quando comparado com o modelo antigo é a competição. Enquanto muitos que gravitam em torno deste NUC o farão por causa de seu tamanho, um número suficiente de pessoas se importará mais com desempenho do que com fator de forma e será melhor atendido por um PC diferente – e, consequentemente, mais barato.

Se você procura uma máquina backbone poderosa e altamente personalizável, o Intel Hades Canyon NUC é uma ótima opção
Se você procura uma máquina backbone poderosa e altamente personalizável, o Intel Hades Canyon NUC é uma ótima opção

O Hades Canyon é um mini-PC forte que oferece outras possibilidades também. Considere que, com pouco menos de três quilos, ele pesa menos que alguns ultrabooks – a maioria das pessoas nem notará isso em uma mochila. Se você não precisa da tela, do mouse e do teclado incluídos no laptop, é quase impossível vencer o Hades Canyon como um PC extremamente compacto e portátil, amplamente equipado com CPU Intel e GPU da AMD.

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta