REVIEW: LG Velvet aposta em design para conquistar público

LG Velvet visto de frente
Novo LG Velvet traz excelentes escolhas de design com tela curva P-OLED de 6.8”, mas a um preço acima do esperado
Anúncio
REVIEW: LG Velvet aposta em design para conquistar público

No dia 17 de setembro, a LG anunciou a chegada de seu novo smartphone premium no Brasil, o LG Velvet, que vem para substituir a antiga linha G.

O aparelho mostra um grande amadurecimento criativo da LG como fabricante, pois, se antes seus modelos não possuíam uma aparência atual e tecnológica, agora, o aspecto premium e refinado é um de seus pontos mais fortes.

O próprio nome da linha foge dos padrões e tem um nome muito mais personalizado e com cara de único: Velvet (veludo, em tradução livre).

Confira abaixo a análise do Showmetech sobre o novo smartphone premium da LG:

Design e Tela

O maior ponto forte do aparelho, sem dúvidas, é o seu design, que é ao mesmo tempo elegante, anatômico e resistente.

Ele possui apenas 7,9mm de espessura (e parece ser ainda mais fino) e traz o que a LG chama de Design 3D Arc, com bordas dianteiras e traseiras perfeitamente simétricas e cantos curvados, de modo que a pegada no celular seja muito confortável.

Apesar de fino e leve (apenas 180 gramas), o LG Velvet é bastante resistente, possuindo resistência militar, certificado IP68 e MIL-STD-810G, sendo resistente à poeira, água e quedas – à prova de aventuras, segundo a LG.

LG Velvet refletindo cores com a incidência de luz
A traseira do LG Velvet reflete cores iridescentes baseado na incidência da luz

Você dificilmente irá aceitar alguma capinha que ofusque a beleza da parte traseira do Velvet – felizmente, uma capinha transparente vem com o aparelho – que possui “cores Aurora” (isto é, refletindo cores do arco-íris, baseado na incidência da luz na superfície), uma assinatura da linha. A LG diz ter se baseado em elementos da natureza compondo o design do LG Velvet, trazendo exatamente a ideia de ele ser uma pedra preciosa.

LG Velvet com capinha transparente
O novo LG Velvet já vem acompanhando de uma capinha transparente na caixa

“A LG está introduzindo sua nova linguagem de design inspirada na natureza, com superfícies lisas, polidas e elementos distintos”

LG

O arranjo de câmeras é delicado e possivelmente, o mais bem resolvido de 2020. O design raindrop (gotas de chuva) desenvolvido pela LG enfileira de cima para baixo da câmera principal até o flash. Apenas a câmera principal é saltada, com as outras duas e o flash no mesmo nível do aparelho.

Na lateral esquerda, há apenas o botão de ligar e desligar o aparelho, enquanto na direita, estão os botões de volume e um botão dedicado ao Google Assistente.

LG Velvet laterais esquerda e direita

Na parte inferior, há uma entrada P2 para fones de ouvido, uma entrada USB-C e o alto-falante e na parte superior, está a entrada para o chip e um slot de cartão micro SD.

LG Velvet parte inferior e superior

Na parte da frente, a tela é um show à parte. A tela P-OLED de 6.8” na proporção 20.5:9 impressiona com a qualidade de imagem. Com FULL HD+ (2460×1080) e uma tecnologia chamada de cinema view (visão de cinema, em tradução livre), a LG entrega uma tela com um brilho expressivamente forte, cores vibrantes e pretos bem definidos, que ela pega emprestada da sua própria tecnologia de TVs, uma das melhores fabricantes do mundo no ramo.

Tela do LG Velvet
A Tela do LG Velvet traz brilho e cores intensas, definição de altíssima qualidade e “Visão de Cinema”, da LG

A taxa de atualização da tela, porém, pode decepcionar um pouco, se mantendo cravada em 60Hz, não subindo para 90Hz ou 120Hz, mas o pacote como um todo supre esse defeito.

Nas partes superior e inferior da tela, há um espaço não aproveitado que a tela poderia se estender. O notch (entalhe) ao centro no topo abrigando a câmera frontal poderia ser mais singelo e mais invisível.

A curvatura da tela não atrapalha na hora de jogar ou assistir vídeos pois ela é modesta, contribuindo unicamente ao charme.

O recurso de pinça está presente no modelo, sendo possível dar uma leve aproximada em vídeos para que a tela toda seja preenchida pelo conteúdo. Para pessoas preciosistas, pode incomodar perder um pouco de informação visual, mas a sensação da tela completamente preenchida pelo seu conteúdo é algo realmente agradável.

O leitor de digital não é rápido como poderia ser. Ele é um sensor ótico situado na parte inferior central da tela, que algumas vezes “engasga”, sem desbloquear e sem ser tão veloz. Uma dica é cadastrar o mesmo dedo duas vezes para que ele haja um pouco mais rápido.

A possibilidade de separar os teclados adiciona uma versatilidade ao usar o aparelho, que certamente fez o dever de casa ao pensar no conforto do consumidor.

Teclado do LG Velvet se separa
A opção de separar o teclado do LG Velvet mostra o cuidado em tornar o smartphone muito comprido, versátil e confortável

Câmeras

Design de câmeras raindrop do LG Velvet
O novo design “raindrop” criado pela LG, é o arranjo de câmeras mais belo e bem planejado dentre os smartphones de 2020

O LG Velvet vem com um sistema triplo de câmeras traseiras e uma frontal. O sistema é composto por:

  • Câmera padrão: 48MP com abertura de f/1.8, 79º de campo de visão e sensor de O.8m;
  • Câmera de profundidade: 5MP com abertura de f/2.4, 81º de campo de visão e sensor de 1.12m;
  • Câmera ultra-wide: 8MP com abertura de f/2.2, 120º de campo de visão e sensor de 1.12m;
  • Câmera frontal: 16MP com abertura de f/1.9, 73º de campo de visão e sensor de 1.0m.

O jogo de câmeras do Velvet é de boa qualidade, conseguindo imagens com bastante nitidez. O foco às vezes demora para funcionar e entender o que está em foco na imagem.

Teste da câmera padrão do LG Velvet
A câmera principal de 48MP faz muito bem o seu trabalho, captando imagens com alta qualidade

A câmera ultra-wide consegue enquadrar muita informação, como já se espera, sendo muito boa em lugares abertos.

Teste da câmera ultrawide do LG Velvet
A câmera ultrawide aumenta muito o campo de visão, enquadrando muito mais infor,ação na imagem

Um destaque para as câmeras do LG Velvet está no modo com pouca luz. Em luminosidades mais baixas, o sensor aumenta a exposição e consegue resultados que podem ser surpreendentemente bonitos.

Modo pouca luz surpreende no LG Velvet
Fotografar com pouca luz é uma ótima experiência com o LG Velvet, conseguindo extrair muita qualidade com baixa iluminação

Aos entusiastas do mundo da fotografia, há inclusive um modo manual, podendo regular como quiser as configurações de exposição, velocidade e ISO, assim como em uma câmera profissional.

Contudo, uma câmera macro faz falta, pois a câmera padrão desfoca completamente ao se aproximar demais de um objeto. Uma solução seria colocá-la no lugar da câmera de profundidade (retrato), que traz menos benefícios ao set de câmeras que uma macro traria.

O conjunto grava vídeos em até 4k 30fps, mas seu hardware seria perfeitamente capaz de entregar vídeos 4k 60fps, sendo possível a LG trazer esta atualização em um futuro.

Há também um curioso modo ASMR para os vídeos, bastando apertar o botão para ativar ou desativar a função que utiliza o máximo dos microfones para captar com nitidez o som do amassar de folhas, de mastigação e etc.

Modo ASMR do vídeo do LG Velvet
LG Velvet traz modo ASMR, para captar todos os nuances dos sons gravados

Hardware e desempenho

A LG muitas vezes trouxe smartphones no Brasil com processadores inferiores às versões de fora, mas, dessa vez ela fez exatamente o oposto. O LG Velvet brasileiro veio equipado com um processador Snapdragon 845, da Qualcomm, enquanto o original possui um Snapdragon 765G.

A estranheza é inevitável, pois o 845 é um processador top de linha de três anos atrás enquanto o 765G acabou de chegar no mercado, mas, o 845 ainda oferece um desempenho superior, sendo mais poderoso para rodar games, aplicativos e até mesmo sendo mais econômico. Além disso, a vantagem do processador há mais tempo no mercado, está no polimento e otimização que a Qualcomm pôde oferecer a ele nesse tempo, diferente do 765G que ainda pode apresentar alguns bugs devido ao seu lançamento recente.

Além disso, ele possui 6GB de memória RAM, 128GB de armazenamento interno, expansível até 2TB, através de cartão de memória microSD.

Genshin Impact no LG Velvet
Salve pequenos engasgos em cut-scenes, o LG Velvet roda o novo game Genshin Impact no máximo, entregando muita fluidez visual

O poder de fogo do Snapdragon 845 foi posto à prova com o recém lançado Genshin Impact, apresentando algumas quedas consideráveis de fps em cut-scenes com muitos elementos acontecendo na tela, mas na maior parte do tempo, roda o jogo com os gráficos no máximo sem muitas preocupações e sem fazer com que a bateria desça rápido demais.

Bateria e Som

O LG Velvet traz uma bateria de 4.300mAh que garante um dia inteiro de uso sem problemas. Em um uso mais comedido, vendo menos vídeos e jogando pouco, é fácil fazê-lo chegar no segundo dia sem carregar. Para assistir vídeos, o aparelho entrega incríveis 7 horas de duração com o brilho e som no máximo (mas fortemente recomendo que você não assista séries por 7 horas seguidas com o brilho no máximo).

O smartphone possui um gerenciamento inteligente de bateria (controlado por IA), que ajusta automaticamente as configurações do celular afim de prolongar o tempo de uso.

Ele também tem suporte a carregamento rápido e sem fio, contudo, o carregador que acompanha o LG Velvet na caixa deixa a desejar. Com apenas 15W, ele leva 1h45 para carregar completamente a bateria. Concorrentes como a Samsung e Motorola já incluem carregadores com até 25W ou 30W, mesmo em modelos intermediários.

Carregador de 15W LG Velvet
Um carregador de 15W acompanha o smartphone na caixa, deixando a desejar por não ser de 25 ou 30W

O alto-falante por sua vez, é de excelente qualidade, com uma potência considerável e um som encorpado. A função LG Som 3D vale permanecer sempre ligada no modo automático, para que a IA reconheça o tipo de conteúdo que está sendo reproduzido e te ofereça o melhor balanceamento.

Infelizmente, não há fones de ouvido que acompanham a caixa.

Conclusão

LG Velvet de costas
Contudo, o LG Velvet chega no mercado brasileir com um preço muito acima dos seus concorrentes diretos

O LG Velvet mostra um reposicionamento de mercado da LG, entendendo como trazer um design melhor (e executando este quesito com maestria) e um produto que tem muitas qualidades e defeitos que podem passar despercebidos.

Entretanto, seu maior entrave é o preço sugerido de R$ 4,299 reais. Isso não quer dizer que o Velvet deveria ser considerado um intermediário. Ele é um topo de linha, mas um topo de linha de entrada. No preço atual, ele concorre com smartphones que têm muito mais a oferecer.

Através de promoções em um futuro próximo, ele com certeza irá valer o investimento como o topo de linha de entrada mais elegante do mercado.

No momento, você pode encontrar o aparelho por R$ 3.869 à vista na loja do Showmetech no Magazine Luiza.

Especificações técnicas

Além do design, o aparelho traz configurações interessantes dentro da linha da empresa. Confira as especificações técnicas do LG Velvet.

ModeloLG Velvet
Tela6,8″ Full HD+ OLED
ProcessadorQualcomm Snapdragon 845
Câmeras traseirasCâmera padrão: 48MP com 79º de campo de visão e sensor de 0,8m
Câmera de profundidade: 5MP com 81º de campo de visão e sensor de 1,12m
Câmera ultra-wide: 8MP com 120º de campo de visão e sensor de 1,12m
Câmera frontal16MP, 73º de campo de visão e sensor de 1,0m
Armazenamento interno128GB (expansível até 2TB via microSD)
Memória RAM6GB
Conectividade2G, 3G, LTE e 4G
Wi-Fi Dual Band
Bluetooth 5.0
Bateria4.300mAh
Qualcomm Quick Charge 4.0+
Carregamento sem fio
SomLG 3D Sound Engine
Alto-falantes estéreo
Entrada USB-CSim
Entrada P2 (para fone de ouvido)Sim
Sistema operacionalAndroid 10
CoresAurora Gray (cinza), Aurora White (branco) e Illusion Sunset (meio amarelo e meio rosa)
PreçoR$4.299 (R$ 3.869 à vista)

Leia também o review dos modelos da série K da LG.

Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter