REVIEW: LG XBOOM RN9 revoluciona tons graves em um tamanho que impressiona

LG XBOOM RN9 revoluciona tons graves em um tamanho que impressiona
Nova caixa de som LG XBOOM RN9 tem tamanho e potência de sobra, mas lhe falta portabilidade e alcance nas conexões sem fio
Anúncio
REVIEW: LG XBOOM RN9 revoluciona tons graves em um tamanho que impressiona

A LG tem investido pesado em sua área de dispositivos de som, lançando no mercado brasileiro um novo modelo de caixa de som que promete alta potência e visual agressivo: a LG XBOOM RN9 já se encontra disponível para venda no varejo desde o começo do mês de agosto, mas apenas agora o Showmetech conseguiu parar para analisar a fundo o que o modelo traz de bom, frente à concorrência.

Ao contrário de outras caixas acústicas da LG, como a linha XBOOM Go PL, a XBOOM RN9 não tem a menor intenção de ser portátil, sacrificando capacidade de manobra em nome de uma potência mais “parruda” na transmissão de som. Além disso, suas várias opções de ajuste compensam uma falta que outros modelos da fabricante sul-coreana (como as já citadas no começo do parágrafo) acabaram apresentando.

Missão cumprida, mas não sem um preço relativamente alto: a falta de portabilidade da XBOOM RN9, somada ao baixo alcance no que tange à conectividade sem fio, acabam colocando restrições em ocasiões festivas mais comuns, como churrascos com piscina na casa de amigos ou mesmo pequenas reuniões em apartamentos.

Design

Começando pelo básico, a LG XBOOM RN9 já impressiona antes mesmo de você abrir a caixa: quando ela chegou para a nossa avaliação precisamos de duas pessoas para descarregá-la, e mesmo assim não é das tarefas mais simples. Isso não é um defeito, já que a LG fez questão de que fosse assim — a ideia é mesmo arrancar olhares e suspiros, o que ela conseguiu. A caixa realmente é muito bonita.

Nova caixa de som LG XBOOM RN9 tem tamanho e potência de sobra
Não importa de qual perspectiva você olhe, a XBOOM RN9 é uma caixa acústica que impressiona

Vinda na cor preta com alguns detalhes em vinho, a XBOOM RN9 impressiona por suas curvas agressivas e amplas aberturas que não apenas facilitam carregá-la, mas dão um toque mais agressivo à sua aparência, enquanto outras saídas funcionam como dissipadores de som (mais sobre isso a seguir). No topo, o painel de botões e controles estrategicamente posicionados completam o pacote. A caixa de som também acompanha um controle remoto básico — as smart TVs da LG possuem controles remotos mais completos.

REVIEW: LG XBOOM RN9 revoluciona tons graves em um tamanho que impressiona
Painel de controle da LG XBOOM RN9 oferece controles para reproduzir músicas, modo karaokê e também para quem quer “atacar” de DJ (Foto: Rafael Arbulu/Showmetech)

Se a frente e o topo da caixa arregalam os olhos, a traseira dela surpreende pela simplicidade: no topo traz entradas para microfone e guitarra na parte alta, junto de uma entrada para cabo auxiliar e, na base, o soquete para o cabo de energia. Entre um e outro, um grande painel cego em preto. Pode não parecer, mas isso é outro elogio: o mercado de “torres sonoras” é bastante pulverizado por máquinas que trazem tantas entradas e bifurcações que, além de deixarem o aparelho mais feio, trazem pouca serventia à maioria dos usuários e acaba até encarecendo o produto.

Uma vez ligada, a LG XBOOM RN9 traz um esquema de luzes mais suaves — em sentido contrário à linha XBOOM Go PL, que aposta em LEDs mais evidentes e fortes — que podem ser programados de forma rítmica, adequando-se aos sons graves emitidos pelas músicas ouvidas.

No geral, é um visual bastante impactante e, embora não seja do gosto de todos (é uma caixa bem alta, afinal), promete agradar à maioria.

Conectividade

Aqui, como diz a expressão, é onde “a porca torce o rabo”: a XBOOM RN9 aposta na conexão bluetooth para parear-se não apenas com vários smartphones ao mesmo tempo, como também a outras caixas de som semelhantes. A ideia é, evidentemente, aprimorar a experiência sonora e estamos certo de que isso funcionaria, mas com algumas ressalvas.

A primeira refere-se ao alcance do bluetooth. Nós testamos a caixa primeiramente em um ambiente fechado, levando-a depois a um local a céu aberto. A má notícia é que em nenhum dos casos a recepção foi das melhores. O bluetooth se conectou bem aos smartphones usados para teste (um Asus Zenfone 5Z, um Motorola Zoom e um iPhone X) mas, à medida que nos afastamos da caixa, os três smartphones apresentaram quedas de conexão e passaram a buscar o aparelho da LG. A conexão foi rapidamente estabelecida, mas não é como se nós estivéssemos a dois quilômetros de distância da caixa.

REVIEW: LG XBOOM RN9 revoluciona tons graves em um tamanho que impressiona
As diversas conexões da XBOOM RN9: entradas para microfone e guitarra complementam o padrão de antena de rádio e conexão com outros dispositivos via cabo auxiliar (Foto: Rafael Arbulu/Shometech)

Ainda neste ponto, testamos paralelamente a XBOOM RN9 com três modelos da linha XBOOM Go e, embora todas as caixas dessem suporte à conexão múltipla bluetooth e fossem da mesma fabricante, a “caixona” não reconheceu as “caixinhas”. Claro, isso é mais uma escolha de restrição da fabricante do que qualquer outra coisa, mas considerando que este é um ponto de venda da XBOOM RN9, nos pareceu estranho: a LG nos conta que é possível parear múltiplas caixas, mas parece que a RN9 só reconhece outra RN9 — a R$ 2,6 mil de preço por caixa, digamos que usar de mais de uma delas tornaria o seu churrasco na piscina uma atividade desnecessariamente cara.

Fora isso, a caixa acústica “gigantona” da LG traz um bom número de possibilidades: duas entradas USB no topo permitem a leitura de arquivos em MP3 ou WMA (eu ainda não entendo qual é a resistência das fabricantes em adotar arquivos FLAC — o som é infinitamente melhor, mas aí já é uma opinião mais pessoal) sem engasgos e tirando proveito de todos os benefícios sonoros que a caixa oferece. E é disso que vamos falar agora.

Som

Se a conectividade da LG XBOOM RN9 não agradou, o som certamente busca compensar essa falta com uma das capacidades mais impressionantes até hoje: o recurso Super Bass da caixa acústica promete graves poderosos, mas esse é um feliz caso onde a linguagem de vendas da LG na verdade “nivela por baixo” a função — ela é muito melhor do que a empresa faz parecer, já que os tons graves não apenas estão mais evidentes, mas não “estouram” no subwoofer nem tampouco desequilibram agudos e vocais, gerando uma experiência homogênea de som que, particularmente, eu só obtive usando headsets profissionais de áudio.

Pense assim: sabe quando você aumenta o volume e as batidas mais fortes de uma música causam aquela “tremedeira”? Bom, isso pode empolgar os não iniciados, mas audiófilos mais puristas odeiam quando isso acontece: além de machucar a caixa de som, os graves acabam “escondendo” outros tons. Em outras palavras: muitas empresas mentem ao prometer graves melhores, quando na verdade estão é reduzindo agudos, vocais e afins. Imagine que você se mata de estudar uma coisa apenas para perceber que seu conhecimento, na verdade, ficou igual, mas todos ao seu redor ficaram menos inteligentes: mesma analogia. Não é você quem evoluiu, mas sim os outros que regrediram.

O som da RN9 separa agudos, graves e vocais com excelência, priorizando um por um conforme o contexto da música (Imagem: Divulgação/LG)
O som da RN9 separa agudos, graves e vocais com excelência, priorizando um por um conforme o contexto da música (Imagem: Divulgação/LG)

Não é o caso aqui: a XBOOM RN9 consegue separar muito bem as três faixas sonoras principais, valorizando cada uma dentro do contexto musical — quando a música reduz os sons instrumentais para priorizar a voz, a caixa “entende” isso e reage de acordo, adicionando o crescendo quando os instrumentos aos poucos retomam a evidência. Não sabemos dizer se isso foi intencional, mas fica aí o “plus” da experiência. Quer uma dica? Ouça “Xandria”, com a música “Ravenheart” e você vai ver exatamente do que estamos falando.

Mais além, a caixa de som traz uma série de opções de equalização que supera a média de aplicações comuns desta seara: seletores pré-determinados normalmente se mantém no básico (Rock, Pop, Clássico, Jazz, Voz etc.), a caixa acústica da fabricante sul coreana conta com um botão de “Equalizadores especiais”, que adiciona novas opções, como “Mambo”, “Samba” e outras variações.

Um recurso bacana presente na XBOOM RN9 é a função karaokê. Com este recurso ativado, a caixa de som remove as frequências de voz presentes nas músicas, e com um microfone você poderá cantar suas músicas preferidas, sozinho ou com sua família e amigos.

REVIEW: LG XBOOM RN9 revoluciona tons graves em um tamanho que impressiona
Através do app LG XBOOM, é possível controlar algumas funcionalidades da caixa de som, como o modo DJ que simula uma controladora e o esquema de iluminação

Tudo isso controlado pelo app LG XBOOM para smartphones iOS e Android. Através do aplicativo, você pode controlar a reprodução de músicas na XBOOM RN9, gerenciar a conexão Bluetooth ao equipamento, modificar o esquema de iluminação e controlar o equalizador. Para quem gosta de comandar a festa, o app também conta com a controladora virtual no modo DJ, que traz efeitos para incluir na música e também um scratcher.

Infelizmente, não temos guitarras ou microfones disponíveis para testar a função conexão com tais instrumentos a fim de aferir a qualidade de cada um, mas a “mini picape” para DJs rendeu algumas risadas em nossos testes. Imaginamos que instrumentistas possam fazer uso da caixa para atribuições específicas, como afinações e ensaios de menor estrutura.

Conclusão

A LG XBOOM RN9 é uma belíssima caixa, com vários recursos e algumas faltas notáveis. Se você é um profissional da música ou mesmo um entusiasta amador que quer começar a brincar com esse mercado de forma mais aprofundada, vá fundo, pois essa pode ser a melhor pedida para você.

Ela também pode ser uma boa opção para que você simplesmente tenha uma caixa acústica vertical em sua casa, sem compromisso de festas ou reuniões. Mas você terá que saber dosar seu volume: ela vai do “baixo imperceptível” ao “alto exagerado” bem rápido e sem meio termo. Para pequenas festas e reuniões entre amigos — depois que acabar o distanciamento social — ela também é uma boa escolha, com seus recursos especiais de karaokê e modo festa ela vai garantir uma boa diversão para todos — seja cantando ou fazendo uma pequena pista de dança.

A LG XBOOM RN9 já está disponível no Brasil, e pode ser encontrada por R$ 1.849 no Submarino.

Especificações técnicas

ModeloLG XBOOM RN9
Dimensões (LxAxP)330 x 1056 x 368 mm
Peso23,26 kg
Consumo
AlimentaçãoBivolt (110/220V)
ConexõesBluetooth Multi – com Sound Sync
2x USB
Óptico
Microfone
Entrada para guitarra
Arquivos suportadosMP3/WMA
LG XBOOM RN9
  • Design - 9/10
    9/10
  • Portabilidade - 6/10
    6/10
  • Conectividade - 6/10
    6/10
  • Som - 8/10
    8/10
7.3/10

Summary

A LG XBOOM RN9 é uma caixa de som robusta e potente, mas possui limitações em conectividade sem fio

Pros

  • Conexões de áudio físicas
  • Graves muito equilibrados
  • Conectividade com app XBOOM

Cons

  • Conexão bluetooth instável ao se afastar do aparelho
  • Não foi possível usar o
  • Graduação de volume vai de muito baixo a muito alto sem meio-termo
Receba notícias como essa no seu email. Inscreva-se aqui:

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Assine nossa Newsletter