Luminária phillips uv-c

Review: Luminária de mesa Philips UV-C ajuda no combate à COVID-19

Avatar of dácio augusto
A luminária de mesa Philips UV-C consegue inibir vírus e bactérias, desinfectando ambientes e ajudando no combate contra o COVID-19

A pandemia cada vez mata mais pessoas no Brasil e a busca constante por métodos de frear a infecção e a disseminação do vírus são os principais objetivos de muita gente. Pensando em uma solução mais tecnológica, a Signify traz ao mercado a luminária de mesa Philips UV-C, um produto que promete combater os mais variados vírus, inclusive o responsável pela COVID-19. Como será que ela se sai?

Design

Philips uv-c
Review: Luminária de mesa Philips UV-C ajuda no combate à COVID-19

A Philips UV-C pesa 800 gramas, conta com 24 cm de altura e diferente de luminárias não UV-C, a estrutura é toda de metal, material mais resistente aos raios UV-C. Logo, com isso, ela passa a impressão de ser um produto mais durável. No centro da estrutura, as duas lâmpadas que atuam na desinfecção do ambiente estão presentes e não são removíveis, o que impede que no futuro, caso o usuário acabe por quebrá-las ou a vida útil delas acabarem, o produto se torne inútil. O fato da luminária ser aberta também coopera com esse receio de quebrar o produto.

Porém, a Philips diz que as lâmpadas têm 9 mil horas de vida útil, então pelo menos na parte de duração, você muito provavelmente não terá problemas. Na parte superior da luminária, os controles estão localizados: o primeiro botão é o que liga e desliga o aparelho, enquanto o segundo controla o temporizador para saber quanto tempo o gadget deve permanecer ligado.

No mais, ela é de instalação bem simples, bastando ligar em uma tomada para já começar a usá-la. Também vale a pena observar que o seu cabo tem 2 metros de comprimento, o que pode ajudar e muito na escolha do local para sua instalação e na efetividade do raio de desinfecção.

Funcionamento da Philips UV-C

Philips uv-c
Nesse esquema, da própria Philips, o funcionamento da luminária para expulsar germes e bactérias fica claro.

Na primeira vez que liguei a luminária Philips UV-C, fui recebido por uma guia de voz falando português que me introduziu aos controles básicos do aparelho e também recebi o alerta de segurança, que é importante frisar aqui: não fique perto da luz emitida pela luminária, nem deixe seus animais próximos, ela pode causar desde queimaduras até câncer. A luminária é um produto muito mais para desinfecção do ambiente do que para servir de lâmpada de iluminação, e, honestamente, talvez uma explicação melhor por parte da empresa ajudaria bastante em entender isso antes de ligar.

Pelas instruções da Philips, cada espaço necessita de um tempo diferente de desinfecção. Locais pequenos, como banheiros de casa, só necessitam de 15 minutos, e o alcance da desinfecção será de 2 metros. Para lugares com 20m², o recomendado é 30 minutos e o alcance será de 2,5 metros. Já em lugares maiores, como salas ou cozinha, a empresa recomenda o tempo máximo, 45 minutos, que faz o alcance ser de 3 metros. 

Testando na sala de minha casa a Philips UV-C, defini para 45 minutos. E, durante esse tempo, só fiquei esperando longe do cômodo. Tive que sair do ambiente por 45 minutos e esperar ouvir a voz da assistente avisando que a rotina tinha terminado para poder voltar ao local. Considerando a tecnologia envolvida no gadget, senti falta de funcionalidades smart, principalmente de uma integração com algum aplicativo para celular. Seria bem melhor de acompanhar a rotina, e considerando os sensores, que iremos comentar um pouco no próximo parágrafo, seria até mais seguro.

A luminária Phillips UV-C conta com sensores para detectar pessoas, também. Eles atuam para desligar a emissão de luz caso detecte alguém, para impedir as complicações que a luz UV-C pode causar no corpo humano. A luminária só começa a rotina quando não detecta mais ninguém no ambiente, pelo menos no papel. Porém, o sensor só detecta movimentos mais notáveis, não movimentos leves. Em algumas situações de teste, bem rápidos, eu liguei ela e fiquei parado sem me mover, e ela não me detectou, começando a rotina.

Em outras ocasiões, com a rotina já iniciada, fiz leves movimentos de pegar algo no raio de funcionamento do sensor ou até mesmo simplesmente me sentar perto e nenhuma dessas ações foram o suficiente para interromper a rotina. Considerando os danos eventuais que podem acontecer, acho que sensores um tanto mais sensíveis iriam fazer bem ao aparelho e aos usuários.

Quanto à eficácia, não há como constatar como ela realmente atua, a não ser ter acesso aos vários estudos realizados por universidades pelo mundo com a luz UV-C, que constatam que ela consegue eliminar germes, bactérias e até o vírus causador da COVID-19, além de já ser usado em ambientes como hospitais e escritórios.

Conclusão

A Luminária Phillips UV-C é um produto curioso. Talvez, pelo seu nome, a ideia inicial que muitos tenham quando a conhecem seja de um abajur ou algo do tipo, mas ela é muito mais um produto de saúde do que um acessório para a casa. É difícil falar sobre sua eficácia, neste teste, já que tudo que ela diz inibir são organismos ultra microscópicos. Porém, como dito acima, com a grande gama de estudos sobre a luz UV-C, é fácil entender seu uso. 

No fim, ela parece um ótimo produto pelo seu preço de R$949 na Americanas, mas a falta de interações smart e de sensores um pouco mais eficientes me incomodaram. Quem sabe, em um próximo modelo, quando a pandemia acabar, essas questões não são abordadas. Porém, por hora, ela já serve seu propósito principal: ajudar na desinfecção.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados
Captura de tela 2012 12 19 às 13. 54. 50

Smartphone é o presente mais procurado no fim do ano

Os smartphones são os presentes mais procurados na internet para este ano. Segundo pesquisa feita pelo site de comparação de preços Zoom, a vedete da categoria é o smartphone Galaxy S III. As TVs estão em segundo lugar seguidas pelos notebooks. Nessas categorias, os itens mais pesquisados são a smart TV LG LED de 42 polegadas e o notebook Samsung com Intel Core i3 2GB.
Avatar of redação band
Leia Mais