Review: Monitor Samsung 24CF390 e suas curvas sensuais

Review: Monitor Samsung 24CF390 e suas curvas sensuais 8
O monitor Samsung 24CF390 pode surpreender com sua curvatura sutil de tela e muita qualidade de imagem.

Um monitor com curvatura é algo que muitos podem considerar apenas um gimmick, ou seja, um chamariz para o público. Entretanto, outros vêem melhoras reais no formato. Assim, já como sempre fiquei em cima do muro quanto a isso,  me animei com a possibilidade de fazer o review do Samsung 24CF390.

Design

A primeira coisa que me chamou atenção no monitor curvo Samsung 24CF390 é o quão pouco curvo ele é. Provavelmente isso se deve ao seu tamanho. Com apenas 24 polegadas, ele definitivamente não pode ser considerado exatamente grande.

Samsung 24CF390
Veja a curvatura por si mesmo.

Além disso, seu design é sutil e funcional. Claramente, a Samsung optou por um design sem elementos chamativos demais. O grande pecado, no entanto, é que o pedestal do monitor é fixo. Isso significa que não é possível fazer pequenos ajustes de altura ou de rotação. Ele é o que é e você vai ter que lidar com isso.

Isso seria perdoável em uma TV, mas é uma falha bem grande para um monitor de PC. Em outro problema de acessibilidade, o monitor vem com um cabo HDMI bastante curto, então prepare-se para adquirir cabos à parte. Mas no final das contas, o que realmente importa em um monitor é sua qualidade de imagem. Mas antes de falarmos disso, vamos falar um pouco das conexões do  Samsung 24CF390.

Conexões

Este é outro ponto no qual o Samsung 24CF390 é bem simples. Há apenas uma entrada HDMI e uma RGB no aparelho. Além disso, uma saída para fone de ouvido e a conexão de energia.

Review: Monitor Samsung 24CF390 e suas curvas sensuais 9

O fato de ele ter apenas uma entrada HDMI já limita bastante seu uso. Se você quiser, por exemplo, ligar tanto seu computador quanto seu PS4, vai precisar usar ambas as entradas disponíveis (dá para alternar entre elas pelo menu). Porém, se você quiser conectar um PS4 e um Xbox One, as coisas já se complicam. Sua única saída vai ser usar um hub HDMI, o que está muito longe do ideal.

Cadê o som?

A saída de fone de ouvido fica mais ou menos na área central da parte traseira, e isso se tornou um grande problema para mim. Acontece que o cabo do fone de ouvido tem uma emocionante jornada da saída de áudio até meus ouvidos, uma vez que ele precisa passar pela parte de baixo do monitor.

Isso faz com que o cabo de um fone padrão seja curto demais, mesmo quando eu estava sentado bem perto da tela. Além disso, o Samsung 24CF390 não tem som externo. Isso pode atrapalhar o uso multimídia do aparelho dependendo do perfil de uso do consumidor. Assim, necessitando de um aparelho de som separado em seu PC. Outra alternativa são os fones bluetooth sem fio próprio.

Entretanto, é importante falarmos também que, mesmo que o 24CF390 não possua som, outras opções da Samsung estão disponíveis para isso. Essa característica, caso desagrade o usuário, pode ser contornada com outros modelos como o Monitor Curvo 27” que além da tecnologia de tela curva, possui auto-falantes embutidos. Assim, tenha em mente se essa característica é crucial ou não para você na hora de escolher seu monitor.

Review: Monitor Samsung 24CF390 e suas curvas sensuais 10

Menus e Configurações

Um acerto de design do Samsung 24CF390 é o fato dele concentrar toda sua usabilidade em um botão que fica atrás do monitor. Este botão, que é o liga/desliga do aparelho, também serve como direcional para navegação nos menus. Os menus são bem intuitivos e simples, com opções básicas, mas que devem cobrir as principais necessidades da maioria dos usuários.

Review: Monitor Samsung 24CF390 e suas curvas sensuais 11

A imagem é o que importa

Outro ponto de acerto muito grande no Samsung 24CF390 é a sua qualidade de imagem. A princípio, suas especificações, assim como o resto do monitor, não impressionam tanto. A imagem é FullHD, com um máximo de 60Hz e HDR não é suportado.

Convenhamos, é o básico do básico: resolução padrão, frequência padrão e sem o mimo do HDR. Entretanto, no que ele realmente se propõe a fazer, se dá muito bem, com um excelente gerenciamento de cores e alto nível de detalhes! Sua curvatura permite maior imersão se você estiver sentado próximo à tela, mesmo que seja um pouco pequeno demais.

Review: Monitor Samsung 24CF390 e suas curvas sensuais 12

A simplicidade agradável do Samsung 24CF390

Samsung 24CF390 vem posicionado como um monitor básico com uma única característica premium – sua curvatura. Porém, o quanto a curvatura melhora a experiência acaba sendo prejudicado pelo tamanho do monitor.

Entretanto, é um produto de acordo com o preço proposto, o que é uma boa coisa. Ele pode ser encontrado em lojas online por algo entre 700 e 800 reais, o que está mais ou menos na média da concorrência para o mesmo tamanho.

Cabe ao consumidor escolher seu gimmick preferido. Alguns podem preferir investir em frequência, por exemplo. O Samsung 24CF390 oferece a curvatura e uma excelente imagem para o preço, mas tem ressalvas consideráveis em sua forma. Principalmente a localização complicada da saída para fone de ouvido. Mas pode ser uma boa opção para o seu perfil de uso, tudo dependerá do que você espera de um monitor.

  • 5/10
    Design: - 5/10
  • 7/10
    Qualidade da Imagem: - 7/10
  • 4/10
    Entradas: - 4/10
  • 5/10
    Especificações: - 5/10
  • 8/10
    Preço: - 8/10
5.8/10

Adicionar Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Receba notícias por e-mail

Receba notícias no seu e-mail
Holler Box