Review: moto g50 5g é o smartphone 5g mais acessível do mercado. Além do 5g, o moto g50 5g tem super bateria e excelente performance

REVIEW: moto g50 5G é o smartphone 5G mais acessível do mercado

Avatar of luís felipe herrera
Além do 5G, o Moto G50 5G tem super bateria e excelente performance

A Motorola traz ao mercado o moto g50 5G, um smartphone de entrada com uma performance para se prestar atenção, uma super bateria de 5.000 mAh e, ainda por cima, se trata de um smartphone com 5G. Ele tem tudo para ser um grande acerto da marca, mas será que ele é digno da sua atenção? Confira abaixo o review completo do Showmetech sobre o moto g50 5G .

Design

Moto g50 5g frente
Parte frontal traz tela com Max Vision, mas poderia ocupar um pouco mais a borda inferior.

O smartphone que temos em mãos é bem robusto, com 9,5 milímetros de espessura e 206 gramas — justificados pela bateria que é um dos destaques do aparelho. É comum encontrar smartphones no mercado mais pesados e com bateria menos potente, portanto, isso não é um problema, e sim, apenas detalhe. Ele cabe em bolsos de calças e a textura da capinha de silicone — que acompanha o moto g50 5G na caixa — ajuda a tirá-lo mesmo em calças mais justas.

Moto g50 5g traseira
Traseira espelhada e brilhante do moto g50 5G se destaca bastante em beleza.

Na parte frontal, temos a tela de 6,5 polegadas, que eu sinto que poderia ter um pouco menos de bordas pretas, sobretudo na parte inferior. A câmera frontal está alinhada ao centro, se escondendo em um orifício que avança da borda superior para dentro da tela. Atrás, temos uma cor espelhada e brilhante que reflete a luz incidida em cores bonitas. O módulo de câmeras chama pouquíssima atenção — ainda bem –, composto por três câmeras, em um espaço delimitado no canto superior esquerdo.

Moto g50 5g laterais
Na lateral encontra-se o sensor de digital do moto g50 5G

Em cima, temos apenas um microfone, enquanto a parte de baixo concentra uma entrada do tipo P2 para fones de ouvido, um microfone, uma entrada do tipo USB-C e o alto-falante do tipo mono. Já na lateral esquerda, temos apenas a entrada para o chip de operadora e o cartão micro-SD para estender o armazenamento. Por fim, na direita, temos um botão que nativamente se dedica ao Google Assistente, os botões de volume e o sensor de digital, perfeitamente ao meio. Toda a lateral é fosca, diferenciando-se da traseira espelhada e brilhosa.

Moto g50 5g em cima e embaixo
REVIEW: moto g50 5G é o smartphone 5G mais acessível do mercado

O moto g50 5G está disponível nas cores verde ou azul.

Tela e Som

A tela do moto g50 5G é um painel IPS de 6,5 polegadas com resolução HD+ (720 x 1600), taxa de atualização de até 90 Hz e tecnologia Max Vision. Ela é uma tela bem alongada que abriga muita informação, seja em menus, redes sociais, jogos ou vídeos, graças a tecnologia Max Vision (proporção de tela 18:9).

Tela do moto g50 5g
A tela do moto g50 5G, apesar de HD+, é ótima para reassistir Homem-Aranha, antes da estreia do próximo filme.

A tela, de modo geral, é bonita, com uma boa complexidade de cores, ideal para assistir vídeos no dia-a-dia. O brilho poderia ter um pouco mais de intensidade, e a resolução da tela é de boa qualidade, mesmo não chegando na resolução FULL HD (1080 x 1920). O destaque fica por conta da taxa de atualização que atinge 90 Hz. Isso colabora para que a experiência de uso seja mais fluida e tudo aconteça com mais velocidade (desde deslizar o dedo por menus até jogatinas com mais fluidez nos movimentos dos personagens).

Devido à tecnologia Max Vision, os vídeos vão apresentar bordas nas laterais, então caso queira fazer com que o vídeo ocupe a tela inteira, basta realizar o movimento de pinça — pessoas mais puristas irão se incomodar, já que ao fazer isso, você está sacrificando parte da imagem do conteúdo, mas confesso que é muito prazeroso assistir vídeos com a tela completamente dominada.

O som do moto g50 5G é composto por um alto-falante do tipo mono, que possui um volume particularmente bom para uso pessoal à curta distância. Ele não distorce o som mesmo com o volume no máximo, mas para assistir episódios de série, recomendo utilizar um fone de ouvido (felizmente incluso na caixa do smartphone).

Câmeras

Moto g50 5g câmeras
Módulo de câmeras triplas do moto g50 5G

O sistema de câmeras do moto g50 5G é composto por:

  • Câmera principal de 48MP e abertura de f/1.7;
  • Câmera macro de 2MP, e abertura de f/2.2;
  • Sensor de profundidade de 2MP e abertura de f/2.4;
  • Câmera frontal principal de 13MP e abertura de f/2.2;
  • Flash LED.

O conjunto triplo de câmeras não é surpreendente, mas é justo. Uma câmera do tipo ultra-wide, para fotos em grupo, talvez fosse mais interessante do que a escolha da câmera macro, que possui um estilo específico de fotografia e é menos usual. Apesar disso, o conjunto oferece qualidade e opções interessantes para explorar nas suas fotos.

Em testes de paisagens com a câmera principal, fiquei muito satisfeito com a estabilidade e qualidade dela. Contudo, não acho interessante o Zoom Digital de até 8 vezes presente, pois muito da qualidade de imagem acaba sendo perdido.

A câmera frontal captura muito bem os detalhes das selfies, resultando em fotos com boa qualidade de imagem mesmo em ambientes não tão bem iluminados assim. Abaixo, experimento uma selfie feita com a câmera frontal e uma selfie feita com a câmera traseira principal:

Apesar de ter dito que uma câmera ultra-wide poderia substituir a câmera macro, ela é bem interessante e me surpreendeu positivamente. Ela consegue capturar de perto detalhes de forma muito agradável. Abaixo, dois exemplos utilizando-a:

Em relação à gravação de vídeos, o moto g50 5G entrega vídeos em até Full HD em 30 FPS. É possível fotografar os vídeos enquanto se grava, puxar o zoom digital (8x) ou ligar o Flash para ajudar na iluminação.

Performance

O moto g50 5G vem equipado com o processador Dimensity 700 da MediaTek, um processador de 2,2 GHz Octa-Core, 4 GB de memória RAM, 128 GB de armazenamento interno (expansível para até 512 GB, utilizando cartão micro-SD), sistema operacional Android 11 e como o nome já indica, 5G. O trabalho da MediaTek impressiona positivamente, ao trazer um chipset com o foco em performance de qualidade para smartphones acessíveis. Combinado aos 90 Hz que a tela permite, tudo funciona muito bem no moto g50 5G.

A quantidade de armazenamento é boa por si só, de modo que talvez você dispense a necessidade de um cartão micro-SD para estender a capacidade. Outro ponto de destaque muito bem-vindo é a última versão do Android, o Android 11, garantindo que o aparelho em mãos esteja o mais atualizado possível e compatível com as tecnologias recentes, garantindo possivelmente as próximas atualizações do software.

Nos meus testes, não senti o smartphone esquentando de maneira significativa, mesmo após sessões compridas de jogos. Só consegui fazê-lo engasgar em jogos que requisitam bastante ou abrindo múltiplos aplicativos ao mesmo tempo, abusando de som e brilho no máximo, várias abas abertas e desempenhando mais tarefas do que você provavelmente faria naturalmente com o smartphone, mostrando que ele realmente tem um poder de fogo muito justo.

Performance moto g50 5g
PUBG roda até em HD no moto g50 5G

Realizei testes com Fifa e Asphalt 9, e, em ambos, o moto g50 5G entrega uma performance justa, sem preocupações. Foi em PUBG (claro) que seu poder foi posto à prova, e o resultado foi positivo. Em momentos com muitas pessoas juntas ao mesmo tempo, notei alguns engasgos e dificuldades do processamento. Ainda no PUBG, a opção máxima de qualidade é a HD (afinal, é o máximo que a tela suporta), já que o jogo não libera as configurações acima do que o seu smartphone consegue reproduzir.

Em relação à presença do 5G, ainda é cedo para dizer o impacto real que ele trará para o smartphone, já que a tecnologia está disponível apenas parcialmente no Brasil, mas é ótimo vermos um smartphone com 5G acessível. Isso mostra que a Motorola já está garantindo que os seus smartphones irão trazer a melhor conectividade para os seus usuários, já que em breve deveremos vê-la no Brasil a todos os vapores.

Bateria

Com 5.000 mAh, é justo dizer que o que temos aqui é uma super bateria — já que essa quantidade seria considerada excelente mesmo para smartphones topo de linha. O moto g50 5G ainda faz um uso muito comedido da bateria disposta, resultando em ótimos testes.

Uso moderado — checando frequentemente as notificações e as redes sociais, assistindo vídeos e episódios de séries ao longo do dia, ouvindo música e até mesmo jogando partidas rápidas de games — vai te garantir 2 dias completos de carga sem nenhum problema. É possível que você durma sem se preocupar em carregá-lo no segundo dia, e carregue somente na manhã do terceiro dia.

Um uso mais intenso — jogatinas mais longas, mantendo brilho no máximo, sempre usando o alto-falante no máximo, vendo vídeos por longos períodos, além das outras tarefas rotineiras — me resultou 1 dia completo e um pouquinho de bateria para o dia seguinte. Então, tudo é sobre como você irá administrar a bateria.

Performance moto g50 5g 1
Asphalt 9 tem ótima performance e consome apenas 20% de bateria após 2 horas de jogo.

Caso o seu foco seja em jogos, testei Asphalt 9 por 2 horas seguidas, com brilho e som no máximo, e não apenas ele esquentou pouco, como também apenas 20% da bateria foi consumida nesse período. Assim, podemos inferir que você levaria 10 horas jogando sem parar para acabar completamente com a bateria — francamente, acredito que a sua bateria acabaria primeiro que a do smartphone.

Reconhecimento Digital e Facial

O moto g50 5G dispõe de ambas as tecnologias de desbloqueio. A começar pela digital, o sensor encontra-se bem no meio da lateral direita, em uma posição que privilegia o uso do dedão para destros e o indicador para canhotos. O sensor funciona assim que você encosta, sem precisar pressionar. O desbloqueio é bem rápido caso a tela já esteja acesa e um pouco mais lento caso estivesse apagada.

Já o reconhecimento facial é um pouco mais lento e menos prático que o desbloqueio digital, mas se destaca por conseguir reconhecer o seu rosto mesmo em alguns ambientes mal iluminados. Não chega a reconhecer caso você esteja no escuro, logicamente, mas impressiona pela qualidade do reconhecimento.

Acessórios

Moto g50 5g acessórios
Motorola traz acessórios significativos e que são muito bem-vindos.

A Motorola navega na contramão da tendência e traz uma quantidade significativa de acessórios junto do moto g50 5G. O smartphone vem acompanhado de um carregador Turbo Power de 20 W, cabo do tipo USB-C para USB-A, fones de ouvido e capa de silicone protetora. O carregador Turbo entrega 100% de carga, de 0 a 100, em cerca de duas horas — um bom tempo, considerando os 5.000 mAh da bateria.

O fone de ouvido é um modelo sem borrachas, inteiramente preto, com um formato agradável de usar. A qualidade sonora não é nada especial, mas é sempre bem-vindo um fone de ouvido na caixa do produto. Por fim, a capinha de silicone transparente vem vestindo o smartphone e parece ser bem resistente, enquanto chama pouca atenção para si, facilitando que a cor tenha seu destaque ressaltado. O mero fato de que você não vai precisar ir à alguma loja comprar acessórios assim que tirar o moto g50 5G da caixa já é excelente.

Conclusão

Ao preço de R$ 1.299 à vista, o moto g50 5G surpreende por trazer alguns recursos em um nível de qualidade acima do esperado para a sua categoria. Grandes destaques para a performance, inclusive em jogos que costumam demandar bastante, e para a super bateria que vai durar 2 dias ou mais. O 5G é uma adição sem dúvida alguma bem-vinda, que hoje pouco vai impactar a sua experiência, mas sem dúvida irá fazer diferença no futuro. Se você busca um smartphone acessível e que não vai te decepcionar, o moto g50 5G pode ser o modelo ideal para você.

Para clientes Claro, há condições especiais: o smartphone sai por R$ 1.299 à vista, ou em até 21x de R$ 61,99, com o Claro Pós-Pago 25GB. Se o cliente optar pelo Combo Multi 50GB + 25GB, o aparelho sai por R$ 999 à vista ou em 21x de 47,99.

Especificações Técnicas — moto g50 5G

Moto g50 5g imagem final
moto g50 5G
MarcaMotorola
Modelomoto g50 5G
Sistema OperacionalAndroid 11
ProcessadorMediaTek Dimensity 700 (2,2 GHz Octa-Core)
GPUArm Mali-G57 MC2
Memória RAM4 GB
Armazenamento Interno128 GB
Memória Externacartão micro-SD
até 512 GB
TelaMax Vision
6.5 polegadas
Resolução HD+ (720 x 1600)
IPS | 90 Hz
Bateria 5000 mAh
Câmera Traseira48 MP + 2 MP + 2 MP
Câmera Frontal13 MP
Espessura9,3 mm
CoresVerde ou Azul
Peso206 g
PreçoR$ 1.299 à vista

Leia também o nosso review sobre o moto g60, um ótimo intermediário que chegou no mercado no começo do ano.

Inscreva-se para receber nossas notícias:

Total
1
Shares
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Relacionados